Boa Cerveja-Feira…. com La Cress

By | 11 de março de 2016

Esta semana vamos ver até onde os belgas brincam com os ingredientes das cervejas com a La Cress.

A La Cress é produzida pela cervejaria Anders!, uma cervejaria belga fundada em 2011, porem com a produção da sua primeira cerveja em 2012.

E o modelo desta cervejaria é diferente do usual, eles optam por ter rótulos próprios como sua principal atividade, e sim ser uma produtora para cervejeiros caseiros que querem tentar uma produção maior, cervejarias ciganas, produções especiais para eventos e festivais etc. Isso faz da Anders! um ponto de convergência de vários cervejeiros para discutir e desenvolver receitas novas.

Um bom exemplo é a La Cress, uma Blonde Ale com adição de “watercress“, ou como conhecemos aqui no Brasil agrião, e este detalhe é colocado de maneira bem interessante no próprio rótulo.

La Cress

2016.03.11 La CressDados Técnicos:

Cerveja: La Cress
Estilo: Belgian Blonde Ale
Teor: 6,5%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,5

Quando servimos a La Cress vemos uma cerveja de tom amarelo claro, levemente opaca com espuma de boa qualidade e duração mediana.

No aroma temos notas destacadas de frutas amarelas como damasco e pêssego, o malte se encontra em segundo plano e é acompanhado por notas de especiarias e notas herbais.

Quando provamos a La Cress encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e alta carbonatação, enquanto que no paladar o dulçor de malte e notas de frutas amarelas marcam o inicio da percepção e evoluem para um suave amargor herbal ao final.

No aftertaste as notas frutadas ficam em segundo plano e temas as notas de malte e levedura mais presentes chegando ao final com um crisp condimentado e levemente amargo.

A La Cress é uma cerveja frutada em seu inicio mas que trás notas condimentadas e herbais e um amargor final suave e persistente.

Para a harmonização vamos valorizar as notas herbais e o suave amargor final trazido pela inclusão do agrião nesta cerveja.

Eu proponho sobre coxa de frango assada com ervas.

Importante assar a sobre coxa com o osso pois isso irá manter a suculência do frango que será destacada pelas notas frutadas, enquanto que as notas das ervas irão acompanhar o final levemente amargo, herbal e condimentado da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com La Cress

  1. Luquita

    Agrião seria quase como nosso manjericão? Acho que menos evidente né.

    Legal o modelo da cervejaria, tem algo assim surgindo por aqui.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,

      Não, o agrião esta mais para rúcula mesmo, é uma verdura de salada…. rsrs

      Mas é bem interessante a inserção, se eu não tivesse lido que tinha na cerveja iria ficar somente com a percepção de herbal e amargor final um pouco diferente.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Anselmo Mendo

    Guzzon, tudo bem?
    Agrião? Nunca imaginei. Não ficou bem claro pra mim com o que a verdura contribui. A presença é evidente? Legal receber informação de uma cervejaria nova em um país onde tudo ligado a cultura cervejeira é tão antigo. Não consigo imaginar essa coxa de frango sem o acompanhamento de… agrião. Adoro salada de agrião! Abração.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,
      Para falar a verdade, quando eu provei a cerveja não me liguei que tinha agrião, mas depois de ler percebi que a percepção de herbal e amargor final remete muito a agrião.

      É uma cerveja bem interessante… se vc não souber não chega a dizer que tem, mas depois de saber faz bastante sentido as percepções que temos.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Tomei essa cerveja esses dias mas não fazia ideia que ela tinha agrião. Que interessante! Nunca imaginei algo assim.

    Agora fiquei com vontade de prová-la novamente só para procurar o bendito hehe

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,
      Se você tiver a oportunidade de provar novamente vc vai ver que a percepção de amargor final remete bem a estas verduras mais amargas….. e as notas herbais ajudam bem tbm. Mas sem saber que tinha eu não tinha me ligado…

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.