Beercast Brasil https://beercast.com.br Um podcast onde Cerveja é o tema principal. Toda Quarta-Feira! Wed, 05 May 2021 14:56:13 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=5.6.3 https://beercast.com.br/wp-content/uploads/2017/06/logo_bc_500x500-150x150.jpg Beercast Brasil https://beercast.com.br 32 32 Um podcast semanal onde cerveja é o tema principal, degustamos as melhores e piores cervejas do mundo, contamos o que achamos e damos boas risadas. <br /> <br /> Se você adora cervejas e quer estar por dentro deste mundo, o convidamos a ouvir nossos programas. Beercast Brasil clean episodic Beercast Brasil contato@beercast.com.br contato@beercast.com.br (Beercast Brasil) BeerCast Brasil Beercast Brasil http://beercast.com.br/wp-content/uploads/2020/02/logo_beercast_1400x1400.png https://beercast.com.br TV-MA São Paulo, SP Weekly 178092575 Boa Cerveja-Feira #375… Bigfoot https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-375-bigfoot/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-375-bigfoot/#respond Fri, 07 May 2021 03:45:24 +0000 http://beercast.com.br/?p=20138 A paciência é uma virtude, pelo que diz o ditado popular. Mas ao vermos a construção da Bigfoot que repousa por um ano em barris de carvalho enquanto que parte do lote fica em câmaras frias para somente ao final serem “blendadas”, ou como dizemos no interior misturadas, temos a comprovação da sabedoria popular. As...

O post Boa Cerveja-Feira #375… Bigfoot apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A paciência é uma virtude, pelo que diz o ditado popular. Mas ao vermos a construção da Bigfoot que repousa por um ano em barris de carvalho enquanto que parte do lote fica em câmaras frias para somente ao final serem “blendadas”, ou como dizemos no interior misturadas, temos a comprovação da sabedoria popular. As notas de madeira, baunilha e frutas adquiridas na maturação em barris dão uma personalidade única a cerveja.


Bigfoot

BigfootDados Técnicos:

Cerveja: Bigfoot
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 11,3%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja completamente negra e opaca. Espuma com boa formação em tom bege, com média duração.

Aroma: Notas de café, cacau e licoroso em primeiro plano. Em segundo plano podemos encontrar o resultado da maturação em barris com notas de baunilha, amadeirado e frutas vermelhas.

Paladar: Corpo médio e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas de chocolate amargo, café coado e madeira. Em segundo plano notas de frutas vermelhas, baunilha e torrefação acompanhado por um licoroso e leve picância.

Aftertaste: O mais notável são as notas de café e torrefação que se intensificam e seguem persistentes acompanhadas por um leve amargor de torra que surge somente no aftertaste.

Harmonização: Como as notas de café e torra são destacadas e intensas idealmente devemos buscar algo que tenha uma potência semelhante. Minha sugestão é harmonizar com torta de chocolate ao leite com calda de cereja, vamos contrastar a torra com o dulçor e salientar as notas de frutas vermelhas.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #375… Bigfoot apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-375-bigfoot/feed/ 0 20138
2º Concurso Cervejeiro do Beercast – Beercast #415 https://beercast.com.br/programas/2o-concurso-cervejeiro-do-beercast-beercast-415/ https://beercast.com.br/programas/2o-concurso-cervejeiro-do-beercast-beercast-415/#respond Wed, 05 May 2021 03:00:55 +0000 http://beercast.com.br/?p=20146 Depois do sucesso da primeira edição, declaramos abertas as inscrições para o 2º Concurso Cervejeiro do Beercast Brasil!!!!! Ainda não se inscreveu? Não sabe as regras? Escuta aqui e mande a sua cerveja caseira para ser julgada por renomados jurados e, de quebra, receber os feedback que são sempre muito valiosos!

O post 2º Concurso Cervejeiro do Beercast – Beercast #415 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Depois do sucesso da primeira edição, declaramos abertas as inscrições para o 2º Concurso Cervejeiro do Beercast Brasil!!!!! Ainda não se inscreveu? Não sabe as regras? Escuta aqui e mande a sua cerveja caseira para ser julgada por renomados jurados e, de quebra, receber os feedback que são sempre muito valiosos!

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post 2º Concurso Cervejeiro do Beercast – Beercast #415 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/2o-concurso-cervejeiro-do-beercast-beercast-415/feed/ 0 Depois do sucesso da primeira edição, declaramos abertas as inscrições para o 2º Concurso Cervejeiro do Beercast Brasil!!!!! Ainda não se inscreveu? Não sabe as regras? Escuta aqui e mande a sua cerveja caseira para ser julgada por renomados jurados e,... Depois do sucesso da primeira edição, declaramos abertas as inscrições para o 2º Concurso Cervejeiro do Beercast Brasil!!!!! Ainda não se inscreveu? Não sabe as regras? Escuta aqui e mande a sua cerveja caseira para ser julgada por renomados jurados e, de quebra, receber os feedback que são sempre muito valiosos! Beercast Brasil 1:01:42 20146
Boa Cerveja-Feira #374… Bourgogne des Flandres Bruin https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-374-bourgogne-des-flandres-bruin/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-374-bourgogne-des-flandres-bruin/#respond Fri, 30 Apr 2021 03:45:10 +0000 http://beercast.com.br/?p=20130 O contraste entre as notas de caramelo e melaço com a presença do amadeirado e leve tanino conseguem se equilibrar, hora trazendo o dulçor e hora apresentando o amadeirado. Ao final vemos que a balança pende para as notas mais adocicadas, frutadas e com leve especiarias de forma elegante. Bourgogne des Flandres Bruin Dados Técnicos:...

O post Boa Cerveja-Feira #374… Bourgogne des Flandres Bruin apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
O contraste entre as notas de caramelo e melaço com a presença do amadeirado e leve tanino conseguem se equilibrar, hora trazendo o dulçor e hora apresentando o amadeirado. Ao final vemos que a balança pende para as notas mais adocicadas, frutadas e com leve especiarias de forma elegante.


Bourgogne des Flandres Bruin

Bourgogne des Flandres BruinDados Técnicos:

Cerveja: Bourgogne des Flandres Bruin
Estilo: Flandres Red Ale
Teor: 5,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Coloração castanha com reflexos rubros. Espuma bege e cremosa com boa formação.

Aroma: Notas de madeira, caramelo, notas vinificadas e de tanino acompanhada por suave percepção de especiarias. Em segundo plano frutas secas e leve nota acética.

