Beercast Brasil http://beercast.com.br Um podcast onde Cerveja é o tema principal. Toda Quarta-Feira! Fri, 01 Jul 2022 03:25:35 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.9.3 http://beercast.com.br/wp-content/uploads/2017/06/logo_bc_500x500-150x150.jpg Beercast Brasil http://beercast.com.br 32 32 Um podcast semanal onde cerveja é o tema principal, degustamos as melhores e piores cervejas do mundo, contamos o que achamos e damos boas risadas. <br /> <br /> Se você adora cervejas e quer estar por dentro deste mundo, o convidamos a ouvir nossos programas. Beercast Brasil clean episodic Beercast Brasil contato@beercast.com.br contato@beercast.com.br (Beercast Brasil) BeerCast Brasil Beercast Brasil http://beercast.com.br/wp-content/uploads/2020/02/logo_beercast_1400x1400.png http://beercast.com.br TV-MA São Paulo, SP São Paulo, SP Weekly 178092575 Boa Cerveja-Feira #435… Spontaneous Nox 2022 http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-435-spontaneous-nox-2022/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-435-spontaneous-nox-2022/#respond Fri, 01 Jul 2022 03:45:10 +0000 http://beercast.com.br/?p=20894 Enquanto algumas pessoas enxergam as bebidas, seja em sua produção ou serviço, como linhas paralelas. Porem a realidade tem se mostrado avessa a este pensamento, na cerveja que iremos provar temos o uso de barris de vinho para maturação da cerveja. Mas além do uso de barris que já configura uma relação matricial entre as...

O post Boa Cerveja-Feira #435… Spontaneous Nox 2022 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Enquanto algumas pessoas enxergam as bebidas, seja em sua produção ou serviço, como linhas paralelas. Porem a realidade tem se mostrado avessa a este pensamento, na cerveja que iremos provar temos o uso de barris de vinho para maturação da cerveja. Mas além do uso de barris que já configura uma relação matricial entre as bebidas, temos uso de leveduras de vinho e sake para produção de cervejas, uso de lúpulos na produção de vinhos e a criação de drinks onde mixologia cria relações entre os produtos finais. O sucesso destes experimentos comprova que esta conexão traz ganhos para o mercado.


Spontaneous Nox 2022

Spontaneous Nox 2022Dados Técnicos:

Cerveja: Spontaneous Nox 2022
Estilo: Farmhouse Ale
Teor: 6,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 4,50

 


Aparência: Cerveja em tom vermelho escuro com reflexos rubi. Espuma breve, mas com boa formação.

Aroma: No aroma as notas vinificadas ocupam o primeiro plano, trazendo tanino, balsâmico, frutas vermelhas e amadeirado. Em segundo plano temos notas selvagens discretas, tosta e leve defumado.

Paladar: Carbonatação alta e corpo médio. Enquanto que no paladar temos uma acidez intensa com notas de vinagre balsamico, tanino e frutas vermelhas. Em segundo plano notas selvagens, madeira e suave tosta.

Aftertaste: No aftertaste as notas selvagens ganham mais destaque, acompanhadas pela percepção persistente de tanino e um final seco, ácido e adstringente.

Harmonização: Minha sugestão é harmonizarmos com torta de mascarpone com morangos em calda. Vamos contrastar a acidez da cerveja com o dulçor da calda e com a untuosidade do queijo e criamos o ambiente para que as notas de tanino, madeira e frutas se destaquem mais ainda.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #435… Spontaneous Nox 2022 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-435-spontaneous-nox-2022/feed/ 0 20894
Candy Nunes Sommelière de Rolê – Beercast #475 http://beercast.com.br/programas/candy-nunes-sommeliere-de-role-beercast-475/ http://beercast.com.br/programas/candy-nunes-sommeliere-de-role-beercast-475/#respond Wed, 29 Jun 2022 03:00:56 +0000 http://beercast.com.br/?p=20889 O que pode ser mais doce do que uma cerveja belga? A resposta é bastante plural, mas o que pode ser mais doce do que uma sommeliére que se chama Candy? Nada. No programa de hoje, o Beercast teve a honra de ser recebido no Boteco da Tia Candy, a Candy Nunes, sommelière de rolê e responsável pelo Marketing da Cervejaria Zev, e entre tapetes arruinados, constrangimentos, amendoim e cachaça, ela conta pra gente a sua trajetória na vida e na cerveja, de uma maneira franca, engraçada, emocionante, com direito a uma cantoria afinadíssima no final! Se você quiser estar a par dos novos projetos em que esta Musa do Verão está envolvida, não perde!

O post Candy Nunes Sommelière de Rolê – Beercast #475 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

O que pode ser mais doce do que uma cerveja belga?

A resposta é bastante plural, mas o que pode ser mais doce do que uma sommeliére que se chama Candy? Nada.

No programa de hoje, o Beercast teve a honra de ser recebido no Boteco da Tia Candy, a Candy Nunes, sommelière de rolê e responsável pelo Marketing da Cervejaria Zev, e entre tapetes arruinados, constrangimentos, amendoim e cachaça, ela conta pra gente a sua trajetória na vida e na cerveja, de uma maneira franca, engraçada, emocionante, com direito a uma cantoria afinadíssima no final!

Se você quiser estar a par dos novos projetos em que esta Musa do Verão está envolvida, não perde!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Candy Nunes Sommelière de Rolê – Beercast #475 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/candy-nunes-sommeliere-de-role-beercast-475/feed/ 0 O que pode ser mais doce do que uma cerveja belga? A resposta é bastante plural, mas o que pode ser mais doce do que uma sommeliére que se chama Candy? Nada. No programa de hoje, o Beercast teve a honra de ser recebido no Boteco da Tia Candy, O que pode ser mais doce do que uma cerveja belga? A resposta é bastante plural, mas o que pode ser mais doce do que uma sommeliére que se chama Candy? Nada. No programa de hoje, o Beercast teve a honra de ser recebido no Boteco da Tia Candy, a Candy Nunes, sommelière de rolê e responsável pelo Marketing da Cervejaria Zev, e entre tapetes arruinados, constrangimentos, amendoim e cachaça, ela conta pra gente a sua trajetória na vida e na cerveja, de uma maneira franca, engraçada, emocionante, com direito a uma cantoria afinadíssima no final! Se você quiser estar a par dos novos projetos em que esta Musa do Verão está envolvida, não perde! Beercast Brasil 58:00 20889
Boa Cerveja-Feira #434… Barley Wine com Cassis http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-434-barley-wine-com-cassis/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-434-barley-wine-com-cassis/#respond Fri, 24 Jun 2022 03:45:35 +0000 http://beercast.com.br/?p=20883 Por vezes eu opto por algum rótulo para a coluna e acho que posso ser repetitivo, e na maioria das vezes eles são da linha Finito, fico imaginando “vou falar novamente sobre a linha finito”. E sim, vou falar novamente da linha finito, é uma iniciativa que me agrada e que gera rótulos interessantes e...

O post Boa Cerveja-Feira #434… Barley Wine com Cassis apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Por vezes eu opto por algum rótulo para a coluna e acho que posso ser repetitivo, e na maioria das vezes eles são da linha Finito, fico imaginando “vou falar novamente sobre a linha finito”. E sim, vou falar novamente da linha finito, é uma iniciativa que me agrada e que gera rótulos interessantes e que me chamam a atenção, e um dos pontos importantes, são vendidos dentro da semana da justiça com um desconto muito atraente e se tornar acessíveis desde o bebedor experiência até o neófito.


Barley Wine com Cassis

Barley Wine com CassisDados Técnicos:

Cerveja: Barley Wine com Cassis
Estilo: Barley Wine
Teor: 9,3%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja em tom castanho avermelhado, turva e com espuma bege clara com boa formação porem com breve duração.

Aroma: Aroma delicado com notas de caramelo, toffe, casca de pão e um leve frutado. Em segundo plano notas mais adocicadas e alcoólicas.

Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Enquanto que no paladar as notas de tosta e torrefação ganham potência, agregadas as percepções de toffe, caramelo, pão preto e grãos tostados. Em segundo plano notas frutadas e um leve frutado acompanhados por uma percepção levemente defumada.

Aftertaste: O aftertaste se apresenta com notas de açúcar queimado, grãos tostados e toffe, com potência crescente e final com suave amargor bastante persistente.

Harmonização: Minha sugestão de harmonização é trazermos um prato de barriga de porco com mel, optamos pela barriga de porco por ser mais suave que a panceta e deixamos as notas de açúcar queimado e leve defumado agregarem as notas a carne e o mel será uma potencializador das notas frutadas e de caramelo da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #434… Barley Wine com Cassis apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-434-barley-wine-com-cassis/feed/ 0 20883
Torneira Bar com Dani Lira e Cris Montezuma – Beercast #474 http://beercast.com.br/programas/torneira-bar-com-dani-lira-e-cris-montezuma-beercast-474/ http://beercast.com.br/programas/torneira-bar-com-dani-lira-e-cris-montezuma-beercast-474/#respond Wed, 22 Jun 2022 03:00:55 +0000 http://beercast.com.br/?p=20881 Cerveja é pluralidade, mudança e novidade. E é por essa novidade e mudança que o Torneira Bar se posiciona: um bar para todes onde todes são bem vindos!
O Beercast foi conversar com a Dani e o Cris, responsáveis pelo bar mais diverso de SP, quiça deste Brasil inteiro! (Rivais, apresentem-se, queremos isso mesmo!) Eles contaram pra gente como é ter um bar cuja equipe é toda formada por pessoas trans ou não binárias, as dificuldades, preconceitos e tudo isso regado com cervejas incríveis escolhidas por eles.

O post Torneira Bar com Dani Lira e Cris Montezuma – Beercast #474 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Cerveja é pluralidade, mudança e novidade.
E é por essa novidade e mudança que o Torneira Bar se posiciona: um bar para todes onde todes são bem vindos!

O Beercast foi conversar com a Dani e o Cris, responsáveis pelo bar mais diverso de SP, quiça deste Brasil inteiro! (Rivais, apresentem-se, queremos isso mesmo!) Eles contaram pra gente como é ter um bar cuja equipe é toda formada por pessoas trans ou não binárias, as dificuldades, preconceitos e tudo isso regado com cervejas incríveis escolhidas por eles.

Vem com a gente, e se ficar até o final, vai descobrir a aposta mais constrangedora e descabida já feita em um podcast.

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Torneira Bar com Dani Lira e Cris Montezuma – Beercast #474 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/torneira-bar-com-dani-lira-e-cris-montezuma-beercast-474/feed/ 0 Cerveja é pluralidade, mudança e novidade. E é por essa novidade e mudança que o Torneira Bar se posiciona: um bar para todes onde todes são bem vindos! O Beercast foi conversar com a Dani e o Cris, responsáveis pelo bar mais diverso de SP, Cerveja é pluralidade, mudança e novidade. E é por essa novidade e mudança que o Torneira Bar se posiciona: um bar para todes onde todes são bem vindos!<br /> O Beercast foi conversar com a Dani e o Cris, responsáveis pelo bar mais diverso de SP, quiça deste Brasil inteiro! (Rivais, apresentem-se, queremos isso mesmo!) Eles contaram pra gente como é ter um bar cuja equipe é toda formada por pessoas trans ou não binárias, as dificuldades, preconceitos e tudo isso regado com cervejas incríveis escolhidas por eles. Beercast Brasil 51:35 20881
Boa Cerveja-Feira #433… Finito Rauch Weizenbock http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-433-finito-rauch-weizenbock/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-433-finito-rauch-weizenbock/#respond Fri, 17 Jun 2022 03:45:42 +0000 http://beercast.com.br/?p=20873 Quando comecei a me enveredar pelas cervejas especiais, comecei pelo estilo que é a porta de entrada da maioria, a Weiss. Pouco tempo depois provei uma Rauchbier e as notas defumadas me conquistaram e hoje as cervejas com notas defumadas me agradam tanto pelas características quanto pelo fator nostálgico. Este fator emocional conta muito para...

O post Boa Cerveja-Feira #433… Finito Rauch Weizenbock apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Quando comecei a me enveredar pelas cervejas especiais, comecei pelo estilo que é a porta de entrada da maioria, a Weiss. Pouco tempo depois provei uma Rauchbier e as notas defumadas me conquistaram e hoje as cervejas com notas defumadas me agradam tanto pelas características quanto pelo fator nostálgico. Este fator emocional conta muito para a experiência de se beber cervejas, o local, motivo, companhia… tudo isso afeta a experiência e como guardamos esta memória sensorial. Estes bons momentos sempre são muito bem harmonizados com qualquer cerveja.


Finito Rauch Weizenbock

Finito Rauch WeizenbockDados Técnicos:

Cerveja: Finito Rauch Weizenbock
Estilo: Weizenbock
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja castanha com nuances acobreados, espuma bege clara com ótima formação e persistência.

Aroma: Notas de banana e caramelo, presença de notas defumadas presentes sem ofuscar a composição, em segundo plano notas herbais e leve presença mentolada.

Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Enquanto que no paladar encontramos notas de malte tostado, caramelo, suave frutado de banana, defumado mediano, suave presença de caramelo e toffe. Em segundo plano presença de notas condimentadas, suave amargor de tosta.

Aftertaste: No aftertaste temos um crescente das notas herbais, condimentadas e mentoladas, fechando com frescor agradável e leve defumado.

Harmonização: Minha sugestão para harmonização é trazermos um ganho das notas frutadas e defumadas, harmonizando com banana com canela feito na churrasqueira. As notas frutadas e condimentadas serão potencializadas assim como o defumado.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #433… Finito Rauch Weizenbock apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-433-finito-rauch-weizenbock/feed/ 0 20873
Copa Cervezas de America e Festival da Cerveja POA com Daniel e Diego – Beercast #473 http://beercast.com.br/programas/copa-cervezas-de-america-e-festival-da-cerveja-poa-com-daniel-e-diego-beercast-473/ http://beercast.com.br/programas/copa-cervezas-de-america-e-festival-da-cerveja-poa-com-daniel-e-diego-beercast-473/#respond Wed, 15 Jun 2022 03:00:05 +0000 http://beercast.com.br/?p=20869 Imagina um concurso cervejeiro de responsa?! Agora, imagina outro ainda melhor?! Agora, junta os dois... é isso mesmo... teremos novidades grandes vindo por ai! Convidamos o Diego Masiero e o Daniel Trivelli pra contar pra gente essa novidade.
Dá o play agora!

