Boa Cerveja-Feira #312… Merciful Maverick

Esta semana iremos comemorar os seis anos da coluna abrindo um presente e degustando em um soco só, com a Merciful Maverick.

Esta cerveja faz parte da linha OverWorks da conhecida cervejaria Brewdog, esta linha trás releituras de estilos com uma pegada mais ‘sour’. Esta em especial ganhei de presente do pessoal do Beercast na gravação do episódio 340,  onde falamos na época das 300 colunas já escritas.

E minha indicação de série desta semana é um Anime disponível na Netflix chamado ‘One Punch Man’, que apresenta Saitama um herói completamente desconhecido e extremamente poderoso, capaz de derrotar qualquer inimigo com um único soco, graças a um intenso treinamento de três anos, mas para saber qual é o treino assistam a série…. ou procurem no google.

A primeira temporada aborda a tentativa de conseguir visibilidade e a apatia de Saitama, justamente por não ver mais desafio em sua vida.

A versão dublada não deixa nada a desejar da legendada, até por conta da liberdade dada aos dubladores para adequar as falas a nossa cultura sem perder o sentido das cenas.


Merciful Maverick

Merciful MaverickDados Técnicos:

Cerveja: Merciful Maverick
Estilo: Brut IPA
Teor: 6,4 %
País de origem: Escócia
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00


Ao servimos a Merciful Maverick se apresenta em tom amarelo palha e levemente opaca. A espuma se forma abundante, com bolhas medias e com persistência média. Reduzindo rapidamente no início, mas ao final mantendo pouco menos de um dedo de espuma sobre a cerveja.

No aroma as notas cítricas se destacam logo em primeiro plano, trazendo notas de grapefruit, casca de laranja e um toque de nêspera. Em segundo plano encontramos um pano de fundo criado por notas de especiais, pimenta branca e leve percepção de feno e grama recém cortada.

Ao provarmos a Merciful Maverick encontramos uma cerveja de corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar as notas cítricas de casca de laranja e nêspera são acompanhadas por notas mais evidentes de especiarias, pimenta, leve cardamomo e um final levemente rústico que remete a madeira.

Já no aftertaste as notas rústicas ganham mais destaque acompanhadas pelas notas de especiais, pimenta e madeira aumentando ainda mais a complexidade da cerveja, o final seco deixa somente uma lembrança de madeira e especiarias no palato.

A Merciful Maverick é uma cerveja bastante complexa, que tras aromas bem definidos e um paladar complexo e com vários níveis. A Brettanomyces é inserida de forma muito bem pensada, trazendo as notas selvagens sem afetar o drinkability da cerveja.


Para a harmonização temos uma cerveja que apresenta diversos nuances que podem ser usados para a abordagem, desde o cítrico inicial até a miríade de notas de especiarias agregadas principalmente ao aftertaste.

Minha sugestão será harmonizar a Merciful Maverick com uma moqueca capixaba, onde o principal elemento que queremos destacar aqui são as notas de especiarias. As notas da cerveja serão destacadas pelos temperos usados na moqueca e esta união irá trazer um novo conjunto de sabores ao peixe.

Prost!

Fabrizio Guzzon