Paladar: Corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar notas destacadas de caramelo, melaço de cana e amadeirado. Em segundo plano temos suave vinificação, mel e especiarias

Aftertaste: Encontramos um crescente dulçor de caramelo equilibrado com a percepção de tanino e leve amadeirado que suave o dulçor, o final persistente mantém um traço de açúcar queimado trazendo o dulçor equilibrado pela tosta.

Harmonização: Como temos uma cerveja que se destaca pelo equilíbrio entre o dulçor e o envelhecimento em barris, podemos buscar semelhança no prato. Minha sugestão é um lombo defumado glaceado com melaço, buscando destacar tanto as notas de madeira quando a percepção de caramelo da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #374… Bourgogne des Flandres Bruin apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-374-bourgogne-des-flandres-bruin/feed/ 0 20130
Curiosidades Sobre o Grupo de Whatsapp dos Patronos – Beercast #414 https://beercast.com.br/programas/curiosidades-sobre-o-grupo-de-whatsapp-dos-patronos-beercast-414/ https://beercast.com.br/programas/curiosidades-sobre-o-grupo-de-whatsapp-dos-patronos-beercast-414/#comments Wed, 28 Apr 2021 03:00:25 +0000 http://beercast.com.br/?p=20122 Já falamos muitas vezes aqui sobre os benefícios de ser um patrono do Beercast. Hoje vamos trazer algumas histórias e curiosidades sobre as coisas que acontecem no grupo de Whatsapp dos patronos! Seja um patrono você também para ter acesso ao grupo e outras coisas mais.

O post Curiosidades Sobre o Grupo de Whatsapp dos Patronos – Beercast #414 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Já falamos muitas vezes aqui sobre os benefícios de ser um patrono do Beercast. Hoje vamos trazer algumas histórias e curiosidades sobre as coisas que acontecem no grupo de Whatsapp dos patronos! Seja um patrono você também para ter acesso ao grupo e outras coisas mais.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Curiosidades Sobre o Grupo de Whatsapp dos Patronos – Beercast #414 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/curiosidades-sobre-o-grupo-de-whatsapp-dos-patronos-beercast-414/feed/ 2 Já falamos muitas vezes aqui sobre os benefícios de ser um patrono do Beercast. Hoje vamos trazer algumas histórias e curiosidades sobre as coisas que acontecem no grupo de Whatsapp dos patronos! Seja um patrono você também para ter acesso ao grupo e o... Já falamos muitas vezes aqui sobre os benefícios de ser um patrono do Beercast. Hoje vamos trazer algumas histórias e curiosidades sobre as coisas que acontecem no grupo de Whatsapp dos patronos! Seja um patrono você também para ter acesso ao grupo e outras coisas mais. Beercast Brasil 1:05:15 20122
Boa Cerveja-Feira #373… Fletcha-Fletcha https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-373-fletcha-fletcha/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-373-fletcha-fletcha/#respond Fri, 23 Apr 2021 03:45:01 +0000 http://beercast.com.br/?p=20114 Um estilo clássico e antigo, mas que está longe de ser algo simples. Uma farmhouse ale permite que se brinque com os insumos e receitas e neste caso a Suricato apostou no uso da bretta e temos uma cerveja bem elaborada. Refrescante e muito agradável, mas tenho a impressão que a bretta tem muito espaço...

O post Boa Cerveja-Feira #373… Fletcha-Fletcha apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Um estilo clássico e antigo, mas que está longe de ser algo simples. Uma farmhouse ale permite que se brinque com os insumos e receitas e neste caso a Suricato apostou no uso da bretta e temos uma cerveja bem elaborada. Refrescante e muito agradável, mas tenho a impressão que a bretta tem muito espaço para envelhecer bem nesta cerveja, então prova-la fresca e após uma guarda devem ser experiências distintas.


Fletcha-Fletcha

Fletcha-FletchaDados Técnicos:

Cerveja: Fletcha-Fletcha
Estilo: Farmhouse Ale
Teor: 6,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Amarelo claro, completamente opaca. A espuma se forma densa e persistente.

Aroma: Percepção herbal e cítrica, remete a capim limão, bergamota, notas de feno e gramíneo. Em segundo plano temos uma percepção rústica com leve funky.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar somos apresentados a um cenário de acidez médio alta, com notas cítricas de limão e bergamota. Em segundo plano notas gramíneas, feno e leve herbal.

Aftertaste: Aqui a Brettanomyces ganha protagonismo, as notas cítricas e herbais ocupam o segundo plano, enquanto que as notas rústicas, com percepção de feno e couro se destacam e mantem uma longa persistência.

Harmonização: Minha sugestão irá seguir uma opção segura para o estilo. Sugiro harmonizar com um risoto de limão siciliano, deixando as notas cítricas ocuparem os holofotes enquanto que a carbonatação contrasta com a untuosidade do prato.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #373… Fletcha-Fletcha apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-373-fletcha-fletcha/feed/ 0 20114
Cerveja no Egito Antigo com Márcia Jamille – Ciência na Mesa do Bar #07 – Beercast #413 https://beercast.com.br/programas/cerveja-no-egito-antigo-com-marcia-jamille-beercast-413/ https://beercast.com.br/programas/cerveja-no-egito-antigo-com-marcia-jamille-beercast-413/#respond Wed, 21 Apr 2021 03:00:32 +0000 http://beercast.com.br/?p=20108 Trouxemos a Márcia Jamille, do canal Arqueologia Pelo Mundo, pra contar um pouco sobre a recente descoberta de uma fábrica de cerveja no Egito. Esse é mais um episódio da série Cerveja Na Mesa do Bar.

O post Cerveja no Egito Antigo com Márcia Jamille – Ciência na Mesa do Bar #07 – Beercast #413 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Trouxemos a Márcia Jamille, do canal Arqueologia Pelo Mundo, pra contar um pouco sobre a recente descoberta de uma fábrica de cerveja no Egito. Esse é mais um episódio da série Ciência Na Mesa do Bar.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cerveja no Egito Antigo com Márcia Jamille – Ciência na Mesa do Bar #07 – Beercast #413 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/cerveja-no-egito-antigo-com-marcia-jamille-beercast-413/feed/ 0 Trouxemos a Márcia Jamille, do canal Arqueologia Pelo Mundo, pra contar um pouco sobre a recente descoberta de uma fábrica de cerveja no Egito. Esse é mais um episódio da série Cerveja Na Mesa do Bar. Trouxemos a Márcia Jamille, do canal Arqueologia Pelo Mundo, pra contar um pouco sobre a recente descoberta de uma fábrica de cerveja no Egito. Esse é mais um episódio da série Cerveja Na Mesa do Bar. Beercast Brasil 51:47 20108
Boa Cerveja-Feira #372… Finito Scoth Ale https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-372-finito-scoth-ale/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-372-finito-scoth-ale/#respond Fri, 16 Apr 2021 03:45:24 +0000 http://beercast.com.br/?p=20102 Existem cervejas que escolhemos por curiosidade, outras por predileção ao estilo, e outras por indicação. A Scoth Ale da linha finito é um caso de indicação, uma unanimidade dentre todos que eu conheço e que provaram esta criação da cervejaria Duas Cabeças. Esta cerveja traz um conjunto de características que pessoalmente me agradam muito, um...