O post Copa Cervezas de America e Festival da Cerveja POA com Daniel e Diego – Beercast #473 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Imagina um concurso cervejeiro de responsa?!

Agora, imagina outro ainda melhor?!

Agora, junta os dois… é isso mesmo… teremos novidades grandes vindo por ai!

Convidamos o Diego Masiero e o Daniel Trivelli pra contar pra gente essa novidade.

Dá o play agora!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Copa Cervezas de America e Festival da Cerveja POA com Daniel e Diego – Beercast #473 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/copa-cervezas-de-america-e-festival-da-cerveja-poa-com-daniel-e-diego-beercast-473/feed/ 0 Imagina um concurso cervejeiro de responsa?! Agora, imagina outro ainda melhor?! Agora, junta os dois... é isso mesmo... teremos novidades grandes vindo por ai! Convidamos o Diego Masiero e o Daniel Trivelli pra contar pra gente essa novidade. Imagina um concurso cervejeiro de responsa?! Agora, imagina outro ainda melhor?! Agora, junta os dois... é isso mesmo... teremos novidades grandes vindo por ai! Convidamos o Diego Masiero e o Daniel Trivelli pra contar pra gente essa novidade.<br /> Dá o play agora! Beercast Brasil 1:01:13 20869
Boa Cerveja-Feira #432… Zalaz Barley Wine http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-432-zalaz-barley-wine/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-432-zalaz-barley-wine/#respond Fri, 10 Jun 2022 03:45:13 +0000 http://beercast.com.br/?p=20863 Por algumas vezes já redigi o artigo usando cervejas da Zalaz com esta identidade de rótulo, e da última vez me questionaram pode poderiam comprar. Estas cervejas são exclusivas da Cesta Zalaz, um clube de assinatura da @zalazbrasil, que não se trata de uma caixa de cervejas. Na verdade, a cerveja é somente um item...

O post Boa Cerveja-Feira #432… Zalaz Barley Wine apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Por algumas vezes já redigi o artigo usando cervejas da Zalaz com esta identidade de rótulo, e da última vez me questionaram pode poderiam comprar. Estas cervejas são exclusivas da Cesta Zalaz, um clube de assinatura da @zalazbrasil, que não se trata de uma caixa de cervejas. Na verdade, a cerveja é somente um item dentre uma variedade de outros itens, como cafés orgânicas, destilados, refrescos, conservas, embutidos, geleias e afins. E tudo isso é entregue com a mesma preocupação com a qualidade e experiência que a Zalaz já tem com as cervejas.


Zalaz Barley Wine

Zalaz Barley WineDados Técnicos:

Cerveja: Zalaz Barley Wine
Estilo: Amerinca Barley Wine
Teor: 11,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 3,75 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro, praticamente opaca. A espuma se forma brevemente, somente durante a execução do serviço e logo se desvanece.

Aroma: No aroma temos a predominância dos aspectos do malte, trazendo notas de toffe e melaço de cana, suave percepção herbal e um toque de madeira. Em segundo plano, notas cítricas trazem frescor ao contexto do aroma.

Paladar: Corpo alto e aveludado, baixa carbonatação. Enquanto que no paladar notas de toffe, caramelo e melaço, suave amargor de tosta em contraponto ao dulçor da cerveja, uma presença cítrica discreta permeia toda a experiência, temos ainda uma agradável percepção licorosa com notas de madeira.

Aftertaste: No aftertaste somos apresentados ao dulçor de açúcar queimado, suave tosta e amargor discreto com equilíbrio entre notas cítricas e tostadas. Ao final temos o aquecimento alcoólico e uma percepção aveludada residual.

Harmonização: Minha sugestão é harmonizarmos com Creme Brulée. Iremos reforçar as percepções de tosta e açúcar queimado e criar uma interação entre as notas críticas e de madeira da cerveja com as notas de baunilha da sobremesa.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #432… Zalaz Barley Wine apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-432-zalaz-barley-wine/feed/ 0 20863
Por Dentro de Tudo na Brasil Brau 2022 – Beercast #472 http://beercast.com.br/programas/por-dentro-de-tudo-na-brasil-brau-2022-beercast-472/ http://beercast.com.br/programas/por-dentro-de-tudo-na-brasil-brau-2022-beercast-472/#respond Wed, 08 Jun 2022 03:00:47 +0000 http://beercast.com.br/?p=20860 Nesta semana o crew do Beercast foi conferir as novidades na Brasil Brau, XVI Feira de Tecnologia em Cerveja, que aconteceu entre 30/05 e 01/06 aqui no São Paulo Expo! Muita coisa nova, muita tecnologia, chopp que se paga sozinho, malte bonitão, palestras pra deixar todo mundo mais esperto e várias figurinhas repetidas mas que completam o álbum de nossos corações!

O post Por Dentro de Tudo na Brasil Brau 2022 – Beercast #472 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

E após um looooongo período de pandemia, isolamento, trevas e alguma esperança, os eventos do mercado cervejeiro aos poucos voltam a acontecer com o porte e a grandeza de sempre!

(Menos aquele lá que virou piada, meme, golpe e tudo o mais)

Nesta semana o crew do Beercast foi conferir as novidades na Brasil Brau, XVI Feira de Tecnologia em Cerveja, que aconteceu entre 30/05 e 01/06 aqui no São Paulo Expo!

Muita coisa nova, muita tecnologia, chopp que se paga sozinho, malte bonitão, palestras pra deixar todo mundo mais esperto e várias figurinhas repetidas mas que completam o álbum de nossos corações!

Vem logo ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Por Dentro de Tudo na Brasil Brau 2022 – Beercast #472 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/por-dentro-de-tudo-na-brasil-brau-2022-beercast-472/feed/ 0 Nesta semana o crew do Beercast foi conferir as novidades na Brasil Brau, XVI Feira de Tecnologia em Cerveja, que aconteceu entre 30/05 e 01/06 aqui no São Paulo Expo! Muita coisa nova, muita tecnologia, chopp que se paga sozinho, malte bonitão, Nesta semana o crew do Beercast foi conferir as novidades na Brasil Brau, XVI Feira de Tecnologia em Cerveja, que aconteceu entre 30/05 e 01/06 aqui no São Paulo Expo! Muita coisa nova, muita tecnologia, chopp que se paga sozinho, malte bonitão, palestras pra deixar todo mundo mais esperto e várias figurinhas repetidas mas que completam o álbum de nossos corações! Beercast Brasil 1:17:58 20860
Boa Cerveja-Feira #431… Finito Tripel Pimenta Defumada http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-431-finito-tripel-pimenta-defumada/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-431-finito-tripel-pimenta-defumada/#respond Fri, 03 Jun 2022 03:45:14 +0000 http://beercast.com.br/?p=20853 Esta é uma das linhas que mais aparecem nas minhas colunas, boa parte do motivo é o fato que a linha Finito tende a trazer experiências únicas e acima da média. Neste caso temos justamente a Cervejaria Experiência como parceira da Invicta na construção da receita. Olhando o histórico da Experiência fiquei feliz em ver...

O post Boa Cerveja-Feira #431… Finito Tripel Pimenta Defumada apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta é uma das linhas que mais aparecem nas minhas colunas, boa parte do motivo é o fato que a linha Finito tende a trazer experiências únicas e acima da média. Neste caso temos justamente a Cervejaria Experiência como parceira da Invicta na construção da receita. Olhando o histórico da Experiência fiquei feliz em ver uma cervejaria com estilos belgas clássicos como Quadrupel e Dubel disponíveis e mais que isso, uma torneira de Czech Pilsen em seu brewpub e somente uma IPA, mostrando que existe um espaço para experimentar mais do que o hype do mercado.


Finito Tripel Pimenta Defumada

Finito Tripel Pimenta DefumadaDados Técnicos:

Cerveja: Finito Tripel Pimenta Defumada
Estilo: Tripel
Teor: 9,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja dourada, levemente opaca e com espuma branca de boa formação e duração.

Aroma: Ésteres bastante presentes no aroma, trazendo percepção de frutas secas como damasco e uma percepção de dulçor que remete a mel. Em segundo plano notas de laranja e condimentos.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas frutadas de damasco, pessêgos e cascas de laranjas, suave condimentado que remete a cardamomo. Em segundo plano sentimos mais presente o corpo da cerveja com as notas de malte, mel e frutas em compota.

Aftertaste: No aftertaste temos o dulçor residual persistente com notas de mel e frutas secas e aqui finalmente encontramos a presença da pimenta, gerando uma picância leve e controlada na garganta.

Harmonização: Minha sugestão é harmonizarmos com ossobuco. Teremos uma carne saborosa, intensa e bastante gordurosa. O álcool da cerveja será fundamental para contrapor a untuosidade enquanto as notas frutadas e principalmente o final picante será o elemento adicional ao sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #431… Finito Tripel Pimenta Defumada apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-431-finito-tripel-pimenta-defumada/feed/ 0 20853
Pode beber cerveja no Planetário? com Miriam Molina – Beercast #471 http://beercast.com.br/programas/pode-beber-cerveja-no-planetario-com-miriam-molina-beercast-471/ http://beercast.com.br/programas/pode-beber-cerveja-no-planetario-com-miriam-molina-beercast-471/#respond Wed, 01 Jun 2022 03:00:39 +0000 http://beercast.com.br/?p=20850 Astrobióloga, aqui, já não é novidade, porém Astrofísica, sim!
O Ciência na Mesa do Bar dessa semana orgulhosamente traz para vocês Miriam Castejon Molina, doutoranda em Astrofísica pela USP, para responder, entre outras perguntas, uma indagação que com certeza você já se fez.

O post Pode beber cerveja no Planetário? com Miriam Molina – Beercast #471 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Astrobióloga, aqui, já não é novidade, porém Astrofísica, sim!
O Ciência na Mesa do Bar dessa semana orgulhosamente traz para vocês Miriam Castejon Molina, doutoranda em Astrofísica pela USP, para responder, entre outras perguntas, uma indagação que com certeza você já se fez.

(Dicas: não é sobre Plutão não ser mais um planeta e nem se em Marte tem vida)
Já sabe o que é?

É claro que perguntamos se pode beber cerveja no Planetário!

Vem tirar essa e outras dúvidas importantíssimas com a gente!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Pode beber cerveja no Planetário? com Miriam Molina – Beercast #471 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/pode-beber-cerveja-no-planetario-com-miriam-molina-beercast-471/feed/ 0 Astrobióloga, aqui, já não é novidade, porém Astrofísica, sim! O Ciência na Mesa do Bar dessa semana orgulhosamente traz para vocês Miriam Castejon Molina, doutoranda em Astrofísica pela USP, para responder, entre outras perguntas, Astrobióloga, aqui, já não é novidade, porém Astrofísica, sim!<br /> O Ciência na Mesa do Bar dessa semana orgulhosamente traz para vocês Miriam Castejon Molina, doutoranda em Astrofísica pela USP, para responder, entre outras perguntas, uma indagação que com certeza você já se fez. Beercast Brasil 57:11 20850
Boa Cerveja-Feira #430… Brasil com S #18 http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-430-brasil-com-s-18/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-430-brasil-com-s-18/#respond Fri, 27 May 2022 03:45:41 +0000 http://beercast.com.br/?p=20843 A Colorado foi fundada em 1996 e no decorrer da sua história foi reconhecida como uma cervejaria que produzia boas cervejas, alguns rótulos inclusive icônicos como a Ithaca. Já em 2015 a Colorado era uma referência como produtora de cervejas e foi adquirida pela Ambev e mercado ficou em polvorosa, assolado pelo fantasma do “vão...

O post Boa Cerveja-Feira #430… Brasil com S #18 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A Colorado foi fundada em 1996 e no decorrer da sua história foi reconhecida como uma cervejaria que produzia boas cervejas, alguns rótulos inclusive icônicos como a Ithaca. Já em 2015 a Colorado era uma referência como produtora de cervejas e foi adquirida pela Ambev e mercado ficou em polvorosa, assolado pelo fantasma do “vão diminuir a qualidade”. Sete anos depois temos uma visão mais clara de que a qualidade não diminuiu, a logística expandiu, formulas foram alteradas, mas lançamentos como a série Brasil com S deixam claro que a cervejaria ainda tem autonomia na criação de rótulos, testes de insumos e experimentações e hoje é uma das marcas que abre as portas para o mercado de cervejas artesanais.


Brasil com S #18

Brasil com S #18Dados Técnicos:

Cerveja: Brasil com S #18
Estilo: Black IPA
Teor: 7,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja completamente preta e fechada. Espuma bege clara, com ótima formação e duração

Aroma: Primeiro plano ocupado por notas cítricas de maracujá e casca de laranja, com suave presença de tosta. Segundo plano encontramos a presença do malte trazendo percepção de caramelo, açúcar queimado e rapadura.

Paladar: Corpo médio e carbonatação média alta. Enquanto que no paladar encontramos notas cítricas de maracujá e casca de laranja caramelizada, notas de malte que apresentam caramelo e um toque de tosta e um amargor médio alto com características tanto cítricas quanto tostadas. O equilíbrio entre todas estas percepções é invejável.

Aftertaste: O aftertaste traz notas mais discretas de cítrico, e deixa o amargor e notas de tosta ganharem espaço. Ainda se mantendo limpo e persistente.

Harmonização: Minha sugestão é irmos no clássico e harmonizarmos com um hambúrguer, preferencialmente grelhado para termos o processo de maylard e guarnecido com chutney de manga para brincarmos com as notas cítricas.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #430… Brasil com S #18 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-430-brasil-com-s-18/feed/ 0 20843
Quantas cervejas você já bebeu? Com Marcello Leone – Beercast #470 http://beercast.com.br/programas/quantas-cervejas-voce-ja-bebeu-com-marcello-leone-beercast-470/ http://beercast.com.br/programas/quantas-cervejas-voce-ja-bebeu-com-marcello-leone-beercast-470/#respond Wed, 25 May 2022 03:00:28 +0000 http://beercast.com.br/?p=20841 Trouxemos este Campeão do Untapped pra contar para vocês essa experiência de degustar mais de 4 mil cervejas, dicas de lugares para beber e como otimizar a sua bebedeira, quer dizer, a pontuação nesse aplicativo amado/odiado por todos! Abre uma Brahma (acho que essa o Marcello não bebeu) e vem!

O post Quantas cervejas você já bebeu? Com Marcello Leone – Beercast #470 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Quantas cervejas você já bebeu? Sem mentir! Cem? Mais de mil? Mais de duas mil?

