Beercast Brasil http://beercast.com.br Um podcast onde Cerveja é o tema principal. Toda Quarta-Feira! Wed, 19 Jan 2022 03:13:58 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.8.3 http://beercast.com.br/wp-content/uploads/2017/06/logo_bc_500x500-150x150.jpg Beercast Brasil http://beercast.com.br 32 32 Um podcast semanal onde cerveja é o tema principal, degustamos as melhores e piores cervejas do mundo, contamos o que achamos e damos boas risadas. <br /> <br /> Se você adora cervejas e quer estar por dentro deste mundo, o convidamos a ouvir nossos programas. Beercast Brasil clean episodic Beercast Brasil contato@beercast.com.br contato@beercast.com.br (Beercast Brasil) BeerCast Brasil Beercast Brasil http://beercast.com.br/wp-content/uploads/2020/02/logo_beercast_1400x1400.png http://beercast.com.br TV-MA São Paulo, SP São Paulo, SP Weekly 178092575 Boa Cerveja-Feira #412… Hoppy Breakfast 3 http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-412-hoppy-breakfast-3/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-412-hoppy-breakfast-3/#respond Fri, 21 Jan 2022 03:45:20 +0000 http://beercast.com.br/?p=20623 Esta semana me vi envolvido em algumas conversas a respeito de uso de adjunto na cerveja, e muita gente ainda é levada a crer que a lei da pureza alemã ainda é uma regra de ouro, ignorando toda a escola belga e o uso de adjuntos. A Hoppy Breakfast 3 usa 70% de aveia em...

O post Boa Cerveja-Feira #412… Hoppy Breakfast 3 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta semana me vi envolvido em algumas conversas a respeito de uso de adjunto na cerveja, e muita gente ainda é levada a crer que a lei da pureza alemã ainda é uma regra de ouro, ignorando toda a escola belga e o uso de adjuntos. A Hoppy Breakfast 3 usa 70% de aveia em sua composição comprovando que adjuntos podem ser muito bem-vindos a uma cerveja. É sempre bom lembrar, ou pesquisar, que a lei da pureza alemã tem mais de 500 anos e seu contexto era muito mais político e econômico do que meramente uma receita de cerveja.


Hoppy Breakfast 3

Hoppy Breakfast 3Dados Técnicos:

Cerveja: Hoppy Breakfast 3
Estilo: Imperial IPA
Teor: 8,4%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja amarelo palha, completamente opaca. Espuma branca, com boa formação e longa duração, mantem uma fina camada de espuma mesmo após alguns minutos.

Aroma: Aroma com notas cítricas e frutadas que remetem a limão, pêssego e jambo. Em segundo plano suaves notas de malte e uma leve presença herbal.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação com forte percepção aveludada. Enquanto que no paladar temos notas cítricas em destaque, trazendo limão e grapefruit, juntamente com um leve frutado de pêssego. Em segundo plano a presença de malte e um leve amargor cítrico.

Aftertaste: Aftertaste suculento, com notas cítricas e amargor mediano. Encontramos ainda um leve aquecimento alcoólico ao final seguido de leve adstringência.

Harmonização: A Hoppy Breakfast apresenta diversas características que podem ser trabalhadas na harmonização, mas irei optar pelo uso do lúpulo Lemondrop. Minha sugestão é harmonizarmos com pintado ao molho de camarões, este peixe tem sabor intenso e não será apagado pela cerveja e as notas cítricas irão realçar o sabor tanto do peixe quanto dos camarões.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #412… Hoppy Breakfast 3 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-412-hoppy-breakfast-3/feed/ 0 20623
A Máquina do Tempo com Fabiana e Flávio – Beercast #452 http://beercast.com.br/programas/a-maquina-do-tempo-com-fabiana-e-flavio-beercast-452/ http://beercast.com.br/programas/a-maquina-do-tempo-com-fabiana-e-flavio-beercast-452/#respond Wed, 19 Jan 2022 03:00:49 +0000 http://beercast.com.br/?p=20629 A conversa hoje foi com os simpaticíssimos Fabiana e Flavio, da Cervejaria A Maquina do Tempo. Vamos pegar nosso DeLorean e passear pela história com eles?

O post A Máquina do Tempo com Fabiana e Flávio – Beercast #452 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

A conversa hoje foi com os simpaticíssimos Fabiana e Flavio, da Cervejaria A Maquina do Tempo. Vamos pegar nosso DeLorean e passear pela história com eles?

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post A Máquina do Tempo com Fabiana e Flávio – Beercast #452 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/a-maquina-do-tempo-com-fabiana-e-flavio-beercast-452/feed/ 0 A conversa hoje foi com os simpaticíssimos Fabiana e Flavio, da Cervejaria A Maquina do Tempo. Vamos pegar nosso DeLorean e passear pela história com eles? A conversa hoje foi com os simpaticíssimos Fabiana e Flavio, da Cervejaria A Maquina do Tempo. Vamos pegar nosso DeLorean e passear pela história com eles? Beercast Brasil 56:37 20629
Boa Cerveja-Feira #411.. Ybyra Una http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-411-ybyra-una/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-411-ybyra-una/#respond Fri, 14 Jan 2022 03:45:32 +0000 http://beercast.com.br/?p=20618 A Ybyra Una entrega uma experiência completamente inesperada para uma Imperial Porter. Ao ver os 10% de álcool você imagina uma cerveja densa e marcada pelas notas de café e chocolate, mas novamente a @zalazbrasil surpreende ao usar a microflora selvagem da fazenda na fermentação e confirma a informação presente no rótulo da cerveja, que...

O post Boa Cerveja-Feira #411.. Ybyra Una apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A Ybyra Una entrega uma experiência completamente inesperada para uma Imperial Porter. Ao ver os 10% de álcool você imagina uma cerveja densa e marcada pelas notas de café e chocolate, mas novamente a @zalazbrasil surpreende ao usar a microflora selvagem da fazenda na fermentação e confirma a informação presente no rótulo da cerveja, que avisa que esta é uma experiência para ser apreciada pausadamente.


Ybyra Una

Ybyra UnaDados Técnicos:

Cerveja: Ybyra Una
Estilo: Imperial Porter
Teor: 10,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja preta, fechada e com espuma bege com boa formação, porem baixa duração.

Aroma: A cerveja apresenta notas alcoólicas bastante presentes, que remetem a licor de cassis, notas levemente defumadas, fumaça e madeira. Em segundo plano encontramos as notas de tosta, café e um leve funk.

Paladar: Corpo médio e baixa carbonatação. Enquanto que o paladar surpreende por apresentar notas acéticas em primeiro plano, acompanhadas por percepção de madeira, suave defumado, frutas secas e percepção de tosta.

Aftertaste: o aftertaste é breve e intenso, apresentando a percepção acética e madeira e com aquecimento alcoolico, fechando seca e limpa.

Harmonização: A Ybyra Una traz notas inesperadas para uma Imperial Porter, a percepção acética protagoniza toda a experiência. Por conta destas notas minha sugestão é harmonizarmos com um parfait de chocolate com crisp de bacon. Vamos contrastar o dulçor do parfair com a acidez da cerveja e salientar as notas defumadas e de madeira.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #411.. Ybyra Una apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-411-ybyra-una/feed/ 0 20618
Copos Stanley – Beercast #451 http://beercast.com.br/programas/copos-stanley-beercast-451/ http://beercast.com.br/programas/copos-stanley-beercast-451/#respond Wed, 12 Jan 2022 03:00:21 +0000 http://beercast.com.br/?p=20615 Copo Stanley funciona mesmo ou é frescura de cervejeiro e cervejeira faria limer? Vamos conversar sobre isso no episódio de hoje.

O post Copos Stanley – Beercast #451 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Copo Stanley funciona mesmo ou é frescura de cervejeiro e cervejeira faria limer? Vamos conversar sobre isso no episódio de hoje.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Copos Stanley – Beercast #451 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/copos-stanley-beercast-451/feed/ 0 Copo Stanley funciona mesmo ou é frescura de cervejeiro e cervejeira faria limer? Vamos conversar sobre isso no episódio de hoje. Copo Stanley funciona mesmo ou é frescura de cervejeiro e cervejeira faria limer? Vamos conversar sobre isso no episódio de hoje. Beercast Brasil 47:03 20615
Boa Cerveja-Feira #410… Santa Katharina http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-410-santa-katharina/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-410-santa-katharina/#respond Fri, 07 Jan 2022 04:45:52 +0000 http://beercast.com.br/?p=20606 Vamos começar 2022 buscando expandir nossos horizontes, a cervejaria @4islandsbrewing é dos países baixos, fundada por brasileiros e com produção na Alemanha e na Califórnia, e neste caso fazendo uma parceria com a cervejaria @kaapsebrouwers, também dos países baixos. Trouxe esta cerveja como signo para o que desejo para 2022, podermos novamente viajarmos, ultrapassar as...

O post Boa Cerveja-Feira #410… Santa Katharina apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Vamos começar 2022 buscando expandir nossos horizontes, a cervejaria @4islandsbrewing é dos países baixos, fundada por brasileiros e com produção na Alemanha e na Califórnia, e neste caso fazendo uma parceria com a cervejaria @kaapsebrouwers, também dos países baixos. Trouxe esta cerveja como signo para o que desejo para 2022, podermos novamente viajarmos, ultrapassar as fronteiras, reforçar e criar parcerias.


Santa Katharina

Santa KatharinaDados Técnicos:

Cerveja: Santa Katharina
Estilo: Catharina Sour
Teor: 6,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Líquido amarelo palha, opaco e com espuma branca de breve duração.

Aroma: Aroma destacado de maracujá, trazendo notas cítricas e leve dulçor ao aroma, acompanhado pela percepção de especiarias e pimenta rosa. Em segundo plano uma leve presença e malte e baunilha.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar a acidez alta se destaca ao início, trazendo notas de maracujá azedo, em seguida encontramos notas de especiarias e baunilha.

Aftertaste: O aftertaste é pautado pela acidez frutada e cítrica, as notas de especiarias são bastante discretas e final frutado é persistente e muito agradável.

Harmonização: Vamos buscar algo que aproveite as notas de baunilha que o uso do cumaru trás para a cerveja. Minha sugestão é harmonizarmos com mousse de chocolate branco, desta forma contrastamos a acidez com o dulçor da sobremesa e deixamos as notas de baunilha e maracujá agregarem ao sabor do chocolate.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #410… Santa Katharina apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-410-santa-katharina/feed/ 0 20606
Moda Cervejeira com Bruno Castro – Beercast #450 http://beercast.com.br/programas/moda-cervejeira-com-bruno-castro-beercast-450/ http://beercast.com.br/programas/moda-cervejeira-com-bruno-castro-beercast-450/#respond Wed, 05 Jan 2022 03:00:27 +0000 http://beercast.com.br/?p=20603 Conversamos sobre nosso amigo e patrono Bruno Casto, da VestBeer, sobre moda no mercado cervejeiro. Aproveite para conhecer a loja deles e adquirir uma das lindas camisetas do Beercast la na loja da Vestbeer.

O post Moda Cervejeira com Bruno Castro – Beercast #450 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Conversamos sobre nosso amigo e patrono Bruno Casto, da VestBeer, sobre moda no mercado cervejeiro. Aproveite para conhecer a loja deles e adquirir uma das lindas camisetas do Beercast la na loja da Vestbeer.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Moda Cervejeira com Bruno Castro – Beercast #450 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/moda-cervejeira-com-bruno-castro-beercast-450/feed/ 0 Conversamos sobre nosso amigo e patrono Bruno Casto, da VestBeer, sobre moda no mercado cervejeiro. Aproveite para conhecer a loja deles e adquirir uma das lindas camisetas do Beercast la na loja da Vestbeer. Conversamos sobre nosso amigo e patrono Bruno Casto, da VestBeer, sobre moda no mercado cervejeiro. Aproveite para conhecer a loja deles e adquirir uma das lindas camisetas do Beercast la na loja da Vestbeer. Beercast Brasil 53:10 20603
Boa Cerveja-Feira #409… Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-409-whatever-people-say-i-am-thats-what-im-not/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-409-whatever-people-say-i-am-thats-what-im-not/#respond Fri, 31 Dec 2021 03:45:35 +0000 http://beercast.com.br/?p=20596 Vamos fechar o ano de 2021 com um clássico, uma IPA. Mas como 2021 foi um ano cheio de novidades iremos trazer uma IPA que também busque inovar. A “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not” da @allbeersbr é uma IPA com adição de nibs de cacau que tem dois itens que são...