O post Boa Cerveja-Feira #372… Finito Scoth Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Existem cervejas que escolhemos por curiosidade, outras por predileção ao estilo, e outras por indicação. A Scoth Ale da linha finito é um caso de indicação, uma unanimidade dentre todos que eu conheço e que provaram esta criação da cervejaria Duas Cabeças.

Esta cerveja traz um conjunto de características que pessoalmente me agradam muito, um estilo fora do hype e executado com maestria e uma complexidade de aromas e sabores, mas mantendo o equilíbrio para que cada camada possa ser apreciada adequadamente. Faço coro a todos os outros que provaram este rótulo, é uma das melhores cervejas que provei este ano.


Finito Scoth Ale

Finito Scoth AleDados Técnicos:

Cerveja: Finito Scoth Ale
Estilo: Scoth Ale
Teor: 8,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja em tom castanho escuro, fechada e opaca. A espuma tem ótima formação, com bolhas pequenas e média duração mantendo uma fina camada sobre o líquido mesmo após desvanecer.

Aroma: O malte é o ator principal nesta cerveja, notas de caramelo, toffe, leve percepção de grãos tostados e biscoitos. Em segundo plano, após a cerveja aquecer um pouco ainda temos notas suaves de defumado e pão australiano.

Paladar: Corpo alto e sedoso e carbonatação médio baixa. Enquanto que no paladar temos as percepções de tosta, biscoitos e toffe em primeiro plano. As notas de caramelo, casca de pão e um leve amargor surge em segundo plano, acompanhando por uma suave percepção defumada bastante discreta.

Aftertaste: As notas de tosta ganham destaque, trazendo as percepções de pão australiano, açúcar queimado e biscoitos frescos para o primeiro plano. O fechamento traz percepção de amargor de tosta e um final seco.

Harmonização: Para uma cerveja como esta, na minha opinião devemos trazer algo que destaque tudo que a cerveja tem a oferecer. Minha sugestão é harmonizarmos com tapas de rosbife, pois queremos destacar as notas defumadas e tostadas da cerveja sem brigar com qualquer outra característica da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #372… Finito Scoth Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-372-finito-scoth-ale/feed/ 0 20102
Oktoberfest: Sangue e Cerveja com Tulio Costa – Beercast #412 https://beercast.com.br/programas/oktoberfest-sangue-e-cerveja-com-tulio-costa-beercast-412/ https://beercast.com.br/programas/oktoberfest-sangue-e-cerveja-com-tulio-costa-beercast-412/#respond Wed, 14 Apr 2021 03:00:47 +0000 http://beercast.com.br/?p=20099 Está com preguiça de assistir os 6 episódios de 50 minutos do seriado Oktoberfest: Sangue e Cerveja da Netflix? Escuta o episódio de hoje que vamos contar tudo pra você. Para ajudar nessa tarefa vamos contar com a ajuda do nosso querido patrono e amigo Tulio Costa.

O post Oktoberfest: Sangue e Cerveja com Tulio Costa – Beercast #412 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Está com preguiça de assistir os 6 episódios de 50 minutos do seriado Oktoberfest: Sangue e Cerveja da Netflix? Escuta o episódio de hoje que vamos contar tudo pra você. Para ajudar nessa tarefa vamos contar com a ajuda do nosso querido patrono e amigo Tulio Costa.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Oktoberfest: Sangue e Cerveja com Tulio Costa – Beercast #412 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/oktoberfest-sangue-e-cerveja-com-tulio-costa-beercast-412/feed/ 0 Está com preguiça de assistir os 6 episódios de 50 minutos do seriado Oktoberfest: Sangue e Cerveja da Netflix? Escuta o episódio de hoje que vamos contar tudo pra você. Para ajudar nessa tarefa vamos contar com a ajuda do nosso querido patrono e amigo... Está com preguiça de assistir os 6 episódios de 50 minutos do seriado Oktoberfest: Sangue e Cerveja da Netflix? Escuta o episódio de hoje que vamos contar tudo pra você. Para ajudar nessa tarefa vamos contar com a ajuda do nosso querido patrono e amigo Tulio Costa. Beercast Brasil 1:09:13 20099
Boa Cerveja-Feira #371… Pretensão https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-371-pretensao/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-371-pretensao/#respond Fri, 09 Apr 2021 03:45:25 +0000 http://beercast.com.br/?p=20086 Pretensão: que ou aquele que pretende demasiadamente; ambicioso. Neste caso a Krug foi ambiciosa e atingiu seu objetivo, a cerveja apresenta uma alta complexidade de aromas e sabores. O repouso em barris de carvalho trouxe um conjunto de percepções que tiram este exemplar da média do mercado e nos apresenta um estilo clássico, com um...

O post Boa Cerveja-Feira #371… Pretensão apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Pretensão: que ou aquele que pretende demasiadamente; ambicioso.

Neste caso a Krug foi ambiciosa e atingiu seu objetivo, a cerveja apresenta uma alta complexidade de aromas e sabores. O repouso em barris de carvalho trouxe um conjunto de percepções que tiram este exemplar da média do mercado e nos apresenta um estilo clássico, com um toque a mais.


Pretensão

PretensãoDados Técnicos:

Cerveja: Pretensão
Estilo: Barley Wine
Teor: 11,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Belo líquido rubro com reflexos acobreados, levemente opaca e brilhante. A espuma é bastante breve restante somente uma fina camada na proximidade das bordas.

Aroma: Caramelo e um leve toque herbal ocupam a primeira camada, mas logo encontramos notas de tosta, madeira, melaço e uma percepção alcoólica suave.

Paladar: Corpo alto com toque aveludado e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar a complexidade se mantem alta, trazendo notas de caramelo, toffe, madeira e herbal. Em segundo plano ainda agrega um suave dulçor de malte acompanhado por uma percepção de condimentada advinda do álcool.

Aftertaste: A percepção licorosa se torna ainda mais evidente, trazendo notas de caramelo e brandy com um final aquecido e seco.