E 4.376?? Já provou? O Marcello Leone sim!

Trouxemos este Campeão do Untapped pra contar para vocês essa experiência de degustar mais de 4 mil cervejas, dicas de lugares para beber e como otimizar a sua bebedeira, quer dizer, a pontuação nesse aplicativo amado/odiado por todos!

Abre uma Brahma (acho que essa o Marcello não bebeu) e vem!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Quantas cervejas você já bebeu? Com Marcello Leone – Beercast #470 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/quantas-cervejas-voce-ja-bebeu-com-marcello-leone-beercast-470/feed/ 0 Trouxemos este Campeão do Untapped pra contar para vocês essa experiência de degustar mais de 4 mil cervejas, dicas de lugares para beber e como otimizar a sua bebedeira, quer dizer, a pontuação nesse aplicativo amado/odiado por todos! Trouxemos este Campeão do Untapped pra contar para vocês essa experiência de degustar mais de 4 mil cervejas, dicas de lugares para beber e como otimizar a sua bebedeira, quer dizer, a pontuação nesse aplicativo amado/odiado por todos! Abre uma Brahma (acho que essa o Marcello não bebeu) e vem! Beercast Brasil 50:57 20841
Boa Cerveja-Feira #429… Sweet Symbiosis http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-429-sweet-symbiosis/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-429-sweet-symbiosis/#respond Fri, 20 May 2022 03:45:32 +0000 http://beercast.com.br/?p=20834 Uma das características do mercado cervejeiro que vejo com bons olhos são as cervejas colaborativas, ou colabs. Duas ou mais cervejarias se reúnem para criar uma receita e um rótulo que é lançado uma única vez, na maioria dos casos. Isso permite que as cervejarias arrisquem mais, inovem mais e apresentem cervejas que surpreendem o...

O post Boa Cerveja-Feira #429… Sweet Symbiosis apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Uma das características do mercado cervejeiro que vejo com bons olhos são as cervejas colaborativas, ou colabs. Duas ou mais cervejarias se reúnem para criar uma receita e um rótulo que é lançado uma única vez, na maioria dos casos. Isso permite que as cervejarias arrisquem mais, inovem mais e apresentem cervejas que surpreendem o público. Fugindo a regra do lançamento única, a @quatrograus e a @5elementoscervejaria lançam versões da Sweet Symbioses a anos e sempre demonstrando que uma receita bem estruturada sempre irá surpreender.


Sweet Symbiosis

Sweet SymbiosisDados Técnicos:

Cerveja: Sweet Symbiosis
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 13,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,50

 


Aparência: Cerveja completamente preta e fechada. A espuma se forma densa e cremosa, apresenta tonalidade marrom e uma longa persistência.

Aroma: Encontramos notas que remetem ao frutado e leve acidez do morango que são acompanhadas pela percepção de chocolate amargo, cacau e baunilha, em segundo plano as notas de tosta, caramelo e mel. O aroma é inebriante e complexo e por si só é uma experiência fantástica.

Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma percepção lindamente aveludada, com notas de chocolate amargo, morangos maduros e leve presença láctea. Em segundo plano notas de café, tosta, mel e um suave amadeirado provavelmente oriundo da baunilha.

Aftertaste: O aftertaste é incrivelmente limpo para a potência da cerveja, as notas de morango, cacau e tosta são suaves, deixando um amargor residual de torrefação leve e persistente e uma leve percepção licorosa, até então oculta na cerveja.

Harmonização: Minha sugestão é harmonizarmos com Pavlova de morangos, o dulçor da sobremesa será contrastado pelas notas chocolate amargo e tosta e deixamos a percepção de morangos ganhar o protagonismo.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #429… Sweet Symbiosis apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-429-sweet-symbiosis/feed/ 0 20834
Aniversário de 9 anos – Beercast #469 http://beercast.com.br/programas/aniversario-de-9-anos-beercast-469/ http://beercast.com.br/programas/aniversario-de-9-anos-beercast-469/#respond Wed, 18 May 2022 03:00:58 +0000 http://beercast.com.br/?p=20830 O Beercast comemora mais um ano, já são NOVE anos no ar, anos a cantar, anos a encantar os corações dos apaixonados por cerveja, assim como nós! Para comemorar o primeiro níver pós fim do mundo, nos reunimos com nossos patronos para relembrar vários momentos importantes ao longo desse caminho, e celebrar a vitória de ainda estarmos aqui, afinal, nove anos de podcast não é pra qualquer um!

O post Aniversário de 9 anos – Beercast #469 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

“…Mais um ano se passooou…estou ficando velho e acabaaadooo…”

Poderia este ser um desabafo de um dos nossos decanos, num momento etílico agudo? Sim, mas… não!

O Beercast comemora mais um ano, já são NOVE anos no ar, anos a cantar, anos a encantar os corações dos apaixonados por cerveja, assim como nós!

Para comemorar o primeiro níver pós fim do mundo, nos reunimos com nossos patronos para relembrar vários momentos importantes ao longo desse caminho, e celebrar a vitória de ainda estarmos aqui, afinal, nove anos de podcast não é pra qualquer um!

Pega o chapeuzinho, a língua de sogra e vem pro parabéns com a gente!

Viva o Beercast!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Aniversário de 9 anos – Beercast #469 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/aniversario-de-9-anos-beercast-469/feed/ 0 O Beercast comemora mais um ano, já são NOVE anos no ar, anos a cantar, anos a encantar os corações dos apaixonados por cerveja, assim como nós! Para comemorar o primeiro níver pós fim do mundo, nos reunimos com nossos patronos para relembrar vários mo... O Beercast comemora mais um ano, já são NOVE anos no ar, anos a cantar, anos a encantar os corações dos apaixonados por cerveja, assim como nós! Para comemorar o primeiro níver pós fim do mundo, nos reunimos com nossos patronos para relembrar vários momentos importantes ao longo desse caminho, e celebrar a vitória de ainda estarmos aqui, afinal, nove anos de podcast não é pra qualquer um! Beercast Brasil 40:19 20830
Boa Cerveja-Feira #428… Não Me Kahlo! http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-428-nao-me-kahlo/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-428-nao-me-kahlo/#respond Fri, 13 May 2022 03:45:01 +0000 http://beercast.com.br/?p=20822 Bem mais que um rótulo de cerveja, Não me Kahlo é um movimento. Em uma rápida busca você vai encontrar perfis, coletivos, grupos, organizações que se identificam com este termo, e se você ainda não entendeu do que se trata aconselho fazer esta pesquisa e dedicar parte do seu tempo entendendo a importância que movimentos...

O post Boa Cerveja-Feira #428… Não Me Kahlo! apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Bem mais que um rótulo de cerveja, Não me Kahlo é um movimento. Em uma rápida busca você vai encontrar perfis, coletivos, grupos, organizações que se identificam com este termo, e se você ainda não entendeu do que se trata aconselho fazer esta pesquisa e dedicar parte do seu tempo entendendo a importância que movimentos feministas como este tem na sociedade. E diria que se é importante no cenário geral ele é fundamental no cenário cervejeiro que ainda carrega uma carga de machismo enorme, por isso sempre que uma ação como esta ocorre devemos prestigiar e entender por que ainda é necessário ações como esta se fazerem presentes.


Não Me Kahlo!

Não Me Kahlo!Dados Técnicos:

Cerveja: Não Me Kahlo!
Estilo: Imperial IPA
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Líquido vermelho claro, translúcido e brilhante. Espuma com boa formação e persistência em tom rosado.

Aroma: No aroma temos uma pancada de notas cítricas acompanhada por um toque resinoso, trazendo notas de maracujá, lima e pitaya. Em segundo plano um frutado agradável e leve percepção herbal, trazendo notas de chá.

Paladar: Corpo alto e carbonatação média baixa, percepção aveludada. Enquanto que no paladar encontramos notas cítricas acompanhadas por um amargor intenso e cítrico, percepção resinosa persistente e em segundo plano uma leve presença de malte que traz notas frutadas e dulçor.

Aftertaste: No aftertaste tem um amargor intenso e persistente, acompanhados por um leve hash. As notas herbais ganham algum destaque ao final trazendo a percepção do hibisco para o palco.

Harmonização: A cerveja é tão intensa quando o recado que carrega, e para isso devemos trazer uma harmonização tão potente quanto. Minha sugestão é taco de carne suína, vamos contrastar a gordura da carne com o álcool da cerveja de deixar os sabores se destacarem. Corremos o risco da pimenta se potencializar devido ao álcool, mas é um risco válido.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #428… Não Me Kahlo! apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-428-nao-me-kahlo/feed/ 0 20822
Próxima parada, Ushuaia – Beercast #468 http://beercast.com.br/programas/proxima-parada-ushuaia-beercast-468/ http://beercast.com.br/programas/proxima-parada-ushuaia-beercast-468/#respond Wed, 11 May 2022 03:00:59 +0000 http://beercast.com.br/?p=20819 Edson está saindo para mais uma viagem... e dessa vez será de bike! Ele quer sair de Santa Catarina e chegar até o Ushuaia, mais conhecido como "Fim do Mundo"... e claro, vai aproveitar para conhecer as cervejarias pelo longo caminho. Vem com a gente descobrir como será essa cicloviagem!

O post Próxima parada, Ushuaia – Beercast #468 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Edson está saindo para mais uma viagem… e dessa vez será de bike!

Ele quer sair de Santa Catarina e chegar até o Ushuaia, mais conhecido como “Fim do Mundo”… e claro, vai aproveitar para conhecer as cervejarias pelo longo caminho.

Vem com a gente descobrir como será essa cicloviagem!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Próxima parada, Ushuaia – Beercast #468 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/proxima-parada-ushuaia-beercast-468/feed/ 0 Edson está saindo para mais uma viagem... e dessa vez será de bike! Ele quer sair de Santa Catarina e chegar até o Ushuaia, mais conhecido como "Fim do Mundo"... e claro, vai aproveitar para conhecer as cervejarias pelo longo caminho. Edson está saindo para mais uma viagem... e dessa vez será de bike! Ele quer sair de Santa Catarina e chegar até o Ushuaia, mais conhecido como "Fim do Mundo"... e claro, vai aproveitar para conhecer as cervejarias pelo longo caminho. Vem com a gente descobrir como será essa cicloviagem! Beercast Brasil 1:01:02 20819
Boa Cerveja-Feira #427… Taiyaki http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-427-taiyaki/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-427-taiyaki/#respond Fri, 06 May 2022 03:45:42 +0000 http://beercast.com.br/?p=20811 Algumas cervejarias abraçam uma temática e a tornam uma referência nas decisões, o caso da Japas é um exemplo onde a temática guia as escolhas de identidade visual, rótulos, estilos, adjuntos, nomes e tudo que envolve a criação das cervejas. Criada em 2014 a cervejaria mantido uma regularidade invejável na qualidade dos rótulos lançados, e...

O post Boa Cerveja-Feira #427… Taiyaki apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Algumas cervejarias abraçam uma temática e a tornam uma referência nas decisões, o caso da Japas é um exemplo onde a temática guia as escolhas de identidade visual, rótulos, estilos, adjuntos, nomes e tudo que envolve a criação das cervejas. Criada em 2014 a cervejaria mantido uma regularidade invejável na qualidade dos rótulos lançados, e talvez um dos pontos mais marcantes seja a identidade visual das latas, todas apresentam uma arte de cair o queixo.


Taiyaki

TaiyakiDados Técnicos:

Cerveja: Taiyaki
Estilo: Pastry Imperial Stout
Teor: 10,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja fechada e preta, com espuma espessa e cremosa em tom marrom e bastante persistente.

Aroma: Notas de chocolate ao leite, percepção de tosta e caramelo e ao final uma suave presença de baunilha. Em segundo plano percepção licorosa e um suave herbal.

Paladar: Corpo alto e aveludado, carbonatação meia baixa. Enquanto que no paladar a percepção licorosa surge em primeiro plano acompanhada de notas de chocolate, tosta, caramelo e um suave amargor de torrefação. Em segundo plano notas de café e suave herbal

Aftertaste: No aftertaste as notas de chocolate perdem espaço para as notas de torrefação, o amargor segue persistente e uma leve picância pode ser notada.

Harmonização: Para a harmonização iremos trazer uma opção cultural, como a cerveja é baseada em um doce usaremos outro doce na harmonização. Minha sugestão é harmonizarmos com Dorayaki com o recheio tradicional de anko, buscando ressaltar a presença deste tanto na cerveja quanto no doce e deixando as notas de chocolate e baunilha complementar o paladar.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #427… Taiyaki apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-427-taiyaki/feed/ 0 20811
Ciência na Mesa do Bar #15 – Doutorado em Lúpulo – Beercast #467 http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-15-doutorado-em-lupulo-beercast-467/ http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-15-doutorado-em-lupulo-beercast-467/#respond Wed, 04 May 2022 03:00:02 +0000 http://beercast.com.br/?p=20807 O Raul Santiago Rosa (rosa é planta, tudo na família. Você não, Cannabis, já conversamos sobre isso.), doutorando em Tecnologia de Alimentos da USP veio conversar com a Doutora Carola e nossos queridos Moe, Larry e Curly sobre os extratos e compostos dos lúpulos que ele está estudando e como isso pode ajudar na indústria cervejeira desse nosso sofrido Brasil.

O post Ciência na Mesa do Bar #15 – Doutorado em Lúpulo – Beercast #467 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Doutorado em Lúpulo?

Temos! Aqui no Ciência na Mesa do Bar o negócio é sério, tá pensando o quê?

O Raul Santiago Rosa (rosa é planta, tudo na família. Você não, Cannabis, já conversamos sobre isso.), doutorando em Tecnologia de Alimentos da USP veio conversar com a Doutora Carola e nossos queridos Moe, Larry e Curly sobre os extratos e compostos dos lúpulos que ele está estudando e como isso pode ajudar na indústria cervejeira desse nosso sofrido Brasil.

Além disso o Raul tá procurando outras aplicações para estes extratos, uma vez que algumas propriedades se destacaram até em evitar crescimento de tumores, ou repelente de insetos. A nossa sugestão? Dava pra fazer sabonete…

Entende de alfa, beta, gama ácidos? Seria a cerveja um remédio? Depende da regra dos 5 ou 10 segundos? É tudo clickbait? Só ouvindo o Episódio 15 do CnMdB!

PS: A Cannabis e o Lúpulo são primos, sim.
PS2: Não fumem pellets de Lúpulo. Não dá certo.

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Ciência na Mesa do Bar #15 – Doutorado em Lúpulo – Beercast #467 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-15-doutorado-em-lupulo-beercast-467/feed/ 0 O Raul Santiago Rosa (rosa é planta, tudo na família. Você não, Cannabis, já conversamos sobre isso.), doutorando em Tecnologia de Alimentos da USP veio conversar com a Doutora Carola e nossos queridos Moe, O Raul Santiago Rosa (rosa é planta, tudo na família. Você não, Cannabis, já conversamos sobre isso.), doutorando em Tecnologia de Alimentos da USP veio conversar com a Doutora Carola e nossos queridos Moe, Larry e Curly sobre os extratos e compostos dos lúpulos que ele está estudando e como isso pode ajudar na indústria cervejeira desse nosso sofrido Brasil. Beercast Brasil 54:55 20807
Boa Cerveja-Feira #426… Vupabussu http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-426-vupabussu/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-426-vupabussu/#respond Fri, 29 Apr 2022 03:45:04 +0000 http://beercast.com.br/?p=20798 Uma das experiências mais provocativas quando começamos a nos enveredar pelo mundo das cervejas especiais são as cervejas de fermentação selvagem. Quando eu comecei elas eram exclusivamente belgas e difíceis de achar e com um perfil sensorial que briga com o nosso senso comum a respeito do que é bom e saboroso. Com o tempo...

O post Boa Cerveja-Feira #426… Vupabussu apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Uma das experiências mais provocativas quando começamos a nos enveredar pelo mundo das cervejas especiais são as cervejas de fermentação selvagem. Quando eu comecei elas eram exclusivamente belgas e difíceis de achar e com um perfil sensorial que briga com o nosso senso comum a respeito do que é bom e saboroso. Com o tempo aprendemos a apreciar este estilo ao mesmo tempo que as cervejarias nacionais aprenderam a trabalhar com este tipo de fermentação. Hoje temos fermentações selvagens usando leveduras do nosso bioma e trazendo características do nosso terroir, mas reencontrar a Brettanomyces é sempre um apelo a nostalgia.


Vupabussu

VupabussuDados Técnicos:

Cerveja: Vupabussu
Estilo: Wild Ale
Teor: 7,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Cerveja amarela e levemente opaca. Espuma branca e abundante, com boa formação e longa duração.

Aroma: Encontramos notas de frutas amarelas e notas rústicas que remetem a feno, madeira molhada e couro. Em segundo plano temos leve presença cítrica e percepção de malte.

Paladar: Corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de couro, feno e terroso são equilibradas pelas notas de frutas amarelas e todas sob uma percepção ácida bastante evidente e cítrica.

Aftertaste: Apesar das notas intensas no paladar, o aftertaste é rapidamente suavizado mantendo somente uma lembrança suave das notas selvagens e frutadas, mas mantendo a percepção de acidez e adstringência.

Harmonização: A Vapabussu tem muita personalidade e notas intensas no paladar. Minha sugestão é harmonizarmos com polenta mole com tutano, onde iremos salientar ainda mais os sabores do tutano com as notas selvagens da cerveja ao mesmo tempo que limpamos a untuosidade com a carbonatação.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #426… Vupabussu apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-426-vupabussu/feed/ 0 20798
Pack Pancada da Prussia Bier – Beercast #466 http://beercast.com.br/programas/pack-pancada-da-prussia-bier-beercast-466/ http://beercast.com.br/programas/pack-pancada-da-prussia-bier-beercast-466/#respond Wed, 27 Apr 2022 03:00:02 +0000 http://beercast.com.br/?p=20795 Reúna cervejeiros campeões de sorteio, com receitas laureadas, mais uma cervejaria que se importa com seus consumidores e não tem medo de potência, nem alcoólica e nem aromática! Pronto, tá aí o Pack Pancada, trazido a nós pela Cervejaria Prússia em parceria com os Acervianos mineiros Zolet, Marco Tulio, Claudio Pena e Marcelo Rocha, que ganhou aqui menção honrosa por não-comparecimento.

O post Pack Pancada da Prussia Bier – Beercast #466 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Mais uma vez, uma dica de receitas cervejeiras by Beercast:

Reúna cervejeiros campeões de sorteio, com receitas laureadas, mais uma cervejaria que se importa com seus consumidores e não tem medo de potência, nem alcoólica e nem aromática!

Pronto, tá aí o Pack Pancada, trazido a nós pela Cervejaria Prússia em parceria com os Acervianos mineiros Zolet, Marco Tulio, Claudio Pena e Marcelo Rocha, que ganhou aqui menção honrosa por não-comparecimento.

Não Toma Distraído Hoje Não, vem aqui fazer um Montinho dentro do Fusca Azul e com a gente pra ouvir o Léo e o Fernando contarem pra gente como foi essa experiência!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Pack Pancada da Prussia Bier – Beercast #466 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/pack-pancada-da-prussia-bier-beercast-466/feed/ 0 Reúna cervejeiros campeões de sorteio, com receitas laureadas, mais uma cervejaria que se importa com seus consumidores e não tem medo de potência, nem alcoólica e nem aromática! Pronto, tá aí o Pack Pancada, Reúna cervejeiros campeões de sorteio, com receitas laureadas, mais uma cervejaria que se importa com seus consumidores e não tem medo de potência, nem alcoólica e nem aromática! Pronto, tá aí o Pack Pancada, trazido a nós pela Cervejaria Prússia em parceria com os Acervianos mineiros Zolet, Marco Tulio, Claudio Pena e Marcelo Rocha, que ganhou aqui menção honrosa por não-comparecimento. Beercast Brasil 1:06:46 20795
Boa Cerveja-Feira #425… Brewing Love Project http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-425-brewing-love-project/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-425-brewing-love-project/#respond Fri, 22 Apr 2022 03:45:54 +0000 http://beercast.com.br/?p=20787 Nesta semana vamos provar um rótulo que faz parte de um projeto maior. “O projeto Brewing Love está unindo diversas cervejarias do ecossistema em uma iniciativa inédita para a criação de receitas exclusivas, que contarão com o rótulo “Brewing Love” pela mesma causa, a iniciativa deseja promover maior conscientização no mercado cervejeiro e ajudar financeiramente...

O post Boa Cerveja-Feira #425… Brewing Love Project apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Nesta semana vamos provar um rótulo que faz parte de um projeto maior. “O projeto Brewing Love está unindo diversas cervejarias do ecossistema em uma iniciativa inédita para a criação de receitas exclusivas, que contarão com o rótulo “Brewing Love” pela mesma causa, a iniciativa deseja promover maior conscientização no mercado cervejeiro e ajudar financeiramente instituições que apoiam a comunidade LGBTQIA+” (fonte @farofamagazine).

Neste caso estamos provando o rótulo produzido pela Undertap, uma sour com adição de amoras, mirtilo e terpeno


Brewing Love Project

Brewing Love ProjectDados Técnicos:

Cerveja: Brewing Love Project
Estilo: Sour
Teor: 11,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Cerveja vermelha brilhante e cristalina. A espuma se forma brevemente e logo se dissipa.

Aroma: Notas frutadas de frutas vermelhas, amoras principalmente, leve presença láctica. Em segundo plano leve presença herbal e de menta.

Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar a acidez láctea pauta as notas frutadas de frutas vermelhas, amoras e mirtilos, leve presença mentolada e uma sensação aveludada no paladar. Em segundo plano notas de baunilha discretas criam o pano de fundo.

Aftertaste: O aftertaste apresenta a acidez e notas de frutas vermelhas desvanecendo rapidamente, deixando somente a percepção láctica e um final seco e levemente adstringente que persiste por um bom tempo.

Harmonização: Para a harmonização podemos pensar em doces por contraste, que seria o mais comum. Mas podemos optar por palmitos gratinados com catupiry, iremos contrastar a untuosidade do queijo com o teor alcoólico e deixamos as notas de frutas vermelhas agregar ao sabor do queijo e palmito.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #425… Brewing Love Project apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-425-brewing-love-project/feed/ 0 20787
Ciência na Mesa do Bar #14 – Leveduras Astronautas – Beercast #465 http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-14-leveduras-astronautas-beercast-465/ http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-14-leveduras-astronautas-beercast-465/#respond Wed, 20 Apr 2022 03:00:52 +0000 http://beercast.com.br/?p=20782 Acho que se tem alguém que já pode pedir música aqui no Beercast, é a Carola!
Mas o que se há de fazer se ela é sensacional e toda hora vem com um experimento maluco e genial pra mostrar pra gente? Neste episódio a gente se finge de Carl, Russel e Dug pra acompanhar as altas aventuras de Carola e Patrick Bannwart em busca de onde nenhuma levedura foi antes!
Pera, filme errado. Mas serve!

O post Ciência na Mesa do Bar #14 – Leveduras Astronautas – Beercast #465 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Acho que se tem alguém que já pode pedir música aqui no Beercast, é a Carola!

Mas o que se há de fazer se ela é sensacional e toda hora vem com um experimento maluco e genial pra mostrar pra gente?

Neste episódio a gente se finge de Carl, Russel e Dug pra acompanhar as altas aventuras de Carola e Patrick Bannwart em busca de onde nenhuma levedura foi antes!

Pera, filme errado. Mas serve!

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Ciência na Mesa do Bar #14 – Leveduras Astronautas – Beercast #465 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-14-leveduras-astronautas-beercast-465/feed/ 0 Acho que se tem alguém que já pode pedir música aqui no Beercast, é a Carola! Mas o que se há de fazer se ela é sensacional e toda hora vem com um experimento maluco e genial pra mostrar pra gente? Neste episódio a gente se finge de Carl, Acho que se tem alguém que já pode pedir música aqui no Beercast, é a Carola!<br /> Mas o que se há de fazer se ela é sensacional e toda hora vem com um experimento maluco e genial pra mostrar pra gente? Neste episódio a gente se finge de Carl, Russel e Dug pra acompanhar as altas aventuras de Carola e Patrick Bannwart em busca de onde nenhuma levedura foi antes!<br /> Pera, filme errado. Mas serve! Beercast Brasil 57:58 20782
Boa Cerveja-Feira #424… Faia http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-424-faia/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-424-faia/#respond Fri, 15 Apr 2022 03:45:09 +0000 http://beercast.com.br/?p=20775 Uma das primeiras coisas que pensei antes de escrever esta coluna foi que eu precisava de uma stout ou uma porter com chocolate, para tematizar a semana de páscoa. Mas refletindo um pouco sobre o tema, sempre que amarramos um determinado estilo a uma festividade fechamos algumas portas, deixamos de experimentar, testar e arriscar. Assim...

O post Boa Cerveja-Feira #424… Faia apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Uma das primeiras coisas que pensei antes de escrever esta coluna foi que eu precisava de uma stout ou uma porter com chocolate, para tematizar a semana de páscoa. Mas refletindo um pouco sobre o tema, sempre que amarramos um determinado estilo a uma festividade fechamos algumas portas, deixamos de experimentar, testar e arriscar. Assim como na harmonização alguns pares são famosos, mas isso não pode ser uma barreira para arriscar novas combinações ou trazer um estilo pouco usual para uma determinada festividade.


Faia

FaiaDados Técnicos:

Cerveja: Faia
Estilo: Saison
Teor: 4,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Cerveja amarelo palha, levemente opaca e com espuma branca, de ótima formação e longa duração.

Aroma: No aroma encontramos notas de frutas amarelas e frutas de caroço como pêssego, manga e damasco. Em segundo plano temos ainda a percepção herbal, leve terroso e notas rústicas discretas além de uma leve presença de pão e condimentos.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas frutadas que remetem a pêssego e damasco, leve adstringência e notas terrosas discretas. Em segundo plano suave herbal e condimentos leves.

Aftertaste: O aftertaste é suave e elegante, mantendo as notas frutadas em equilíbrio com a suave presença fenólica e com final seco e adstringente.

Harmonização: A cerveja apresenta aromas destacadas, mas no paladar entrega um conjunto delicado por conta disto devemos buscar uma harmonização que não sobrepuje a cerveja. Minha sugestão é harmonizarmos com uma burrata, as notas frutadas da cerveja irão atuar em conjunto com o sabor suave da burrata e a carbonatação limpará o palato.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #424… Faia apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-424-faia/feed/ 0 20775
Bevfy com Bob e Bruna Garcia – Beercast #464 http://beercast.com.br/programas/bevfy-com-bob-e-bruna-garcia-beercast-464/ http://beercast.com.br/programas/bevfy-com-bob-e-bruna-garcia-beercast-464/#respond Wed, 13 Apr 2022 03:00:05 +0000 http://beercast.com.br/?p=20769 Lá temos Bruna Garcia embarcando em mais uma aventura cervejística, e desta vez vem acompanhada do Bob (Ele é um conceito autoexplicativo, tipo uma entidade: o grande BOB). Eles trazem um novo conceito de venda de cerveja para bares, com um guarda-chuva de produtos amplo e novidades sempre!
Quer entender melhor como funciona? Vem ouvir o episódio!

O post Bevfy com Bob e Bruna Garcia – Beercast #464 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Quando a pessoa é empreendedora, ela é empreendedora!

Lá temos Bruna Garcia embarcando em mais uma aventura cervejística, e desta vez vem acompanhada do Bob (Ele é um conceito autoexplicativo, tipo uma entidade: o grande BOB). Eles trazem um novo conceito de venda de cerveja para bares, com um guarda-chuva de produtos amplo e novidades sempre!

Quer entender melhor como funciona?
Vem ouvir o episódio!

Em tempo: o nome do Bob, este ícone, é Roberto Lázaro.

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Bevfy com Bob e Bruna Garcia – Beercast #464 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/bevfy-com-bob-e-bruna-garcia-beercast-464/feed/ 0 Lá temos Bruna Garcia embarcando em mais uma aventura cervejística, e desta vez vem acompanhada do Bob (Ele é um conceito autoexplicativo, tipo uma entidade: o grande BOB). Eles trazem um novo conceito de venda de cerveja para bares, Lá temos Bruna Garcia embarcando em mais uma aventura cervejística, e desta vez vem acompanhada do Bob (Ele é um conceito autoexplicativo, tipo uma entidade: o grande BOB). Eles trazem um novo conceito de venda de cerveja para bares, com um guarda-chuva de produtos amplo e novidades sempre!<br /> Quer entender melhor como funciona? Vem ouvir o episódio! Beercast Brasil 52:38 20769
Boa Cerveja-Feira #423… Biota da Flor de Pitaya http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-423-biota-da-flor-de-pitaya/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-423-biota-da-flor-de-pitaya/#respond Fri, 08 Apr 2022 03:45:56 +0000 http://beercast.com.br/?p=20764 Uma das maiores cartas na manga das cervejarias é personalizar suas cervejas, algumas apostam em envelhecimento em barris, outras em cultivo de lúpulo e outras em adjuntos pouco usuais. A Zalaz tem um trabalho muito sólido usando tudo que a fazenda deles lhes prove, e neste caso estamos falando do uso da biota das flores...

O post Boa Cerveja-Feira #423… Biota da Flor de Pitaya apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Uma das maiores cartas na manga das cervejarias é personalizar suas cervejas, algumas apostam em envelhecimento em barris, outras em cultivo de lúpulo e outras em adjuntos pouco usuais. A Zalaz tem um trabalho muito sólido usando tudo que a fazenda deles lhes prove, e neste caso estamos falando do uso da biota das flores de pitaya na etapa de fermentação, criando uma visão regional, e mais controlada, das práticas que vemos a tanto tempo em diversas cervejarias belgas.


Biota da Flor de Pitaya

Biota da Flor de PitayaDados Técnicos:

Cerveja: Biota da Flor de Pitaya
Estilo: Saison
Teor: 5,4%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja em tom amarelo palha e com média turbidez. Espuma branca com boa formação e duração mediana.

Aroma: Aroma trazendo notas florais e de frutas maduras, notas gramíneas e um toque rústico que remete a madeira molhada. Em segundo plano presença de notas condimentadas bastante discretas

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos uma suave acidez pautada por notas florais e frutadas. Em segundo plano temos as notas condimentada, rústicas e terrosas trazendo complexidade ao paladar.

Aftertaste: Temos o crescimento das notas rústicas e terrosas, leve presença de funk e um final adstringente, seco e persistente.

Harmonização: Este rótulo apresenta notas complexas ao mesmo tempo que entrega suavidade. Minha sugestão é harmonizarmos com risoto de alho poró, iremos contrastar a untuosidade do risoto usando a carbonatação da cerveja e deixaremos as notas condimentadas e selvagens da cerveja atuarem em conjunto com o sabor do alho poró.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #423… Biota da Flor de Pitaya apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-423-biota-da-flor-de-pitaya/feed/ 0 20764
Ciência na Mesa do Bar #13 – Levedura de Abelha Rainha – Beercast #463 http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-13-levedura-de-abelha-rainha-beercast-463/ http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-13-levedura-de-abelha-rainha-beercast-463/#respond Wed, 06 Apr 2022 03:00:12 +0000 http://beercast.com.br/?p=20760 A Abelha Rainha é a mãe da colméia, isso já sabemos. E se o assunto for mãe, nós temos a melhor, Carola Carvalho, a nossa pós-doutoranda e Astrobiologa preferida!

O post Ciência na Mesa do Bar #13 – Levedura de Abelha Rainha – Beercast #463 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

A Abelha Rainha é a mãe da colméia, isso já sabemos. E se o assunto for mãe, nós temos a melhor, Carola Carvalho, a nossa pós-doutoranda e Astrobiologa preferida!

Mas dá pra fazer cerveja com levedura de inseto?
Ô se dá! E a Carola explica neste episódio do Cerveja na Mesa do Bar, ops, CIÊNCIA na Mesa do Bar todo esse rolê de fazer PCR numa colméia de abelhas Jataí
(Não serão feitos trocadilhos com o nome dos insetos, estamos acima disso!)
Passa o repelente, coloca a roupa de apicultor e vem ouvir esta cientista contar a aventura que foi mais essa doideira que ela inventou! E que lógico, a gente apóia!

Para os idosos: quem lembra de No Rain do Blind Melon SEMPRE que abelhas são citadas, dá um like!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Ciência na Mesa do Bar #13 – Levedura de Abelha Rainha – Beercast #463 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-13-levedura-de-abelha-rainha-beercast-463/feed/ 0 A Abelha Rainha é a mãe da colméia, isso já sabemos. E se o assunto for mãe, nós temos a melhor, Carola Carvalho, a nossa pós-doutoranda e Astrobiologa preferida! A Abelha Rainha é a mãe da colméia, isso já sabemos. E se o assunto for mãe, nós temos a melhor, Carola Carvalho, a nossa pós-doutoranda e Astrobiologa preferida! Beercast Brasil 55:46 20760
Boa Cerveja-Feira #422… Heritage 2015 http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-422-heritage-2015/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-422-heritage-2015/#respond Fri, 01 Apr 2022 09:00:30 +0000 http://beercast.com.br/?p=20754 Quando se trata de cervejas de guarda nem sempre temos a paciência de esperar a cerveja amadurecer, e isso sem falar que o tempo é sempre uma incógnita, uma ano seria o suficiente? Talvez dois? Ou cinco. Neste caso eu mantive esta Heritage em guarda por sete anos e resolve abrir no meu aniversário deste...

O post Boa Cerveja-Feira #422… Heritage 2015 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Quando se trata de cervejas de guarda nem sempre temos a paciência de esperar a cerveja amadurecer, e isso sem falar que o tempo é sempre uma incógnita, uma ano seria o suficiente? Talvez dois? Ou cinco. Neste caso eu mantive esta Heritage em guarda por sete anos e resolve abrir no meu aniversário deste ano. Ela poderia estar melhor? Não sei, o que eu sei é que a cerveja se mostrou fantástica, ainda bem carbonatada e com zero defeitos. Para mim, este foi o tempo perfeito de guarda, aquele onde se bebe a cerveja e se sente feliz.


Heritage 2015

Heritage 2015Dados Técnicos:

Cerveja: Heritage 2015
Estilo: Quadrupel
Teor: 11,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,75

 


Aparência: Cerveja castanha escura com reflexos cobre e opaca. A espuma se forma farta e duradoura, apresentando tom castanho claro.

Aroma: O aroma apresenta notas amadeiradas, frutas secas como ameixas e tâmaras em primeiro plano, uma leve presença licorosa e notas de tanino. Em segundo plano temos o aumento da complexidade deste rótulo, notas de baunilha, toffe, melaço e alcaçuz.

Paladar: Corpo médio alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar somos apresentados a notas vinificadas e amadeiradas em primeiro plano, seguidas pelas percepções frutadas com ameixas e tâmaras secas e então encontramos notas de baunilha, suave tosta, caramelo e leve adstringência.

Aftertaste: O aftertaste destaca as notas vinificadas com leve toque frutado e de baunilha, um crescente aquecimento alcoólico com final seco e adstringente.

Harmonização: A Heritage apresenta uma alta complexidade e muita personalidade, o prato neste caso será o coadjuvante. Minha sugestão é usarmos um escondidinho de costela bovina, a carne é intensa e gordurosa, mas ainda assim menos intensa que a cerveja e contrastará com o álcool permitindo que as notas vinificadas e frutadas se destaquem ainda mais.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #422… Heritage 2015 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-422-heritage-2015/feed/ 0 20754
10 Anos de Duas Cabeças com Bernardo Couto – Beercast #462 http://beercast.com.br/programas/10-anos-de-duas-cabecas-com-bernardo-couto-beercast-462/ http://beercast.com.br/programas/10-anos-de-duas-cabecas-com-bernardo-couto-beercast-462/#respond Wed, 30 Mar 2022 03:00:00 +0000 http://beercast.com.br/?p=20750 O que Duas Cabeças tem mais do que uma? Exato, dor de cabeça. Nem Novalgina e nem Dorflex resolvem! A gente chamou o Bernardo Couto, patrono e cabeçudo pra conversar com a gente sobre as aventuras e dificuldades de se manter há 10 anos fazendo cerveja!

O post 10 Anos de Duas Cabeças com Bernardo Couto – Beercast #462 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

O que Duas Cabeças tem mais do que uma? Exato, dor de cabeça. Nem Novalgina e nem Dorflex resolvem!

A gente chamou o Bernardo Couto, patrono e cabeçudo pra conversar com a gente sobre as aventuras e dificuldades de se manter há 10 anos fazendo cerveja!

Sem abusar da piada do “duas pensam melhor do que uma”, o papo abrangeu o começo do sonho, os marcos, a atualidade com cerveja de churrasco e farofa (é sério. E ficou bom!)

Vem ouvir e tirar as suas conclusões, cabeçudo!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post 10 Anos de Duas Cabeças com Bernardo Couto – Beercast #462 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/10-anos-de-duas-cabecas-com-bernardo-couto-beercast-462/feed/ 0 O que Duas Cabeças tem mais do que uma? Exato, dor de cabeça. Nem Novalgina e nem Dorflex resolvem! A gente chamou o Bernardo Couto, patrono e cabeçudo pra conversar com a gente sobre as aventuras e dificuldades de se manter há 10 anos fazendo cerveja! O que Duas Cabeças tem mais do que uma? Exato, dor de cabeça. Nem Novalgina e nem Dorflex resolvem! A gente chamou o Bernardo Couto, patrono e cabeçudo pra conversar com a gente sobre as aventuras e dificuldades de se manter há 10 anos fazendo cerveja! Beercast Brasil 51:15 20750
Boa Cerveja-Feira #421… Barista Chocolate Quad http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-421-barista-chocolate-quad/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-421-barista-chocolate-quad/#respond Fri, 25 Mar 2022 03:45:39 +0000 http://beercast.com.br/?p=20743 Por vezes é bom buscar algumas marcas importadas para ter uma versão original do estilo, mas isso não é uma regra pois mesmo as cervejarias de fora não enxergam seus estilos como menires imutáveis. Neste caso a Keestel tomou como base uma Quadrupel e buscou agregar notas de caramelo, toffe e até mesmo torrefação para...

O post Boa Cerveja-Feira #421… Barista Chocolate Quad apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Por vezes é bom buscar algumas marcas importadas para ter uma versão original do estilo, mas isso não é uma regra pois mesmo as cervejarias de fora não enxergam seus estilos como menires imutáveis. Neste caso a Keestel tomou como base uma Quadrupel e buscou agregar notas de caramelo, toffe e até mesmo torrefação para inserir percepções de estilos ingleses como a Stout e a Porter. Este espírito de experimentação move o mercado de cervejas e o mais importante são os aprendizados com acertos e principalmente com os erros, é isso que amadurece o nosso mercado.


Barista Chocolate Quad

Barista Chocolate QuadDados Técnicos:

Cerveja: Barista Chocolate Quad
Estilo: Quadrupel
Teor: 11,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Líquido marrom escuro, levemente opaco. A espuma se forma com boa aparência, mas baixa duração.

Aroma: No aroma encontramos notas de café e chocolate ao leite, suave percepção licorosa e notas de frutas secas como ameixas e tâmaras. Em segundo plano suave presença de caramelo e um toque baileys.

Paladar: Corpo médio alto e baixa carbonatação. No paladar notas de cappuccino, café e frutas secas como ameixa, chocolate ao leite e uma forte percepção licorosa acompanhada de aquecimento da garganta. Em segundo plano uma leve presença de especiarias, caramelo e toffe.

Aftertaste: No aftertaste a percepção licorosa ganha mais intensidade acompanhada pelo aquecimento, notas de frutas secas e chocolate com final limpo, seco e persistente.

Harmonização: A cerveja é bastante intensa e pede uma harmonização que tenha igual potência. Sobremesas de chocolate podem ser uma opção, mas usarei outra abordagem. Minha sugestão é harmonizarmos com costela bovina no rechaud de ferro, teremos uma carne intensa e gordurosa e usarmos o álcool para contrastar esta untuosidade enquanto as notas de café, frutas e chocolate irão trazer uma nova leitura aos sabores da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #421… Barista Chocolate Quad apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-421-barista-chocolate-quad/feed/ 0 20743
Toca da Cerveja em Ilhabela com Renato Rocha – Beercast #461 http://beercast.com.br/programas/toca-da-cerveja-em-ilhabela-com-renato-rocha-beercast-461/ http://beercast.com.br/programas/toca-da-cerveja-em-ilhabela-com-renato-rocha-beercast-461/#respond Wed, 23 Mar 2022 03:00:35 +0000 http://beercast.com.br/?p=20738 O Beercast chamou o Renato Rocha diretamente de Ilhabela, o paraíso dos pernilongos e bicicleteiros!
Tá aí a prova de que todo lugar tem cerveja especial. Há dois anos por ali e tendo se tornado o queridinho dos turistas e praticantes de esportes radicais, traz a Dona Bica – esposa do Seu Bico - como carro chefe, e claro que o Renato já está prometendo breja própria para breve.

O post Toca da Cerveja em Ilhabela com Renato Rocha – Beercast #461 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Cerveja na praia, tem como ser melhor? Tem! Só ir pra Toca da Cerveja

O Beercast chamou o Renato Rocha diretamente de Ilhabela, o paraíso dos pernilongos e bicicleteiros!
Tá aí a prova de que todo lugar tem cerveja especial. Há dois anos por ali e tendo se tornado o queridinho dos turistas e praticantes de esportes radicais, traz a Dona Bica – esposa do Seu Bico – como carro chefe, e claro que o Renato já está prometendo breja própria para breve.
Se a sua intenção for apreciar uma boa breja e desfrutar uma paisagem paradisíaca, fica o convite aos nossos ouvintes para subir o morro por lá! (Daí já dá pra colocar na sua bio do Tinder “adoro fazer trilhas”, aumentando as chances de desencalhe, assim como as baleias que passeiam por Ilhabela)
Aproveita e vem ouvir as maravilhosas piadas e ótimos trocadilhos do nosso decano Anselmo, por que nesse dia ele estava afiado!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Toca da Cerveja em Ilhabela com Renato Rocha – Beercast #461 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/toca-da-cerveja-em-ilhabela-com-renato-rocha-beercast-461/feed/ 0 O Beercast chamou o Renato Rocha diretamente de Ilhabela, o paraíso dos pernilongos e bicicleteiros! Tá aí a prova de que todo lugar tem cerveja especial. Há dois anos por ali e tendo se tornado o queridinho dos turistas e praticantes de esportes radi... O Beercast chamou o Renato Rocha diretamente de Ilhabela, o paraíso dos pernilongos e bicicleteiros!<br /> Tá aí a prova de que todo lugar tem cerveja especial. Há dois anos por ali e tendo se tornado o queridinho dos turistas e praticantes de esportes radicais, traz a Dona Bica – esposa do Seu Bico - como carro chefe, e claro que o Renato já está prometendo breja própria para breve. Beercast Brasil 41:45 20738
Boa Cerveja-Feira #420… E se eu mergulhar no mar http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-420-e-se-eu-mergulhar-no-mar/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-420-e-se-eu-mergulhar-no-mar/#respond Fri, 18 Mar 2022 03:45:27 +0000 http://beercast.com.br/?p=20733 Nada melhor do que uma Stout para abrir os trabalhos em um St Patrick Day e as opções são várias, partir para um clássico pint de Guinness e filmar a espuma, escolher uma das tantas Imperial ou Pastry Stouts no mercado e compartilhar com os amigos ou buscar um rótulo entre estes dois extremos. Eu...