O post Boa Cerveja-Feira #409… Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Vamos fechar o ano de 2021 com um clássico, uma IPA. Mas como 2021 foi um ano cheio de novidades iremos trazer uma IPA que também busque inovar. A “Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not” da @allbeersbr é uma IPA com adição de nibs de cacau que tem dois itens que são memoráveis. O primeiro é o equilíbrio no uso do adjunto e o segundo é o nome mais longo que encontrei este ano.


Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not

Whatever People Say I Am, That's What I'm NotDados Técnicos:

Cerveja: Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not
Estilo: IPA
Teor: 6,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja dourada, cristalina e brilhante. Espuma com formação consiste, bolhas pequenas e longa duração

Aroma: Encontramos um ótimo equilíbrio entre a percepção cítrica dos lúpulos americanos e o uso do cacau. Em segundo plano a presença discreta de malte e leve caramelo.

Paladar: Corpo e carbonatação médios. Enquanto que no paladar encontramos as notas cítricas de grapefruit, maracujá, amargor médio alto com percepção cítrica e um toque de cacau e chocolate 70% e intensifica a percepção de amargor

Aftertaste: O aftertaste é palco para o amargor residual limpo e persistente da cerveja. As notas cítricas e de chocolate amargo se equilibram e seguem por um bom tempo

Harmonização: Para uma IPA como esta podemos manter uma harmonização clássica e realizar leve alteração para aproveitar do uso do cacau. Minha sugestão é harmonizarmos com hambúrguer clássico, mas feita na brasa e usando palha ou lascas de madeira para agregar leve defumação ao sabor da carne. Usaremos esta leve defumação agregando a percepção de cacau.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #409… Whatever People Say I Am, That’s What I’m Not apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-409-whatever-people-say-i-am-thats-what-im-not/feed/ 0 20596
Episódio de Ano Novo – Beercast #449 http://beercast.com.br/programas/episodio-de-ano-novo-beercast-449/ http://beercast.com.br/programas/episodio-de-ano-novo-beercast-449/#respond Wed, 29 Dec 2021 03:00:17 +0000 http://beercast.com.br/?p=20593 Episódio de Ano Novo! Gravado no Colab e com a presença dos nossos queridos e vacinados patronos.

O post Episódio de Ano Novo – Beercast #449 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Episódio de Ano Novo! Gravado no Colab e com a presença dos nossos queridos e vacinados patronos.

 

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Episódio de Ano Novo – Beercast #449 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/episodio-de-ano-novo-beercast-449/feed/ 0 Episódio de Ano Novo! Gravado no Colab e com a presença dos nossos queridos e vacinados patronos. Episódio de Ano Novo! Gravado no Colab e com a presença dos nossos queridos e vacinados patronos. Beercast Brasil 40:12 20593
Boa Cerveja-Feira #408… Christmas Ale http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-408-christmas-ale/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-408-christmas-ale/#respond Fri, 24 Dec 2021 03:45:38 +0000 http://beercast.com.br/?p=20586 Apresentar uma cerveja de natal no natal é um chavão, bastante esperado até. Mas valem algumas reflexões a respeito das Christmas Ale, a construção do estilo é originada no hemisfério norte e por isso encontramos um estilo com alto teor alcoólico, especiarias e tudo que um clima frio pede. No Brasil faria mais sentido uma...

O post Boa Cerveja-Feira #408… Christmas Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Apresentar uma cerveja de natal no natal é um chavão, bastante esperado até. Mas valem algumas reflexões a respeito das Christmas Ale, a construção do estilo é originada no hemisfério norte e por isso encontramos um estilo com alto teor alcoólico, especiarias e tudo que um clima frio pede. No Brasil faria mais sentido uma Christmas Ale leve e refrescante, mas como se trata de um estilo criado fora de fato devemos manter suas características e isso não impede em nada em consumir uma cerveja desta no nosso verão.


Christmas Ale

Christmas AleDados Técnicos:

Cerveja: Christmas Ale
Estilo: Winter Ale
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro, com suave tom acobreado. Espuma farta e consistente, bastante persistente.

Aroma: Notas de malte, caramelo, melaço e especiarias como canela e gengibre.

Paladar: Corpo médio alto, média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de tosta, caramelo e toffe ocupam o primeiro plano. Em segundo plano encontramos as notas de especiarias como canela e cardamomo.

Aftertaste: No aftertaste uma suave picância e percepção de caramelo e especiarias seguem acompanhadas por um leve aquecimento alcoólico.

Harmonização: A Finito Winter Ale apresenta uma potência controlada e equilibrada e isso abre as portas para as opções que temos, mas vale manter a temática da cerveja. Minha sugestão é harmonizarmos com tender assado com mel, vamos deixar as notas condimentadas complementarem o sabor do tender e controlar o dulçor do mel com as notas de tosta da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #408… Christmas Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-408-christmas-ale/feed/ 0 20586
Natal 2021 com João da Cervejaria Mingo – Beercast #448 http://beercast.com.br/programas/natal-2021-com-joao-da-cervejaria-mingo-beercast-448/ http://beercast.com.br/programas/natal-2021-com-joao-da-cervejaria-mingo-beercast-448/#respond Wed, 22 Dec 2021 03:00:56 +0000 http://beercast.com.br/?p=20584 Episódio especial de Natal com a presença especial de nossos amigos e patronos. Gravamos ao vivo no Colab (em SP) e contamos com a participação especial do João, da cervejaria mingo.

O post Natal 2021 com João da Cervejaria Mingo – Beercast #448 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Episódio especial de Natal com a presença especial de nossos amigos e patronos. Gravamos ao vivo no Colab (em SP) e contamos com a participação especial do João, da cervejaria mingo.

Não esqueça que ouvinte tem desconto exclusivo na loja da Insider!

Utilize o cupom: BEERCAST

Link para as Tech TShirt da Insider:

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Natal 2021 com João da Cervejaria Mingo – Beercast #448 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/natal-2021-com-joao-da-cervejaria-mingo-beercast-448/feed/ 0 Episódio especial de Natal com a presença especial de nossos amigos e patronos. Gravamos ao vivo no Colab (em SP) e contamos com a participação especial do João, da cervejaria mingo. Episódio especial de Natal com a presença especial de nossos amigos e patronos. Gravamos ao vivo no Colab (em SP) e contamos com a participação especial do João, da cervejaria mingo. Beercast Brasil 46:45 20584
Boa Cerveja-Feira #407… Cosmopolitan Sour http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-407-cosmopolitan-sour/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-407-cosmopolitan-sour/#respond Fri, 17 Dec 2021 03:45:55 +0000 http://beercast.com.br/?p=20577 A Cosmopolitan Sour é mais uma cerveja na linha finito da @cervejariainvicta, esta iniciativa abarca cervejarias parceiras para produzir rótulos de tiragem única, por isso mesmo o nome da linha é finito. É inegável que o conceito de criar uma cerveja, inicialmente, de tiragem única permite que as cervejarias apostem em estilos, adjuntos e insumos...

O post Boa Cerveja-Feira #407… Cosmopolitan Sour apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A Cosmopolitan Sour é mais uma cerveja na linha finito da @cervejariainvicta, esta iniciativa abarca cervejarias parceiras para produzir rótulos de tiragem única, por isso mesmo o nome da linha é finito. É inegável que o conceito de criar uma cerveja, inicialmente, de tiragem única permite que as cervejarias apostem em estilos, adjuntos e insumos que talvez não arriscassem em uma tentativa de criar uma cerveja de linha. Esta iniciativa é um sopro de novidade no mercado e espero que inspire outras cervejarias a fazer o mesmo.


Cosmopolitan Sour

Cosmopolitan SourDados Técnicos:

Cerveja: Cosmopolitan Sour
Estilo: Sour
Teor: 3,9%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,25

 


Aparência: Cerveja levemente turva, em tom amarelo claro com nuances rosados. Espuma com boa formação e estabilidade mediana.

Aroma: Aroma delicado com notas cítricas discretas, leve presente frutada. Em segundo plano uma presença lática muito discreta.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma acidez alta e pautada por notas cítricas e frutadas, suaves notas de laranja e em segunda plano frutas vermelhas

Aftertaste: As notas cítricas de laranja ganham mais destaque juntamente com a percepção de acidez limpa, o final seco e limpo deixa espaço para um novo gole.

Harmonização: Esta é uma cerveja delicada e, portanto, devemos pensar em um prato com características mais suaves. Minha sugestão é harmonizarmos com peito de frango com laranja, usaremos a laranja como fator de união e agregar as notas cítricas e frutadas ao sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #407… Cosmopolitan Sour apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-407-cosmopolitan-sour/feed/ 0 20577
Mondial de La Biere 2021 no Rio de Janeiro – Beercast #447 http://beercast.com.br/programas/mondial-de-la-biere-2021-no-rio-de-janeiro-beercast-447/ http://beercast.com.br/programas/mondial-de-la-biere-2021-no-rio-de-janeiro-beercast-447/#respond Wed, 15 Dec 2021 03:00:20 +0000 http://beercast.com.br/?p=20573 Anselmo Mendo foi nosso enviado especial para a cobertura do Mondial de La Biere, tradicional evento cervejeiro que aconteceu no Rio de Janeiro. Ele encontrou bastante gente por la, como o nosso querido Bleed (Dr Breja) e o pessoal da Spartacus.

O post Mondial de La Biere 2021 no Rio de Janeiro – Beercast #447 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Anselmo Mendo foi nosso enviado especial para a cobertura do Mondial de La Biere, tradicional evento cervejeiro que aconteceu no Rio de Janeiro. Ele encontrou bastante gente por la, como o nosso querido Bleed (Dr Breja) e o pessoal da Spartacus.

Não esqueça que ouvinte tem desconto exclusivo na loja da Insider!

Utilize o cupom: BEERCAST

Link para as Tech TShirt da Insider:

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Mondial de La Biere 2021 no Rio de Janeiro – Beercast #447 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/mondial-de-la-biere-2021-no-rio-de-janeiro-beercast-447/feed/ 0 Anselmo Mendo foi nosso enviado especial para a cobertura do Mondial de La Biere, tradicional evento cervejeiro que aconteceu no Rio de Janeiro. Ele encontrou bastante gente por la, como o nosso querido Bleed (Dr Breja) e o pessoal da Spartacus. Anselmo Mendo foi nosso enviado especial para a cobertura do Mondial de La Biere, tradicional evento cervejeiro que aconteceu no Rio de Janeiro. Ele encontrou bastante gente por la, como o nosso querido Bleed (Dr Breja) e o pessoal da Spartacus. Beercast Brasil 54:39 20573
Boa Cerveja-Feira #406… Sexy sem ser Vulgar http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-406-sexy-sem-ser-vulgar/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-406-sexy-sem-ser-vulgar/#respond Fri, 10 Dec 2021 03:45:13 +0000 http://beercast.com.br/?p=20566 Algumas cervejarias criam linhas temáticas, outras optam por manter uma identidade de marca vinculada a uma temática específica. Dentre estas a @cervejademonho, que iniciou suas atividades em meados de 2018, se mantem fiel a temática capirotolesca desde sua fundação, seus rótulos sempre trazem nome, arte e texto muito bem amarrado com o tema da cervejaria,...

O post Boa Cerveja-Feira #406… Sexy sem ser Vulgar apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Algumas cervejarias criam linhas temáticas, outras optam por manter uma identidade de marca vinculada a uma temática específica. Dentre estas a @cervejademonho, que iniciou suas atividades em meados de 2018, se mantem fiel a temática capirotolesca desde sua fundação, seus rótulos sempre trazem nome, arte e texto muito bem amarrado com o tema da cervejaria, e as cervejas são constantemente reconhecidas como acima da média.