Harmonização: Minha sugestão é harmonizarmos esta cerveja com um crocante de brandy. Esta sobremesa é uma versão de massa folhada com brandy e iremos contrastar as notas alcoólicas da cerveja com o dulçor da massa folhada e iremos destacar as notas amadeiradas com a percepção do brandy.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #371… Pretensão apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-371-pretensao/feed/ 0 20086
Coisas Que Sentimos Falta da Vida Normal – Beercast #411 https://beercast.com.br/programas/coisas-que-sentimos-falta-da-vida-normal-beercast-411/ https://beercast.com.br/programas/coisas-que-sentimos-falta-da-vida-normal-beercast-411/#respond Wed, 07 Apr 2021 03:00:07 +0000 http://beercast.com.br/?p=20080 Quais coisas vocês sentem falta da sua vida pré-pandemia? Vamos falar sobre como temos levado essa quarentena, os lugares temos alternativa de frequentar e quais são as coisas que mais estamos sentindo falta dos dias normais. 

O post Coisas Que Sentimos Falta da Vida Normal – Beercast #411 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Quais coisas vocês sentem falta da sua vida pré-pandemia? Vamos falar sobre como temos levado essa quarentena, os lugares temos alternativa de frequentar e quais são as coisas que mais estamos sentindo falta dos dias normais.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Coisas Que Sentimos Falta da Vida Normal – Beercast #411 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/coisas-que-sentimos-falta-da-vida-normal-beercast-411/feed/ 0 Quais coisas vocês sentem falta da sua vida pré-pandemia? Vamos falar sobre como temos levado essa quarentena, os lugares temos alternativa de frequentar e quais são as coisas que mais estamos sentindo falta dos dias normais.  Quais coisas vocês sentem falta da sua vida pré-pandemia? Vamos falar sobre como temos levado essa quarentena, os lugares temos alternativa de frequentar e quais são as coisas que mais estamos sentindo falta dos dias normais.  Beercast Brasil 50:22 20080
Boa Cerveja-Feira #370… Beta https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-370-beta/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-370-beta/#respond Fri, 02 Apr 2021 03:45:51 +0000 http://beercast.com.br/?p=20069 A Beta é uma versão do estilo berliner wiesse que apresenta elegância na apresentação de seus aromas e sabores. As notas rústicas no paladar, apesar de intensas, são equilibradas e agradáveis. A intensidade da acidez e notas selvagens aftertaste é breve e nos deixa um final seco e limpo que é um convite a se...

O post Boa Cerveja-Feira #370… Beta apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
A Beta é uma versão do estilo berliner wiesse que apresenta elegância na apresentação de seus aromas e sabores. As notas rústicas no paladar, apesar de intensas, são equilibradas e agradáveis. A intensidade da acidez e notas selvagens aftertaste é breve e nos deixa um final seco e limpo que é um convite a se tomar mais um gole.


Beta

Dados Técnicos:

Cerveja: Beta
Estilo: Berliner Weisse
Teor: 4,1%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Dourada e clara, cristalina e brilhante. A espuma se forma branca, com bolhas pequenas e mantem uma fina camada muito persistente.

Aroma: Em primeiro plano encontramos notas acéticas e um leve frutado de goiaba. Em segundo plano encontramos notas rústicas e selvagens, leve herbal e a presença de malte e grãos.

Paladar: Corpo baixo e alta carbotação. Enquanto que no paladar a acidez surge em primeiro plano, limpa e com notas selvagens destacadas, logo seguida por um discreto frutado e herbal.

Aftertaste: Notas acéticas e cítricas muito presentes, com uma presença intensa e muito breve, deixando somente uma acidez residual e um final extremamente seco.

Harmonização: Minha indicação de harmonização é usarmos um queijo como o cuesta, com notas amendoadas e alta untuosidade. A carbonatação irá limpar o paladar e poderemos trazer as notas amendoadas para a composição do paladar mais selvagem da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #370… Beta apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-370-beta/feed/ 0 20069
Cervejas Nórdicas com Sundog – Ciência na Mesa do Bar #06 – Beercast #410 https://beercast.com.br/programas/cervejas-nordicas-com-sundog-cerveja-na-mesa-do-bar-06-beercast-408/ https://beercast.com.br/programas/cervejas-nordicas-com-sundog-cerveja-na-mesa-do-bar-06-beercast-408/#respond Wed, 31 Mar 2021 03:00:29 +0000 http://beercast.com.br/?p=20063 Nesse episódio do Ciência na Mesa do Bar a Carola trouxe o pessoal da Sundog, para contar um pouco sobre os experimentos e criações de cervejas Nórdicas.

O post Cervejas Nórdicas com Sundog – Ciência na Mesa do Bar #06 – Beercast #410 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Nesse episódio do Ciência na Mesa do Bar a Carola trouxe o pessoal da Sundog, para contar um pouco sobre os experimentos e criações de cervejas Nórdicas.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cervejas Nórdicas com Sundog – Ciência na Mesa do Bar #06 – Beercast #410 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/cervejas-nordicas-com-sundog-cerveja-na-mesa-do-bar-06-beercast-408/feed/ 0 Nesse episódio do Ciência na Mesa do Bar a Carola trouxe o pessoal da Sundog, para contar um pouco sobre os experimentos e criações de cervejas Nórdicas. Nesse episódio do Ciência na Mesa do Bar a Carola trouxe o pessoal da Sundog, para contar um pouco sobre os experimentos e criações de cervejas Nórdicas. Beercast Brasil 51:22 20063
Boa Cerveja-Feira #369… Duchese Chocolate Cherry https://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-369-duchese-chocolate-cherry/ https://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-369-duchese-chocolate-cherry/#respond Fri, 26 Mar 2021 03:45:52 +0000 http://beercast.com.br/?p=20055 Iremos fechar o mês de março com uma das cervejas icônica, mas em uma versão alternativa. A Duchese Chocolate Cherry não deixa absolutamente nada a desejar da versão original e entrega uma experiência distinta, uma comparação pura entre as duas versões seria injusta. As notas de cereja são arrebatadoras e entregam uma percepção de fruta...

O post Boa Cerveja-Feira #369… Duchese Chocolate Cherry apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Iremos fechar o mês de março com uma das cervejas icônica, mas em uma versão alternativa. A Duchese Chocolate Cherry não deixa absolutamente nada a desejar da versão original e entrega uma experiência distinta, uma comparação pura entre as duas versões seria injusta. As notas de cereja são arrebatadoras e entregam uma percepção de fruta madura que é equilibrada perfeitamente pela acidez que agrega notas balsâmicas e amadeiradas.