O post Boa Cerveja-Feira #420… E se eu mergulhar no mar apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Nada melhor do que uma Stout para abrir os trabalhos em um St Patrick Day e as opções são várias, partir para um clássico pint de Guinness e filmar a espuma, escolher uma das tantas Imperial ou Pastry Stouts no mercado e compartilhar com os amigos ou buscar um rótulo entre estes dois extremos. Eu optei por uma American Stout com um conceito tropical, adicionando fruta, centeio e sal. Nada disto é gritante, pelo contrário cria um pano de fundo na qual a American Stout se insere de maneira a se aproveitar destas notas no decorrer da experiência degustativa.


E se eu mergulhar no mar

E se eu mergulhar no marDados Técnicos:

Cerveja: E se eu mergulhar no mar
Estilo: Stout
Teor: 6,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: líquido preto, fechado e com espuma densa e cremosa em tom bege, com ótima formação e persistência.

Aroma: Notas de café, tosta e leve torrefação, em segundo plano pão preto, leve frutado e uma leve presença condimentada.

Paladar: Corpo e carbonatação médios. No paladar notas de tosta, café expresso e pão preto, um toque aveludado ao paladar e com um segundo plano com toffe, e um leve salgado muito discreto.

Aftertaste: No aftertaste notas de café, tosta e cacau, leve presença de caramelo salgado bem ao final que termina seco e limpo.

Harmonização: Para esta harmonização, vamos sair do padrão e misturar duas bebidas. Vamos indicar usar este rótulo para fazer o drink Irish Bomb, aproveitando o conceito de St Patrick Day vamos turbinar a cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #420… E se eu mergulhar no mar apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-420-e-se-eu-mergulhar-no-mar/feed/ 0 20733
Musas do Verão 2022 com Carola, Candy, Marina e Beea – Beercast #460 http://beercast.com.br/programas/musas-do-verao-2022-com-carola-candy-marina-e-beea-beercast-460/ http://beercast.com.br/programas/musas-do-verao-2022-com-carola-candy-marina-e-beea-beercast-460/#respond Wed, 16 Mar 2022 03:00:20 +0000 http://beercast.com.br/?p=20729 Fomos convidados pelas Cervejaria Nacional para o lançamento deste ano do projeto Musas do Verão, que nesta edição trouxe Carola Carvalho, Marina Pascholati, e a Candy Nunes com a proposta de desenvolver uma receita em homenagem ao Dia das Mulheres e a todas as mulheres inseridas no meio cervejeiro. O projeto também comemora 10 anos de existência bem-sucedida!

O post Musas do Verão 2022 com Carola, Candy, Marina e Beea – Beercast #460 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Receita para uma ótima IPA:

Pegue a sua panela, coloque o Felipe Dylon, uma abelha rainha Jataí, uma astrobióloga apaixonada por leveduras, uma mestra cervejeira, e uma sommelière.

Não entendeu? Eu explico!

Fomos convidados pelas Cervejaria Nacional para o lançamento deste ano do projeto Musas do Verão, que nesta edição trouxe Carola Carvalho, Marina Pascholati, e a Candy Nunes com a proposta de desenvolver uma receita em homenagem ao Dia das Mulheres e a todas as mulheres inseridas no meio cervejeiro. O projeto também comemora 10 anos de existência bem-sucedida!

Daí que nasceu a Queen Beea, essa Imperial IPA feita em colaboração entre a Cervejaria Nacional e a Zev com adição de mel e leveduras isoladas da própria abelha rainha de uma espécie brasileira, a Jataí! (nenhuma abelha foi ferida no processo, é bom lembrar!). Além dessa mulherada mara, temos como homenageada Bea Cury, que teve uma looonga trajetória trabalhando na área de marketing e vendas da Nacional – é dela o Beea!

Vem acompanhar a gente num papo com essas mulheres incríveis e esse feito sensacional!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Musas do Verão 2022 com Carola, Candy, Marina e Beea – Beercast #460 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/musas-do-verao-2022-com-carola-candy-marina-e-beea-beercast-460/feed/ 0 Fomos convidados pelas Cervejaria Nacional para o lançamento deste ano do projeto Musas do Verão, que nesta edição trouxe Carola Carvalho, Marina Pascholati, e a Candy Nunes com a proposta de desenvolver uma receita em homenagem ao Dia das Mulheres e a... Fomos convidados pelas Cervejaria Nacional para o lançamento deste ano do projeto Musas do Verão, que nesta edição trouxe Carola Carvalho, Marina Pascholati, e a Candy Nunes com a proposta de desenvolver uma receita em homenagem ao Dia das Mulheres e a todas as mulheres inseridas no meio cervejeiro. O projeto também comemora 10 anos de existência bem-sucedida! Beercast Brasil 52:49 20729
Boa Cerveja-Feira #419… Poker Sour http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-419-poker-sour/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-419-poker-sour/#respond Fri, 11 Mar 2022 03:45:54 +0000 http://beercast.com.br/?p=20721 Datando a coluna, esta semana tivemos o dia da mulher, mas não vou beber uma cerveja de mulher, por que isso é qualquer cerveja que elas queiram beber. Optei por um rótulo da @sigilototalbrewing da linha Divas, no caso a Poder Sour que homenageia a Lady Gaga. Esta linha é uma homenagem a três divas...

O post Boa Cerveja-Feira #419… Poker Sour apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Datando a coluna, esta semana tivemos o dia da mulher, mas não vou beber uma cerveja de mulher, por que isso é qualquer cerveja que elas queiram beber. Optei por um rótulo da @sigilototalbrewing da linha Divas, no caso a Poder Sour que homenageia a Lady Gaga. Esta linha é uma homenagem a três divas do pop, Lady Gaga, Madonna e Amy Winehouse, e é sempre bom olhar para a história e ver os nomes femininos que foram colocados de lado ou pontualmente apagados por não estarem adequadas aos costumes de suas épocas, e o mesmo vale para os dias atuais para não repetirmos este tipo de atitude.


Poker Sour

Poker SourDados Técnicos:

Cerveja: Poker Sour
Estilo: Imperial Sour
Teor: 9,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja com um belíssimo vermelho brilhante e intenso, levemente translúcida e com espuma branca de baixa duração.

Aroma: Notas de frutas vermelhas, framboesa e candy sugar em primeiro plano, seguindo por uma suave percepção lática.

Paladar: Corpo alto é média carbonatação. Enquanto que no paladar somos apresentados a uma acidez intensa pautada por notas frutadas e láticas, percepção de frutas vermelhas e framboesa. Em segundo plano encontramos leves notas de baunilha e um toque selvagem.

Aftertaste: No aftertaste as notas láticas ganham mais destaque e deixam o frutado em segundo plano, a intensidade da acidez e graduação alcoólica se apresentam aqui. Ainda assim apresentam um final limpo, bastante seco e com um toque de adstringência.

Harmonização: Para uma cerveja intensa como essa minha sugestão será harmonizar com brigadeiro de chocolate branco. Vamos optar por uma sobremesa extremamente doce para contrastar com a acidez pujante da cerveja e desta forma deixamos as notas de frutas vermelhas se mesclarem ao sabor do chocolate branco.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #419… Poker Sour apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-419-poker-sour/feed/ 0 20721
Dia Internacional das Mulheres Cervejeiras com Seringal Beer – Beercast #459 http://beercast.com.br/programas/dia-internacional-das-mulheres-cervejeiras-com-seringal-beer-beercast-459/ http://beercast.com.br/programas/dia-internacional-das-mulheres-cervejeiras-com-seringal-beer-beercast-459/#respond Wed, 09 Mar 2022 03:00:12 +0000 http://beercast.com.br/?p=20716 O que o Dia Internacional das Mulheres e o menino do Acre tem em comum?
Cerveja!

O post Dia Internacional das Mulheres Cervejeiras com Seringal Beer – Beercast #459 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

O que o Dia Internacional das Mulheres e o menino do Acre tem em comum?
Cerveja!

Uma data tão importante por aqui não passaria em branco.
Mas como sabemos que flores e chocolates não apagam todas as dificuldades que as mulheres passam diariamente, inclusive no mercado cervejeiro, abrimos nossos microfones para a Elisane Grecchi, dona e mestre-cervejeira da Seringal Bier, que fica no…Acre! Sim! Em meio aos rebanhos de velociraptors e filósofos que somem do nada e reaparecem vendendo livros, a Elisane fundou a primeira cervejaria do estado mais misterioso desse Brasil!
Curiosidades à parte, vem ouvir essa mulher incrível e a sua história!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Dia Internacional das Mulheres Cervejeiras com Seringal Beer – Beercast #459 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/dia-internacional-das-mulheres-cervejeiras-com-seringal-beer-beercast-459/feed/ 0 O que o Dia Internacional das Mulheres e o menino do Acre tem em comum? Cerveja! O que o Dia Internacional das Mulheres e o menino do Acre tem em comum?<br /> Cerveja! Beercast Brasil 49:59 20716
Boa Cerveja-Feira #418… Finito American Wheat http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-418-finito-american-wheat/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-418-finito-american-wheat/#respond Fri, 04 Mar 2022 03:45:53 +0000 http://beercast.com.br/?p=20710 Vamos novamente enveredar pela Finito, uma linha de parcerias entre a cervejaria Invicta e diversas outras cervejarias. Neste rótulo experimentamos uma cerveja que leva taperebá e cumaru, produtos com um “DNA” nacional, e na minha modesta opinião sempre que falam em escola brasileira eu fico imaginando a quantidade de especiarias, frutas e madeiras que poderia...

O post Boa Cerveja-Feira #418… Finito American Wheat apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Vamos novamente enveredar pela Finito, uma linha de parcerias entre a cervejaria Invicta e diversas outras cervejarias. Neste rótulo experimentamos uma cerveja que leva taperebá e cumaru, produtos com um “DNA” nacional, e na minha modesta opinião sempre que falam em escola brasileira eu fico imaginando a quantidade de especiarias, frutas e madeiras que poderia ser usado na formulação das cervejas para criar um conceito distinto do que vemos nas demais escolas.


Finito American Wheat

American Wheat FinitoDados Técnicos:

Cerveja: Finito American Wheat
Estilo: Wheat Beer
Teor: 5,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Líquido em tom âmbar intenso, levemente opaco e com espuma branca de boa formação e longa duração.

Aroma: No aroma temos notas de frutas amarelas, leve cítrico e percepção terrosa, acompanhamento por notas amadeiradas suaves e baunilha. Em segundo plano as notas de malte, caramelo e biscoito criam um plano de fundo.

Paladar: Cerveja com corpo médio e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar encontrar notas frutadas, uma acidez muito descrita, percepções de madeira fresca, baunilha e terroso.

Aftertaste: As notas de baunilha ganham ainda mais destaque no aftertaste, em conjunto com a percepção de frutas amarelas de caroço e um suave terroso, fechando de maneira seca na boca.

Harmonização: Como a cerveja usa taperebá em sua formulação, vamos harmonizar com o intuito de realçar o ingrediente. Minha sugestão é harmonizarmos com um lanche de camarões ao leite de coco com geleia de taperebá. Vamos destacar ainda mais as notas frutadas para acompanhar o sabor do camarão.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #418… Finito American Wheat apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-418-finito-american-wheat/feed/ 0 20710
Anuario da Cerveja Artesanal de Santa Catarina 2021 com Jorge Mattos – Beercast #458 http://beercast.com.br/programas/anuario-da-cerveja-artesanal-de-santa-catarina-2021-com-jorge-mattos-beercast-458/ http://beercast.com.br/programas/anuario-da-cerveja-artesanal-de-santa-catarina-2021-com-jorge-mattos-beercast-458/#comments Wed, 02 Mar 2022 03:00:06 +0000 http://beercast.com.br/?p=20708 Quer um guia pra beber breja boa em Santa Catarina por um ano, sem repetir nenhuma??
O Beercast mais uma vez faz a boa, trazendo pra vocês informação de qualidade e o nosso já estreladíssimo serviço de utilidade pública cervejeira.

O post Anuario da Cerveja Artesanal de Santa Catarina 2021 com Jorge Mattos – Beercast #458 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Quer um guia pra beber breja boa em Santa Catarina por um ano, sem repetir nenhuma??

O Beercast mais uma vez faz a boa, trazendo pra vocês informação de qualidade e o nosso já estreladíssimo serviço de utilidade pública cervejeira.
Convidamos o Jorge Mattos, vulgo Velho Cervejeiro, pra explicar pra gente. Esse mártir da pesquisa cervejeira saiu por aí batendo de porta em porta pra conseguir compilar o Anuário da Cerveja Artesanal de Santa Catarina. Ele correu para que todos os outros adoradores de cevada pudessem andar. Tá pensando o que, que lá só se vive de Catharina Sour? Pensou errado!
O trabalho do Jorge é quase uma arqueologia cervejeira, porque ele não se limitou a procurar só as cervejarias conhecida, não! Ele desceu até os confins do underground maltado para conseguir o máximo de informações possíveis, compilar todo o rolê e lançar o Anuário com responsabilidade e aquele capricho que só a cerveja inspira!t

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Anuario da Cerveja Artesanal de Santa Catarina 2021 com Jorge Mattos – Beercast #458 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/anuario-da-cerveja-artesanal-de-santa-catarina-2021-com-jorge-mattos-beercast-458/feed/ 1 Quer um guia pra beber breja boa em Santa Catarina por um ano, sem repetir nenhuma?? O Beercast mais uma vez faz a boa, trazendo pra vocês informação de qualidade e o nosso já estreladíssimo serviço de utilidade pública cervejeira. Quer um guia pra beber breja boa em Santa Catarina por um ano, sem repetir nenhuma??<br /> O Beercast mais uma vez faz a boa, trazendo pra vocês informação de qualidade e o nosso já estreladíssimo serviço de utilidade pública cervejeira. Beercast Brasil 54:38 20708
Boa Cerveja-Feira #417… Kriek Belgique http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-417-kriek-belgique/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-417-kriek-belgique/#respond Fri, 25 Feb 2022 03:45:55 +0000 http://beercast.com.br/?p=20700 Durante todo este período de pandemia restringi em muito minha movimentação e com isso passei a consumir muito mais as cervejas nacionais. Mas por vezes é bom provar um rótulo importado, ainda mais quando o estilo é característico do pais de origem. Neste caso optei por um Fruit Beer belga de uma cervejaria com quase...

