Boa Cerveja-Feira #303… Charlie Dont Surf

Esta semana vamos sentar na areia e aproveitar o sol, mas não vamos colocar nossa prancha na água, pois Charlie Dont Surf.

Esta cerveja é produzida pela cervejaria Spartacus de Juiz de Fora, Minas Gerais. A cervejaria tem no portfólio uma quantidade considerável de cervejas “High Gravity”. Ou seja, cervejas de corpo alto ou, tecnicamente falando, com OG acima de 1080.

Uma curiosidade sobre o nome desta cerveja, Charlie Dont Surf, não é uma referência única. Talvez a mais icônica seja a fala do personagem Tenente Kilgore, interpretado por Robert Duvall, no filme Apocalipse Now. Mas além disso também é uma música da banda inglesa The Clash e uma fase do jogo FPS Call of Duty 4: Modern Warfare.


Charlie Dont Surf

Charlie Dont SurfDados Técnicos:

Cerveja: Charlie Dont Surf
Estilo: Sour Ale
Teor: 7,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 4,0


Ao servirmos encontramos uma cerveja dourada e cristalina, com espuma branca, densa e com boa formação, porem com uma duração muito baixa.

No aroma o frescor das notas de frutas é espantoso. Encontramos pêssego, manga, abacaxi, ameixa amarela e maracujá, em segundo plano notas láticas e leve presença de malte.

Ao provarmos a Charlie Dont Surf temos uma cerveja de corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos a acidez em patamar mediando e notas de frutas amarelas como pêssego, manga, maracujá e ameixa amarela. Em segundo plano leve dulçor de malte e baunilha.

Já no aftertaste temos um dulçor leve aliado a acidez lática, trazendo notas de pêssego em calda, mel e baunilha, mas sem persistência. Resta ao final do paladar, uma acidez suave e com delicada, pautada pela notas frutadas e de baunilha.

A Charlie Dont Surf é uma sour que abusa do uso das frutas, e talvez este seja um dos motivos causados da baixa retenção de espumas, mas faz isso garantindo um equilíbrio elegante entre as notas frutadas e ácidas.


Para a harmonização optaremos por guiar nossa decisão pelas notas frescas de fruta que a Charlie Dont Surf nos apresenta.

Minha sugestão é harmonizarmos com salada de fruta quente com sorvete de creme. Iremos trabalhar com harmonização em semelhança tanto pelas notas de frutas quanto pelas notas de baunilha.

Prost!

Fabrizio Guzzon