Duchese Chocolate Cherry

Duchese Chocolate CherryDados Técnicos:

Cerveja: Duchese Chocolate Cherry
Estilo: Flanders Red Ale
Teor: 6,8%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,50

 


Aparência: Vermelho intenso, brilhante e cristalino. Espuma em tom rosado, bolhas pequenas com boa formação, porem com breve duração.

Aroma: Notas de frutas vermelhas como cerejas maduras em primeiro plano. Em segundo plano percepção acética, balsâmica e com leve amadeirado acompanhado por notas discretas de cacau.

Paladar: Corpo baixo e alta carbotação. Enquanto que no paladar as notas frutadas tem seu dulçor equilibrado pelas notas acéticas que remetem a vinagre balsâmico, formando este cenário ainda temos suaves notas de madeira.

Aftertaste: Somente no aftertaste que encontramos as suaves notas de chocolate ao leite, ainda acompanhado pelo dulçor de cerejas maduras e uma acidez acética que se prolonga mais que as demais percepções.

Harmonização: Para os meus sentidos o chocolate é bastante discreto, então usarei a harmonização para resgatar estas notas. Minha sugestão é harmonizar com bombom de chocolate belga com cereja, desta forma contrastamos o dulçor do chocolate com a acidez da cerveja e deixamos as notas de chocolate e cerejas ocuparem o palco dos sentidos.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #369… Duchese Chocolate Cherry apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/boa-cerveja-feira-369-duchese-chocolate-cherry/feed/ 0 20055
Cervejas da Região da Serra do Japi – Beercast #409 https://beercast.com.br/programas/cervejas-da-regiao-da-serra-do-japi-beercast-409/ https://beercast.com.br/programas/cervejas-da-regiao-da-serra-do-japi-beercast-409/#respond Wed, 24 Mar 2021 03:00:39 +0000 http://beercast.com.br/?p=20052 A Serra do Japi não é trilhas de bike! (sim, é o Renato Martins escrevendo...) Lá também cervejarias, e das boas! Trouxemos hoje o nosso querido patrono Gui da Caju Cerveja Artesanal e o Nelson, da Cervejaria Cavok, para contar pra gente um pouco sobre o cenário cervejeiro da região.

O post Cervejas da Região da Serra do Japi – Beercast #409 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

A Serra do Japi não é trilhas de bike! (sim, é o Renato Martins escrevendo…) Lá também cervejarias, e das boas! Trouxemos hoje o nosso querido patrono Gui da Caju Cerveja Artesanal e o Nelson, da Cervejaria Cavok, para contar pra gente um pouco sobre o cenário cervejeiro da região.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cervejas da Região da Serra do Japi – Beercast #409 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/cervejas-da-regiao-da-serra-do-japi-beercast-409/feed/ 0 A Serra do Japi não é trilhas de bike! (sim, é o Renato Martins escrevendo...) Lá também cervejarias, e das boas! Trouxemos hoje o nosso querido patrono Gui da Caju Cerveja Artesanal e o Nelson, da Cervejaria Cavok, A Serra do Japi não é trilhas de bike! (sim, é o Renato Martins escrevendo...) Lá também cervejarias, e das boas! Trouxemos hoje o nosso querido patrono Gui da Caju Cerveja Artesanal e o Nelson, da Cervejaria Cavok, para contar pra gente um pouco sobre o cenário cervejeiro da região. Beercast Brasil 50:06 20052
Boa Cerveja-Feira #368… Classic Collection Double Stout https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-368-classic-collection-double-stout/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-368-classic-collection-double-stout/#respond Fri, 19 Mar 2021 03:45:45 +0000 http://beercast.com.br/?p=20043 Nada mais justo que trazer mais um rótulo da escola inglesa na semana onde se comemora o St Patrick Day. Esta stout, mesmo trazendo um Double em seu nome, está muito mais próxima de uma stout clássica do que uma Imperial Stout, as notas de café, chocolate e torrefação são equilibradas e presentes em todos...

O post Boa Cerveja-Feira #368… Classic Collection Double Stout apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Nada mais justo que trazer mais um rótulo da escola inglesa na semana onde se comemora o St Patrick Day. Esta stout, mesmo trazendo um Double em seu nome, está muito mais próxima de uma stout clássica do que uma Imperial Stout, as notas de café, chocolate e torrefação são equilibradas e presentes em todos os instantes da degustação.


Classic Collection Double Stout

Dados Técnicos:

Cerveja: Classic Collection Double Stout
Estilo: English Stout
Teor: 5,2%
País de origem: Inglaterra
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Líquido negro e brilhante, completamente opaco. Espuma em bege claro, com boa formação e duração breve.

Aroma: Notas de café, chocolate e tosta em destaque, acompanhados mais discretamente por uma percepção de pão preto equilibrado com o restante. Em segundo plano temos leve presença de terroso e herbal.

Paladar: Percepção de café expresso e cacau, notas de torrefação e suave herbal. O amargor agrega notas herbais e de torrefação ao conjunto.

Aftertaste: As notas de torrefação se intensificam no aftertaste, deixando as notas de café e cacau em segundo plano. O final é seco e com percepção de torrefação persistente.

Harmonização: Assim como na última coluna vou buscar uma harmonização cultural, no caso o Irish Brownie. Vamos contrastar o dulçor do brownie com as notas de tosta da cerveja e deixar as notas de café e chocolate se destacarem. No caso do Irish Brownie ainda contem menta, que pode apresentar uma boa interação com as notas herbais da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #368… Classic Collection Double Stout apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-368-classic-collection-double-stout/feed/ 0 20043
O Beercast é Delas – Beercast #408 https://beercast.com.br/programas/o-beercast-e-delas-beercast-408/ https://beercast.com.br/programas/o-beercast-e-delas-beercast-408/#respond Wed, 17 Mar 2021 03:00:39 +0000 http://beercast.com.br/?p=20038 A patrona e host Ana Castilho recebe a ilustre presença das queridas patronas e cervejeiras Lari, Viviane, Bia, Cinthia, Cris, Anastácia, Fer Tessa e Carol. A paixão que une toda essas mulheres: a Cerveja!

O post O Beercast é Delas – Beercast #408 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

A patrona e host Ana Castilho recebe a ilustre presença das queridas patronas e cervejeiras Lari, Viviane, Bia, Cinthia, Cris, Anastácia, Fer, Tessa e Carol. A paixão que une toda essas mulheres: a Cerveja!