Sexy sem ser Vulgar

Sexy sem ser VulgarDados Técnicos:

Cerveja: Sexy sem ser Vulgar
Estilo: Imperial IPA
Teor: 8,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja dourada, brilhante e cristalina. Ótima formação de espuma, boa qualidade e longa duração.

Aroma: Notas de frutas amarelas frescas trazendo percepção de pêssego, manga, um toque de grapefruit e leve maracujá, um suave floral acompanha as notas frutadas. Em segundo plano temos notas equilibradas de malte, leve caramelo e resinoso.

Paladar: Carbonatação média, corpo alto e aveludado. Enquanto que no paladar as notas frutadas continuam protagonizando porem agregando um amargor que remete a casca de laranja, acompanhado por notas de frutas amarelas.

Aftertaste: O aftertaste apresenta um amargor médio alto e persistente, caracterizado por notas levemente cítricas e com conclusão limpa e seca.

Harmonização: A cerveja tem potência e personalidade, então devemos buscar um prato que não seja apagado. Minha sugestão é harmonizarmos com um lanche de pernil desfiado com uma generosa cobertura de queijo meia cura. O teor alcoólico da cerveja irá lidar com a untuosidade do lanche e as notas frutadas irão agregar e potencializar os sabores.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #406… Sexy sem ser Vulgar apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-406-sexy-sem-ser-vulgar/feed/ 0 20566
Cervejaria Adaga com Léo Carvalho – Beercast #446 http://beercast.com.br/programas/cervejaria-adaga-com-leo-carvalho-beercast-446/ http://beercast.com.br/programas/cervejaria-adaga-com-leo-carvalho-beercast-446/#respond Wed, 08 Dec 2021 03:00:59 +0000 http://beercast.com.br/?p=20562 Vamos conhecer e falar sobre a Cervejaria Adaga, do nosso querido amigo Léo Carvalho.

O post Cervejaria Adaga com Léo Carvalho – Beercast #446 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Vamos conhecer e falar sobre a Cervejaria Adaga, do nosso querido amigo Léo Carvalho.

Não esqueça que ouvinte tem desconto exclusivo na loja da Insider!

Utilize o cupom: BEERCAST

Link para as Cuecas Tech da Insider:

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cervejaria Adaga com Léo Carvalho – Beercast #446 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/cervejaria-adaga-com-leo-carvalho-beercast-446/feed/ 0 Vamos conhecer e falar sobre a Cervejaria Adaga, do nosso querido amigo Léo Carvalho. Vamos conhecer e falar sobre a Cervejaria Adaga, do nosso querido amigo Léo Carvalho. Beercast Brasil 50:14 20562
Boa Cerveja-Feira #405… Back to Sour http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-405-back-to-sour/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-405-back-to-sour/#respond Fri, 03 Dec 2021 03:45:19 +0000 http://beercast.com.br/?p=20554 Eu gosto de linhas temáticas nas cervejarias, neste caso a @sigilototalbrewing tem uma linha de sour que homenageia algumas cantoras icônicas. Neste rótulo eles homenageiam a Amy Winehouse, mas temos outros rotulo que fazem homenagem a Lady Gaga e Madonna. Os diversos outros rótulos da cervejaria sempre uma ligação com o mundo da música e...

O post Boa Cerveja-Feira #405… Back to Sour apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Eu gosto de linhas temáticas nas cervejarias, neste caso a @sigilototalbrewing tem uma linha de sour que homenageia algumas cantoras icônicas. Neste rótulo eles homenageiam a Amy Winehouse, mas temos outros rotulo que fazem homenagem a Lady Gaga e Madonna. Os diversos outros rótulos da cervejaria sempre uma ligação com o mundo da música e trazem a alma da escola brasileira: o trocadilho no nome da cerveja, como “Tom Sour”, “Surfin Ué Sei” e “GrungIPA”


Back to Sour

Back to SourDados Técnicos:

Cerveja: Back to Sour
Estilo: Imperial Sour
Teor: 9,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja de coloração vermelha vívida e fechada. Espuma rósea e com baixa duração.

Aroma: No aroma um dulçor de candy sugar, notas frutadas de cerejas e framboesas que agregam uma leve citricidade. Em segundo plano um leve toque lático bastante discreto.

Paladar: Corpo médio alto com sensação aveludada e carbonatação mediana. Enquanto que no paladar encontramos notas de frutas vermelhas, acidez alta e marcante e em segundo plano um suave dulçor frutado.

Aftertaste: Acidez crescente no início do aftertaste, acompanhada pelas notas de frutas vermelhas, entregando uma sensação de final aveludada, ácida na medida e limpa.

Harmonização: Como a cerveja é uma homenagem a Amy Winehouse, vamos buscar uma opção dentre a culinária caribenha dado que era a preferida da artista. Minha sugestão é harmonizarmos com Quesillo, um pudim de leite ou leite condensado, vamos contrastar o dulçor do prato com a acidez da cerveja, agregar as texturas aveludadas de ambos e deixar as notas de frutas vermelhas complementarem o sabor do pudim.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #405… Back to Sour apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-405-back-to-sour/feed/ 0 20554
Turismo Cervejeiro Pós Pandemia com Fernanda Marin – Beercast #445 http://beercast.com.br/programas/turismo-cervejeiro-pos-pandemia-com-fernanda-marin-beercast-445/ http://beercast.com.br/programas/turismo-cervejeiro-pos-pandemia-com-fernanda-marin-beercast-445/#respond Wed, 01 Dec 2021 03:00:10 +0000 http://beercast.com.br/?p=20549 Como será que ficará o turismo cervejeiro após a pandemia? Convidamos a nossa querida amiga e patrona Fernanda Marin pra falar um pouco sobre isso.

O post Turismo Cervejeiro Pós Pandemia com Fernanda Marin – Beercast #445 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Como será que ficará o turismo cervejeiro após a pandemia? Convidamos a nossa querida amiga e patrona Fernanda Marin pra falar um pouco sobre isso.

Não esqueça que ouvinte tem desconto exclusivo na loja da Insider!

Utilize o cupom: BEERCAST

Link para a camiseta Tech TShirt:

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Turismo Cervejeiro Pós Pandemia com Fernanda Marin – Beercast #445 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/turismo-cervejeiro-pos-pandemia-com-fernanda-marin-beercast-445/feed/ 0 Como será que ficará o turismo cervejeiro após a pandemia? Convidamos a nossa querida amiga e patrona Fernanda Marin pra falar um pouco sobre isso. Como será que ficará o turismo cervejeiro após a pandemia? Convidamos a nossa querida amiga e patrona Fernanda Marin pra falar um pouco sobre isso. Beercast Brasil 52:10 20549
Boa Cerveja-Feira #404… 250S http://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-404-250s/ http://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-404-250s/#respond Fri, 26 Nov 2021 03:45:44 +0000 http://beercast.com.br/?p=20542 Na semana anterior falei sobre a Rauchbier que provei da @bierinbox e comentei que ela fazia parte de uma linha chamada festival de inverno com mais dois rótulos. Eu fiquei muito surpreso pela escolha dos estilos, uma rauch, uma Baltic Porter e uma Weiss, nada de IPA, NEIPA ou Sour. Apesar da escolha ser arriscada,...

O post Boa Cerveja-Feira #404… 250S apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Na semana anterior falei sobre a Rauchbier que provei da @bierinbox e comentei que ela fazia parte de uma linha chamada festival de inverno com mais dois rótulos. Eu fiquei muito surpreso pela escolha dos estilos, uma rauch, uma Baltic Porter e uma Weiss, nada de IPA, NEIPA ou Sour. Apesar da escolha ser arriscada, pois colocar de lado estes estilos limita a amplitude do público, mas ao mesmo tempo demonstra coragem em tratar uma linha sazonal como algo de fato fora do comum.


250S

250SDados Técnicos:

Cerveja: 250S
Estilo: Baltic Porter
Teor: 6,4%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Coloração castanho escuro com reflexos cobre, praticamente opaca. Espuma com boa formação é duração mediada.

Aroma: Aroma de coco queimado, amêndoas, ameixa preta, caramelo e alcaçuz acompanhados por um toque de cacau e mel. O aroma apresenta uma complexidade inesperada e brinca com os sentidos trazendo camadas e serem descobertas.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de tosta e café surgem em primeiro plano acompanhadas pelas notas de cacau, suave percepção de açúcar queimado, nozes e finalizando com um crescente amargor de tosta com leve presença herbal.

Aftertaste: O aftertaste nos recorda das notas de coco queimado que havíamos encontrado no aroma, acompanhadas por um amargor pautado pela percepção de tosta, toffe e herbal.

Harmonização: Minha sugestão é harmonizarmos com uma moqueca de bacalhau com leite de coco. O uso de um peixe salgado e de sabor mais forte é proposital para mantermos a equidade de potência, e as notas de tosta da cerveja irão contrapor o salgado, deixamos as percepções de coco, nozes e suave herbal conversarem com os ingredientes do prato salientando os sabores.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #404… 250S apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-404-250s/feed/ 0 20542
Desvendando o Mapa com Carlos Müller – Beercast #444 http://beercast.com.br/programas/desvendando-o-mapa-com-carlos-muller-beercast-444/ http://beercast.com.br/programas/desvendando-o-mapa-com-carlos-muller-beercast-444/#respond Wed, 24 Nov 2021 03:00:30 +0000 http://beercast.com.br/?p=20539 Todo cervejeiro já escutou em algum momento da vida que é necessário do MAPA como um dos passos para comercializar uma cerveja, que tal entender um pouco sobre isso com quem entende do assunto? Vamos conversar com Carlos Müller, que trabalha com vinhos e bebidas no Ministério da Agricultura.

O post Desvendando o Mapa com Carlos Müller – Beercast #444 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Todo cervejeiro já escutou em algum momento da vida que é necessário do MAPA como um dos passos para comercializar uma cerveja, que tal entender um pouco sobre isso com quem entende do assunto? Vamos conversar com Carlos Müller, que trabalha com vinhos e bebidas no Ministério da Agricultura.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Desvendando o Mapa com Carlos Müller – Beercast #444 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/desvendando-o-mapa-com-carlos-muller-beercast-444/feed/ 0 Todo cervejeiro já escutou em algum momento da vida que é necessário do MAPA como um dos passos para comercializar uma cerveja, que tal entender um pouco sobre isso com quem entende do assunto? Vamos conversar com Carlos Müller, Todo cervejeiro já escutou em algum momento da vida que é necessário do MAPA como um dos passos para comercializar uma cerveja, que tal entender um pouco sobre isso com quem entende do assunto? Vamos conversar com Carlos Müller, que trabalha com vinhos e bebidas no Ministério da Agricultura. Beercast Brasil 55:13 20539
Boa Cerveja-Feira #403… Fire http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-403-fire/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-403-fire/#respond Fri, 19 Nov 2021 03:45:09 +0000 http://beercast.com.br/?p=20533 Encontrei este rótulo em uma visita a loja do @mestrecervejeiro em campinas, e me chamou a atenção o estilo pouco usual. Pesquisando um pouco mais sobre a @bierinbox achei a história da cervejaria muito interessante, três amigos montaram uma cervejaria dentro de um container e por isso o nome da cervejaria. E este rótulo faz...

O post Boa Cerveja-Feira #403… Fire apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Encontrei este rótulo em uma visita a loja do @mestrecervejeiro em campinas, e me chamou a atenção o estilo pouco usual. Pesquisando um pouco mais sobre a @bierinbox achei a história da cervejaria muito interessante, três amigos montaram uma cervejaria dentro de um container e por isso o nome da cervejaria. E este rótulo faz parte de uma produção chamada Festival de Inverno, que além desta Rauchbier também inclui uma Weissbier e uma Baltic Porter.


Fire

FireDados Técnicos:

Cerveja: Fire
Estilo: Rauchbier
Teor: 5,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Coloração âmbar, levemente opaca. Espuma branca, com boa formação e média duração

Aroma: Aroma com notas defumadas em primeiro plano, trazendo notas de bacon, lombo e uma percepção caramelizada que equilibra o defumado. Em segundo plano suave presença de malte, toffe e biscoitos.