O post Boa Cerveja-Feira #417… Kriek Belgique apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Durante todo este período de pandemia restringi em muito minha movimentação e com isso passei a consumir muito mais as cervejas nacionais. Mas por vezes é bom provar um rótulo importado, ainda mais quando o estilo é característico do pais de origem. Neste caso optei por um Fruit Beer belga de uma cervejaria com quase um século de existência, uma cerveja boa e sem grandes surpresas, mas que tem ao seu favor a experiência em produzir o estilo a tanto tempo e uma certa autenticidade involuntária.


Kriek Belgique

Kriek BelgiqueDados Técnicos:

Cerveja: Kriek Belgique
Estilo: Fruit Beer
Teor: 3,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 250 ml
Nota: 3,25

 


Aparência: Cerveja em vermelho intenso e brilhante. Espuma com boa formação, levemente rosada e com duração longa.

Aroma: O aroma é intenso e marcante, com notas frutas vermelhas, principalmente cerejas em calda e um toque de candy sugar.

Paladar: Cerveja de corpo baixo e carbonatação média. Enquanto que paladar encontrar notas de cerejas e frutas vermelhas silvestres, o dulçor com percepção de candy sugar é equilibrado pela acidez discreta.

Aftertaste: O aftertaste é delicado e mantem as notas de cerejas e um dulçor residual muito baixo, suficiente somente para cortar a acidez.

Harmonização: Temos neste exemplar uma cerveja direta em sua apresentação, primando pelas notas de cerejas. Minha sugestão é harmonizarmos com chocolate branco para deixarmos a baixa acidez lidar com o dulçor do chocolate e todas as notas de cerejas serem agregadas ao sabor.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #417… Kriek Belgique apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-417-kriek-belgique/feed/ 0 20700
Rolê com Todas as Cervejas!!! All Beers Sessions 2022 – Beercast #457 http://beercast.com.br/programas/role-com-todas-as-cervejas-all-beers-sessions-2022-beercast-457/ http://beercast.com.br/programas/role-com-todas-as-cervejas-all-beers-sessions-2022-beercast-457/#respond Wed, 23 Feb 2022 03:00:04 +0000 http://beercast.com.br/?p=20696 Vocês estavam sentindo falta de festivais? Mas festival bom BOM em um lugar lindo, sem natureza agressiva, com segurança e variedade de torneiras? O Beercast estava! E matamos essas sede toda no All Beers Sessions, que aconteceu no dia 12/02/2022, aqui em São Paulo, no Espaço Escandinavo!

O post Rolê com Todas as Cervejas!!! All Beers Sessions 2022 – Beercast #457 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Vocês estavam sentindo falta de festivais?

Mas festival bom BOM em um lugar lindo, sem natureza agressiva, com segurança e variedade de torneiras?

O Beercast estava! E matamos essas sede toda no All Beers Sessions, que aconteceu no dia 12/02/2022, aqui em São Paulo, no Espaço Escandinavo!

O evento, promovido pelo Rafa (que foi devidamente entrevistado por nós), contou com torneiras, latas e garrafas, foi um sucesso total de aprovação do público e da constelação cervejeira que estava por lá!

Quer ouvir gente que faz cerveja, estuda cerveja, escreve sobre cerveja, vive cerveja??
Vem!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Rolê com Todas as Cervejas!!! All Beers Sessions 2022 – Beercast #457 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/role-com-todas-as-cervejas-all-beers-sessions-2022-beercast-457/feed/ 0 Vocês estavam sentindo falta de festivais? Mas festival bom BOM em um lugar lindo, sem natureza agressiva, com segurança e variedade de torneiras? O Beercast estava! E matamos essas sede toda no All Beers Sessions, que aconteceu no dia 12/02/2022, Vocês estavam sentindo falta de festivais? Mas festival bom BOM em um lugar lindo, sem natureza agressiva, com segurança e variedade de torneiras? O Beercast estava! E matamos essas sede toda no All Beers Sessions, que aconteceu no dia 12/02/2022, aqui em São Paulo, no Espaço Escandinavo! Beercast Brasil 57:50 20696
Boa Cerveja-Feira #416… Fumeé Sauvage http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-416-fumee-sauvage/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-416-fumee-sauvage/#respond Fri, 18 Feb 2022 03:45:51 +0000 http://beercast.com.br/?p=20681 8 anos, 52 semanas por ano, 416 colunas publicadas sob o selo Beercast. Neste tempo pude perceber algumas coisas. O mercado nacional de cervejas artesanais evoluiu indiscutivelmente, ainda tem e pode melhorar, mas é visível a evolução. Sempre haverá o hype, já foi a Imperial IPA, Pastry Stout, Sours, NEIPA, mas o hype é reflexo...

O post Boa Cerveja-Feira #416… Fumeé Sauvage apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
8 anos, 52 semanas por ano, 416 colunas publicadas sob o selo Beercast. Neste tempo pude perceber algumas coisas. O mercado nacional de cervejas artesanais evoluiu indiscutivelmente, ainda tem e pode melhorar, mas é visível a evolução. Sempre haverá o hype, já foi a Imperial IPA, Pastry Stout, Sours, NEIPA, mas o hype é reflexo da própria dinâmica do mercado, então torça para o próximo hype ser seu estilo predileto. E por último, temos cada vez mais gente atuando na divulgação e aprimoramento da cultura cervejeira de forma profissional e responsável.


Fumeé Sauvage

Fumeé SauvageDados Técnicos:

Cerveja: Fumeé Sauvage
Estilo: Wild Ale
Teor: 10,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Líquido dourado intenso, com discreto reflexo acobreado, brilhante e límpido. Espuma branca de bolhas pequenas e boa formação, mas duração breve.

Aroma: Aroma intenso e complexo. Notas de madeira e defumado, notas selvagens que remetem a couro e estábulo, notas condimentadas de pimenta branca, anis e cardamomo. Em segundo plano uma presença cítrica muito discreta que se confunde com as notas animalescas.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos uma acidez mediana acompanhada por notas de madeira, defumado suave e notas selvagens e animalescas, cítrica muito leve. Notas de condimentos e de frutas maduras surgem em segundo plano.

Aftertaste: As notas animalescas continuam persistentes no paladar, menos intensas e dando espaço para percepções de frutas amarelas maduras e um cítrico muito discreto, temos ainda um leve aquecimento alcoólico.

Harmonização: A cerveja é intensa e bastante complexa e devemos buscar um prato potente. Minha sugestão é harmonizarmos com carne de javali, usaremos as notas defumadas da cerveja para agregar ao sabor da carne e o teor alcoólico para retirar a untuosidade.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #416… Fumeé Sauvage apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-416-fumee-sauvage/feed/ 0 20681
Sustentabilidade e Turismo Rural: Melkenbier de Buri/SP – Beercast #456 http://beercast.com.br/programas/sustentabilidade-e-turismo-rural-melkenbier-de-buri-sp-beercast-456/ http://beercast.com.br/programas/sustentabilidade-e-turismo-rural-melkenbier-de-buri-sp-beercast-456/#respond Wed, 16 Feb 2022 03:00:55 +0000 http://beercast.com.br/?p=20679 No episódio desta semana a gente te convida a conhecer o Alberto e o Mario (o Coppini, antes que perguntem qual), da MelkenBier, e pais orgulhosos das Apiaí, Ara e Buri, respectivamente uma Witbeer, Session IPA e uma Kölsch – sim, um dos dos estilos preferidos da Ana Castilho e bom, não muito comum. Da linha sazonal veio a Hoppy Halloween, um dos melhores trocadalhos que eu já ouvimos, uma Pumpkin Ale idealizada para o Dia das Bruxas.

O post Sustentabilidade e Turismo Rural: Melkenbier de Buri/SP – Beercast #456 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio desta semana a gente te convida a conhecer o Alberto e o Mario (o Coppini, antes que perguntem qual), da MelkenBier, e pais orgulhosos das Apiaí, Ara e Buri, respectivamente uma Witbeer, Session IPA e uma Kölsch – sim, um dos dos estilos preferidos da Ana Castilho e bom, não muito comum. Da linha sazonal veio a Hoppy Halloween, um dos melhores trocadalhos que eu já ouvimos, uma Pumpkin Ale idealizada para o Dia das Bruxas.

A Melkenbier está localizada na Fazenda São Luis, na região de Buri, no interior do estado de São Paulo, e tem a preocupação com a sustentabilidade e o meio ambiente bem evidentes, inclusive participando da ação de limpeza do Rio Paranapanema. É força bruta contra a poluição e delicadeza no trato com as levedurinhas, certinho, tão de parabéns! E numa homenagem ao mesmo rio, em 2021 lançaram a Paranapanema, uma Pilsen Premium.

Tem vaca, tem pasto, tem lenda, deus nórdico e uma homenagem do Anselmo aos cidadãos lituanos! Para entender a relação entre tudo isso, vem ouvir!

Links para mais informações:
– Melkenbier no Instagram: https://www.instagram.com/cervejariamelkenbier/
– Melkenbier no Facebook: https://www.facebook.com/cervejariamelkenbier

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Sustentabilidade e Turismo Rural: Melkenbier de Buri/SP – Beercast #456 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/sustentabilidade-e-turismo-rural-melkenbier-de-buri-sp-beercast-456/feed/ 0 No episódio desta semana a gente te convida a conhecer o Alberto e o Mario (o Coppini, antes que perguntem qual), da MelkenBier, e pais orgulhosos das Apiaí, Ara e Buri, respectivamente uma Witbeer, Session IPA e uma Kölsch – sim, No episódio desta semana a gente te convida a conhecer o Alberto e o Mario (o Coppini, antes que perguntem qual), da MelkenBier, e pais orgulhosos das Apiaí, Ara e Buri, respectivamente uma Witbeer, Session IPA e uma Kölsch – sim, um dos dos estilos preferidos da Ana Castilho e bom, não muito comum. Da linha sazonal veio a Hoppy Halloween, um dos melhores trocadalhos que eu já ouvimos, uma Pumpkin Ale idealizada para o Dia das Bruxas. Beercast Brasil 49:37 20679
Boa Cerveja-Feira #415… Holiday Saison http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-415-holiday-saison/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-415-holiday-saison/#respond Fri, 11 Feb 2022 03:45:43 +0000 http://beercast.com.br/?p=20666 É sempre interessante encontrar cervejarias novas e conhecer novas abordagens a respeito de estilos. A @cervejariamaltezo foi fundada em 2014 com produções praticamente caseiras, em 2019 a primeira fábrica foi inaugurada e em 2021 se reinventaram e colocaram no ar o slogan “Cerveja para todos os mundos” visando democratizar o acesso e o conhecimento a...

O post Boa Cerveja-Feira #415… Holiday Saison apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
É sempre interessante encontrar cervejarias novas e conhecer novas abordagens a respeito de estilos. A @cervejariamaltezo foi fundada em 2014 com produções praticamente caseiras, em 2019 a primeira fábrica foi inaugurada e em 2021 se reinventaram e colocaram no ar o slogan “Cerveja para todos os mundos” visando democratizar o acesso e o conhecimento a respeito de cervejas artesanais.


Holiday Saison

Holiday SaisonDados Técnicos:

Cerveja: Holiday Saison
Estilo: Saison
Teor: 8,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,25

 


Aparência: Cerveja dourada e opaca. Espuma branca e muito consistente, apresentando ótima formação e persistência.

Aroma: Aroma complexo, trazendo notas de torrefação e café, acompanhada por contas condimentadas e cítricas, suave presença de erva doce.

Paladar: Corpo médio alto e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos presença de notas de malte e mel, suave condimentado de erva doce e anis e final com presença cítrica.

Aftertaste: Presença de dulçor que remete a mel, leve cítrico e aquecimento fechando com um final seco e levemente adstringente.

Harmonização: Dada a agradável presença de notas cítricas e mel nesta saison minha sugestão é harmonizarmos com um risoto de queijo, que terá seus sabores pelas notas supracitadas.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #415… Holiday Saison apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-415-holiday-saison/feed/ 0 20666
A Aventura de importar cervejas da Bélgica, com Mauricio Bottoli da Meara – Beercast #455 http://beercast.com.br/programas/bate-papo-com-mauricio-bottoli-da-meara-importacao-beercast-455/ http://beercast.com.br/programas/bate-papo-com-mauricio-bottoli-da-meara-importacao-beercast-455/#respond Wed, 09 Feb 2022 03:00:29 +0000 http://beercast.com.br/?p=20664 Hoje o bate papo é com o Mauricio Bottoli, da Meara importação. Nada melhor do que trazer cervejas boas de todo o lugar para o Brasil, não?

O post A Aventura de importar cervejas da Bélgica, com Mauricio Bottoli da Meara – Beercast #455 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

O bate papo de hoje é com o Mauricio Bottoli, da Meara Importação e Nono Bier, onde ele fala sobre a aventura de importar cervejas da Bélgica e de outros países, e sobre os primórdios da cerveja especial importada no Brasil.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post A Aventura de importar cervejas da Bélgica, com Mauricio Bottoli da Meara – Beercast #455 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/bate-papo-com-mauricio-bottoli-da-meara-importacao-beercast-455/feed/ 0 Hoje o bate papo é com o Mauricio Bottoli, da Meara importação. Nada melhor do que trazer cervejas boas de todo o lugar para o Brasil, não? Hoje o bate papo é com o Mauricio Bottoli, da Meara importação. Nada melhor do que trazer cervejas boas de todo o lugar para o Brasil, não? Beercast Brasil 46:03 20664
Boa Cerveja-Feira #414… Sleep With the Peaches http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-414-sleep-with-the-peaches/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-414-sleep-with-the-peaches/#respond Fri, 04 Feb 2022 03:45:43 +0000 http://beercast.com.br/?p=20656 Todas as vezes que eu falo da linha finito eu elogio as parcerias entre as cervejarias, neste caso a @juancaloto e a @mafiosacervejaria se uniram para criar uma pastry sour. E se engana quem espera uma cerveja doce, esta sour mantem a acidez elevada e agrega notas frutadas intensas. Como todas as cervejas da @juancaloto...

O post Boa Cerveja-Feira #414… Sleep With the Peaches apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Todas as vezes que eu falo da linha finito eu elogio as parcerias entre as cervejarias, neste caso a @juancaloto e a @mafiosacervejaria se uniram para criar uma pastry sour. E se engana quem espera uma cerveja doce, esta sour mantem a acidez elevada e agrega notas frutadas intensas. Como todas as cervejas da @juancaloto está também acompanha toda a construção da fábula por detrás do nome da cerveja, vale a pena das uma olhada nas redes sociais das cervejaria para ler.


Sleep With the Peaches

Sleep With the PeachesDados Técnicos:

Cerveja: Sleep With the Peaches
Estilo: Pastry Sour
Teor: 9,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja em tom cobre, opaca e com espuma branca de boa formação, porem breve formação.

Aroma: Aroma frutado intenso, trazendo a presença de pêssego muito evidente. Em segundo plano leves notas ácidas que remetem a frutas vermelhas e amoras.

Paladar: Corpo médio alto e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma acidez elevada, trazendo percepção frutadas de amoras e um final frutado com percepção de pêssego e um suave amargor frutado.

Aftertaste: Temos notas frutadas ganhando destaque e a acidez fica no pano de fundo, a percepção de suculência de pêssego é ainda mais presente no aftertaste.

Harmonização: Como temos uma acidez elevada podemos propor uma harmonização com um prato tão intenso quanto. Minha sugestão é harmonizarmos com mousse de chocolate branco, iremos contrastar o dulçor com as notas ácidas e iremos agregar todas as notas de pêssegos e amoras ao sabor do chocolate branco que permite muito bem esta interação.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #414… Sleep With the Peaches apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-414-sleep-with-the-peaches/feed/ 0 20656
Assédio no Mundo da Cerveja e o Caso Mikkeller – Beercast #454 http://beercast.com.br/programas/assedio-no-mundo-da-cerveja-e-o-caso-mikkeller-beercast-454/ http://beercast.com.br/programas/assedio-no-mundo-da-cerveja-e-o-caso-mikkeller-beercast-454/#respond Wed, 02 Feb 2022 03:00:14 +0000 http://beercast.com.br/?p=20650 Que tal falar um pouco sobre o assédio no universo cervejeiro? Vamos falar também sobre o caso da Mikkeller.

O post Assédio no Mundo da Cerveja e o Caso Mikkeller – Beercast #454 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Que tal falar um pouco sobre o assédio no universo cervejeiro? Vamos falar também sobre o caso da Mikkeller.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Assédio no Mundo da Cerveja e o Caso Mikkeller – Beercast #454 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/assedio-no-mundo-da-cerveja-e-o-caso-mikkeller-beercast-454/feed/ 0 Que tal falar um pouco sobre o assédio no universo cervejeiro? Vamos falar também sobre o caso da Mikkeller. Que tal falar um pouco sobre o assédio no universo cervejeiro? Vamos falar também sobre o caso da Mikkeller. Beercast Brasil 48:42 20650
Boa Cerveja-Feira #413… Brewers Cut #8 http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-413-brewers-cut-8/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-413-brewers-cut-8/#respond Fri, 28 Jan 2022 03:45:03 +0000 http://beercast.com.br/?p=20642 Quando vemos uma cervejaria apresentar uma coleção especial, seja com garrafas numeradas ou uma sazonal de produção única esperamos que isso seja de fato uma experiência fora da curva. Felizmente a grande maioria das cervejarias que conheço aplica esta métrica e com a Brewer’s Cut não foi diferente, a @cervejariadadiva teve o cuidado no uso...

O post Boa Cerveja-Feira #413… Brewers Cut #8 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Quando vemos uma cervejaria apresentar uma coleção especial, seja com garrafas numeradas ou uma sazonal de produção única esperamos que isso seja de fato uma experiência fora da curva. Felizmente a grande maioria das cervejarias que conheço aplica esta métrica e com a Brewer’s Cut não foi diferente, a @cervejariadadiva teve o cuidado no uso das leveduras, adjuntos, tempo de guarda e na construção do conceito e entrega uma cerveja memorável.


Brewers Cut #8

Brewers Cut 8Dados Técnicos:

Cerveja: Brewers Cut #8
Estilo: Sour
Teor: 4,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: cerveja dourada e cristalina. Ótima formação de espuma, com longa duração.

Aroma: Percepção lática, levemente frutada e com toque selvagem. Em segundo plano encontramos notas de frutas vermelhas selvagens.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar somos apresentados a uma acidez médio alta, e notas frutadas de cranberry, mirtilo e morango. Em segundo plano encontramos um dulçor frutado.

Aftertaste: No aftertaste as notas frutadas são acompanhadas pelo dulçor e perfeitamente equilibradas pela acidez, encontramos ainda as notas selvagens ainda presentes trazendo leve funk.

Harmonização: Como temos notas frutadas e acidez muito presentes, mas equilibradas, minha sugestão é harmonizarmos com cheesecake de frutas vermelhas. Iremos contrastar o dulçor com a acidez e deixar as notas de frutas vermelhas ganharem destaque, e a carbonatação irá controlar a untuosidade da sobremesa.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #413… Brewers Cut #8 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-413-brewers-cut-8/feed/ 0 20642
Gilberto Tarantino da Cervejaria Tarantino e presidente da ABRACERVA – Beercast #453 http://beercast.com.br/programas/gilberto-tarantino-da-cervejaria-tarantino-e-presidente-da-abracerva-beercast-453/ http://beercast.com.br/programas/gilberto-tarantino-da-cervejaria-tarantino-e-presidente-da-abracerva-beercast-453/#respond Wed, 26 Jan 2022 13:05:37 +0000 http://beercast.com.br/?p=20635 Conversamos com o Gilberto "Giba" Tarantino, que é um dos sócios proprietários da bela Cervejaria Tarantino e o atual presidente da ABRACERVA, sobre os desafios e planos para 2022 na direção da ABRACERVA e como empresário.

O post Gilberto Tarantino da Cervejaria Tarantino e presidente da ABRACERVA – Beercast #453 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Conversamos com o Gilberto “Giba” Tarantino, que é um dos sócios proprietários da bela Cervejaria Tarantino e o atual presidente da ABRACERVA, sobre os desafios e planos para 2022 na direção da ABRACERVA e como empresário.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Gilberto Tarantino da Cervejaria Tarantino e presidente da ABRACERVA – Beercast #453 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/gilberto-tarantino-da-cervejaria-tarantino-e-presidente-da-abracerva-beercast-453/feed/ 0 Conversamos com o Gilberto "Giba" Tarantino, que é um dos sócios proprietários da bela Cervejaria Tarantino e o atual presidente da ABRACERVA, sobre os desafios e planos para 2022 na direção da ABRACERVA e como empresário. Conversamos com o Gilberto "Giba" Tarantino, que é um dos sócios proprietários da bela Cervejaria Tarantino e o atual presidente da ABRACERVA, sobre os desafios e planos para 2022 na direção da ABRACERVA e como empresário. Beercast Brasil 1:00:03 20635
Boa Cerveja-Feira #412… Hoppy Breakfast 3 http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-412-hoppy-breakfast-3/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-412-hoppy-breakfast-3/#respond Fri, 21 Jan 2022 03:45:20 +0000 http://beercast.com.br/?p=20623 Esta semana me vi envolvido em algumas conversas a respeito de uso de adjunto na cerveja, e muita gente ainda é levada a crer que a lei da pureza alemã ainda é uma regra de ouro, ignorando toda a escola belga e o uso de adjuntos. A Hoppy Breakfast 3 usa 70% de aveia em...

O post Boa Cerveja-Feira #412… Hoppy Breakfast 3 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta semana me vi envolvido em algumas conversas a respeito de uso de adjunto na cerveja, e muita gente ainda é levada a crer que a lei da pureza alemã ainda é uma regra de ouro, ignorando toda a escola belga e o uso de adjuntos. A Hoppy Breakfast 3 usa 70% de aveia em sua composição comprovando que adjuntos podem ser muito bem-vindos a uma cerveja. É sempre bom lembrar, ou pesquisar, que a lei da pureza alemã tem mais de 500 anos e seu contexto era muito mais político e econômico do que meramente uma receita de cerveja.


Hoppy Breakfast 3

Hoppy Breakfast 3Dados Técnicos:

Cerveja: Hoppy Breakfast 3
Estilo: Imperial IPA
Teor: 8,4%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja amarelo palha, completamente opaca. Espuma branca, com boa formação e longa duração, mantem uma fina camada de espuma mesmo após alguns minutos.

Aroma: Aroma com notas cítricas e frutadas que remetem a limão, pêssego e jambo. Em segundo plano suaves notas de malte e uma leve presença herbal.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação com forte percepção aveludada. Enquanto que no paladar temos notas cítricas em destaque, trazendo limão e grapefruit, juntamente com um leve frutado de pêssego. Em segundo plano a presença de malte e um leve amargor cítrico.

Aftertaste: Aftertaste suculento, com notas cítricas e amargor mediano. Encontramos ainda um leve aquecimento alcoólico ao final seguido de leve adstringência.

Harmonização: A Hoppy Breakfast apresenta diversas características que podem ser trabalhadas na harmonização, mas irei optar pelo uso do lúpulo Lemondrop. Minha sugestão é harmonizarmos com pintado ao molho de camarões, este peixe tem sabor intenso e não será apagado pela cerveja e as notas cítricas irão realçar o sabor tanto do peixe quanto dos camarões.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #412… Hoppy Breakfast 3 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-412-hoppy-breakfast-3/feed/ 0 20623
A Máquina do Tempo com Fabiana e Flávio – Beercast #452 http://beercast.com.br/programas/a-maquina-do-tempo-com-fabiana-e-flavio-beercast-452/ http://beercast.com.br/programas/a-maquina-do-tempo-com-fabiana-e-flavio-beercast-452/#respond Wed, 19 Jan 2022 03:00:49 +0000 http://beercast.com.br/?p=20629 A conversa hoje foi com os simpaticíssimos Fabiana e Flavio, da Cervejaria A Maquina do Tempo. Vamos pegar nosso DeLorean e passear pela história com eles?

O post A Máquina do Tempo com Fabiana e Flávio – Beercast #452 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

A conversa hoje foi com os simpaticíssimos Fabiana e Flavio, da Cervejaria A Maquina do Tempo. Vamos pegar nosso DeLorean e passear pela história com eles?

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post A Máquina do Tempo com Fabiana e Flávio – Beercast #452 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/a-maquina-do-tempo-com-fabiana-e-flavio-beercast-452/feed/ 0 A conversa hoje foi com os simpaticíssimos Fabiana e Flavio, da Cervejaria A Maquina do Tempo. Vamos pegar nosso DeLorean e passear pela história com eles? A conversa hoje foi com os simpaticíssimos Fabiana e Flavio, da Cervejaria A Maquina do Tempo. Vamos pegar nosso DeLorean e passear pela história com eles? Beercast Brasil 56:37 20629
Boa Cerveja-Feira #411.. Ybyra Una http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-411-ybyra-una/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-411-ybyra-una/#respond Fri, 14 Jan 2022 03:45:32 +0000 http://beercast.com.br/?p=20618 A Ybyra Una entrega uma experiência completamente inesperada para uma Imperial Porter. Ao ver os 10% de álcool você imagina uma cerveja densa e marcada pelas notas de café e chocolate, mas novamente a @zalazbrasil surpreende ao usar a microflora selvagem da fazenda na fermentação e confirma a informação presente no rótulo da cerveja, que...

O post Boa Cerveja-Feira #411.. Ybyra Una apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A Ybyra Una entrega uma experiência completamente inesperada para uma Imperial Porter. Ao ver os 10% de álcool você imagina uma cerveja densa e marcada pelas notas de café e chocolate, mas novamente a @zalazbrasil surpreende ao usar a microflora selvagem da fazenda na fermentação e confirma a informação presente no rótulo da cerveja, que avisa que esta é uma experiência para ser apreciada pausadamente.


Ybyra Una

Ybyra UnaDados Técnicos:

Cerveja: Ybyra Una
Estilo: Imperial Porter
Teor: 10,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja preta, fechada e com espuma bege com boa formação, porem baixa duração.

Aroma: A cerveja apresenta notas alcoólicas bastante presentes, que remetem a licor de cassis, notas levemente defumadas, fumaça e madeira. Em segundo plano encontramos as notas de tosta, café e um leve funk.

Paladar: Corpo médio e baixa carbonatação. Enquanto que o paladar surpreende por apresentar notas acéticas em primeiro plano, acompanhadas por percepção de madeira, suave defumado, frutas secas e percepção de tosta.

Aftertaste: o aftertaste é breve e intenso, apresentando a percepção acética e madeira e com aquecimento alcoolico, fechando seca e limpa.

Harmonização: A Ybyra Una traz notas inesperadas para uma Imperial Porter, a percepção acética protagoniza toda a experiência. Por conta destas notas minha sugestão é harmonizarmos com um parfait de chocolate com crisp de bacon. Vamos contrastar o dulçor do parfair com a acidez da cerveja e salientar as notas defumadas e de madeira.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #411.. Ybyra Una apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-411-ybyra-una/feed/ 0 20618
Copos Stanley – Beercast #451 http://beercast.com.br/programas/copos-stanley-beercast-451/ http://beercast.com.br/programas/copos-stanley-beercast-451/#comments Wed, 12 Jan 2022 03:00:21 +0000 http://beercast.com.br/?p=20615 Copo Stanley funciona mesmo ou é frescura de cervejeiro e cervejeira faria limer? Vamos conversar sobre isso no episódio de hoje.

O post Copos Stanley – Beercast #451 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Copo Stanley funciona mesmo ou é frescura de cervejeiro e cervejeira faria limer? Vamos conversar sobre isso no episódio de hoje.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Copos Stanley – Beercast #451 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/copos-stanley-beercast-451/feed/ 1 Copo Stanley funciona mesmo ou é frescura de cervejeiro e cervejeira faria limer? Vamos conversar sobre isso no episódio de hoje. Copo Stanley funciona mesmo ou é frescura de cervejeiro e cervejeira faria limer? Vamos conversar sobre isso no episódio de hoje. Beercast Brasil 47:03 20615