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post O Beercast é Delas – Beercast #408 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/o-beercast-e-delas-beercast-408/feed/ 0 A patrona e host Ana Castilho recebe a ilustre presença das queridas patronas e cervejeiras Lari, Viviane, Bia, Cinthia, Cris, Anastácia, Fer Tessa e Carol. A paixão que une toda essas mulheres: a Cerveja! A patrona e host Ana Castilho recebe a ilustre presença das queridas patronas e cervejeiras Lari, Viviane, Bia, Cinthia, Cris, Anastácia, Fer Tessa e Carol. A paixão que une toda essas mulheres: a Cerveja! Beercast Brasil 57:12 20038
Boa Cerveja-Feira #367… Classic Collection IPA https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-367-classic-collection-ipa/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-367-classic-collection-ipa/#respond Fri, 12 Mar 2021 03:45:39 +0000 http://beercast.com.br/?p=20031 Por vezes é bom sair do hype do mercado, por melhor que seja, e olharmos para os clássicos que serviram de base para tudo que vemos hoje. A English IPA da Sheperd Neame é um ótimo exemplo, um estilo clássico, pouco visto no mercado nacional e que agrega muito do que queremos em uma cerveja...

O post Boa Cerveja-Feira #367… Classic Collection IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Por vezes é bom sair do hype do mercado, por melhor que seja, e olharmos para os clássicos que serviram de base para tudo que vemos hoje. A English IPA da Sheperd Neame é um ótimo exemplo, um estilo clássico, pouco visto no mercado nacional e que agrega muito do que queremos em uma cerveja como esta, além da própria qualidade da cerveja temos toda a carga histórica desta cervejaria inglesa.


Classic Collection IPA

Classic Collection IPADados Técnicos:

Cerveja: Classic Collection IPA
Estilo: English IPA
Teor: 6,1%
País de origem: Inglaterra
Embalagem: 600 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Liquido rubro intenso, com nuances dourados, brilhante e cristalina. Espuma de bolhas pequenas, consistente e duradoura.

Aroma: Notas de caramelo, malte e grãos em primeiro plano, seguidas por uma percepção levemente terrosa. Em segundo plano encontramos suaves notas de toffe.

Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Enquanto que no paladar encontramos um amargor mediano com percepção terrosa acompanhado por notas de malte, caramelo e grãos. Em segundo plano uma leve nota de tosta.

Aftertaste: Encontramos um crescimento da percepção terrosa da cerveja até o final seco que deixa somente uma percepção de amargor no palato que persiste longamente.

Harmonização: Iremos inserir um pouco de harmonização cultural nesta indicação, que é harmonizar com filé com duxelles. Duxelles é uma mistura de cogumelos, cebolas e ervas muito bem picados e refogados na manteiga, e traremos o toque terroso dos cogumelos para salientar as notas terrosas dos lúpulos ingleses.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #367… Classic Collection IPA apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-367-classic-collection-ipa/feed/ 0 20031
História e Cerveja com Sérgio Barra – Cerveja na Mesa do Bar #05 – Beercast #407 https://beercast.com.br/programas/historia-e-cerveja-com-sergio-barra-cerveja-na-mesa-do-bar-05-beercast-407/ https://beercast.com.br/programas/historia-e-cerveja-com-sergio-barra-cerveja-na-mesa-do-bar-05-beercast-407/#respond Wed, 10 Mar 2021 03:00:44 +0000 http://beercast.com.br/?p=20026 Chegou a hora de mais um episódio da série Ciência na Mesa do Bar! Dessa vez contamos com a ilustre participação do historiador Sérgio Barra. Vamos descobrir curiosidades sobre a história da cerveja e, claro, revelar alguns mitos e lendas.

O post História e Cerveja com Sérgio Barra – Cerveja na Mesa do Bar #05 – Beercast #407 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Chegou a hora de mais um episódio da série Ciência na Mesa do Bar! Dessa vez contamos com a ilustre participação do historiador Sérgio Barra. Vamos descobrir curiosidades sobre a história da cerveja e, claro, revelar alguns mitos e lendas.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post História e Cerveja com Sérgio Barra – Cerveja na Mesa do Bar #05 – Beercast #407 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/historia-e-cerveja-com-sergio-barra-cerveja-na-mesa-do-bar-05-beercast-407/feed/ 0 Chegou a hora de mais um episódio da série Ciência na Mesa do Bar! Dessa vez contamos com a ilustre participação do historiador Sérgio Barra. Vamos descobrir curiosidades sobre a história da cerveja e, claro, revelar alguns mitos e lendas. Chegou a hora de mais um episódio da série Ciência na Mesa do Bar! Dessa vez contamos com a ilustre participação do historiador Sérgio Barra. Vamos descobrir curiosidades sobre a história da cerveja e, claro, revelar alguns mitos e lendas. Beercast Brasil 49:24 20026
Boa Cerveja-Feira #366… Loading 2021 https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-366-loading-2021/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-366-loading-2021/#respond Fri, 05 Mar 2021 03:45:38 +0000 http://beercast.com.br/?p=20014 Notas de frutas silvestres frescas aliadas a uma acides intensa, e isso sem falarmos deste vermelho intenso e sedutor que a cerveja apresenta. O mercado nacional vive uma enxurrada de Imperial Sour e Pastry Stouts, mas devemos reconhecer quando uma cervejaria executa uma receita com maestria, e este é um dos casos. Loading 2021 Dados...

O post Boa Cerveja-Feira #366… Loading 2021 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Notas de frutas silvestres frescas aliadas a uma acides intensa, e isso sem falarmos deste vermelho intenso e sedutor que a cerveja apresenta. O mercado nacional vive uma enxurrada de Imperial Sour e Pastry Stouts, mas devemos reconhecer quando uma cervejaria executa uma receita com maestria, e este é um dos casos.


Loading 2021

Loading 2021Dados Técnicos:

Cerveja: Loading 2021
Estilo: Sour
Teor: 9,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Se apresenta em belíssimo vermelho intenso e natural, opaca e com espuma rosada, bom bolhas pequenas e breve duração.

Aroma: Frutas silvestres como amoras e framboesas em primeiro plano, leve percepção acética. Em segundo plano notas frutadas mais suaves.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar a acidez intensa ocupa a percepção inicial trazendo notas acéticas e de frutas silvestres. Em segundo plano um leve dulçor frutado.

Aftertaste: Notas ácidas que remetem a frutas silvestres e um frutado mais rústico se apresentam brevemente, logo reduzindo as percepções para uma sensação de acidez frutada muito suave e prolongada.

Harmonização: Dada a intensidade da acidez, podemos optar por uma sobremesa que igual intensidade. Minha sugestão é brigadeiro de chocolate branco. Podemos brincar ainda com as notas frutadas usando uma redução de cerveja com frutas vermelhas, como a Baden Golden para agregar na similaridade.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #366… Loading 2021 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-366-loading-2021/feed/ 0 20014
Cervejaria Benedita com Eneide e Melissa – Beercast #406 https://beercast.com.br/programas/cervejaria-benedita-com-eneide-e-melissa-beercast-406/ https://beercast.com.br/programas/cervejaria-benedita-com-eneide-e-melissa-beercast-406/#respond Wed, 03 Mar 2021 03:00:41 +0000 http://beercast.com.br/?p=20012 Recebemos as simpaticíssimas Eneide e Melissa, diretamente de Taboão da Serra - SP, para contar pra gente um pouco sobre a história delas e também sobre as glórias e perrengues para produzir a Cerveja Benedita.

O post Cervejaria Benedita com Eneide e Melissa – Beercast #406 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Recebemos as simpaticíssimas Eneide e Melissa, diretamente de Taboão da Serra – SP, para contar pra gente um pouco sobre a história delas e também sobre as glórias e perrengues para produzir a Cerveja Benedita.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cervejaria Benedita com Eneide e Melissa – Beercast #406 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/cervejaria-benedita-com-eneide-e-melissa-beercast-406/feed/ 0 Recebemos as simpaticíssimas Eneide e Melissa, diretamente de Taboão da Serra - SP, para contar pra gente um pouco sobre a história delas e também sobre as glórias e perrengues para produzir a Cerveja Benedita. Recebemos as simpaticíssimas Eneide e Melissa, diretamente de Taboão da Serra - SP, para contar pra gente um pouco sobre a história delas e também sobre as glórias e perrengues para produzir a Cerveja Benedita. Beercast Brasil 1:01:21 20012
Boa Cerveja-Feira #365… Blackberry Sour Mint https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-365-blackberry-sour-mint/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-365-blackberry-sour-mint/#respond Fri, 26 Feb 2021 03:45:18 +0000 http://beercast.com.br/?p=20002 Normalmente as sour brincam com as notas acidas e frutadas, mas neste exemplar encontramos o uso de hortelã que agrega notas herbais pungentes e frescas. A presença das frutas vai para segundo plano e o frescor das notas herbais ocupa todo o primeiro plano nos apresentando uma abordagem inesperada para esta sour. Blackberry Sour Mint...

O post Boa Cerveja-Feira #365… Blackberry Sour Mint apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Normalmente as sour brincam com as notas acidas e frutadas, mas neste exemplar encontramos o uso de hortelã que agrega notas herbais pungentes e frescas. A presença das frutas vai para segundo plano e o frescor das notas herbais ocupa todo o primeiro plano nos apresentando uma abordagem inesperada para esta sour.


Blackberry Sour Mint

Blackberry sour mintDados Técnicos:

Cerveja: Blackberry Sour Mint
Estilo: Sour
Teor: 6,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Líquido vermelho e opaco pendendo para o bordo. Espuma de boa qualidade, com formação de bolas pequenas é média persistência.

Aroma: As notas herbais de hortelã são intensas, frescas e marcantes ocupando praticamente todo o primeiro plano. Em segundo pano encontramos notas acéticas, frutadas que remetem a frutas vermelhas.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar as notas herbais de hortelã são acompanhadas pela percepção ácida que remetem as frutas vermelhas. No segundo plano a percepção de amora fica um pouco mais evidente.

Aftertaste: A acidez ganha ainda mais espaço, acompanhada pelo frescor de hortelã e discretas notas de amora, o final é seco e com persistência herbal.

Harmonização: Minha sugestão é harmonizarmos com cheesecake de chocolate branco com menta. Vamos contrastar o dulçor do chocolate com a acidez da cerveja e deixar as notas frescas de hortelã ocuparem o palco.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #365… Blackberry Sour Mint apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-365-blackberry-sour-mint/feed/ 0 20002
Charcutaria e Cerveja com Luciano Maia – Beercast #405 https://beercast.com.br/programas/charcutaria-e-cerveja-com-luciano-maia-beercast-405/ https://beercast.com.br/programas/charcutaria-e-cerveja-com-luciano-maia-beercast-405/#respond Wed, 24 Feb 2021 03:00:54 +0000 http://beercast.com.br/?p=19999 O Luciano Maia, patrono e um dos ouvintes mais antigos do Beercast, vai contar pra gente como produzir o seu próprio petisco para harmonizar com aquela cerveja artesanal. Aproveitamos para dar algumas dicas para quem está afim de se aventurar em mais um hobby.

O post Charcutaria e Cerveja com Luciano Maia – Beercast #405 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

O Luciano Maia, patrono e um dos ouvintes mais antigos do Beercast, vai contar pra gente como produzir o seu próprio petisco para harmonizar com aquela cerveja artesanal. Aproveitamos para dar algumas dicas para quem está afim de se aventurar em mais um hobby.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Charcutaria e Cerveja com Luciano Maia – Beercast #405 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/charcutaria-e-cerveja-com-luciano-maia-beercast-405/feed/ 0 O Luciano Maia, patrono e um dos ouvintes mais antigos do Beercast, vai contar pra gente como produzir o seu próprio petisco para harmonizar com aquela cerveja artesanal. Aproveitamos para dar algumas dicas para quem está afim de se aventurar em mais u... O Luciano Maia, patrono e um dos ouvintes mais antigos do Beercast, vai contar pra gente como produzir o seu próprio petisco para harmonizar com aquela cerveja artesanal. Aproveitamos para dar algumas dicas para quem está afim de se aventurar em mais um hobby. Beercast Brasil 1:08:16 19999
Boa Cerveja-Feira #364… 202Luz Onde Esta o Gole https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-364-202luz-onde-esta-o-gole/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-364-202luz-onde-esta-o-gole/#respond Fri, 19 Feb 2021 03:45:22 +0000 http://beercast.com.br/?p=19991 Para aqueles que buscam uma pastry que usa o adjunto de maneira equilibrada e apresenta uma cerveja com personalidade, sabor impecável e nada enjoativa, temos aqui um ótimo exemplo. O uso da laranja e chocolate amargo agregam no sabor e no aroma, mas não ofuscam as demais notas de torrefação, café e cacau. 202Luz Onde...

O post Boa Cerveja-Feira #364… 202Luz Onde Esta o Gole apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Para aqueles que buscam uma pastry que usa o adjunto de maneira equilibrada e apresenta uma cerveja com personalidade, sabor impecável e nada enjoativa, temos aqui um ótimo exemplo. O uso da laranja e chocolate amargo agregam no sabor e no aroma, mas não ofuscam as demais notas de torrefação, café e cacau.