Paladar: Corpo baixo e carbonatação mediana. Enquanto que no paladar as notas de defumado, grãos e casca de pão se equilibram, já em segundo plano encontramos um suave amargor herbal.

Aftertaste: Aftertaste com final seco e notas de defumado suave, amargor herbal e leve presença de caramelo que seguem persistentes.

Harmonização: A Fire é uma rauchbier bastante equilibrada, portanto a opção de harmonização deve respeitar a potência da cerveja, então minha sugestão é harmonizarmos com filé mignon suíno ao forno. Esta opções de preparo irá permitir uma carne mais suculenta e a cerveja irá agregar as notas defumadas e caramelizadas que abrimos mão por não termos a carne grelhada.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #403… Fire apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-403-fire/feed/ 0 20533
Cerveja for Dummies – capítulo 29: com Thiago Zolet – A IPA Perfeita – Beercast #443 http://beercast.com.br/programas/cerveja-for-dummies-capitulo-29-com-thiago-zolet-a-ipa-perfeita-beercast-443/ http://beercast.com.br/programas/cerveja-for-dummies-capitulo-29-com-thiago-zolet-a-ipa-perfeita-beercast-443/#respond Wed, 17 Nov 2021 03:00:21 +0000 http://beercast.com.br/?p=20531 Chegamos ao 29º episódio da série "Cerveja Caseira for Dummies" e dessa vez trouxemos o Thiago Zolet, que está em busca da produção da IPA perfeita, pra contar como e quais são os segredos pra chegar lá.

O post Cerveja for Dummies – capítulo 29: com Thiago Zolet – A IPA Perfeita – Beercast #443 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Chegamos ao 29º episódio da série “Cerveja Caseira for Dummies” e dessa vez trouxemos o Thiago Zolet, que está em busca da produção da IPA perfeita, pra contar como e quais são os segredos pra chegar lá.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cerveja for Dummies – capítulo 29: com Thiago Zolet – A IPA Perfeita – Beercast #443 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/cerveja-for-dummies-capitulo-29-com-thiago-zolet-a-ipa-perfeita-beercast-443/feed/ 0 Chegamos ao 29º episódio da série "Cerveja Caseira for Dummies" e dessa vez trouxemos o Thiago Zolet, que está em busca da produção da IPA perfeita, pra contar como e quais são os segredos pra chegar lá. Chegamos ao 29º episódio da série "Cerveja Caseira for Dummies" e dessa vez trouxemos o Thiago Zolet, que está em busca da produção da IPA perfeita, pra contar como e quais são os segredos pra chegar lá. Beercast Brasil 1:07:29 20531
Boa Cerveja-Feira #402… 10 Years Special http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-402-10-years-special/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-402-10-years-special/#respond Fri, 12 Nov 2021 03:45:49 +0000 http://beercast.com.br/?p=20524 A edição comemorativa de 10 anos da cervejaria Invicta é marcada pelo signo 10. Começando pelo nome da cerveja, mas essa é a parte óbvia, além disso foram realizadas 10 adições de lúpulos na produção deste rótulo e um dry hop usando 10kg de lúpulo. Felizmente não buscaram os 10% de ABV pois seria um...

O post Boa Cerveja-Feira #402… 10 Years Special apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A edição comemorativa de 10 anos da cervejaria Invicta é marcada pelo signo 10. Começando pelo nome da cerveja, mas essa é a parte óbvia, além disso foram realizadas 10 adições de lúpulos na produção deste rótulo e um dry hop usando 10kg de lúpulo. Felizmente não buscaram os 10% de ABV pois seria um exagero, e se contentaram com os 7,5% e isso nos entrega uma cerveja deliciosa e com muita personalidade. E seguindo o conceito apresentado eu adoraria ver essa cerveja em barris de 10 litros para levar para casa.


10 Years Special

10 Years SpecialDados Técnicos:

Cerveja: 10 Years Special
Estilo: West Coast IPA
Teor: 7,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: A cerveja apresenta um belo tom dourado intenso e leve opacidade. A espuma branca tem ótima formação, com bolhas muito pequenas e longa duração.

Aroma: No aroma temos o primeiro indicio da construção da cerveja. Notas cítricas e herbais muito frescas trazendo grapefruit, melão, carambola e frutas amarelas enquanto a percepção herbal suave remete a capim limão. Em segundo plano encontramos a presença discreta do malte e notas resinosas.

Paladar: Corpo e carbonatação mediados. Enquanto que no paladar temos e derradeira prova da proposta da cerveja, que apresenta de entrada um amargor distinto pautado pelas notas cítricas de frutas amarelas e um suave herbal. No segundo plano um leve dulçor de malte contrapõe o amargor e finaliza com um toque resinoso

Aftertaste: O aftertaste ressalta as notas herbais e o amargor ganha destaque, finalizando limpo e persistente. O final seco, limpo e com amargor longo e agradável fecha de maneira inesperadamente agradável a experiência sensorial da cerveja.

Harmonização: Uma harmonização clássica das IPA é o hambúrguer, mas vamos buscar uma alteração usando ele como base. Minha sugestão é harmonizarmos com bauru de rosbife com queijo tilsit, o teor alcoólico da cerveja irá contrastar a untuosidade do lanche enquanto o queijo que tem notas herbais e condimentadas irá ser destacado pelas notas da cerveja por semelhança.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #402… 10 Years Special apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-402-10-years-special/feed/ 0 20524
400 Boas Cervejas-Feiras com Fabrizio Guzzon – Beercast #442 http://beercast.com.br/programas/400-boas-cervejas-feiras-com-fabrizio-guzzon-beercast-442/ http://beercast.com.br/programas/400-boas-cervejas-feiras-com-fabrizio-guzzon-beercast-442/#respond Wed, 10 Nov 2021 03:00:49 +0000 http://beercast.com.br/?p=20519 Nosso amigo e colunista Fabrizio Guzzon chegou a marca de 400 cervejas avaliadas e comentadas na coluna "Boa Cerveja-Feira"!!! A gente não poderia deixar essa data passar em branco, por isso, vamos bater um papo com ele para descobrir o segredo da perseverança e as rotinas de checkup no fígado e rins (essa parte é mentira).

O post 400 Boas Cervejas-Feiras com Fabrizio Guzzon – Beercast #442 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Nosso amigo e colunista Fabrizio Guzzon chegou a marca de 400 cervejas avaliadas e comentadas na coluna “Boa Cerveja-Feira”!!! A gente não poderia deixar essa data passar em branco, por isso, vamos bater um papo com ele para descobrir o segredo da perseverança e as rotinas de checkup no fígado e rins (essa parte é mentira).

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post 400 Boas Cervejas-Feiras com Fabrizio Guzzon – Beercast #442 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/400-boas-cervejas-feiras-com-fabrizio-guzzon-beercast-442/feed/ 0 Nosso amigo e colunista Fabrizio Guzzon chegou a marca de 400 cervejas avaliadas e comentadas na coluna "Boa Cerveja-Feira"!!! A gente não poderia deixar essa data passar em branco, por isso, vamos bater um papo com ele para descobrir o segredo da pers... Nosso amigo e colunista Fabrizio Guzzon chegou a marca de 400 cervejas avaliadas e comentadas na coluna "Boa Cerveja-Feira"!!! A gente não poderia deixar essa data passar em branco, por isso, vamos bater um papo com ele para descobrir o segredo da perseverança e as rotinas de checkup no fígado e rins (essa parte é mentira). Beercast Brasil 50:24 20519
Boa Cerveja-Feira #401… Nova 120 Café http://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-401-nova-120-cafe/ http://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-401-nova-120-cafe/#respond Fri, 05 Nov 2021 06:03:36 +0000 http://beercast.com.br/?p=20515 Depois de ouvir o @surradelupulo desta semana com o @jocemar.gross da @dudebrewing falando sobre cerveja e café resolvi provar uma das novas versões da 120 da invicta que recebe adição de café e avelã como adjunto. O esperado seria uma elevação da percepção de café, mas encontramos um conjunto tão integrado e harmônico que desvendar...

O post Boa Cerveja-Feira #401… Nova 120 Café apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Depois de ouvir o @surradelupulo desta semana com o @jocemar.gross da @dudebrewing falando sobre cerveja e café resolvi provar uma das novas versões da 120 da invicta que recebe adição de café e avelã como adjunto. O esperado seria uma elevação da percepção de café, mas encontramos um conjunto tão integrado e harmônico que desvendar todas as notas e suas interações é um exercício longo e muito agradável.


Nova 120 Café

Nova 120 CaféDados Técnicos:

Cerveja: Nova 120 Café
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 12,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,50

 


Aparência: Cerveja completamente fechada e preta. A espuma tem ótima formação e uma duração inacreditável, mesmo deixando o liquido em descanso se manteve estável por muito tempo.

Aroma: Aroma com notas de café, suave presença oleaginosa por conta da avelã, tosta e torrefação trazendo um pano de fundo. As notas licorosas agregam uma suave presença de dulçor e o alcoólico surge discreto e sedutor.

Paladar: Corpo alto e carbonatação média baixa. Enquanto que no paladar encontramos notas de café expresso, torrefação e suave de presença de avelã. O alcoólico surge com uma leve picância no paladar e todas as percepções e sabores se apresentam tão integrados que apreciar a cerveja demanda tempo.

Aftertaste: No aftertaste a percepção alcoólica e a suave picância ganha protagonismo e potência juntamente com as notas de café expresso e chocolate amargo.

Harmonização: Como estamos tratando de uma cerveja intensa e marcante devemos levar isto em conta. Minha sugestão é harmonizar com um brownie com creme de avelã. O dulçor da sobremesa será contrastado pelo amargor de tosta e alcoólico da cerveja, deixando as notas de café e avelã ganharem ainda mais destaque.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #401… Nova 120 Café apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-401-nova-120-cafe/feed/ 0 20515
V Simposio de Cerveja – Beercast #441 http://beercast.com.br/programas/v-simposio-de-cerveja-beercast-441/ http://beercast.com.br/programas/v-simposio-de-cerveja-beercast-441/#respond Wed, 03 Nov 2021 03:00:18 +0000 http://beercast.com.br/?p=20506 Conversamos com os organizadores do V Simpósio de Cerveja, realizado pelo Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz”. Eles pertencem a um grupo de extensão da USP do campus Piracicaba.

O post V Simposio de Cerveja – Beercast #441 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Conversamos com os organizadores do V Simpósio de Cerveja, realizado pelo GELQ – Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz”, formado por alunos da ESALQ/USP de Piracicaba.
O V Simpósio será no dia 20 de novembro de 2021, e as inscrições podem ser feitas pelo link: fealq.org.br/eventos/v-simposio-da-cerveja

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post V Simposio de Cerveja – Beercast #441 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/v-simposio-de-cerveja-beercast-441/feed/ 0 Conversamos com os organizadores do V Simpósio de Cerveja, realizado pelo Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz”. Eles pertencem a um grupo de extensão da USP do campus Piracicaba. Conversamos com os organizadores do V Simpósio de Cerveja, realizado pelo Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz”. Eles pertencem a um grupo de extensão da USP do campus Piracicaba. Beercast Brasil 48:22 20506
Boa Cerveja-Feira #400… Reserva 8 http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-400-reserva-8/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-400-reserva-8/#respond Fri, 29 Oct 2021 03:45:23 +0000 http://beercast.com.br/?p=20490 Para comemorar a quadringentésima coluna optei pela Reserva 8 da @damabier, afinal 400 semanas são quase 8 anos e eu acho que a equivalência é válida na escolha da cerveja. Minha percepção é que os anos de guarda suavizaram o amargor de torrefação da cerveja, em compensação as notas de madeira e os pequenos nuances...

O post Boa Cerveja-Feira #400… Reserva 8 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Para comemorar a quadringentésima coluna optei pela Reserva 8 da @damabier, afinal 400 semanas são quase 8 anos e eu acho que a equivalência é válida na escolha da cerveja. Minha percepção é que os anos de guarda suavizaram o amargor de torrefação da cerveja, em compensação as notas de madeira e os pequenos nuances ganharam espaço no sensorial.


Reserva 8

Reserva 8Dados Técnicos:

Cerveja: Reserva 8
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 10,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja completamente negra, com espuma marrom e muito densa, porem com baixa persistência.

Aroma: O aroma traz notas licorosas em primeiro plano, acompanhadas pela percepção de chocolate amargo, tosta e madeira. Em segundo plano encontramos melaço, ameixa, tâmara e café expresso.

Paladar: Corpo alto e carbonatação média baixa. Enquanto que no paladar a percepção de chocolate, licoroso e amadeirado ocupam o primeiro plano. Em segundo plano as notas de madeira trazem suaves percepções condimentadas, café, malte torrado e um suave frutado. O amargor é bastante discreto.

Aftertaste: Para uma cerveja potente como este, temos um aftertaste bastante limpo. São mantidas as notas de torrefação e madeira, acompanhadas por suaves notas condimentadas e uma leve adstringência.

Harmonização: Como estamos em um post comemorativo, minha sugestão de harmonização será uma sobremesa. Indico um tiramisú, afinal a cerveja tem potência para contrastar a untuosidade do mascarpone e deixamos as notas de café e chocolate amargo se elevarem no paladar.

Prost!

Fabrizio Guzzon

 

O post Boa Cerveja-Feira #400… Reserva 8 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-400-reserva-8/feed/ 0 20490
Cervejaria Noi com Barbara e Bianca – Beercast #440 http://beercast.com.br/programas/cervejaria-noi-com-barbara-e-bianca-beercast-440/ http://beercast.com.br/programas/cervejaria-noi-com-barbara-e-bianca-beercast-440/#respond Wed, 27 Oct 2021 03:00:52 +0000 http://beercast.com.br/?p=20500 Após conhecer a Bárbara e a Bianca no evento da Noi que aconteceu em São Paulo, conversamos para saber um pouco mais sobre a cervejaria, como andam os negócios pós pandemia e o futuro.

O post Cervejaria Noi com Barbara e Bianca – Beercast #440 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Após conhecer a Bárbara e a Bianca no evento da Noi que aconteceu em São Paulo, conversamos para saber um pouco mais sobre a cervejaria, como andam os negócios pós pandemia e o futuro.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cervejaria Noi com Barbara e Bianca – Beercast #440 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/cervejaria-noi-com-barbara-e-bianca-beercast-440/feed/ 0 Após conhecer a Bárbara e a Bianca no evento da Noi que aconteceu em São Paulo, conversamos para saber um pouco mais sobre a cervejaria, como andam os negócios pós pandemia e o futuro. Após conhecer a Bárbara e a Bianca no evento da Noi que aconteceu em São Paulo, conversamos para saber um pouco mais sobre a cervejaria, como andam os negócios pós pandemia e o futuro. Beercast Brasil 1:02:55 20500
Boa Cerveja-Feira #399… Simple Red http://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-399-simple-red/ http://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-399-simple-red/#respond Fri, 22 Oct 2021 03:45:28 +0000 http://beercast.com.br/?p=20481 Alguns estilos mais clássicos, como a English IPA, são mais difíceis de se encontrar hoje em dia afinal o mercado tem uma atenção maior nos estilos novos, felizmente ainda encontramos alguns exemplares como a Simple Red que entrega cerveja que pode ser usada como um bom exemplo para se estudar o estilo. Simple Red Dados...

O post Boa Cerveja-Feira #399… Simple Red apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Alguns estilos mais clássicos, como a English IPA, são mais difíceis de se encontrar hoje em dia afinal o mercado tem uma atenção maior nos estilos novos, felizmente ainda encontramos alguns exemplares como a Simple Red que entrega cerveja que pode ser usada como um bom exemplo para se estudar o estilo.


Simple Red

Simple RedDados Técnicos:

Cerveja: Simple Red
Estilo: English IPA
Teor: 6,4%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja em tom dourado intenso, com reflexos âmbar, líquido cristalino e brilhante. Espuma com ótima formação, com bolhas pequenas e longa duração.

Aroma: Aroma com presença de notas de malte, suave tosta e a presença do lúpulo se apresenta com notas terrosas e herbais. Em segundo plano suaves notas de caramelo e toffe.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos amargor terroso e notas de malte em primeiro plano de forma bastante marcante. Em segundo plano notas de toffe, grãos e caramelo.

Aftertaste: O aftertaste tem uma apresentação bastante limpa, com notas terrosas e amargor baixo e persistente com um final seco.

Harmonização: Minha sugestão aqui é buscar uma harmonização trazendo um pouco do perfil cultural, e para isso vamos usar o Lancashire Hot Pot, um cozido de carne com batatas. Vamos salientar o sabor da carne e do molho com as notas terrosas e maltadas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #399… Simple Red apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-399-simple-red/feed/ 0 20481
Ciência na Mesa do Bar #12 – Cerveja como Cultura com Eduardo Marcusso – Beercast #439 http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-12-cerveja-como-cultura-com-eduardo-marcusso-beercast-439/ http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-12-cerveja-como-cultura-com-eduardo-marcusso-beercast-439/#respond Wed, 20 Oct 2021 03:00:59 +0000 http://beercast.com.br/?p=20478 Eduardo Marcusso, geógrafo do Ministério da Agricultura, vai conversar com a gente sobre como a cerveja se tornou um elemento de cultura a influência nos territórios.

O post Ciência na Mesa do Bar #12 – Cerveja como Cultura com Eduardo Marcusso – Beercast #439 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Eduardo Marcusso, geógrafo do Ministério da Agricultura, vai conversar com a gente e o Luiz Almeida sobre como a cerveja se tornou um elemento de cultura a influência nos territórios. Esse é mais um episódio da série Ciência na Mesa do Bar.

Acesse a tese do Eduardo pelo link: https://repositorio.unb.br/handle/10482/41414

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Ciência na Mesa do Bar #12 – Cerveja como Cultura com Eduardo Marcusso – Beercast #439 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-12-cerveja-como-cultura-com-eduardo-marcusso-beercast-439/feed/ 0 Eduardo Marcusso, geógrafo do Ministério da Agricultura, vai conversar com a gente sobre como a cerveja se tornou um elemento de cultura a influência nos territórios. Eduardo Marcusso, geógrafo do Ministério da Agricultura, vai conversar com a gente sobre como a cerveja se tornou um elemento de cultura a influência nos territórios. Beercast Brasil 1:01:10 20478
Boa Cerveja-Feira #398… 1000 IBU Jacu http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-398-1000-ibu-jacu/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-398-1000-ibu-jacu/#respond Fri, 15 Oct 2021 03:45:19 +0000 http://beercast.com.br/?p=20470 A 1000 IBA clássica já era um exemplar que você indicar de olhos fechados, e esta versão com inclusão de café e carvalho traz nuances que não apagam as características originais e sim agregam uma gama de novas percepções. Na minha opinião, se for para fazer novas versões esta é o caminho mais acertado, manter...

O post Boa Cerveja-Feira #398… 1000 IBU Jacu apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A 1000 IBA clássica já era um exemplar que você indicar de olhos fechados, e esta versão com inclusão de café e carvalho traz nuances que não apagam as características originais e sim agregam uma gama de novas percepções. Na minha opinião, se for para fazer novas versões esta é o caminho mais acertado, manter a identidade e agregar novas percepções.


1000 IBU Jacu

1000 IBU JacuDados Técnicos:

Cerveja: 1000 IBU Jacu
Estilo: Imperial IPA
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja em dourada intensa puxando para o âmbar, cristalina. Espuma de bolhas pequenas, ótima formação e longa duração.

Aroma: No primeiro plano temos as notas cítricas que remetem a grapefruit e maracujá, mas logo temos a inserção da percepção de café verde compondo o primeiro plano. Em segundo plano temos uma composição das notas de toffe, malte, tosta muito suave e madeira.

Paladar: Corpo médio e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar o amargor com notas cítricas e herbais é o cartão de visitas, seguido pela percepção de toffe, tosta e café verde. A percepção de madeira é muito discreta e quase se mescla com as notas de tosta e café.

Aftertaste: No aftertaste temos a persistência do amargor e sua intensificação, acompanhado pelas notas e café, cítrica, suave resinoso e uma leve adstringência. Um final seco inesperado finaliza a experiência.

Harmonização: Para uma IPA clássica como esta, minha sugestão será harmonizar com um hambúrguer, mas com a carne feita na grelha e com uso de chips de madeira para trazer notas de madeira que irão destacar ainda mais a percepção de madeira da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #398… 1000 IBU Jacu apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-398-1000-ibu-jacu/feed/ 0 20470
8 Anos (e meio) de Podcast! – Beercast #438 http://beercast.com.br/programas/8-anos-e-meio-de-podcast-beercast-438/ http://beercast.com.br/programas/8-anos-e-meio-de-podcast-beercast-438/#respond Wed, 13 Oct 2021 03:00:47 +0000 http://beercast.com.br/?p=20420 Na primeira oportunidade de se encontrar presencialmente após todos vacinados e imunizados, aproveitamos para comemorar os 8 anos de vida desse podcast que fazemos com tanto amor.

O post 8 Anos (e meio) de Podcast! – Beercast #438 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Na primeira oportunidade de se encontrar presencialmente após todos vacinados e imunizados, aproveitamos para comemorar os 8 anos de vida desse podcast que fazemos com tanto amor.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post 8 Anos (e meio) de Podcast! – Beercast #438 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/8-anos-e-meio-de-podcast-beercast-438/feed/ 0 Na primeira oportunidade de se encontrar presencialmente após todos vacinados e imunizados, aproveitamos para comemorar os 8 anos de vida desse podcast que fazemos com tanto amor. Na primeira oportunidade de se encontrar presencialmente após todos vacinados e imunizados, aproveitamos para comemorar os 8 anos de vida desse podcast que fazemos com tanto amor. Beercast Brasil 51:08 20420
Boa Cerveja-Feira #397… Gose bem Picante http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-397-gose-bem-picante/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-397-gose-bem-picante/#respond Fri, 08 Oct 2021 03:45:10 +0000 http://beercast.com.br/?p=20412 Minha primeira experiência com o estilo Gose foi com a alemã Geisterzug e foi uma daquelas experiências que te surpreendem, o estilo é singular. Com a Gose bem Picante tive uma sensação semelhante, talvez por não acreditar no nome da cerveja, mas temos um exemplar com o uso da pimenta muito bem realizado. A ardência...

O post Boa Cerveja-Feira #397… Gose bem Picante apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Minha primeira experiência com o estilo Gose foi com a alemã Geisterzug e foi uma daquelas experiências que te surpreendem, o estilo é singular. Com a Gose bem Picante tive uma sensação semelhante, talvez por não acreditar no nome da cerveja, mas temos um exemplar com o uso da pimenta muito bem realizado. A ardência é presente e persistente, diria que no limite do exagero, chegando a lembrar a sensação da Habanero sculpin.


Gose bem Picante

Gose bem PicanteDados Técnicos:

Cerveja: Gose bem Picante
Estilo: Gose
Teor: 4,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Cerveja levemente opaca, tom amarelo com leve nuances cobre. Espuma com duração breve e boa formação.

Aroma: Aromas cítricos em primeiro plano, trazendo a presença do limão. Em segundo plano temos um conjunto de notas herbais muito agradável, alecrim, pimenta preta, pimenta branca e capim limão.

Paladar: Cerveja de corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar a percepção das pimentas ocupa todo o primeiro plano, uma ardência alta inesperada. Em segundo plano encontramos notas levemente cítricas, notas condimentadas de alecrim presentes e um leve salgado.

Aftertaste: Mantemos o protagonismo da picância no aftertaste, aliada com uma leve refrescância oriunda do limão e com breve percepção das notas de pimentas pretas e vermelhas ao final.

Harmonização: Esta Gose traz uma ardência alta aliada a notas condimentadas, minha sugestão é harmonizarmos com uma focaccia com alecrim e mozarela de búfala. Iremos usar a mozarela para contrastar a ardência e deixar as notas de alecrim, pimenta e limão ganharem ainda mais destaque.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #397… Gose bem Picante apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-397-gose-bem-picante/feed/ 0 20412
Bares e Eventos Pós Vacina – Beercast #437 http://beercast.com.br/programas/bares-e-eventos-pos-vacina-beercast-437/ http://beercast.com.br/programas/bares-e-eventos-pos-vacina-beercast-437/#respond Tue, 05 Oct 2021 03:00:05 +0000 http://beercast.com.br/?p=20408 Como será a vida, os bares e os festivais cervejeiros após a reabertura dos comércios e eventos? Já temos alguns planejados e iremos falar sobre isso no episódio de hoje.

O post Bares e Eventos Pós Vacina – Beercast #437 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Como será a vida, os bares e os festivais cervejeiros após a reabertura dos comércios e eventos? Já temos alguns planejados e iremos falar sobre isso no episódio de hoje.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Bares e Eventos Pós Vacina – Beercast #437 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/bares-e-eventos-pos-vacina-beercast-437/feed/ 0 Como será a vida, os bares e os festivais cervejeiros após a reabertura dos comércios e eventos? Já temos alguns planejados e iremos falar sobre isso no episódio de hoje. Como será a vida, os bares e os festivais cervejeiros após a reabertura dos comércios e eventos? Já temos alguns planejados e iremos falar sobre isso no episódio de hoje. Beercast Brasil 49:14 20408
Boa Cerveja-Feira #396… Finito Cream Porter http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-396-finito-cream-porter/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-396-finito-cream-porter/#respond Fri, 01 Oct 2021 03:45:48 +0000 http://beercast.com.br/?p=20404 Esta é a segunda semana que vamos falar sobre as cervejas da linha Finito. E como disse anteriormente, temos a chance de ver cervejarias que já entregam ótimas cervejas trabalharem juntas em um rótulo exclusivo e por conta disto podem deixar a imaginação voar. Aqui temos uma Cream Porter com adição de nibs de cacau...

O post Boa Cerveja-Feira #396… Finito Cream Porter apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta é a segunda semana que vamos falar sobre as cervejas da linha Finito. E como disse anteriormente, temos a chance de ver cervejarias que já entregam ótimas cervejas trabalharem juntas em um rótulo exclusivo e por conta disto podem deixar a imaginação voar. Aqui temos uma Cream Porter com adição de nibs de cacau e lascas de amburana que fornecem um espectro adicional aos aromas e sabores incorporando complexidade sem exageros.


Finito Cream Porter

Finito Cream PorterDados Técnicos:

Cerveja: Finito Cream Porter
Estilo: Porter
Teor: 5,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja preta com reflexos castanhos, completamente opaca. Espuma bege clara com ótima formação é media duração.

Aroma: No aroma as notas de cacau e chocolate amargo surgem em primeiro plano, acompanhadas por notas de café e suave percepção de madeira. Em segundo plano percepção de tosta, açúcar queimado e toffe.

Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Enquanto que no paladar temos notas de cacau, chocolate amargo e café fresco em primeiro plano. Em segundo plano uma suave percepção de madeira, especiarias e malte tostado que criam um pano de fundo.

Aftertaste: O aftertaste surge limpo com as notas de cacau e café, um amargor baixo e persistente pautado por notas de madeira e cacau segue persistente.

Harmonização: Minha sugestão para esta harmonização é palha italiana. Esta sobremesa irá trazer as notas de chocolate e dulçor para compor as notas de cacau, café e madeira da cerveja colocando em destaque a percepção de café e cacau.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #396… Finito Cream Porter apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-396-finito-cream-porter/feed/ 0 20404
Inclusão de Deficientes Auditivos na Cerveja Artesanal – Beercast #436 http://beercast.com.br/programas/inclusao-de-deficientes-auditivos-na-cerveja-artesanal-beercast-436/ http://beercast.com.br/programas/inclusao-de-deficientes-auditivos-na-cerveja-artesanal-beercast-436/#respond Wed, 29 Sep 2021 03:00:29 +0000 http://beercast.com.br/?p=20402 Pra fechar Setembro com chave de ouro trouxemos o Miguel, da Bezy, para trocar ideias sobre a inclusão de deficientes auditivos na cerveja artesanal.

O post Inclusão de Deficientes Auditivos na Cerveja Artesanal – Beercast #436 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Pra fechar Setembro com chave de ouro trouxemos o Miguel, da Bezy, para trocar ideias sobre a inclusão de deficientes auditivos na cerveja artesanal.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Inclusão de Deficientes Auditivos na Cerveja Artesanal – Beercast #436 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/inclusao-de-deficientes-auditivos-na-cerveja-artesanal-beercast-436/feed/ 0 Pra fechar Setembro com chave de ouro trouxemos o Miguel, da Bezy, para trocar ideias sobre a inclusão de deficientes auditivos na cerveja artesanal. Pra fechar Setembro com chave de ouro trouxemos o Miguel, da Bezy, para trocar ideias sobre a inclusão de deficientes auditivos na cerveja artesanal. Beercast Brasil 52:59 20402
Boa Cerveja-Feira #395… Finito Berliner Weisse http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-395-finito-berliner-weisse/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-395-finito-berliner-weisse/#respond Fri, 24 Sep 2021 03:45:42 +0000 http://beercast.com.br/?p=20383 Uma das grandes vantagens da linha Finito da Invicta é poder trazer estilos pouco comuns ao nosso dia a dia, e neste caso temos uma Berliner Weisse com adição de melão. A outra vantagem é que as cervejas são colaborativas e este rótulo é feito em parceria com a @brewfistbeer, uma cervejaria italiana fundada em...

O post Boa Cerveja-Feira #395… Finito Berliner Weisse apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Uma das grandes vantagens da linha Finito da Invicta é poder trazer estilos pouco comuns ao nosso dia a dia, e neste caso temos uma Berliner Weisse com adição de melão. A outra vantagem é que as cervejas são colaborativas e este rótulo é feito em parceria com a @brewfistbeer, uma cervejaria italiana fundada em 2010 e que vem em franca expansão desde então.


Finito Berliner Weisse

Finito Berliner WeisseDados Técnicos:

Cerveja: Finito Berliner Weisse
Estilo: Berliner Weisse
Teor: 5,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Cerveja em tom amarelo palha, com leve opacidade. Espuma branca que surge volumosa mas decai rapidamente até restar somente um halo nas bordas internas do copo

Aroma: Percepção frutada de melão em primeiro plano, acompanhada por notas de cereais, pão fresco e biscoitos. Leves notas acéticas muito discretas

Paladar: Corpo baixo e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar as notas frutadas de melão equilibram a acidez médio baixa e ocupam o primeiro plano da cerveja. Em segundo plano suaves notas herbais, percepção de grãos e fermento.

Aftertaste: Aftertaste com frescor de frutas brancas, acidez baixa e leve adstringência. O final é extremamente limpo deixando somente uma sensação de recrescência.

Harmonização: Temos a presença do melão em destaque e podemos usar como referência uma combinação comum em café da manhã de alguns hotéis. Minha sugestão é harmonizarmos com bruschetta de presunto Parma, onde usaremos a carbonatação para limpar a untuosidade do presunto e as notas frutadas de melão complementarem o sabor do presunto agregando frescor.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #395… Finito Berliner Weisse apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-395-finito-berliner-weisse/feed/ 0 20383
Hidromel com Mamute, Mu e Alexandre – Beercast #435 http://beercast.com.br/programas/hidromel-com-mamute-mu-e-alexandre-beercast-435/ http://beercast.com.br/programas/hidromel-com-mamute-mu-e-alexandre-beercast-435/#respond Wed, 22 Sep 2021 03:00:18 +0000 http://beercast.com.br/?p=20380 A gente gosta de cerveja, mas se tem álcool a gente gosta também. Vamos conversar com os entendedores Mamute, Romualdo e Alexandre para entender um pouco sobre o processo e as similaridades com a nossa querida cerveja.

O post Hidromel com Mamute, Mu e Alexandre – Beercast #435 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

A gente gosta de cerveja, mas se tem álcool a gente gosta também. Vamos conversar com os entendedores Mamute, Romualdo e Alexandre para entender um pouco sobre o processo e as similaridades com a nossa querida cerveja.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Hidromel com Mamute, Mu e Alexandre – Beercast #435 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/hidromel-com-mamute-mu-e-alexandre-beercast-435/feed/ 0 A gente gosta de cerveja, mas se tem álcool a gente gosta também. Vamos conversar com os entendedores Mamute, Romualdo e Alexandre para entender um pouco sobre o processo e as similaridades com a nossa querida cerveja. A gente gosta de cerveja, mas se tem álcool a gente gosta também. Vamos conversar com os entendedores Mamute, Romualdo e Alexandre para entender um pouco sobre o processo e as similaridades com a nossa querida cerveja. Beercast Brasil 53:58 20380
Boa Cerveja-Feira #394… Oakstanding Basis http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-394-oakstanding-basis/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-394-oakstanding-basis/#respond Fri, 17 Sep 2021 03:45:58 +0000 http://beercast.com.br/?p=20373 Cervejas envelhecidas deixaram de ser algo incomum nas prateleiras de artesanais, e por isso mesmo temos que elogiar cervejas como a Oakstanding Basis por ser um conjunto de aromas, sabores e experiências que surpreendem. O envelhecimento em barris de Bourbon por 7 meses agrega as características que a primeira impressão no aroma é se tratar...

O post Boa Cerveja-Feira #394… Oakstanding Basis apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Cervejas envelhecidas deixaram de ser algo incomum nas prateleiras de artesanais, e por isso mesmo temos que elogiar cervejas como a Oakstanding Basis por ser um conjunto de aromas, sabores e experiências que surpreendem. O envelhecimento em barris de Bourbon por 7 meses agrega as características que a primeira impressão no aroma é se tratar de bourbon. A Oakstanding Basis me faz lembrar de rótulos como Old Engine Oil e Ola Dubh dada a sua qualidade.


Oakstanding Basis

Oakstanding BasisDados Técnicos:

Cerveja: Oakstanding Basis
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 15,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: cerveja completamente preta e fechada, leves reflexos castanhos contra a luz. Espuma marrom com baixa persistência, restante somente uma fina renda acompanhando a lateral do copo

Aroma: Aroma marcante de bourbon, madeira e café acompanhado por notas alcoólicas. Em segundo plano podemos buscar as notas discretas de torrefação e açúcar queimado.

Paladar: Corpo alto e percepção aveludada, com baixa carbonatação. Enquanto que no paladar as notas de café, torra e madeira são acompanhadas por notas alcoólicas que remetem a bourbon. Em segundo plano uma leve picância causada pelo teor alcoólico e notas de chocolate amargo e fumaça.

Aftertaste: O aftertaste se apresenta mais suave que o esperado, notas de café, torrefação, Bourbon e madeira equilibrados, chega a remeter a irish coffe.

Harmonização: Como temos uma cerveja intensa em sabores e aroma e com alto teor alcoólico minha sugestão é harmonizarmos com bolo fudge de chocolate. A notas de torrefação irão contrastar com o dulçor do bolo deixando as notas de café e Bourbon complementarem a presença do chocolate.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #394… Oakstanding Basis apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-394-oakstanding-basis/feed/ 0 20373
Confraria We The North Ganhadores do Concurso BC – Beercast #434 http://beercast.com.br/programas/confraria-we-the-north-ganhadores-do-concurso-bc-beercast-434/ http://beercast.com.br/programas/confraria-we-the-north-ganhadores-do-concurso-bc-beercast-434/#respond Wed, 15 Sep 2021 03:00:23 +0000 http://beercast.com.br/?p=20369 A galera da Confraria We The North ganhou muita medalha no 2º Concurso Cervejeiro do Beercast! Convidamos o pessoal pra contar os segredos do sucesso e como você pode garantir a sua medalha também.

O post Confraria We The North Ganhadores do Concurso BC – Beercast #434 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

A galera da Confraria We The North ganhou muita medalha no 2º Concurso Cervejeiro do Beercast! Convidamos o pessoal pra contar os segredos do sucesso e como você pode garantir a sua medalha também.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Confraria We The North Ganhadores do Concurso BC – Beercast #434 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/confraria-we-the-north-ganhadores-do-concurso-bc-beercast-434/feed/ 0 A galera da Confraria We The North ganhou muita medalha no 2º Concurso Cervejeiro do Beercast! Convidamos o pessoal pra contar os segredos do sucesso e como você pode garantir a sua medalha também. A galera da Confraria We The North ganhou muita medalha no 2º Concurso Cervejeiro do Beercast! Convidamos o pessoal pra contar os segredos do sucesso e como você pode garantir a sua medalha também. Beercast Brasil 1:03:19 20369
Boa Cerveja-Feira #393… Pétala com Balsamo http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-393-petala-com-balsamo/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-393-petala-com-balsamo/#respond Fri, 10 Sep 2021 03:45:15 +0000 http://beercast.com.br/?p=20360 O conceito da session é suavizar o estilo, por vezes reduzem o teor alcoólico e em outras o amargor. No caso da Pétala com Balsamo a cerveja como um todo busca representar o conceito, notas delicadas sem abrir mão de ser complexa completada por um frescor final que lhe traz leveza. E o uso de...

O post Boa Cerveja-Feira #393… Pétala com Balsamo apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
O conceito da session é suavizar o estilo, por vezes reduzem o teor alcoólico e em outras o amargor. No caso da Pétala com Balsamo a cerveja como um todo busca representar o conceito, notas delicadas sem abrir mão de ser complexa completada por um frescor final que lhe traz leveza. E o uso de adjuntos cria um pano de fundo para a cerveja, sem tentar ser o protagonista.


Pétala com Balsamo

Pétala de BálsamoDados Técnicos:

Cerveja: Pétala com Balsamo
Estilo: Session IPA
Teor: 4,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja dourada intensa, levemente opaca e com espuma branca com ótima duração.

Aroma: Aroma delicado trazendo notas cítricas que remetem a limão, presença de malte discreta e leves notas herbais e de madeira verde.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas cítricas de frutadas equilibradas, notas herbais suaves. Em segundo plano encontramos notas de malte e um toque madeira verde, o amargor surge baixo ao final.

Aftertaste: No aftertaste o frescor da cerveja ganha destaque com notas cítricas frescas, o amargor ganha mais espaço e traz junto a percepção de madeira verde, bastante leve criando somente um cenário para as notas cítricas e frescas.

Harmonização: Apesar de ter vários nuances sensoriais a cerveja não é intensa e devemos levar em conta na harmonização. Minha sugestão é harmonizarmos com costelas de tambaqui grelhadas, onde usaremos as notas cítricas e frescas da cerveja para destacar o sabor do peixe.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #393… Pétala com Balsamo apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-393-petala-com-balsamo/feed/ 0 20360
Cervejaria Endemic e o Terroir Brasileiro – Beercast #433 http://beercast.com.br/programas/cervejaria-endemic-e-o-terroir-brasileiro-beercast-433/ http://beercast.com.br/programas/cervejaria-endemic-e-o-terroir-brasileiro-beercast-433/#respond Wed, 08 Sep 2021 03:00:27 +0000 http://beercast.com.br/?p=20358 No papo de hoje vamos receber Matheus Domingues e Nassif Simões, criadores da Endemic Brewing, para contar um pouco pra gente sobre a ideia de cervejas de fazenda e o conceito da cervejaria.

O post Cervejaria Endemic e o Terroir Brasileiro – Beercast #433 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

No papo de hoje vamos receber Matheus Domingues e Nassif Simões, criadores da Endemic Brewing, para contar um pouco pra gente sobre a ideia de cervejas de fazenda e o conceito da cervejaria.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cervejaria Endemic e o Terroir Brasileiro – Beercast #433 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/cervejaria-endemic-e-o-terroir-brasileiro-beercast-433/feed/ 0 No papo de hoje vamos receber Matheus Domingues e Nassif Simões, criadores da Endemic Brewing, para contar um pouco pra gente sobre a ideia de cervejas de fazenda e o conceito da cervejaria. No papo de hoje vamos receber Matheus Domingues e Nassif Simões, criadores da Endemic Brewing, para contar um pouco pra gente sobre a ideia de cervejas de fazenda e o conceito da cervejaria. Beercast Brasil 57:06 20358
Boa Cerveja-Feira #392… Zappa http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-392-zappa/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-392-zappa/#respond Fri, 03 Sep 2021 03:45:24 +0000 http://beercast.com.br/?p=20349 Uma das vantagens do estilo Saison é que ele permite brincarmos com o uso de adjuntos e variações de insumos. No caso da Zappa temos o uso de mel e melissa que agregam com suas notas e as percepções de limão e especiarias são oriundas do uso da levedura escolhida pela cervejaria e é onde...

O post Boa Cerveja-Feira #392… Zappa apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Uma das vantagens do estilo Saison é que ele permite brincarmos com o uso de adjuntos e variações de insumos. No caso da Zappa temos o uso de mel e melissa que agregam com suas notas e as percepções de limão e especiarias são oriundas do uso da levedura escolhida pela cervejaria e é onde vemos a importância da levedura na construção sensorial da cerveja.


Zappa

ZappaDados Técnicos:

Cerveja: Zappa
Estilo: Saison
Teor: 6,7%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Líquido amarelo claro e opaco. Espuma com boa formação, bolhas pequenas e bastante persistente.

Aroma: Aroma com floral delicado e notas cítricas que remetem a limão surgem inicialmente. Conforme a cerveja ganha temperatura notas herbais e condimentadas complementam a percepção trazendo notas de pimenta branca e flor de manjericão. Em segundo plano notas discretas de mel.

Paladar: Corpo e carbonatação medianas. Enquanto que no paladar temos notas de cítricas que remetem a limão e um toque condimentado e herbal intenso, com notas de pimenta branca, manjericão, capim limão. Em segundo plano temos um leve toque rústico equilibrado pela percepção de mel.

Aftertaste: O aftertaste apresenta um final elegante, com notas de herbais mais contidas que permitem que a percepção de mel ganhe um pouco de destaque.

Harmonização: Na semana anterior trouxemos uma opção de risoto para Saison, mas neste caso vamos usar uma outra combinação graças as notas cítricas e herbais. Minha sugestão é Eclair de limão adoçada com mel, desta forma vamos usar das notas cítricas para contrapor a dulçor e deixar as notas de limão e mel ganharem destaque.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #392… Zappa apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-392-zappa/feed/ 0 20349
Ouro no BOS do Concurso Beercast com Thiago Zolet – Beercast #432 http://beercast.com.br/programas/ouro-no-bos-do-concurso-beercast-com-thiago-zolet-beercast-432/ http://beercast.com.br/programas/ouro-no-bos-do-concurso-beercast-com-thiago-zolet-beercast-432/#respond Wed, 01 Sep 2021 03:00:07 +0000 http://beercast.com.br/?p=20346 Simplesmente OURO no Best Of Show do 2º Concurso Cervejeiro do Beercast! Será que o Thiago Zolet vai contar pra gente os segredos de fazer uma cerveja tão boa?

O post Ouro no BOS do Concurso Beercast com Thiago Zolet – Beercast #432 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Simplesmente OURO no Best Of Show do 2º Concurso Cervejeiro do Beercast! Será que o Thiago Zolet vai contar pra gente os segredos de fazer uma cerveja tão boa?

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Ouro no BOS do Concurso Beercast com Thiago Zolet – Beercast #432 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/ouro-no-bos-do-concurso-beercast-com-thiago-zolet-beercast-432/feed/ 0 Simplesmente OURO no Best Of Show do 2º Concurso Cervejeiro do Beercast! Será que o Thiago Zolet vai contar pra gente os segredos de fazer uma cerveja tão boa? Simplesmente OURO no Best Of Show do 2º Concurso Cervejeiro do Beercast! Será que o Thiago Zolet vai contar pra gente os segredos de fazer uma cerveja tão boa? Beercast Brasil 57:25 20346
Boa Cerveja-Feira #391… Luna http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-391-luna/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-391-luna/#respond Fri, 27 Aug 2021 03:45:07 +0000 http://beercast.com.br/?p=20338 Eu considero a Saison um estilo muito versátil por ser uma possibilidade para quem está começando a conhecer cervejas artesanais e ainda assim pode apresentar complexidade que surpreende quem já navega por este mercado. No caso da Luna temos uma Saison saborosa e que parte do lote foi envelhecido em barris de vinho e após...

O post Boa Cerveja-Feira #391… Luna apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Eu considero a Saison um estilo muito versátil por ser uma possibilidade para quem está começando a conhecer cervejas artesanais e ainda assim pode apresentar complexidade que surpreende quem já navega por este mercado. No caso da Luna temos uma Saison saborosa e que parte do lote foi envelhecido em barris de vinho e após o blend temos uma experiência completamente nova, com notas acéticas que trazem uma personalidade única para esta cerveja.


Luna

LunaDados Técnicos:

Cerveja: Luna
Estilo: Saison
Teor: 6,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja dourada e cristalina. Espuma com boa formação e estabilidade, média duração e finalizando com bolhas próximas as laterais.

Aroma: Aromas de frutas amarelas e suave condimento em primeiro plano, leve presença rústica. Em segundo plano temos notas de madeira, percepção vinificada suave e muito bem inserida e leve envelhecimento.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar tem notas acéticas em primeiro plano trazendo percepção de vinho branco e leve envelhecimento de madeira, em segundo plano encontramos o equilíbrio com as notas de frutas amarelas, leve condimentado de pimenta branca e anis.

Aftertaste: O aftertaste apresenta um conjunto delicada de notas de acéticas e vinificadas, leve presença amadeirada e condimentada. O final seco e limpo deixa espaço para um novo gole.

Harmonização: A cerveja apresenta todo o conjunto que uma saison deve ter e ainda agrega notas acéticas e vinificadas. Minha sugestão é harmonizarmos com risoto de damasco e brie, desta forma contrastamos as notas acéticas com o dulçor do damasco de deixamos as notas condimentadas e amadeiradas ganharem destaque.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #391… Luna apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-391-luna/feed/ 0 20338
Ciência na Mesa do Bar #11 – Mapa da Pesquisa e Ciência Cervejeira com Amanda Reitenbach – Beercast #431 http://beercast.com.br/programas/mapa-da-pesquisa-e-ciencia-cervejeira-com-amanda-reitenbach-ciencia-na-mesa-do-bar-11-beercast-431/ http://beercast.com.br/programas/mapa-da-pesquisa-e-ciencia-cervejeira-com-amanda-reitenbach-ciencia-na-mesa-do-bar-11-beercast-431/#respond Wed, 25 Aug 2021 03:00:29 +0000 http://beercast.com.br/?p=20336 Hoje temos mais um episódio do Ciência na Mesa do Bar! Convidamos para o papo a simpaticíssima Amanda Reteinbach, ela vai falar um pouco sobre o mapa da pesquisa e ciência cervejeira no Brasil.

O post Ciência na Mesa do Bar #11 – Mapa da Pesquisa e Ciência Cervejeira com Amanda Reitenbach – Beercast #431 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Hoje temos mais um episódio do Ciência na Mesa do Bar! Convidamos para o papo a simpaticíssima Amanda Reteinbach, ela vai falar um pouco sobre o mapa da pesquisa e ciência cervejeira no Brasil.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Ciência na Mesa do Bar #11 – Mapa da Pesquisa e Ciência Cervejeira com Amanda Reitenbach – Beercast #431 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/mapa-da-pesquisa-e-ciencia-cervejeira-com-amanda-reitenbach-ciencia-na-mesa-do-bar-11-beercast-431/feed/ 0 Hoje temos mais um episódio do Ciência na Mesa do Bar! Convidamos para o papo a simpaticíssima Amanda Reteinbach, ela vai falar um pouco sobre o mapa da pesquisa e ciência cervejeira no Brasil. Hoje temos mais um episódio do Ciência na Mesa do Bar! Convidamos para o papo a simpaticíssima Amanda Reteinbach, ela vai falar um pouco sobre o mapa da pesquisa e ciência cervejeira no Brasil. Beercast Brasil 1:06:51 20336
Boa Cerveja-Feira #390… Chicago Blues Amburana http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-390-chicago-blues-amburana/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-390-chicago-blues-amburana/#respond Fri, 20 Aug 2021 03:55:44 +0000 http://beercast.com.br/?p=20328 A Chicago Blues foi uma das primeiras cervejas que provei que me deixaram boquiaberto pela sua qualidade, foi a cerveja que levei para minha primeira participação no Beercast, programa 76 em agosto de 2014 e por isso tenho uma relação emocional com ela. Um ano atrás eu escrevi a respeito da versão envelhecida em Carvalho...

O post Boa Cerveja-Feira #390… Chicago Blues Amburana apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A Chicago Blues foi uma das primeiras cervejas que provei que me deixaram boquiaberto pela sua qualidade, foi a cerveja que levei para minha primeira participação no Beercast, programa 76 em agosto de 2014 e por isso tenho uma relação emocional com ela. Um ano atrás eu escrevi a respeito da versão envelhecida em Carvalho Americano e hoje irei falar sobre a versão envelhecida em Amburana.


Chicago Blues Amburana

Chicago Blues AmburanaDados Técnicos:

Cerveja: Chicago Blues Amburana
Estilo: Imperial Porter
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Líquido completamente preto e opaco. A espuma apresenta ótima formação e persistência.

Aroma: Café e suave tosta em primeiro plano, acompanhado por notas licorosas e levemente amadeiradas. Em segundo plano encontramos notas de cacau, chocolate amargo, baunilha e açúcar queimado.

Paladar: Corpo médio alto, carbonatação média e sensação aveludada. Enquanto que no paladar temos notas de chocolate amargo, madeira e baunilha em primeiro plano, seguido pela percepção de café e torrefação em segundo plano.

Aftertaste: No início ainda temos as notas de chocolate amargo, mas a percepção de torrefação cresce muito rapidamente tomando conta de todo o paladar e se mantem persistente por muito tempo, acima do esperado.

Harmonização: Este exemplar da linha Chicago Blues apresente uma presença de torrefação bastante proeminente ao final e vamos usar esta característica na harmonização. Minha sugestão é harmonizar com Satay, espetinhos de carne de porco com molho de amendoim, e por ser um prato tailandês é picante. Vamos contrastar a picância com as notas de torra e deixar as notas de madeira e cacau complementarem o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #390… Chicago Blues Amburana apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-390-chicago-blues-amburana/feed/ 0 20328
Cervejas Queridinhas com Flavio Yokooji e Fabrício Guzzon – Beercast #430 http://beercast.com.br/programas/cervejas-queridinhas-com-flavio-yokooji-e-fabricio-guzzon-beercast-430/ http://beercast.com.br/programas/cervejas-queridinhas-com-flavio-yokooji-e-fabricio-guzzon-beercast-430/#respond Wed, 18 Aug 2021 03:00:18 +0000 http://beercast.com.br/?p=20324 Sempre tem aquela cerveja que, quando vemos na prateleira do supermercado ou adega, a gente sempre compra. Vamos descobrir quais são as queridinhas dos beercasters e também dos nossos amigos Flavio Yokooji e Fabrício Guzzon.

O post Cervejas Queridinhas com Flavio Yokooji e Fabrício Guzzon – Beercast #430 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Sempre tem aquela cerveja que, quando vemos na prateleira do supermercado ou adega, a gente sempre compra. Vamos descobrir quais são as queridinhas dos beercasters e também dos nossos amigos Flavio Yokooji e Fabrício Guzzon.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cervejas Queridinhas com Flavio Yokooji e Fabrício Guzzon – Beercast #430 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/cervejas-queridinhas-com-flavio-yokooji-e-fabricio-guzzon-beercast-430/feed/ 0 Sempre tem aquela cerveja que, quando vemos na prateleira do supermercado ou adega, a gente sempre compra. Vamos descobrir quais são as queridinhas dos beercasters e também dos nossos amigos Flavio Yokooji e Fabrício Guzzon. Sempre tem aquela cerveja que, quando vemos na prateleira do supermercado ou adega, a gente sempre compra. Vamos descobrir quais são as queridinhas dos beercasters e também dos nossos amigos Flavio Yokooji e Fabrício Guzzon. Beercast Brasil 1:11:16 20324
Boa Cerveja Feira #389… In The Struggle For Life http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-389-in-the-struggle-for-life/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-389-in-the-struggle-for-life/#respond Fri, 13 Aug 2021 03:45:05 +0000 http://beercast.com.br/?p=20316 O uso de técnicas e insumos fora do padrão normalmente produzem cervejas que se destacam em seus estilos. A cervejaria Quatro Graus ao usar farinha de uvas bordô na composição desta Triple NEIPA conseguiu trazer singularidade ao rótulo e uma experiência nova. A presença de notas de vinho e uvas, aliada as notas de frutas...

O post Boa Cerveja Feira #389… In The Struggle For Life apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
O uso de técnicas e insumos fora do padrão normalmente produzem cervejas que se destacam em seus estilos. A cervejaria Quatro Graus ao usar farinha de uvas bordô na composição desta Triple NEIPA conseguiu trazer singularidade ao rótulo e uma experiência nova. A presença de notas de vinho e uvas, aliada as notas de frutas tropicais e resinoso esperado da NEIPA criam uma cerveja que consegue se destacar dentre as demais em seu estilo.


In The Struggle For Life

In The Struggle For LifeDados Técnicos:

Cerveja: In The Struggle For Life
Estilo: Triple NEIPA
Teor: 13,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Líquido bordô, bastante opaco. Com boa formação de espuma, porem com baixa persistência.

Aroma: Notas resinosas em primeiro plano acompanhadas por um leve tanino e presença de frutas amarelas, em segundo plano a presença de notas herbais.

Paladar: Corpo alto e carbonatação médio baixa. Enquanto que no paladar encontramos notas frutadas que remetem a frutas amarelas, notas tropicais mas trazendo em segundo plano a percepção uvas escuras e tanino. O amargor começa discreto mas logo ganha potência no paladar.

Aftertaste: o aftertaste se inicia com uma leve adstringência herbal e notas cítricas, mas logo evolui para uma percepção de uvas escuras e notas resinosas que ganham protagonismo juntamente com o aquecimento alcoólico.

Harmonização: Saindo um pouco das opções padrão que uma NEIPA nos oferece, minha sugestão é harmonizarmos com um cheesecake de frutas, preferencialmente frutas amarelas. A cerveja tem potência alcoólica para lidar com a untuosidade do prato e deixamos as frutas presentes na sobremesa darem destaque as notas frutadas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja Feira #389… In The Struggle For Life apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-389-in-the-struggle-for-life/feed/ 0 20316
3 Gatos Brewery com Linus de Paoli – Beercast #429 http://beercast.com.br/programas/3-gatos-brewery-com-linus-de-paoli-beercast-429/ http://beercast.com.br/programas/3-gatos-brewery-com-linus-de-paoli-beercast-429/#respond Wed, 11 Aug 2021 03:00:46 +0000 http://beercast.com.br/?p=20312 O Linus desembarcou nas terras do Tio Sam trazendo muitas receitas boas na bagagem! Vamos bater um papo com ele para falar sobre os desafios e novidades que estão preparando! E fique sabendo que se você vive no Brasil, vai gostar também.

O post 3 Gatos Brewery com Linus de Paoli – Beercast #429 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

O Linus desembarcou nas terras do Tio Sam trazendo muitas receitas boas na bagagem! Vamos bater um papo com ele para falar sobre os desafios e novidades que estão preparando! E fique sabendo que se você vive no Brasil, vai gostar também.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post 3 Gatos Brewery com Linus de Paoli – Beercast #429 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/3-gatos-brewery-com-linus-de-paoli-beercast-429/feed/ 0 O Linus desembarcou nas terras do Tio Sam trazendo muitas receitas boas na bagagem! Vamos bater um papo com ele para falar sobre os desafios e novidades que estão preparando! E fique sabendo que se você vive no Brasil, vai gostar também. O Linus desembarcou nas terras do Tio Sam trazendo muitas receitas boas na bagagem! Vamos bater um papo com ele para falar sobre os desafios e novidades que estão preparando! E fique sabendo que se você vive no Brasil, vai gostar também. Beercast Brasil 1:02:36 20312
Boa Cerveja-Feira #388… São Roque Pride http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-388-sao-roque-pride/ http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-388-sao-roque-pride/#respond Fri, 06 Aug 2021 03:45:40 +0000 http://beercast.com.br/?p=20307 Durante o ano passado vocês me viram falar muito em apoiar o comércio local e sobre sair dos estilos hypados. Nesta semana vamos fazer as duas coisas juntas ao provar a São Roque Pride. Este rótulo foi produzido pela @roquertaphouse via financiamento coletivo e é uma ESB com uma leitura muito particular. A receita usa...

O post Boa Cerveja-Feira #388… São Roque Pride apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Durante o ano passado vocês me viram falar muito em apoiar o comércio local e sobre sair dos estilos hypados. Nesta semana vamos fazer as duas coisas juntas ao provar a São Roque Pride. Este rótulo foi produzido pela @roquertaphouse via financiamento coletivo e é uma ESB com uma leitura muito particular. A receita usa os lúpulos East Kent Goldings e Admiral para entregar o perfil clássico que esperamos de uma ESB, mas o uso do lúpulo Strata na etapa de whirlpool agrega notas herbais e cítricas que tornam a experiência sensorial ao provar esta cerveja única.


São Roque Pride

São Roque PrideDados Técnicos:

Cerveja: São Roque Pride
Estilo: Postmodern ESB
Teor: 5,7%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Líquido dourado escuro com reflexos acobreados e levemente opaca. A espuma apresenta boa formação e estabilidade.

Aroma: No aroma encontramos notas de malte que remetem a caramelo, toffe e uma leve tosta, acompanhada por notas herbais e levemente terrosas, em segundo plano temos uma discreta presença de notas cítricas.

Paladar: Corpo médio e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar as notas do malte, que remetem a toffe, são acompanhadas por um amargor terroso e herbal muito bem inserido que não se sobrepõe ao malte, pelo contrário, traz um equilíbrio bem-vindo ao paladar. Em segundo plano um frescor cítrico e discreto pode ser.

Aftertaste: No aftertaste temos um cenário onde os lúpulos se destacam, um amargor limpo e persistente pautado pelas notas herbais e levemente terrosas nos acompanha longamente, aliados a um frescor que abre espaço para um novo gole.

Harmonização: Vamos usar a presença do malte e do lúpulo para pautar a harmonização, e minha sugestão vem do cardápio da Roque, a Roquer Wings. Estas asinhas de frango fritas são temperadas com dryhub e molho picante, e vamos usar a presença do malte para cortar a picância e deixar as notas herbais da cerveja trabalharem aliadas aos condimentos e destacarem ainda mais o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #388… São Roque Pride apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-388-sao-roque-pride/feed/ 0 20307
Direitos do Consumidor Bebedor com Marcos Cabello – Beercast #428 http://beercast.com.br/programas/direitos-do-consumidor-bebedor-com-marcos-cabello-beercast-428/ http://beercast.com.br/programas/direitos-do-consumidor-bebedor-com-marcos-cabello-beercast-428/#respond Wed, 04 Aug 2021 03:00:17 +0000 http://beercast.com.br/?p=20302 O que fazer quando você pagou ingresso mas não teve festival? Trouxemos nosso querido patrono e amigo Marcos Cabello para dar as dicas aos nossos ouvintes.

O post Direitos do Consumidor Bebedor com Marcos Cabello – Beercast #428 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

O que fazer quando você pagou ingresso mas não teve festival? Trouxemos nosso querido patrono e amigo Marcos Cabello para dar as dicas aos nossos ouvintes.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Direitos do Consumidor Bebedor com Marcos Cabello – Beercast #428 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
http://beercast.com.br/programas/direitos-do-consumidor-bebedor-com-marcos-cabello-beercast-428/feed/ 0 O que fazer quando você pagou ingresso mas não teve festival? Trouxemos nosso querido patrono e amigo Marcos Cabello para dar as dicas aos nossos ouvintes. O que fazer quando você pagou ingresso mas não teve festival? Trouxemos nosso querido patrono e amigo Marcos Cabello para dar as dicas aos nossos ouvintes. Beercast Brasil 58:14 20302