Esta semana teremos um artigo diferente, falando não de uma cerveja, mas de uma degustação guiada com o pessoal da Cervejaria Minimal.
A cervejaria Minimal nasceu do interesse de três amigos, Diogo, Jorge e Jayro em testar receitas que já faziam como caseiros. Isso os levou a criar a receita da Bazooka, uma Double IPA que foi premiada logo em seu lançamento. E posteriormente foi produzida pela Cervejaria Dádiva.
Quando optaram por deixarem de serem caseiros e se tornaram uma cervejaria cigana, eles colocaram algumas regras
-
Produzir cervejas que gostam
-
A cerveja tem que ser boa, senão volta e revê a receita
-
Dar liberdade de entendimento ao consumidor e entender que beber é uma experiência pessoal
Com isso eles trouxeram uma identidade visual limpa e com poucas informações. Mostrando que o mais importante é a experiência pessoal do consumidor e não o texto presente na embalagem.
Essa degustação guiada contou com quatro rótulos e foi realizada no Roquer Cervejaria Independente, em São Roque. E mais do que ter cerveja para beber, a informalidade do pessoal da Cervejaria Minimal e o bate papo que ocorreu foi riquíssimo em informações e conhecimento.
Cerveja: Tanju
Estilo: Catharina Sour
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Notas destacadas de caju, em segundo plano percepção cítrica de tangerina e maça verde. Acidez mediana e muito agradável.
Dica de Harmonização do Jayro: Ceviche de linguado
Cerveja: Hop Attack Amarillo
Estilo: New England IPA
Teor: 6,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Pêssego, nectarina, carambola e malte. Amargor baixo com final seco e limpo.
Dica de Harmonização do Jayro: Tacos mexicanos de carne de porco apimentada
Cerveja: Bazooka
Estilo: Double IPA
Teor: 8,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Dulçor de malte destacado, caramelo, resinoso e leve baunilha. Amargor alto porem equilibrado pelo malte com leve frutado. Final muito seco e com amargor persistente e limpo.
Dica de Harmonização do Jayro: Carré de Cordeiro com molho de hortelã
Cerveja: Anger
Estilo: Russian Imperial Porter
Teor: 9,3%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Notas de café destacadas, em segundo plano chocolate amargo e defumado suave. Corpo médio e final limpo com persistência das notas de torra e defumado.
Dica de Harmonização do Jayro: Petit Gateou com calda de creme de avelã
Esta coluna foi diferente do que temos semanalmente, mas acho que algumas experiências devem ser compartilhadas e este espaço é perfeito para isso.
Não entramos a fundo nas cervejas, mas o importante ver que eventos como este são muito importantes para a cultura cervejeira. E entrando nos detalhes, o evento custou R$70,00 com as quatro cervejas inclusas, a sobremesa e um copo. Na minha modesta opinião um custo baixo para a qualidade das cervejas e do bate papo que tivemos com o pessoal da Cervejaria Minimal.
Prost!
Fabrizio Guzzon
Ficou animal a matéria, parabéns!!!
Grande Gustavo
O evento foi muito bom, o pessoa da minimal é muito acessível e o bate papo rolou de boa com todos eles.
Vale muito a pena criar uma agenda de degustações como esta.
Abç
Guzzon
Muito boa variação de formato, Guzzon! Aí tem uma pauta toda pra um episódio do podcast 🙂
Gosto bastante da Bazooka.
Grande Anselmo,
Eu havia pensando em escrever somente sobre uma das cervejas do evento, mas achei a abordagem da galera muito legal e o formata tbm ajudou muito.
Então optei por falar do evento e de todas as cervejas, ainda mais depois de falarem sobre harmonização em cada uma das cervejas e feito uma no final para que todos pudessem ver na prática como funciona.
Abç
Guzzon