Boa Cerveja-Feira…. com Snowdrift Vanilla Porter

Se na semana passada nos falamos de uma Spiced Beer feita com base em uma Porter, hoje vamos falar de uma Porter.

A Snowdrift Vanilla Porter é uma porter com adição de favas de baunilha feita pela Leinenkugel’s Brewing Company, uma cervejaria com cerca de um século e meio de vida, que passou pela lei seca e ainda conseguiu se manter ativa.

A cervejaria foi fundada em 1867 por Jacob Leinenkugel e John Miller, porem Miller vendeu sua parte em 1884, já em 1988 ela foi comprada pela Miller Brewing Company, que é subsidiária de uma das gigantes da indústria cervejeira, a SABMiller. E por mais intuitivo que parece, o fundador John Miller não teve qualquer ligação com a Miller Brewing, o fato de dois “Millers” passarem pela vida da cervejaria foi uma coincidência.

E agora que já falamos um pouco sobre a árvore genealógica da cervejaria, vamos à cerveja.

Snowdrift Vanilla Porter

2014.06.27 Snowdrift Vanilla PorterDados Técnicos:

Cerveja: Snowdrift Vanilla Porter
Estilo: Porter
Teor: 6,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

Vemos ao servir um líquido marrom escuro, praticamente negro e com uma espuma de boa formação que se mantêm estável por um bom tempo.

No aroma encontramos as notas esperadas da porter com chocolate amargo e malte, que traz a lembrança de biscoito caseiro, porem temos a presença de notas de baunilha tão presentes quanto as demais.

Quando provamos encontramos um líquido denso, porem com boa carbonatação. E no sabor as notas são equilibradas trazendo o chocolate, malte e baunilha praticamente no mesmo plano, com um amargor baixo que serve para criar um pano de fundo a degustação.

No aftertaste as notas de baunilha ganham mais destaque, mas não traz dulçor e sim uma nota de especiaria, ou um dulçor mais rústico.

Temos uma cerveja encorpada e saborosa que equilibra as notas de chocolate, malte e baunilha, e a inserção de favas de baunilha na receita trazem ao final do gole uma sensação de frescor inesperado com as notas mais rústicas de baunilha.

Esta é uma cerveja que combinaria muito bem com o nosso inverno e as notas de baunilha e malte são ótimas para harmonizar com doces, e neste caso eu sugiro um bolo caseiro de cenoura com cobertura de chocolate. Uma receita relativamente simples que trás ótimos elementos para harmonizar com esta cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon