Beercast Brasil https://beercast.com.br/ Um podcast onde Cerveja é o tema principal. Toda Quarta-Feira! Wed, 29 May 2024 06:34:51 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.5.3 https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2017/06/logo_bc_500x500-150x150.jpg Beercast Brasil https://beercast.com.br/ 32 32 Um podcast semanal onde cerveja é o tema principal, degustamos as melhores e piores cervejas do mundo, contamos o que achamos e damos boas risadas. <br /> <br /> Se você adora cervejas e quer estar por dentro deste mundo, o convidamos a ouvir nossos programas. Beercast Brasil false episodic Beercast Brasil contato@beercast.com.br podcast BeerCast Brasil Beercast Brasil http://beercast.com.br/wp-content/uploads/2020/02/logo_beercast_1400x1400.png https://beercast.com.br TV-MA São Paulo, SP São Paulo, SP Weekly 178092575 Brass com Luis Capote e Omar Sabbag – Beercast #575 https://beercast.com.br/programas/brass-com-luis-capote-e-omar-sabbag-beercast-575/ https://beercast.com.br/programas/brass-com-luis-capote-e-omar-sabbag-beercast-575/#respond Wed, 29 May 2024 14:00:16 +0000 https://beercast.com.br/?p=22031 No episódio de hoje, tivemos uma conversa super bacana com Luis Capote e Omar Sabbag, vem ouvir!

O post Brass com Luis Capote e Omar Sabbag – Beercast #575 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje, tivemos uma conversa super bacana com
Luis Capote e Omar Sabbag, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Brass com Luis Capote e Omar Sabbag – Beercast #575 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/brass-com-luis-capote-e-omar-sabbag-beercast-575/feed/ 0 No episódio de hoje, tivemos uma conversa super bacana com Luis Capote e Omar Sabbag, vem ouvir! No episódio de hoje, tivemos uma conversa super bacana com Luis Capote e Omar Sabbag, vem ouvir! Beercast Brasil full false 59:48 22031
Boa Cerveja-Feira #532… 8.6 Original https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-532-8-6-original/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-532-8-6-original/#respond Fri, 24 May 2024 03:45:51 +0000 https://beercast.com.br/?p=22020 O interessante de buscar as informações sobre a cerveja e sobre a cervejaria é justamente os detalhes que não vemos logo de cara. A Royal Swinkels é uma cervejaria independente a mais de 300 anos, mas isso não significa que seja pequena, abaixo deste guarda chuva temos diversas cervejarias e duas maltarias. Dentre as cervejarias...

O post Boa Cerveja-Feira #532… 8.6 Original apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
O interessante de buscar as informações sobre a cerveja e sobre a cervejaria é justamente os detalhes que não vemos logo de cara. A Royal Swinkels é uma cervejaria independente a mais de 300 anos, mas isso não significa que seja pequena, abaixo deste guarda chuva temos diversas cervejarias e duas maltarias. Dentre as cervejarias que fazem parte do grupo temos a De Molen e a Rodenbach que são relativamente conhecidas, mas me surpreendeu eles terem criados cervejarias em Cuba (Cervecería Cubana) e Etiópia (Habesha) distantes dos Países Baixos, mas que indica a busca de novos mercados pela cervejaria.


8.6 Original

Dados Técnicos:

8.6 OriginalCerveja: 8.6 Original
Cervejaria:Royal Swinkels
Estilo
: Strong Lager
Teor: 8,6%
País de origem: Países Baixos
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,00

 


Aparência: Cerveja em tom dourado intenso e brilhante. Espuma branca de ótima formação e persistência.

Aroma: Notas de frutas amarelas que remetem a damasco e pêssego. Em segundo plano encontramos leve presença de especiarias em uma base com malte bastante presente e leve presença alcoólica.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas frutadas discretas e uma presença marcante de malte, grãos e pão doce sendo acompanhados por um aquecimento.

Aftertaste: No aftertaste temos o aquecimento bastante perceptível e o álcool residual presente no paladar acompanhando por notas frutadas discretas e leve presença de especiarias.

Harmonização: A cerveja apresenta um perfil intenso e bastante objetivo. Minha sugestão é harmonizarmos com fondue de queijo, vamos usar a graduação alcoólica da cerveja para limpar a untuosidade natural do fondue e agregar as notas frutadas e especiarias aos sabores dos queijos.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #532… 8.6 Original apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-532-8-6-original/feed/ 0 22020
Cervejaria Los Santos e a Cerveja Nameless – Beercast #574 https://beercast.com.br/programas/cervejaria-los-santos-e-a-cerveja-nameless-beercast-574/ https://beercast.com.br/programas/cervejaria-los-santos-e-a-cerveja-nameless-beercast-574/#respond Wed, 22 May 2024 23:12:58 +0000 https://beercast.com.br/?p=22014 No episódio de hoje, tivemos uma conversa super bacana com Marcel Santos, dono da cervejaria Los Santos, vem ouvir!

O post Cervejaria Los Santos e a Cerveja Nameless – Beercast #574 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje, tivemos uma conversa super bacana com
Marcel Santos, dono da cervejaria Los Santos, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cervejaria Los Santos e a Cerveja Nameless – Beercast #574 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/cervejaria-los-santos-e-a-cerveja-nameless-beercast-574/feed/ 0 No episódio de hoje, tivemos uma conversa super bacana com Marcel Santos, dono da cervejaria Los Santos, vem ouvir! No episódio de hoje, tivemos uma conversa super bacana com Marcel Santos, dono da cervejaria Los Santos, vem ouvir! Beercast Brasil full false 52:01 22014
Boa Cerveja-Feira #531… Black Anthrax Mexican https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-531-black-anthrax-mexican/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-531-black-anthrax-mexican/#respond Fri, 17 May 2024 03:45:40 +0000 https://beercast.com.br/?p=22009 A cervejaria Quatro Graus tem a Black Anthrax em seu portifólio a tempos e quando se tem uma receita de uma RIS como esta é realmente difícil abrir mão. Mas não abrir mão não é sinônimo de não inovar, no decorrer dos anos a cervejaria produziu a receita base e sempre trouxe variações que pudessem...

O post Boa Cerveja-Feira #531… Black Anthrax Mexican apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A cervejaria Quatro Graus tem a Black Anthrax em seu portifólio a tempos e quando se tem uma receita de uma RIS como esta é realmente difícil abrir mão. Mas não abrir mão não é sinônimo de não inovar, no decorrer dos anos a cervejaria produziu a receita base e sempre trouxe variações que pudessem trazer novas experiências aos consumidores. A rótulo que irei trazer é uma das novidades que a cervejaria trouxe em 2023 trazendo adição de cacau, pimenta e canela, eu particularmente fiquei atraído pela curiosidade de como a pimenta irá se comportar em uma cerveja tão alcoólica.


Black Anthrax Mexican

Black Anthrax MexicanDados Técnicos:

Cerveja: Black Anthrax Mexican
Cervejaria: Quatro Graus / Dádiva
Estilo
: Russian Imperial Stout
Teor: 15,9%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml
Nota: 4,50


Aparência: cerveja completamente preta e fechada. Espuma em tom marrom claro e com formação discreta, baixa e breve.

Aroma: No aroma encontramos a presença de notas de cacau em primeiro plano, acompanhada por café e torrefação. Em segundo plano encontramos a presença de especiarias, canela e suave baunilha.

Paladar: Corpo alto, baixa carbonatação e sensação sedosa. Enquanto que no paladar temos as notas de cacau e café como protagonistas trazendo intensidade e equilíbrio, já em segundo plano encontramos especiarias e canela e uma suave presença de madeira.

Aftertaste: O aftertaste é o palco da pimenta, que começa discreta acompanhando as notas de cacau até que todas as demais notas evanescem e resta somente uma sensação de picância persistente que abre espaço para o próximo gole.

Harmonização: As notas de pimenta ao final são um toque impossível de ignorar quando pensamos em uma harmonização. Minha sugestão é polenta com ossobuco, temos uma carne intensa e gordurosa que terá todo seu sabor impulsionado pelas notas da cerveja, sua untuosidade limpa pela intensidade alcoólica e as notas de pimenta fechando a experiência degustativa.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #531… Black Anthrax Mexican apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-531-black-anthrax-mexican/feed/ 0 22009
O Melhor Evento Que Une Ciência e Cerveja – Beercast #573 https://beercast.com.br/programas/o-melhor-evento-que-une-ciencia-e-cerveja-beercast-573/ https://beercast.com.br/programas/o-melhor-evento-que-une-ciencia-e-cerveja-beercast-573/#respond Tue, 14 May 2024 02:36:56 +0000 https://beercast.com.br/?p=22003 No episódio de hoje, tivemos uma conversa super bacana com Luis Almeida, vem ouvir!

O post O Melhor Evento Que Une Ciência e Cerveja – Beercast #573 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje, tivemos uma conversa
super bacana com Luis Almeida, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post O Melhor Evento Que Une Ciência e Cerveja – Beercast #573 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/o-melhor-evento-que-une-ciencia-e-cerveja-beercast-573/feed/ 0 No episódio de hoje, tivemos uma conversa super bacana com Luis Almeida, vem ouvir! No episódio de hoje, tivemos uma conversa super bacana com Luis Almeida, vem ouvir! Beercast Brasil full false 38:33 22003
Boa Cerveja-Feira #530… Viúva da Manhã 2022 https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-530-viuva-da-manha-2022/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-530-viuva-da-manha-2022/#respond Fri, 10 May 2024 03:45:06 +0000 https://beercast.com.br/?p=21998 Desde a primeira safra desta cerveja temos a adição do café que é colhido na fazendo e por isso mesmo a produção deste rótulo sempre ocorre no período da colheita de café e aliado a isso temos a adição de alguns lúpulos como o Sabro, El Dorado e Eukanot para trazer os aromas e amargor...

O post Boa Cerveja-Feira #530… Viúva da Manhã 2022 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Desde a primeira safra desta cerveja temos a adição do café que é colhido na fazendo e por isso mesmo a produção deste rótulo sempre ocorre no período da colheita de café e aliado a isso temos a adição de alguns lúpulos como o Sabro, El Dorado e Eukanot para trazer os aromas e amargor esperados de uma IPA. Outro ponto interessante que temos é o rótulo, uma belíssima arte representando uma espécie de gerânio conhecida por Viúva da Manhã, que dá o nome a esta cerveja.


Viúva da Manhã 2022

Viúva da Manhã 2022Dados Técnicos:

Cerveja: Viúva da Manhã 2022
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: Black IPA
Teor: 7,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75


Aparência: cerveja preta com leves nuances castanhos, completamente opaca. Espuma com tom bege claro de boa formação e média duração.

Aroma: No aroma temos notas de café, percepção herbal fresca e tosta. Em segundo plano temos pão preto e leve presença de caramelo.

Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Enquanto que no paladar temos notas de café acompanhadas por um leve cítrico que remete a tangerina e logo encontramos um amargor pautado por notas de tosta e herbal. Em segundo plano suave presença de caramelo e grãos tostados.

Aftertaste: O aftertaste apresenta um bom equilíbrio entre a percepção de café e as notas cítricas de tangerina e maracujá, fechando com um amargor suave e equilibrado que persiste no palato.

Harmonização: Neste rótulo temos tanto a presença das notas de tosta quanto as características de uma IPA dando versatilidade a escolha de harmonizações. Minha sugestão é trazermos um pernil desfiado com queijo coalho, onde iremos agregar tanto as notas cítricas quanto a tosta e o café ao sabor da carne de porco.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #530… Viúva da Manhã 2022 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-530-viuva-da-manha-2022/feed/ 0 21998
Discos da Ana Parte 3 – Beercast #572 https://beercast.com.br/programas/discos-da-ana-parte-3-beercast-572/ https://beercast.com.br/programas/discos-da-ana-parte-3-beercast-572/#respond Wed, 08 May 2024 03:00:38 +0000 https://beercast.com.br/?p=21991 No episódio de hoje, o assunto foi novamente os discos da Ana esse episódio está cheio de nostalgia, música e cerveja, vem ouvir!

O post Discos da Ana Parte 3 – Beercast #572 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje, o assunto foi novamente os discos da Ana
esse episódio está cheio de nostalgia, música e cerveja, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Discos da Ana Parte 3 – Beercast #572 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/discos-da-ana-parte-3-beercast-572/feed/ 0 No episódio de hoje, o assunto foi novamente os discos da Ana esse episódio está cheio de nostalgia, música e cerveja, vem ouvir! No episódio de hoje, o assunto foi novamente os discos da Ana esse episódio está cheio de nostalgia, música e cerveja, vem ouvir! Beercast Brasil full false 50:39 21991
Boa Cerveja-Feira #529… Erdinger Brauhaus Helles https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-529-erdinger-brauhaus-helles/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-529-erdinger-brauhaus-helles/#respond Fri, 03 May 2024 03:45:57 +0000 https://beercast.com.br/?p=21986 Bebendo a Erdinger Helles comecei a pensar nas cervejas de entrada que fui apresentado quando comecei a beber, as clássicas Weiss e no meu caso a Erdinger. Era muito comum começar com uma cerveja Weiss principalmente por conta da proximidade das pilsen e observando as pessoas em bares e cervejarias hoje em dia eu vejo...

O post Boa Cerveja-Feira #529… Erdinger Brauhaus Helles apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Bebendo a Erdinger Helles comecei a pensar nas cervejas de entrada que fui apresentado quando comecei a beber, as clássicas Weiss e no meu caso a Erdinger. Era muito comum começar com uma cerveja Weiss principalmente por conta da proximidade das pilsen e observando as pessoas em bares e cervejarias hoje em dia eu vejo esta pratica de cervejas de entrada mudou, agora temos uma presença muito mais pujante de APA e Catharina Sour sendo apresentadas como cervejas de entrada e elas tem funcionado tão bem quanto as Weiss do meu tempo. Pensando ainda na dinâmica das micro cervejarias, produzir APA ou Sour é muito mais simples do que uma Weiss.


Erdinger Brauhaus Helles

Erdinger Brauhaus HellesDados Técnicos:

Cerveja: Erdinger Brauhaus Helles
Cervejaria: Erdinger Weissbräu
Estilo
: Helles
Teor: 5,1%
País de origem: Alemanha
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Aparência: Líquido dourado, completamente cristalino e brilhante. Espuma branca, densa, com bolhas pequenas e uniformes com ótima duração.

Aroma: Aroma com toque de cereais, floral e grãos. Em segundo plano encontramos ainda um toque de mel e biscoitos.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos as mesmas notas florais e de careais presentes no aroma. Em segundo plano temos notas de pão, biscoitos e um leve toque de condimento.

Aftertaste: O aftertaste traz notas delicadas de floral, mel e biscoitos. O final é seco e com toque persistente de casca de pão.

Harmonização: Neste rótulo temos notas delicadas e devemos pensar em um prato com a mesma potência. Minha sugestão é um brie ao forno com tomates confitados acompanhado com torradas, iremos trazer as notas do queijo e o umami do tomate para realçar as notas florais e de cereais.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #529… Erdinger Brauhaus Helles apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-529-erdinger-brauhaus-helles/feed/ 0 21986
Giovanni Tonello Correndo e Tomando Cerveja – Beercast #571 https://beercast.com.br/programas/giovanni-tonello-correndo-e-tomando-cerveja-beercast-571/ https://beercast.com.br/programas/giovanni-tonello-correndo-e-tomando-cerveja-beercast-571/#respond Wed, 01 May 2024 06:00:04 +0000 https://beercast.com.br/?p=21979 No episódio de hoje, Giovanni Tonello nos conta sobre seu amor por cervejas, corridas e como isso se complementa, vem ouvir!

O post Giovanni Tonello Correndo e Tomando Cerveja – Beercast #571 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje, Giovanni Tonello nos conta sobre seu amor por
cervejas, corridas e como isso se complementa, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Giovanni Tonello Correndo e Tomando Cerveja – Beercast #571 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/giovanni-tonello-correndo-e-tomando-cerveja-beercast-571/feed/ 0 No episódio de hoje, Giovanni Tonello nos conta sobre seu amor por cervejas, corridas e como isso se complementa, vem ouvir! No episódio de hoje, Giovanni Tonello nos conta sobre seu amor por cervejas, corridas e como isso se complementa, vem ouvir! Beercast Brasil full false 58:05 21979
Boa Cerveja-Feira #528… Duvel 666 https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-528-duvel-666/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-528-duvel-666/#respond Fri, 26 Apr 2024 10:00:18 +0000 https://beercast.com.br/?p=21972 Uma das grandes marcas da escola belga é a versatilidade de suas cervejas, isso permite que você use alguns estilos em diversos tipos de harmonização. Eu particularmente tenho uma predileção pelas Saisons e Belgian Blonds justamente por isso, elas trazem notas sensoriais que podem ser usadas de diversas formas, com diversos preparos. Hoje em especial...

O post Boa Cerveja-Feira #528… Duvel 666 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Uma das grandes marcas da escola belga é a versatilidade de suas cervejas, isso permite que você use alguns estilos em diversos tipos de harmonização. Eu particularmente tenho uma predileção pelas Saisons e Belgian Blonds justamente por isso, elas trazem notas sensoriais que podem ser usadas de diversas formas, com diversos preparos. Hoje em especial iremos buscar apontar os holofotes para as notas condimentadas e de especiarias, mas sem deixar de aproveitar o agradável frutado da cerveja.


Duvel 666

Duvel 666Dados Técnicos:

Cerveja: Duvel 666
Cervejaria: Duvel Moortgat
Estilo
: Belgian Blond
Teor: 6,66%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja dourada, cristalina e brilhante. A espuma branca e abundante apresenta ótima formação e persistência.

Aroma: No aroma os ésteres frutais ocupam o primeiro plano, trazendo notas de laranja, leve presença de frutas amarelas de caroço, leve floral e em segundo plano um toque de especiarias.

Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Enquanto que no paladar as notas frutadas de laranja são ainda mais presentes, acompanhadas por notas pimenta branca e uma leve presença de anis. Em segundo plano suave presença de casca de pão

Aftertaste: O aftertaste mantem as notas condimentadas de forma bastante suave e persistente.

Harmonização: Para a harmonização iremos trazer uma bruschetta com pesto, muzzarella de búfala e compota de tomates secos. A proposta será agregar as notas frutadas de laranja ao queijo enquanto salientamos o pesto e a compota com as notas condimentadas.

Bruschetta

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #528… Duvel 666 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-528-duvel-666/feed/ 0 21972
Discos Da Ana – Beercast #570 https://beercast.com.br/programas/discos-da-ana-beercast-570/ https://beercast.com.br/programas/discos-da-ana-beercast-570/#respond Wed, 24 Apr 2024 03:05:25 +0000 https://beercast.com.br/?p=21966 No episódio de hoje o tema foi os discos de vinil da Ana Castilho, mas claro que com muita cerveja!! vem ouvir!

O post Discos Da Ana – Beercast #570 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje o tema foi os discos de vinil
da Ana Castilho, mas claro que com muita cerveja!! vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Discos Da Ana – Beercast #570 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/discos-da-ana-beercast-570/feed/ 0 No episódio de hoje o tema foi os discos de vinil da Ana Castilho, mas claro que com muita cerveja!! vem ouvir! No episódio de hoje o tema foi os discos de vinil da Ana Castilho, mas claro que com muita cerveja!! vem ouvir! Beercast Brasil full false 39:47 21966
Boa Cerveja-Feira #527… Denabro https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-527-denabro/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-527-denabro/#respond Fri, 19 Apr 2024 03:45:01 +0000 https://beercast.com.br/?p=21963 Uma, dentre várias, características da cerveja que sempre me surpreende é a capacidade de se extrair novas características de sua matéria prima. Vemos hoje um extenso trabalho sobre levedura que já apresenta uma gama de nuances que irão afetar o sensorial da cerveja, o malte é tostado, torrado, defumado desde séculos atrás trazendo características distintas...

O post Boa Cerveja-Feira #527… Denabro apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Uma, dentre várias, características da cerveja que sempre me surpreende é a capacidade de se extrair novas características de sua matéria prima. Vemos hoje um extenso trabalho sobre levedura que já apresenta uma gama de nuances que irão afetar o sensorial da cerveja, o malte é tostado, torrado, defumado desde séculos atrás trazendo características distintas ou sendo substituído por milho, aveia, sorgo ou trigo. O lúpulo agrega em variedades e cepas muito distintas e aparentemente este é um campo extremamente vasto para desenvolvimento e aqui vemos novamente um lúpulo agregando notas muito específicas e fora do esperado.


Denabro

DenabroDados Técnicos:

Cerveja: Denabro
Cervejaria: Everbrew
Estilo
: New England IPA
Teor: 7,3%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00


Aparência: Cerveja em tom amarelo claro, completamente opaca. Espuma branca de ótima formação, com bolhas pequenas e uniformes, ótima duração.

Aroma: No aroma temos um perfil mais delicado que o esperado, trazendo notas de coco, lichia e ameixa fresca. Em segundo plano notas cítricas que remetem a laranja bahia e lima com uma suave presença de pêssego.

Paladar: Corpo e carbonatação médios. Enquanto que no paladar temos notas frutadas trazendo frutas amarelas e de caroço juntamente com uma percepção cítrica e um amargor frutado que remete a casca de laranja que cresce rapidamente. Em segundo plano uma suave presença de grãos e caramelo.

Aftertaste: No aftertaste o amargor ganha ainda mais destaque sendo pautado por notas de casca de laranja e limão com uma suave presença frutada de lichia e pêssego fazendo o pano de fundo.

Harmonização: Com base no perfil frutado e amargor bem inserido minha sugestão para este rótulo é harmonizarmos com uma bruschetta de tomates grape confitados e azeite. Vamos agregar o dulçor e o umami do tomate a esta composição realçando mais as notas frutadas.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #527… Denabro apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-527-denabro/feed/ 0 21963
Marcos Braga e a Vida de Mestre Cervejeiro – Beercast #569 https://beercast.com.br/programas/marcos-braga-e-a-vida-de-mestre-cervejeiro-beercast-569/ https://beercast.com.br/programas/marcos-braga-e-a-vida-de-mestre-cervejeiro-beercast-569/#respond Wed, 17 Apr 2024 10:19:57 +0000 https://beercast.com.br/?p=21957 No episódio de hoje Marcos Braga nos contou um pouco sobre sua experiência no mundo da cerveja, vem ouvir!

O post Marcos Braga e a Vida de Mestre Cervejeiro – Beercast #569 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje Marcos Braga nos contou um
pouco sobre sua experiência no mundo da cerveja, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Marcos Braga e a Vida de Mestre Cervejeiro – Beercast #569 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/marcos-braga-e-a-vida-de-mestre-cervejeiro-beercast-569/feed/ 0 No episódio de hoje Marcos Braga nos contou um pouco sobre sua experiência no mundo da cerveja, vem ouvir! No episódio de hoje Marcos Braga nos contou um pouco sobre sua experiência no mundo da cerveja, vem ouvir! Beercast Brasil full false 59:14 21957
Boa Cerveja-Feira #526… 8.6 IPL https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-526-8-6-ipl/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-526-8-6-ipl/#respond Fri, 12 Apr 2024 09:00:46 +0000 https://beercast.com.br/?p=21952 Devo ter comentado em colunas anteriores que um dos insumos com menor investimento em marketing no mundo das cervejas é a levedura, no caso da cerveja que iremos provar é um dos casos onde usamos uma alteração na fermentação para ajustar a produção do estilo. Apesar disto temos tido cada vez mais iniciativas em trazer...

O post Boa Cerveja-Feira #526… 8.6 IPL apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Devo ter comentado em colunas anteriores que um dos insumos com menor investimento em marketing no mundo das cervejas é a levedura, no caso da cerveja que iremos provar é um dos casos onde usamos uma alteração na fermentação para ajustar a produção do estilo. Apesar disto temos tido cada vez mais iniciativas em trazer a levedura em pé de igualdade com os demais insumos, como por exemplo o projeto manipueira que gerou uma base de estudo considerável a respeito de leveduras retiradas da mandioca de diversos locais do Brasil.


8.6 IPL

8.6 IPLDados Técnicos:

Cerveja: 8.6 IPL
Cervejaria: Royal Swinkels
Estilo
: India Pale Lager
Teor: 7,0%
País de origem: Países Baixos
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,50


Aparência: Cerveja em tom dourado claro, cristalina e brilhante. Espuma branca de ótima de formação com média formação.

Aroma: Aroma com notas levemente cítricas que remetem a lima, grapefruit e nectarina acompanhada com notas de casca de pão e cereais. Em segundo plano uma suave nota de fermento.

Paladar: Corpo médio baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos notas refrescantes de lima e limão da pérsia acompanhadas por notas mais discretas de pão fresco. Em segundo plano um amargor leve com notas cítricas e herbais.

Aftertaste: No aftertaste temos a persistência das notas cítricas e o amargor ganhando o primeiro plano de forma equilibrada e agradável. O final se mostra seco com notas herbais e persistência do amargor

Harmonização: Para a harmonização minha sugestão é trazendo um lanche de rosbife com picles e queijo suíço. As notas cítricas irão salientar a carne enquanto o suave herbal irá trabalhar em conjunto com o sabor dos picles.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #526… 8.6 IPL apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-526-8-6-ipl/feed/ 0 21952
A Cerveja Explica! – Beercast #568 https://beercast.com.br/programas/a-cerveja-explica-beercast-568/ https://beercast.com.br/programas/a-cerveja-explica-beercast-568/#respond Wed, 10 Apr 2024 03:00:54 +0000 https://beercast.com.br/?p=21948 No episódio de hoje a Cilene Saorin e a Bruna Lessa nos contam sobre o novo projeto "A Cerveja Explica", vem ouvir!

O post A Cerveja Explica! – Beercast #568 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje a Cilene Saorin e a Bruna Lessa nos contam
sobre o novo projeto “A Cerveja Explica”, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post A Cerveja Explica! – Beercast #568 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/a-cerveja-explica-beercast-568/feed/ 0 No episódio de hoje a Cilene Saorin e a Bruna Lessa nos contam sobre o novo projeto "A Cerveja Explica", vem ouvir! No episódio de hoje a Cilene Saorin e a Bruna Lessa nos contam sobre o novo projeto "A Cerveja Explica", vem ouvir! Beercast Brasil full false 54:42 21948
Boa Cerveja-Feira #525… Ghost Ship Alcohol Free https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-525-ghost-ship-alcohol-free/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-525-ghost-ship-alcohol-free/#respond Fri, 05 Apr 2024 08:00:32 +0000 https://beercast.com.br/?p=21943 Existem estilos que bebemos por serem nossos prediletos, outros por serem curiosos e temos até mesmo os casos onde bebemos estilos que não nos agradam, mas ainda assim são importantes para construção de repertório sensorial. Mas talvez sejam as cervejas sem álcool que ocupam o ‘estilo’ onde a maioria opta por beber por que é...

O post Boa Cerveja-Feira #525… Ghost Ship Alcohol Free apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Existem estilos que bebemos por serem nossos prediletos, outros por serem curiosos e temos até mesmo os casos onde bebemos estilos que não nos agradam, mas ainda assim são importantes para construção de repertório sensorial. Mas talvez sejam as cervejas sem álcool que ocupam o ‘estilo’ onde a maioria opta por beber por que é “obrigado” (com aspas bem grandes, por que ninguém é obrigado a beber). Ainda assim não podemos deixar de pensar nos métodos e tecnologias que foram desenvolvidas com o passar do tempo para produzir cervejas sem álcool, mas ainda com sabor, aroma, carbonatação e todo o resto tal qual qualquer outra cerveja.


Ghost Ship Alcohol Free

Ghost Ship Alcohol FreeDados Técnicos:

Cerveja: Ghost Ship Alcohol Free
Cervejaria: Adnams
Estilo
: Pale Ale
Teor: 0,5%
País de origem: Inglaterra
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,0


Aparência: Cerveja em tom dourado escuro, brilhante com discreta turbidez. Espuma de boa formação, mas breve.

Aroma: O aroma traz notas de grãos, casca de pão e um leve toque de fermento, logo seguido pelas notas cítricas mais discretas de lúpulo e uma presença levemente terrosa.

Paladar: Tanto corpo quanto carbonatação bastante baixos. Enquanto que no paladar um leve amargor que pende para notas terrosas, com a presença cítrica agora em segundo plano. Ainda encontramos notas de casca de pão e fermento.

Aftertaste: o residual de fermento ganha ainda mais espaço no aftertaste, deixando o cítrico e a leveza inicial da cerveja para trás. Um leve amargor persiste no paladar trazendo um leve medicinal.

Harmonização: Este exemplar tem notas muito discretas e devemos pensar em algo que permita trazer as melhores notas da cerveja para o palco. Minha sugestão é uma salada de folhas verdes, radicchio e tilápia grelhada, nesta proposta vamos usar as notas cítricas salientarem o sabor do peixe enquanto que o amargor do radicchio irá apagar o retrogosto amargo da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #525… Ghost Ship Alcohol Free apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-525-ghost-ship-alcohol-free/feed/ 0 21943
Las Tresloucadas Aventuras De Los Hermanos Juan & Caloto – Beercast #567 https://beercast.com.br/programas/las-tresloucadas-aventuras-de-los-hermanos-juan-caloto-beercast-567/ https://beercast.com.br/programas/las-tresloucadas-aventuras-de-los-hermanos-juan-caloto-beercast-567/#respond Wed, 03 Apr 2024 03:00:47 +0000 https://beercast.com.br/?p=21937 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com Felipe Gumiero e Marcelo Calote, vem ouvir!

O post Las Tresloucadas Aventuras De Los Hermanos Juan & Caloto – Beercast #567 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana
com Felipe Gumiero e Marcelo Calote, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Las Tresloucadas Aventuras De Los Hermanos Juan & Caloto – Beercast #567 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/las-tresloucadas-aventuras-de-los-hermanos-juan-caloto-beercast-567/feed/ 0 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com Felipe Gumiero e Marcelo Calote, vem ouvir! No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com Felipe Gumiero e Marcelo Calote, vem ouvir! Beercast Brasil full false 54:34 21937
Boa Cerveja-Feira #524… 36 Meses https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-524-36-meses/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-524-36-meses/#respond Fri, 29 Mar 2024 03:45:49 +0000 https://beercast.com.br/?p=21925 Nesta última sexta feira do mês irei provar a cerveja que recebe da Zalaz comemorando meus 36 meses como assinante da cesta de produtos deles, uma farmhouse ale produzida em 2021 e que esta maturando desde então, e aproveitar e ao mesmo tempo comemorar meu próprio aniversário. E mantendo pelo terceiro mês minha proposta de...

O post Boa Cerveja-Feira #524… 36 Meses apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Nesta última sexta feira do mês irei provar a cerveja que recebe da Zalaz comemorando meus 36 meses como assinante da cesta de produtos deles, uma farmhouse ale produzida em 2021 e que esta maturando desde então, e aproveitar e ao mesmo tempo comemorar meu próprio aniversário. E mantendo pelo terceiro mês minha proposta de trazer uma harmonização factual para esta coluna optei por um prato com notas de umami para trabalhar em parceria com as notas de selvagens e ácidas da cerveja.


36 Meses

36 mesesDados Técnicos:

Cerveja: 36 Meses
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: Farmhouse Ale
Teor: 5,7%
País de origem: Brasil
Embalagem: 750 ml
Nota: 4,50


Aparência: Cerveja em tom amarelo claro, cristalina e brilhante. A espuma se forma como uma fina camada de bolhas pequenas e apresente breve duração.

Aroma: No aroma as notas acéticas ocupam o primeiro plano, acompanhada por notas de frutas amarelas como ameixa e nectarina. Em segundo plano temos um suave toque de terroso, selvagem e amadeirado bastante discreto.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontrarmos um perfil acético intenso e marcante, acompanhado por notas de frutas amarelas e cítricas, a acidez surge intensa, mas logo reduz a intensidade. Em segundo plano notas selvagens e um leve toque de pinho e madeira.

Aftertaste: O aftertaste apresenta um perfil menos intenso que o paladar ainda trazendo o acético e frutado como principal característica e um final com notas de frutas amarelos e bastante seco.

Harmonização: Minha sugestão é uma harmonização com uma massa fresca com molho de natas com cogumelos acompanhada por shimeji na manteiga. Nesta combinação pudemos notar que as notas acéticas da cerveja ficam totalmente limpas e logo o sabor frutado se sobressai acompanhado pelas notas terrosas e o umami dos cogumelos.

36 meses

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #524… 36 Meses apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-524-36-meses/feed/ 0 21925
O B-A-BAR Sobre Álcool e Dependência com Bruce Martins – Beercast #566 https://beercast.com.br/programas/o-b-a-bar-sobre-alcool-e-dependencia-com-bruce-martins-beercast-566/ https://beercast.com.br/programas/o-b-a-bar-sobre-alcool-e-dependencia-com-bruce-martins-beercast-566/#respond Wed, 27 Mar 2024 09:52:08 +0000 https://beercast.com.br/?p=21932 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Bruce Martins sobre os efeitos do álcool, dependência e muitos mais, vem ouvir!

O post O B-A-BAR Sobre Álcool e Dependência com Bruce Martins – Beercast #566 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana
com o Bruce Martins sobre os efeitos do álcool, dependência
e muitos mais, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post O B-A-BAR Sobre Álcool e Dependência com Bruce Martins – Beercast #566 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/o-b-a-bar-sobre-alcool-e-dependencia-com-bruce-martins-beercast-566/feed/ 0 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Bruce Martins sobre os efeitos do álcool, dependência e muitos mais, vem ouvir! No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Bruce Martins sobre os efeitos do álcool, dependência e muitos mais, vem ouvir! Beercast Brasil full false 1:02:49 21932
Boa Cerveja-Feira #523… Sour Manga https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-523-sour-manga/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-523-sour-manga/#respond Fri, 22 Mar 2024 04:00:07 +0000 https://beercast.com.br/?p=21919 Quando pensamos em cerveja mais leves e refrescantes existe um fator que pesa sobre estas cervejas, que é a idade. Para levar as cervejas mais longe é necessário refrigeração se forem não pasteurizadas ou pasteurização para os casos onde não é possível o transporte refrigerado, neste segundo caso já temos uma ação sobre a cerveja....

O post Boa Cerveja-Feira #523… Sour Manga apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Quando pensamos em cerveja mais leves e refrescantes existe um fator que pesa sobre estas cervejas, que é a idade. Para levar as cervejas mais longe é necessário refrigeração se forem não pasteurizadas ou pasteurização para os casos onde não é possível o transporte refrigerado, neste segundo caso já temos uma ação sobre a cerveja. Mesmo nos casos de transporte refrigerado temos o local de armazenamento e a qualidade do armazenamento nos bares. Uma vantagem de se provar as cervejas produzidas localmente e muito frescas é que temos a chance de evitar os riscos citados acima, este é o caso da cerveja desta semana.


Sour Manga

Sour MangaDados Técnicos:

Cerveja: Sour Manga
Cervejaria: Thanks Brewing
Estilo
: Catharina Sour
Teor: 4,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,50


Aparência: Cerveja amarelo palha, translucida e com espuma branca de ótima formação e persistência.

Aroma: Aroma frutado com presença de manga. Em segundo plano notas acéticas e leves notas de pão.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos um equilíbrio entre o frutado da manga e a acidez de notas acéticas, criando um conjunto delicado e refrescante.

Aftertaste: O aftertaste reforça a acidez e apresenta leve adstringência, trazendo um final seco que abre as portas para um novo gole.

Harmonização: Minha sugestão de harmonização para esta cerveja é um prato da casa. Sugiro a “Mará”, uma sobremesa feita com cocada cremosa e calda de maracujá. A proposta será contrastar o dulçor da sobremesa com a acidez da cerveja de dar protagonismo para todas as notas frutadas.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #523… Sour Manga apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-523-sour-manga/feed/ 0 21919
Colab Centro De Cultura Cervejeira – Beercast #565 https://beercast.com.br/programas/colab-centro-de-cultura-cervejeira-beercast-565/ https://beercast.com.br/programas/colab-centro-de-cultura-cervejeira-beercast-565/#respond Wed, 20 Mar 2024 03:00:05 +0000 https://beercast.com.br/?p=21914 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Eduardo Muller, vem ouvir!

O post Colab Centro De Cultura Cervejeira – Beercast #565 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana
com o Eduardo Muller, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Colab Centro De Cultura Cervejeira – Beercast #565 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/colab-centro-de-cultura-cervejeira-beercast-565/feed/ 0 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Eduardo Muller, vem ouvir! No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Eduardo Muller, vem ouvir! Beercast Brasil full false 49:05 21914
Boa Cerveja-Feira #522… Everterps Grand Daddy Purple https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-522-everterps-grand-daddy-purple/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-522-everterps-grand-daddy-purple/#respond Fri, 15 Mar 2024 03:45:24 +0000 https://beercast.com.br/?p=21911 Vou confessar que a cerveja da coluna anterior que usava o terps Kush Mints que agregou notas de limão siciliano e menta ao perfil sensorial da cerveja me surpreendeu muito. Impulsionado por esta experiência resolvi trazer mais um exemplar da linha Everterps desta vez com um strain com foco em notas tropicais e florais. Olhando...

O post Boa Cerveja-Feira #522… Everterps Grand Daddy Purple apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Vou confessar que a cerveja da coluna anterior que usava o terps Kush Mints que agregou notas de limão siciliano e menta ao perfil sensorial da cerveja me surpreendeu muito. Impulsionado por esta experiência resolvi trazer mais um exemplar da linha Everterps desta vez com um strain com foco em notas tropicais e florais. Olhando minhas anotações sobre as cervejas que provei notei que já havia provado o exemplar 24k desta linha e com observações bastante positivas sobre a experiência.


Everterps Grand Daddy Purple

Everterps Grand Daddy PurpleDados Técnicos:

Cerveja: Everterps Grand Daddy Purple
Cervejaria: Everbrew
Estilo
: New England IPA
Teor: 7,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00


Aparência: Líquido em tom amarelo palha com média opacidade. A espuma branca se forma com ótima qualidade de persistência.

Aroma: No aroma as notas cítricas ocupam o primeiro plano, trazendo notas de abacaxi, suave presença de laranja e carambola, notas herbais frescas acompanham as notas cítricas. Em segundo plano notas florais delicadas agregam perfume a cerveja.

Paladar: Corpo e carbonatação medianos com sensação levemente aveludada. Enquanto que no paladar temos notas cítricas e tropicais que agregam um frescor muito agradável a cerveja com notas de abacaxi, pêssego e laranja. Em segundo plano um amargor mediano com notas herbais discretas.

Aftertaste: O aftertaste ressalva a presença herbal da cerveja, mas sem abrir mão do frescor. O amargor se mantém suave e persistente e somente ao final temos um fechamento floral que acompanha as notas herbais.

Harmonização: A complexidade sensorial desta cerveja deve ser o foco da harmonização e dada a elegância da construção dos aromas e sabores é de bom tom optar por um prato de potência baixa. Minha sugestão é harmonizarmos com talharim com frutos do mar, mesmo com camarões e mariscos tendo sabores marcantes ainda serão muito favoráveis a conjunto com a cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #522… Everterps Grand Daddy Purple apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-522-everterps-grand-daddy-purple/feed/ 0 21911
Happy Birthday and God Save The King Charles – Beercast #564 https://beercast.com.br/programas/happy-birthday-and-god-save-the-king-charles-beercast-564/ https://beercast.com.br/programas/happy-birthday-and-god-save-the-king-charles-beercast-564/#respond Wed, 13 Mar 2024 03:00:08 +0000 https://beercast.com.br/?p=21906 No episódio de hoje comemoramos o aniversário de Charles Alves! mas também tivemos uma conversa super bacana com o Cleiton e Eduardo Muller, vem ouvir!

O post Happy Birthday and God Save The King Charles – Beercast #564 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje comemoramos o aniversário de Charles Alves!
mas também tivemos uma conversa super bacana com o Cleiton e Eduardo Muller, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Happy Birthday and God Save The King Charles – Beercast #564 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/happy-birthday-and-god-save-the-king-charles-beercast-564/feed/ 0 No episódio de hoje comemoramos o aniversário de Charles Alves! mas também tivemos uma conversa super bacana com o Cleiton e Eduardo Muller, vem ouvir! No episódio de hoje comemoramos o aniversário de Charles Alves! mas também tivemos uma conversa super bacana com o Cleiton e Eduardo Muller, vem ouvir! Beercast Brasil full false 46:07 21906
Boa Cerveja-Feira #521… Everterps Kush Mints https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-521-everterps-kush-mints/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-521-everterps-kush-mints/#respond Fri, 08 Mar 2024 03:45:27 +0000 https://beercast.com.br/?p=21898 Um dos assuntos que sempre me chama a atenção é o uso de adjuntos na cerveja. Sejam os estilos belgas para agregar características sensórias diversas, sejam os adjuntos pouco perceptíveis, mas que podem facilitar ou baratear a produção e agora novos adjuntos que são resultado do uso de um novo produto. Neste caso vamos falar...

O post Boa Cerveja-Feira #521… Everterps Kush Mints apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Um dos assuntos que sempre me chama a atenção é o uso de adjuntos na cerveja. Sejam os estilos belgas para agregar características sensórias diversas, sejam os adjuntos pouco perceptíveis, mas que podem facilitar ou baratear a produção e agora novos adjuntos que são resultado do uso de um novo produto. Neste caso vamos falar dos terpenos que mesmo sendo estudados desde década de 1860 são uma relativa novidade no universo das cervejas e as contribuições sensoriais continuam a ser descobertas dia após dia.


Everterps Kush Mints

Everterps Kush MintsDados Técnicos:

Cerveja: Everterps Kush Mints
Cervejaria: Everbrew
Estilo
: New England IPA
Teor: 7,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja amarela intensa, opaca e com espuma branca de ótima formação e bastante persistente.

Aroma: Notas cítricas que remetem a limão bastante evidentes, acompanhadas por notas de pinho, menta e leve resinoso criando um cenário extremamente refrescante. Em segundo plano temos a presença de malte discreta.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas cítricas de limão são tão evidentes quanto no aroma, logo seguidas pelas notas de menta, poejo e pinho. Um conjunto muito refrescante e com percepção levemente cremosa no paladar.

Aftertaste: No aftertaste as notas de limão e menta se mantem persistentes, estendendo a percepção de frescor por um longo tempo.

Harmonização: A sensação de frescor e as notas de limão são características marcantes desta cerveja. Minha sugestão de harmonização é usarmos um peixe mais forte e gorduroso, como as costelinhas fritas de pacu, desta forma agregamos todas as notas frescas de limão da cerveja ao peixe e ainda podemos usar a graduação alcoólica para contrapor a untuosidade do prato.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #521… Everterps Kush Mints apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-521-everterps-kush-mints/feed/ 0 21898
Direito Autoral com Danilo – Beercast #563 https://beercast.com.br/programas/beercast-563/ https://beercast.com.br/programas/beercast-563/#respond Wed, 06 Mar 2024 09:56:59 +0000 https://beercast.com.br/?p=21890 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Danilo, sobre Direito Autoral em geral e no mundo da cerveja, vem ouvir!

O post Direito Autoral com Danilo – Beercast #563 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Danilo,
sobre Direito Autoral em geral e no mundo da cerveja, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Direito Autoral com Danilo – Beercast #563 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/beercast-563/feed/ 0 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Danilo, sobre Direito Autoral em geral e no mundo da cerveja, vem ouvir! No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Danilo, sobre Direito Autoral em geral e no mundo da cerveja, vem ouvir! Beercast Brasil full false 51:24 21890
Boa Cerveja-Feira #520… Toxicity on the West Coast https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-520-toxicity-on-the-west-coast/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-520-toxicity-on-the-west-coast/#respond Fri, 01 Mar 2024 03:45:17 +0000 https://beercast.com.br/?p=21886 A cervejaria Sigilo Total tem séries temáticas muito atraentes, alguns rótulos eu já coloquei nas colunas. O rótulo de hoje é uma homenagem a banda System of a Down, uma banda formada na Califórnia com raízes armênias, para quem gosta de metal a banda é um prato cheio. Em especial as letras que via de...

O post Boa Cerveja-Feira #520… Toxicity on the West Coast apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A cervejaria Sigilo Total tem séries temáticas muito atraentes, alguns rótulos eu já coloquei nas colunas. O rótulo de hoje é uma homenagem a banda System of a Down, uma banda formada na Califórnia com raízes armênias, para quem gosta de metal a banda é um prato cheio. Em especial as letras que via de regra trazem críticas sociais e políticas, muito por sinal por conta da origem armênia de seus integrantes.


Toxicity on the West Coast

Toxicity on the West CoastDados Técnicos:

Cerveja: Toxicity on the West Coast
Cervejaria: Sigilo Total
Estilo
: Double West Coast IPA
Teor: 8,7%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00


Aparência: Cerveja dourada intensa com reflexo acobreado, levemente opaca. Espuma branca de boa formação e ótima persistência.

Aroma: No aroma as notas de frutas surgem evidentes, trazendo um perfil tropical com abacaxi, laranja e grapefruit. Em segundo plano temos notas resinosas e um fundo de malte.

Paladar: Tanto corpo quanto carbonatação médios. Enquanto que no paladar temos notas cítricas que remetem a abacaxi e tangerina acompanhadas por notas menos evidentes de pinho, resinoso e herbal. Em segundo plano um contraponto de malte equilibra a experiência.

Aftertaste: O aftertaste traz o amargor como protagonista com notas cítricas persistentes. O final é seco e mantem o amargor presente no palato.

Harmonização: Para mantermos as raízes armênias na harmonização minha sugestão é usarmos o dolma. O dolma são folhas de uva recheadas de arroz, carne e especiarias e vamos agregar as notas tropicais e resinosas ao sabor da carne e especiarias.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #520… Toxicity on the West Coast apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-520-toxicity-on-the-west-coast/feed/ 0 21886
O Aperitivo de Lúpulo do Seu João e da Cristina da Castellone – Beercast #562 https://beercast.com.br/programas/o-aperitivo-de-lupulo-do-seu-joao-e-da-cristina-da-castellone-beercast-562/ https://beercast.com.br/programas/o-aperitivo-de-lupulo-do-seu-joao-e-da-cristina-da-castellone-beercast-562/#respond Wed, 28 Feb 2024 03:17:22 +0000 https://beercast.com.br/?p=21880 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Seu João e com a Cristina da Castellone, sobre como surgiu o negócio da família, vem ouvir que esse programa tem muita história!

O post O Aperitivo de Lúpulo do Seu João e da Cristina da Castellone – Beercast #562 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Seu João e com a Cristina
da Castellone, sobre como surgiu o negócio da família, vem ouvir que esse programa tem muita história!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post O Aperitivo de Lúpulo do Seu João e da Cristina da Castellone – Beercast #562 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/o-aperitivo-de-lupulo-do-seu-joao-e-da-cristina-da-castellone-beercast-562/feed/ 0 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Seu João e com a Cristina da Castellone, sobre como surgiu o negócio da família, vem ouvir que esse programa tem muita história! No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Seu João e com a Cristina da Castellone, sobre como surgiu o negócio da família, vem ouvir que esse programa tem muita história! Beercast Brasil full false 51:49 21880
Boa Cerveja-Feira #519… Tripel Cacau e Amburana https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-519-tripel-cacau-e-amburana/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-519-tripel-cacau-e-amburana/#respond Fri, 23 Feb 2024 03:45:31 +0000 https://beercast.com.br/?p=21859 Para fechar a nossa jornada pela Ewan, onde já falamos de atendimento, taps, potencial, iremos tratar de algo que pode chancelar uma cervejaria, medalhas. Se os cervejeiros caseiros gostam de medalhas não teria por que uma nano cervejaria não gostar também. A Ewan tem algumas medalhas no colo, mas hoje falaremos da Tripel Amburana deles...

O post Boa Cerveja-Feira #519… Tripel Cacau e Amburana apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Para fechar a nossa jornada pela Ewan, onde já falamos de atendimento, taps, potencial, iremos tratar de algo que pode chancelar uma cervejaria, medalhas. Se os cervejeiros caseiros gostam de medalhas não teria por que uma nano cervejaria não gostar também. A Ewan tem algumas medalhas no colo, mas hoje falaremos da Tripel Amburana deles que ganhou ouro na Brasil Beer Cup em 2023.


Tripel Cacau e Amburana

Tripel Cacau e AmburanaDados Técnicos:

Cerveja: Tripel Cacau e Amburana
Cervejaria: Ewan Cervejaria
Estilo
: Tripel
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,50


Aparência: Cerveja em dourado intenso, cristalino e brilhante. A espuma apresenta boa formação, porem breve duração.

Aroma: No aroma encontramos notas de especiarias como anis estrelado, cardamomo, canela e em segundo plano encontramos uma segunda camada de notas que trazem caramelo, cacau e baunilha.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos especiarias em destaque trazendo anis estrelado, baunilha, canela, cardamomo e leve amadeirado. Em segundo plano encontramos um suave licoroso que remete a mel e própolis.

Aftertaste: Encontramos notas de especiarias e mel mais presentes, seguido por notas de baunilha e leve toque de madeira.

Harmonização: Mantendo 100% de aproveitamento na proposta de harmonizar de fato, para esta cerveja eu indico mais um dos pratos da Ewan, o bolinho costela. Vamos trazer um volume grande de notas de especiarias ao sabor da costela e complementando com o leve toque de madeira presente na cerveja.

Tripel Cacau e Amburana Harmonização

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #519… Tripel Cacau e Amburana apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-519-tripel-cacau-e-amburana/feed/ 0 21859
Direto de Luxemburgo: Raphael Koerich – Beercast #561 https://beercast.com.br/programas/direto-de-luxemburgo-raphael-koerich-beercast-561/ https://beercast.com.br/programas/direto-de-luxemburgo-raphael-koerich-beercast-561/#respond Wed, 21 Feb 2024 13:17:01 +0000 https://beercast.com.br/?p=21873 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Raphael Koerich, vem ouvir!

O post Direto de Luxemburgo: Raphael Koerich – Beercast #561 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje tivemos uma conversa super
bacana com o Raphael Koerich, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Direto de Luxemburgo: Raphael Koerich – Beercast #561 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/direto-de-luxemburgo-raphael-koerich-beercast-561/feed/ 0 No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Raphael Koerich, vem ouvir! No episódio de hoje tivemos uma conversa super bacana com o Raphael Koerich, vem ouvir! Beercast Brasil full false 56:15 21873
Boa Cerveja-Feira #518… Amber Ale Jabuticaba https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-518-amber-ale-jabuticaba/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-518-amber-ale-jabuticaba/#respond Fri, 16 Feb 2024 02:45:37 +0000 https://beercast.com.br/?p=21851 Uma das maiores vantagens de beber em uma nano cervejaria que produz localmente é o frescor das cervejas. Nos estilos onde o frescor é um diferencial como as IPA, Witbiers e Sour você se sente como estivesse bebendo uma cerveja diretamente do tanque. Mesmo para os estilos mais complexos que pedem um maior tempo para...

O post Boa Cerveja-Feira #518… Amber Ale Jabuticaba apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Uma das maiores vantagens de beber em uma nano cervejaria que produz localmente é o frescor das cervejas. Nos estilos onde o frescor é um diferencial como as IPA, Witbiers e Sour você se sente como estivesse bebendo uma cerveja diretamente do tanque. Mesmo para os estilos mais complexos que pedem um maior tempo para lapidar o sensorial vemos que eles estão no momento certo, trazendo toda a complexidade esperada aliado ao fato de não sofrer por transporte ou armazenamento.


Amber Ale Jabuticaba

Amber Ale JabuticabaDados Técnicos:

Cerveja: Amber Ale Jabuticaba
Cervejaria: Ewan Cervejaria
Estilo
: Amber Ale
Teor: 5,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,25


Aparência: Cerveja se apresenta em tom castanho levemente opaco, com espuma de boa formação e alta persistência.

Aroma: No aroma encontramos as notas de cereais e grãos e o frutado com percepção de jabuticaba ocupando o mesmo espaço em uma sinergia delicada.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar a presença das notas frutadas de jabuticaba com leve acidez agregada se encontram em destaque, ocupando o primeiro plano. No segundo plano encontramos as notas de grãos, malte e casca de pão.

Aftertaste: Temos um aftertaste com notas que remetem ao aroma. Um conjunto delicado de notas frutadas e cereais, que surgem brevemente e finalizam de forma limpa.

Harmonização: Irei sugerir para esta harmonização o lanche da casa ‘Chola’. Uma receita boliviana de lanche que leva carne de porco, especiarias e picles e iremos trazer as notas frutadas e a leve acidez para dar força ao sabor da carne de porco.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #518… Amber Ale Jabuticaba apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-518-amber-ale-jabuticaba/feed/ 0 21851
Bebidas de Carnaval – Beercast #560 https://beercast.com.br/programas/bebidas-de-carnaval-beercast-560/ https://beercast.com.br/programas/bebidas-de-carnaval-beercast-560/#respond Wed, 14 Feb 2024 11:43:35 +0000 https://beercast.com.br/?p=21868 No episódio de hoje, a Ana Castilho nos contou um pouco sobre o que
as pessoas tem bebido em época de Carnaval, vem ouvir!

O post Bebidas de Carnaval – Beercast #560 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje, a Ana Castilho nos contou um pouco sobre o que
as pessoas tem bebido em época de Carnaval, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Bebidas de Carnaval – Beercast #560 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bebidas-de-carnaval-beercast-560/feed/ 0 No episódio de hoje, a Ana Castilho nos contou um pouco sobre o que as pessoas tem bebido em época de Carnaval, vem ouvir! No episódio de hoje, a Ana Castilho nos contou um pouco sobre o que<br /> as pessoas tem bebido em época de Carnaval, vem ouvir! Beercast Brasil full false 53:36 21868
Boa Cerveja-Feira #517… Porter EWAN https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-517-porter-ewan/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-517-porter-ewan/#respond Fri, 09 Feb 2024 02:45:15 +0000 https://beercast.com.br/?p=21846 Outro detalhe que vale salientar para aqueles que planejam visitar a EWAN é o cardápio. Uma ótima seleções de petiscos que vão direto ao ponto, porções fartas e bem feitas que apostam na simplicidade e na qualidade dos ingredientes para atender a clientela. Aliado ao cardápio o atendimento é feito no melhor clima de boteco,...

O post Boa Cerveja-Feira #517… Porter EWAN apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Outro detalhe que vale salientar para aqueles que planejam visitar a EWAN é o cardápio. Uma ótima seleções de petiscos que vão direto ao ponto, porções fartas e bem feitas que apostam na simplicidade e na qualidade dos ingredientes para atender a clientela. Aliado ao cardápio o atendimento é feito no melhor clima de boteco, quase personalizado. A brigada tem o cuidado de explicar os estilos, sugerir provar um gole da cerveja se acha que o cliente ficou na dúvida e sugerindo algum estilo se já capta a nossa preferência.


Porter EWAN

Porter EWANDados Técnicos:

Cerveja: Porter EWAN
Cervejaria: Ewan Cervejaria
Estilo
: Porter
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,00


Aparência: Cerveja completamente preta e opaca. Ótima formação de espuma com leve degrade do creme ao branco.

Aroma: No aroma encontramos um equilíbrio entre as notas de cacau, castanhas e avelã. Em segundo plano suave presença de café e torrefação.

Paladar: Corpo médio baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos um ótimo equilíbrio entre o chocolate e a inserção da avelã que se apresenta sem sobreposição as demais notas. Em segundo plano temos um suave amargor de tosta.

Aftertaste: As notas de tosta e caramelo ganham destaque no aftertaste fechando com suave cacau que persiste longamente.

Harmonização: Minha sugestão para a harmonização é o mini churros com doce de leite. Iremos agregar todas as notas de cacau, avelã e castanhas ao doce de leite buscando um conjunto que destaque os sabores e deixe o dulçor intenso do doce de leite em segundo plano.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #517… Porter EWAN apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-517-porter-ewan/feed/ 0 21846
Aprenda a fazer Apas e Fantasias de Darth Vader com Marcelo Moretti – Beercast #559 https://beercast.com.br/programas/aprenda-a-fazer-apas-e-fantasias-de-darth-vader-com-marcelo-moretti-beercast-559/ https://beercast.com.br/programas/aprenda-a-fazer-apas-e-fantasias-de-darth-vader-com-marcelo-moretti-beercast-559/#respond Wed, 07 Feb 2024 14:44:38 +0000 https://beercast.com.br/?p=21841 No episódio de hoje, tivemos uma conversa com Marcelo Moretti, vem ouvir!

O post Aprenda a fazer Apas e Fantasias de Darth Vader com Marcelo Moretti – Beercast #559 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje, tivemos uma conversa com
Marcelo Moretti, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Aprenda a fazer Apas e Fantasias de Darth Vader com Marcelo Moretti – Beercast #559 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/aprenda-a-fazer-apas-e-fantasias-de-darth-vader-com-marcelo-moretti-beercast-559/feed/ 0 No episódio de hoje, tivemos uma conversa com Marcelo Moretti, vem ouvir! No episódio de hoje, tivemos uma conversa com Marcelo Moretti, vem ouvir! Beercast Brasil full false 31:06 21841
Boa Cerveja-Feira #516… Sour Frutas Vermelhas https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-516-sour-frutas-vermelhas/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-516-sour-frutas-vermelhas/#respond Fri, 02 Feb 2024 09:30:54 +0000 https://beercast.com.br/?p=21837 Se nas colunas anteriores eu falei de propostas de mudança e assumi um desafio pessoal de realizar uma harmonização factual na última coluna do mês, talvez caiba agregar mais propostas a esta humilde coluna. Com esta ideia em voga irei realizar um passeio durante todo este mês por uma única cervejaria, a Ewan Cervejaria localizada...

O post Boa Cerveja-Feira #516… Sour Frutas Vermelhas apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Se nas colunas anteriores eu falei de propostas de mudança e assumi um desafio pessoal de realizar uma harmonização factual na última coluna do mês, talvez caiba agregar mais propostas a esta humilde coluna. Com esta ideia em voga irei realizar um passeio durante todo este mês por uma única cervejaria, a Ewan Cervejaria localizada na Mooca (R. Rui Martins, 191, alto da mooca, São Paulo). Uma nanocervejaria com pouco mais de quatro anos de funcionamento que tem apresentado uma atuação tanto na produção quanto no atendimento que indicam que o futuro será promissor.


Sour Frutas Vermelhas

Sour Frutas VermelhasDados Técnicos:

Cerveja: Sour Frutas Vermelhas
Cervejaria: Ewan Cervejaria
Estilo
: Sour
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,00


Aparência: Coloração vermelha intensa, cristalina e brilhante. Espuma levemente rosada com ótima formação e persistência.

Aroma: Notas intensas de frutas vermelhas como amoras e framboesas, enquanto que em segundo plano encontramos leve acético.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos a presença da acidez surgindo intensa, seguida pelas notas frutadas de amora.

Aftertaste: No aftertaste temas as notas de amoras e framboesas, leve acidez e uma finalização seca e limpa.

Harmonização: Para a harmonização irei trazer um prato da casa e sugerir a calabresa defumada com catupiry gratinado. Iremos trabalhar com o contraste da acidez da cerveja com a untuosidade do prato, enquanto as notas de frutas vermelhas trazem destaque ao sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #516… Sour Frutas Vermelhas apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-516-sour-frutas-vermelhas/feed/ 0 21837
Novidades Cervejeiras na CES2024 com Marcelo Moretti – Beercast #558 https://beercast.com.br/programas/novidades-cervejeiras-na-ces2024-com-marcelo-moretti-beercast-558/ https://beercast.com.br/programas/novidades-cervejeiras-na-ces2024-com-marcelo-moretti-beercast-558/#respond Wed, 31 Jan 2024 14:44:10 +0000 https://beercast.com.br/?p=21831 No episódio de hoje, Marcelo Moretti nos conta sobre as novidades do mundo cervejeiro a partir de sua experiência na CES2024, vem ouvir!

O post Novidades Cervejeiras na CES2024 com Marcelo Moretti – Beercast #558 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje, Marcelo Moretti nos conta sobre as novidades
do mundo cervejeiro a partir de sua experiência na CES2024, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Novidades Cervejeiras na CES2024 com Marcelo Moretti – Beercast #558 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/novidades-cervejeiras-na-ces2024-com-marcelo-moretti-beercast-558/feed/ 0 No episódio de hoje, Marcelo Moretti nos conta sobre as novidades do mundo cervejeiro a partir de sua experiência na CES2024, vem ouvir! No episódio de hoje, Marcelo Moretti nos conta sobre as novidades do mundo cervejeiro a partir de sua experiência na CES2024, vem ouvir! Beercast Brasil full false 55:42 21831
Boa Cerveja-Feira #515… La Boussole Tripel https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-515-la-boussole-tripel/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-515-la-boussole-tripel/#respond Fri, 26 Jan 2024 02:45:42 +0000 http://beercast.com.br/?p=21813 Nas primeiras colunas deste mês peguei o vagão das reflexões de ano novo e falei sobre avaliar as experiências do ano anterior, sobre renovação e pensar no que podemos mudar. Para não ser daqueles que falam e acabam ficando só no discurso pensei em algumas mudanças para este ano. Uma delas poderá ser vista nesta...

O post Boa Cerveja-Feira #515… La Boussole Tripel apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Nas primeiras colunas deste mês peguei o vagão das reflexões de ano novo e falei sobre avaliar as experiências do ano anterior, sobre renovação e pensar no que podemos mudar. Para não ser daqueles que falam e acabam ficando só no discurso pensei em algumas mudanças para este ano. Uma delas poderá ser vista nesta coluna, toda última sexta do mês eu planejo colocar uma harmonização real, seja preparada ou adquirida no local que estou degustando, de forma a tornar a sugestão cada vez mais próxima da experiência real.


La Boussole Tripel

La Boussole TripelDados Técnicos:

Cerveja: La Boussole Tripel
Cervejaria: Way Beer
Estilo
: Tripel
Teor: 9,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355
Nota: 3,50


Aparência: Cerveja dourada, cristalina e brilhante. Espuma branca com boa formação e bolhas pequenas, porem com breve duração.

Aroma: No aroma notas de frutas amarelas como damasco e pêssego. Em segundo plano encontramos notas condimentadas que remetem a aniz, pimenta e coentro.

Paladar: Média carbonatação e corpo alto. Enquanto que no paladar temos notas frutadas com pêssego, damasco e maçã acompanhado por notas condimentadas que trazem coentro e pimenta do reino. Em segundo plano um dulçor de malte e leves notas de caramelo.

Aftertaste: No aftertaste as notas de condimento ganham o primeiro plano, trazendo pimento do reino e coentro de forma bastante equilibrada e de média persistência.

Harmonização: Para a harmonização fiz o preparo de lombo suíno empanado, purê de batatas cremoso e molho de mostarda escura. Esta harmonização busca trazer as notas frutadas e condimentadas para o lombo ressaltando ainda mais os sabores da carne e da mostarda.

La Boussole Tripel Harmonização

Harmonização com La Boussole Tripel

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #515… La Boussole Tripel apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-515-la-boussole-tripel/feed/ 0 21813
Kraho do Tocantins, Com Paulo Jordão – Beercast #557 https://beercast.com.br/programas/kraho-do-tocantins-com-paulo-jordao-beercast-557/ https://beercast.com.br/programas/kraho-do-tocantins-com-paulo-jordao-beercast-557/#respond Wed, 24 Jan 2024 13:56:05 +0000 https://beercast.com.br/?p=21808 No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal com Paulo Jordão, vem ouvir!

O post Kraho do Tocantins, Com Paulo Jordão – Beercast #557 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal
com Paulo Jordão, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Kraho do Tocantins, Com Paulo Jordão – Beercast #557 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/kraho-do-tocantins-com-paulo-jordao-beercast-557/feed/ 0 No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal com Paulo Jordão, vem ouvir! No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal com Paulo Jordão, vem ouvir! Beercast Brasil full false 54:32 21808
Boa Cerveja-Feira #514… Nostalgia https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-514-nostalgia/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-514-nostalgia/#respond Fri, 19 Jan 2024 10:36:01 +0000 http://beercast.com.br/?p=21803 Esta semana temos uma cerveja que traduz seu rótulo em produto. Nostalgia é uma American IPA que remete todo o conceito que encontramos nas primeiras IPA que chegaram no Brasil praticamente uma década atrás e das primeiras American IPA nacionais que fizeram história. Um sinal de que a qualidade de cerveja e/ou do estilo pode...

O post Boa Cerveja-Feira #514… Nostalgia apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta semana temos uma cerveja que traduz seu rótulo em produto. Nostalgia é uma American IPA que remete todo o conceito que encontramos nas primeiras IPA que chegaram no Brasil praticamente uma década atrás e das primeiras American IPA nacionais que fizeram história. Um sinal de que a qualidade de cerveja e/ou do estilo pode ser atemporal.


Nostalgia

NostalgiaDados Técnicos:

Cerveja: Nostalgia
Cervejaria: Dádiva
Estilo
: American IPA
Teor: 8,3%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,75


Aparência: Aparência em tom dourado intenso e cristalina. Espuma branca de boa formação.

Aroma: No aroma encontramos o clássico de uma IPA com notas de grapefruit, maracujá, casca de lima e cítrica bem intenso, marcante e agradável

Paladar: Corpo médio alto e alta carbonatação. Enquanto no paladar encontramos notas de maracujá bastante presente acompanhado de amargor cítrico em intensidade média alta, com notas limpas podendo se afirmar que é direto ao ponto focado em criticidade, amargor e notas frutadas no fechamento.

Aftertaste: O aftertaste apresenta uma versão suavizada do paladar com notas maracujá e grapefruit e amargor limpo e persistente que se mantem no paladar por bastante.

Harmonização: Seguindo o conceito da cerveja iremos seguir uma harmonização nostalgica. Como a cerveja apresenta notas limpas e objetivas vamos para o clássico das harmonizações de IPA, uma hamburguer com um blend equilibrado, fatias de queijo e picles.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #514… Nostalgia apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-514-nostalgia/feed/ 0 21803
Franquias O Sucesso da B4U – Beercast #556 https://beercast.com.br/programas/franquias-o-sucesso-da-b4u-beercast-556/ https://beercast.com.br/programas/franquias-o-sucesso-da-b4u-beercast-556/#respond Wed, 17 Jan 2024 15:18:36 +0000 https://beercast.com.br/?p=21796 No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal
com Eriton Soares, vem ouvir!

O post Franquias O Sucesso da B4U – Beercast #556 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal
com Eriton Soares, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Franquias O Sucesso da B4U – Beercast #556 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/franquias-o-sucesso-da-b4u-beercast-556/feed/ 0 No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal com Eriton Soares, vem ouvir! No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal<br /> com Eriton Soares, vem ouvir! Beercast Brasil full false 1:22:46 21796
Boa Cerveja-Feira #513… Wasabiru https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-513-wasabiru/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-513-wasabiru/#respond Fri, 12 Jan 2024 03:45:46 +0000 http://beercast.com.br/?p=21778 Com o início do ano é comum as pessoas esperarem novidades e lançamentos, mas as vezes é importante olhar para o histórico e trazer exemplos do que fazer no futuro. Seguindo esta linha de pensamento a Wasabiru foi a primeira receita produzida pela cervejaria Japas em 2014 e como praticamente todos os rótulos produzidos por...

O post Boa Cerveja-Feira #513… Wasabiru apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Com o início do ano é comum as pessoas esperarem novidades e lançamentos, mas as vezes é importante olhar para o histórico e trazer exemplos do que fazer no futuro. Seguindo esta linha de pensamento a Wasabiru foi a primeira receita produzida pela cervejaria Japas em 2014 e como praticamente todos os rótulos produzidos por elas traz um ingrediente que remete a ascendência delas, no caso o wasabi que é inserido na etapa de maturação da cerveja. Uma receita no mercado a 10 anos e continua sendo uma ótima referência ao estilo.


Wasabiru

wasabiruDados Técnicos:

Cerveja: Wasabiru
Cervejaria: Japas
Estilo
: American Pale Ale
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,75


Aparência: Cerveja dourada, cristalina e brilhante. Espuma branca de ótima formação e persistência.

Aroma: No aroma notas cítrica evidentes com percepção de grapefruit e maracujá, suave toque de frutas amarelas de caroço que traz um pouco de pêssego. Em segundo plano leve herbal

Paladar: Corpo médio baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos cítrico suave e amargor cítrico suave, bastante presença de maracujá, grapefruit e casca de laranja. Em segundo leve presença herbal e condimento que até remete a picância, mas bastante efêmero.

Aftertaste: Aftertaste bastante limpo com cítrico e baixo amargor residual, frutado agradável que persiste por algum tempo e finalizado limpo e seco.

Harmonização: Para a harmonização vamos mesclar as notas da cerveja com a proposta. Minha sugestão é harmonizarmos com uma guioza de carne suína, onde vamos deixar as notas cítricas salientarem o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #513… Wasabiru apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-513-wasabiru/feed/ 0 21778
Fábio Bossada e Suas Cervejas Caseiras Campeãs – Beercast #555 https://beercast.com.br/programas/fabio-bossada-e-suas-cervejas-caseiras-campeas-beercast-555/ https://beercast.com.br/programas/fabio-bossada-e-suas-cervejas-caseiras-campeas-beercast-555/#respond Wed, 10 Jan 2024 03:00:31 +0000 https://beercast.com.br/?p=21789 No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal
com Fábio Bossada, vem ouvir!

O post Fábio Bossada e Suas Cervejas Caseiras Campeãs – Beercast #555 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal
com Fábio Bossada, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Fábio Bossada e Suas Cervejas Caseiras Campeãs – Beercast #555 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/fabio-bossada-e-suas-cervejas-caseiras-campeas-beercast-555/feed/ 0 No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal com Fábio Bossada, vem ouvir! No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal<br /> com Fábio Bossada, vem ouvir! Beercast Brasil full false 59:51 21789
Boa Cerveja-Feira #512… Ullr Schwarz https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-512-ullr-schwarz/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-512-ullr-schwarz/#respond Fri, 05 Jan 2024 03:45:12 +0000 http://beercast.com.br/?p=21771 Começa mais um ano e muitos podem falar que é um novo ciclo, outros podem dizer que é apenas uma marcação astrológica para indicar mais uma volta da terra ao redor do sol. Independente disto podemos nos valer deste momento para tirar um tempo para nossos planos, sejam imediatos ou aspiracionais, e imaginar o que...

O post Boa Cerveja-Feira #512… Ullr Schwarz apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Começa mais um ano e muitos podem falar que é um novo ciclo, outros podem dizer que é apenas uma marcação astrológica para indicar mais uma volta da terra ao redor do sol. Independente disto podemos nos valer deste momento para tirar um tempo para nossos planos, sejam imediatos ou aspiracionais, e imaginar o que queremos manter em nossas vidas e o que não faz mais sentido e usar esta reflexão para projetarmos nossas intensões, desejos e vontades para o futuro.


Ullr Schwarz

Ullr SchwarzDados Técnicos:

Cerveja: Ullr Schwarz
Cervejaria: FrohenFeld Craft Brewery
Estilo
: Schwarzbier
Teor: 8,7%
País de origem: Brasil
Embalagem: 350 ml
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja completamente negra e opaca. Espuma em tom marrom com boa formação com bolhas pequenas e uniformes, duração mediana como esperado.

Aroma: No aroma encontramos notas café fresco, cacau e torrefação. Em segundo plano encontramos notas bastante discretas de panificação e um toque de tabaco.

Paladar: Corpo alto e sedoso com média carbonatação. Enquanto que paladar temos notas de café e chocolate amargo bastante marcantes, acompanhadas por um aquecimento alcoólico. Em segundo plano encontramos panificação que remete a pão preto, torrefação e um toque licoroso.

Aftertaste: no aftertaste as notas de chocolate amargo são suaves enquanto que a percepção de café e alcoólico ganha mais presença, finalizando com um amargor mediano com notas de café e torra que segue limpo e persistente.

Harmonização: Dada a potência alcoólica e intensidade desta cerveja precisamos trazer algo equivalente. Minha sugestão é harmonizarmos com pernil suíno ao molho de amoras, a carne já aceita muito bem molhos agridoces e iremos agregar aqui as notas de chocolate amargo e usar a potência alcoólica para contrastar com a untuosidade do prato.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #512… Ullr Schwarz apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-512-ullr-schwarz/feed/ 0 21771
Cia de Brassagem Brasil – Beercast #554 https://beercast.com.br/programas/cia-de-brassagem-brasil-beercast-554/ https://beercast.com.br/programas/cia-de-brassagem-brasil-beercast-554/#comments Wed, 03 Jan 2024 12:55:22 +0000 https://beercast.com.br/?p=21783 No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal com Dani Mingatos e Jorge Voloshyn, vem ouvir!

O post Cia de Brassagem Brasil – Beercast #554 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal
com Dani Mingatos e Jorge Voloshyn, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cia de Brassagem Brasil – Beercast #554 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/cia-de-brassagem-brasil-beercast-554/feed/ 1 No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal com Dani Mingatos e Jorge Voloshyn, vem ouvir! No episódio de hoje tivemos uma conversa muito legal com Dani Mingatos e Jorge Voloshyn, vem ouvir! Beercast Brasil full false 1:01:33 21783
Boa Cerveja-Feira #511… Maori https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-511-maori/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-511-maori/#respond Fri, 29 Dec 2023 03:45:36 +0000 http://beercast.com.br/?p=21766 Chegamos ao final de mais um ano, mais 52 colunas publicadas. Neste momento fazemos uma divagação a respeito da dinâmica que é escrever uma resenha pensando em como podemos compartilhar a experiência de beber uma cerveja e o conhecimento de forma acessível, pensar que esta iniciativa começou pouco mais de 10 anos atrás em outra...

O post Boa Cerveja-Feira #511… Maori apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Chegamos ao final de mais um ano, mais 52 colunas publicadas. Neste momento fazemos uma divagação a respeito da dinâmica que é escrever uma resenha pensando em como podemos compartilhar a experiência de beber uma cerveja e o conhecimento de forma acessível, pensar que esta iniciativa começou pouco mais de 10 anos atrás em outra rede social já extinta, depois foi abraçada pelo pessoal do Beercast como uma publicação no site e hoje tem vida em redes sociais. O “onde” já mudou algumas vezes, o “como” escrever já foi adaptado de acordo com a necessidade do local, mas o conceito de ser informativo e acessível, este nunca mudou.


Maori

MaoriDados Técnicos:

Cerveja: Maori
Cervejaria: Gauden Bier
Estilo
: Brown Ale
Teor: 5,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,25


Aparência: Cerveja em tom marrom intenso quase preta e bastante opaca. Espuma bege de boa formação e média persistência.

Aroma: Aroma com percepção de tosta, café e caramelo. Em segundo plano temos a percepção de nozes e casca de pão com leve presença de melado.

Paladar: Corpo baixo e media carbonatação. Enquanto que no paladar temos notas de toffe, café e tosta acompanhadas por um amargor baixo pautado por notas de torrefação. Em segundo plano leve nota de pão e biscoito.

Aftertaste: Já no aftertaste encontramos a presença do amargor um pouco mais marcante e o residual de torrefação mais presente, as notas de café e caramelo são bastante discretas.

Harmonização: Este exemplar de Brown Ale apresenta uma presença mais acentuada de notas de torrefação e vamos nos valer desta característica para a harmonização. Minha sugestão é harmonizarmos com pavê de chocolate agregando as notas de café e caramelo ao sabor do chocolate e trazendo ares de final de ano para a harmonização.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #511… Maori apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-511-maori/feed/ 0 21766
O Último Programa (do ano) – Beercast #553 https://beercast.com.br/programas/o-ultimo-programa-do-ano-beercast-533/ https://beercast.com.br/programas/o-ultimo-programa-do-ano-beercast-533/#respond Wed, 27 Dec 2023 16:00:29 +0000 https://beercast.com.br/?p=21760 Sai ano, entra ano e o Beercast continua aqui, venha ouvir nosso episódio de fim de ano!

O post O Último Programa (do ano) – Beercast #553 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Sai ano, entra ano e o Beercast continua aqui,
venha ouvir nosso episódio de fim de ano!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post O Último Programa (do ano) – Beercast #553 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/o-ultimo-programa-do-ano-beercast-533/feed/ 0 Sai ano, entra ano e o Beercast continua aqui, venha ouvir nosso episódio de fim de ano! Sai ano, entra ano e o Beercast continua aqui, venha ouvir nosso episódio de fim de ano! Beercast Brasil full false 58:03 21760
Boa Cerveja-Feira #510… Marcas da Revolta https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-510-marcas-da-revolta/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-510-marcas-da-revolta/#respond Fri, 22 Dec 2023 03:45:13 +0000 http://beercast.com.br/?p=21756 Na semana anterior trouxemos a esta coluna uma Imperial NEIPA e hoje trazemos uma Imperial IPA que é indicada pela cervejaria como uma Imperial West Coast IPA, tendo assim duas vertentes modernas das clássicas Imperial IPA. Aqui temos um líquido cristalino, o amargor evidente e limpo e um final seco que é espantoso. Mais do...

O post Boa Cerveja-Feira #510… Marcas da Revolta apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Na semana anterior trouxemos a esta coluna uma Imperial NEIPA e hoje trazemos uma Imperial IPA que é indicada pela cervejaria como uma Imperial West Coast IPA, tendo assim duas vertentes modernas das clássicas Imperial IPA. Aqui temos um líquido cristalino, o amargor evidente e limpo e um final seco que é espantoso. Mais do que a qualidade da cerveja me vejo pensando a respeito da gama de sensações que podemos imbuir uma cerveja e como isso, quando bem aplicada, move o mercado para frente.


Marcas da Revolta

Marcas da RevoltaDados Técnicos:

Cerveja: Marcas da Revolta
Cervejaria: Demonho
Estilo
: Imperial IPA
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25


Aparência: Cerveja em tom dourado intenso, cristalino e brilhante. Espuma branca de boa formação e persistência.

Aroma: Aroma frutado com notas de grapefruit, abacaxi e leve presente de maracujá. Em segundo plano notas mais resinosas com toque de pinho equilibradas pela presença do malte.

Paladar: Ao bebermos temos corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar somos apresentados a um amargor frutado e resinoso intenso, limpo e com notas frutadas de grapefruit. Em segundo plano as notas de pinho e abacaxi seguido pela suave presença do malte equilibrando o cenário.

Aftertaste: No aftertaste temos ainda o amargor como protagonista, mas agora trazendo as notas de grapefruit de maneira mais destacada e deixando o resinoso somente como pano de fundo e finalizando de maneira seca, deixando somente um amargor frutado limpo e persistente.

Harmonização: Vamos nos aproveitar deste amargor frutado e notas resinosas e pinho, dito isso minha sugestão é harmonizarmos com shawarma de carneiro. Vamos deixar as notas de pinho, resinoso e frutado salientar a carne do carneiro e caso ainda se use a pimenta síria temos a potência alcoólica para elevar a ardência e trazer novos ares ao prato.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #510… Marcas da Revolta apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-510-marcas-da-revolta/feed/ 0 21756
Entrevista com Marcelo Giffoni da cervejaria Giffa – Beercast #552 https://beercast.com.br/programas/entrevista-com-marcelo-giffoni-da-cervejaria-giffa-beercast-552/ https://beercast.com.br/programas/entrevista-com-marcelo-giffoni-da-cervejaria-giffa-beercast-552/#respond Wed, 20 Dec 2023 14:02:32 +0000 https://beercast.com.br/?p=21750 No episódio de hoje tivemos um conversa super legal com Marcelo Giffoni da cervejaria Giffa, Vem ouvir!

O post Entrevista com Marcelo Giffoni da cervejaria Giffa – Beercast #552 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No episódio de hoje tivemos um conversa super legal com
Marcelo Giffoni da cervejaria Giffa, Vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Entrevista com Marcelo Giffoni da cervejaria Giffa – Beercast #552 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/entrevista-com-marcelo-giffoni-da-cervejaria-giffa-beercast-552/feed/ 0 No episódio de hoje tivemos um conversa super legal com Marcelo Giffoni da cervejaria Giffa, Vem ouvir! No episódio de hoje tivemos um conversa super legal com Marcelo Giffoni da cervejaria Giffa, Vem ouvir! Beercast Brasil full false 55:36 21750
Boa Cerveja-Feira #509… El Retumbante Retuerno De Karina Cristina https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-509-el-retumbante-retuerno-de-karina-cristina/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-509-el-retumbante-retuerno-de-karina-cristina/#respond Fri, 15 Dec 2023 09:00:20 +0000 http://beercast.com.br/?p=21744 A Juan Caloto é uma das cervejarias que criou uma mitologia em sua marca e trabalha firmemente em todos seus rótulos. O próprio personagem Juan Caloto trás um pequeno pedaço de sua história em cada um dos rótulos, e além deste personagem temos outros personagens como é o caso da Karina Cristina presente em cerca...

O post Boa Cerveja-Feira #509… El Retumbante Retuerno De Karina Cristina apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A Juan Caloto é uma das cervejarias que criou uma mitologia em sua marca e trabalha firmemente em todos seus rótulos. O próprio personagem Juan Caloto trás um pequeno pedaço de sua história em cada um dos rótulos, e além deste personagem temos outros personagens como é o caso da Karina Cristina presente em cerca de cinco rótulos que constroem toda uma história da personagem.


El Retumbante Retuerno De Karina Cristina

El Retumbante Retuerno De Karina CristinaDados Técnicos:

Cerveja: El Retumbante Retuerno De Karina Cristina
Cervejaria: Juan Caloto
Estilo
: Imperial NEIPA
Teor: 8,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,50


Aparência: Cerveja dourada com leve tom de cobre. Espuma branca com ótima qualidade e persistência.

Aroma: No aroma temos frutado e cítrico equilibradas, encontramos notas de casca de laranja, grapefruit, manga e uma suave presença de abacaxi em segundo plano.

Paladar: Corpo médio e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar um frutado intenso com laranja, grapefruit, frutas amarelas como manga e pêssego. Em segundo plano encontramos notas cítricas acompanhadas por leve sensação alcoólica e amargor frutado crescente

Aftertaste: No aftertaste encontramos frutado e cítrico, com leve condimentado e aquecimento.

Harmonização: Para a harmonização vamos nos aproveitar um dos pratos do La Maison, minha sugestão é o bolinho de carne seca feito com massa de mandioquinha e parmesão. Vamos agregar todas as notas frutadas ao sabor da carne, enquanto que a potencia alcoólica da cerveja limpa o paladar.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #509… El Retumbante Retuerno De Karina Cristina apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-509-el-retumbante-retuerno-de-karina-cristina/feed/ 0 21744
Por que eu escolho a minha Cerveja? – Beercast #551 https://beercast.com.br/programas/por-que-eu-escolho-a-minha-cerveja-beercast-551/ https://beercast.com.br/programas/por-que-eu-escolho-a-minha-cerveja-beercast-551/#respond Wed, 13 Dec 2023 14:50:36 +0000 https://beercast.com.br/?p=21739 Você sabe por que escolhe tomar a cerveja que você toma? No episódio tivemos uma conversa com Cleiton Cardoso sobre as tomadas de decisão, vem ouvir!

O post Por que eu escolho a minha Cerveja? – Beercast #551 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Você sabe por que escolhe tomar a cerveja que você toma?
No episódio tivemos uma conversa com Cleiton Cardoso sobre as tomadas de decisão, vem ouvir!

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Por que eu escolho a minha Cerveja? – Beercast #551 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/por-que-eu-escolho-a-minha-cerveja-beercast-551/feed/ 0 Você sabe por que escolhe tomar a cerveja que você toma? No episódio tivemos uma conversa com Cleiton Cardoso sobre as tomadas de decisão, vem ouvir! Você sabe por que escolhe tomar a cerveja que você toma? No episódio tivemos uma conversa com Cleiton Cardoso sobre as tomadas de decisão, vem ouvir! Beercast Brasil full false 1:12:25 21739
Boa Cerveja-Feira #508… Eu meço, tu medes, Arquimedes https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-508-eu-meco-tu-medes-arquimedes/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-508-eu-meco-tu-medes-arquimedes/#respond Fri, 08 Dec 2023 03:50:57 +0000 http://beercast.com.br/?p=21732 Apesar deste rótulo trazer um estilo relativamente novo ele traz algo que é historicamente marcante na história das cervejas artesanais, o trocadalho. Esta técnica de criação de nomes de rótulos é praticamente uma técnica tombada como patrimônio histórico cultural, que em sua maioria envolve o uso de um ditado popular ou termo de duplo sentido...

O post Boa Cerveja-Feira #508… Eu meço, tu medes, Arquimedes apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Apesar deste rótulo trazer um estilo relativamente novo ele traz algo que é historicamente marcante na história das cervejas artesanais, o trocadalho. Esta técnica de criação de nomes de rótulos é praticamente uma técnica tombada como patrimônio histórico cultural, que em sua maioria envolve o uso de um ditado popular ou termo de duplo sentido misturado com o estilo da cerveja, via de regra uma IPA. Os melhores criadores de rótulos ainda contam com a contratação de um tiozão do pavê como consultor externo para validar a qualidade da criação.


Eu meço, tu medes, Arquimedes

Dados Técnicos:

Cerveja: Eu meço, tu medes, Arquimedes
Cervejaria: Tesla
Estilo
: NEIPA
Teor: 6,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja amarela completamente opaca, espuma branca com boa formação e persistência.

Aroma: No aroma as notas de frutas amarelas de caroço surgem de forma marcante trazendo notas de nectarina, ameixa amarela e leve presença de pêssego. Em segundo plano notas cítricas que remetem a grapefruit.

Paladar: Corpo médio alto com sensação aveludada e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos um frutado marcante com frutas amarelas como manga, nectarina, jambo e em segundo plano as notas cítricas de grapefruit e maracujá com finalização seca.

Aftertaste: O aftertaste mantem frutado e cítrico ambos marcantes, trazendo grapefruit principalmente. Final seco e limpo

Harmonização: Para a harmonização vamos nos aproveitar das notas frutadas principalmente. Minha sugestão é harmonizarmos com um lanche de ciabatta com lagarto fatiado ou pastrami e queijo meia cura, puxando para cima o sabor da carne com as notas cítricas.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #508… Eu meço, tu medes, Arquimedes apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-508-eu-meco-tu-medes-arquimedes/feed/ 0 21732