202Luz Onde Esta o Gole

202Luz Onde Esta o GoleDados Técnicos:

Cerveja: 202Luz Onde Esta o Gole
Estilo: Imperial Pastry Stout
Teor: 10,7%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja completamente negra e opaca. Espuma marrom e densa, mas com duração breve por conta do álcool.

Aroma: Notas cítricas de laranja que remetem a acidez da laranja da terra surgem inicialmente e logo são acompanhados pelas notas de café, tosta e cacau. Em segundo plano encontramos notas de chocolate amargo, cappuccino e suave licoroso.

Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos um equilíbrio entre as notas cítricas de laranja e as notas de café, chocolate amargo e tosta sobre uma sensação aveludada. Em segundo plano encontramos um suave amargor de café torrado.

Aftertaste: As notas cítricas são bastante suaves e o protagonismo fica por conta das notas de torrefação de café e chocolate amargo que seguem persistentes.

Harmonização: Como se trata de uma pastry muito contida no dulçor, podemos buscar uma harmonização que contraste a torrefação com dulçor. Minha sugestão é brownie de chocolate ao leite com raspas de laranja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #364… 202Luz Onde Esta o Gole apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-364-202luz-onde-esta-o-gole/feed/ 0 19991
Cerveja for Dummies com Felipe Zambon e Flavio Yokooji – Fermentação Parte 2 – Beercast #404 https://beercast.com.br/programas/cerveja-for-dummies-com-felipe-zambon-e-flavio-yokooji-fermentacao-parte-2-beercast-404/ https://beercast.com.br/programas/cerveja-for-dummies-com-felipe-zambon-e-flavio-yokooji-fermentacao-parte-2-beercast-404/#respond Wed, 17 Feb 2021 03:00:29 +0000 http://beercast.com.br/?p=19986 Mais um episódio com dicas valiosas para quem está produzindo as primeiras cervejas! Felipe Zambon e Flavio Yokooji nos contam os segredos sobre fermentação. Essa é a segunda parte do papo, caso não tenha escutado o primeiro ainda, vá até o episódio número 401.

O post Cerveja for Dummies com Felipe Zambon e Flavio Yokooji – Fermentação Parte 2 – Beercast #404 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Mais um episódio com dicas valiosas para quem está produzindo as primeiras cervejas! Felipe Zambon e Flavio Yokooji nos contam os segredos sobre fermentação. Essa é a segunda parte do papo, caso não tenha escutado o primeiro ainda, vá até o episódio número 401.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cerveja for Dummies com Felipe Zambon e Flavio Yokooji – Fermentação Parte 2 – Beercast #404 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/cerveja-for-dummies-com-felipe-zambon-e-flavio-yokooji-fermentacao-parte-2-beercast-404/feed/ 0 Mais um episódio com dicas valiosas para quem está produzindo as primeiras cervejas! Felipe Zambon e Flavio Yokooji nos contam os segredos sobre fermentação. Essa é a segunda parte do papo, caso não tenha escutado o primeiro ainda, Mais um episódio com dicas valiosas para quem está produzindo as primeiras cervejas! Felipe Zambon e Flavio Yokooji nos contam os segredos sobre fermentação. Essa é a segunda parte do papo, caso não tenha escutado o primeiro ainda, vá até o episódio número 401. Beercast Brasil 55:33 19986
Boa Cerveja-Feira #363… Tábuas Onde Esta o Gole https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-363-tabuas-onde-esta-o-gole/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-363-tabuas-onde-esta-o-gole/#respond Fri, 12 Feb 2021 03:45:35 +0000 http://beercast.com.br/?p=19978 Quando uma cerveja opta por abrir sua gama de sabores e aromas é importante que eles ainda sejam identificáveis, e é neste ponto que a Tábuas de destaca na sua versão do Onde Esta o Gole. Apesar de encontramos diversas notas frutadas, cítricas, resinosas todas elas parecem ser notadas separadamente em pequenos momentos do olfato...

O post Boa Cerveja-Feira #363… Tábuas Onde Esta o Gole apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Quando uma cerveja opta por abrir sua gama de sabores e aromas é importante que eles ainda sejam identificáveis, e é neste ponto que a Tábuas de destaca na sua versão do Onde Esta o Gole. Apesar de encontramos diversas notas frutadas, cítricas, resinosas todas elas parecem ser notadas separadamente em pequenos momentos do olfato ou do paladar, permitindo que a experiência em se provar este rótulo possa ser aproveitada em sua totalidade.


Tábuas Onde Esta o Gole

Tábuas Onde Esta o GoleDados Técnicos:

Cerveja: Tábuas Onde Esta o Gole
Estilo: Imperial New England IPA
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Líquido amarelo claro e levemente opaco. A espuma branca tem ótima formação, com bolhas pequenas e duradoura.

Aroma: O aroma apresenta notas frutadas em primeiro plano, grapefruit, pêssego e manga. Em segundo plano encontramos leve citricidade acompanhada por uma discreta presenta resinosa que remete a pinho.

Paladar: Corpo alto e média carbonatação. Já o paladar apresenta um frutado intenso equilibrado pelo amargor cítrico dos lúpulos usados. Temos o frutado que remete a manga e pêssego equilibrado com as notas cítricas de grapefruit, ao final uma leve sensação resinosa e pinho.

Aftertaste: O frutado vai para o segundo plano e o amargor e as notas cítricas ganham destaque e persistência, fechando com uma leve percepção condimentada.

Harmonização: Apesar de se tratar de uma New England ainda estamos falando de uma Imperal IPA, podemos pensar em carnes fortes para se aproveitar do sabor e teor alcoólico da cerveja. Minha sugestão é harmonizar com uma tábua de coração de frango braseado, costela desfiada e queijo coalho.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #363… Tábuas Onde Esta o Gole apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-363-tabuas-onde-esta-o-gole/feed/ 0 19978
A história por trás da cerveja Hantu da Dogma – Beercast #403 https://beercast.com.br/programas/a-historia-por-tras-da-cerveja-hantu-da-dogma-beercast-403/ https://beercast.com.br/programas/a-historia-por-tras-da-cerveja-hantu-da-dogma-beercast-403/#respond Wed, 10 Feb 2021 03:00:04 +0000 http://beercast.com.br/?p=19974 Recebemos a presença de Sulamita, Sara e João para contar a história por trás da cerveja Hantu, que está sendo lançada pela Dogma.

O post A história por trás da cerveja Hantu da Dogma – Beercast #403 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Recebemos a presença de Sulamita, Sara, Glauco e João para contar a história por trás da cerveja Hantu, que está sendo lançada pela Dogma.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast ecompanhe nossas mídias sociais:

O post A história por trás da cerveja Hantu da Dogma – Beercast #403 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/a-historia-por-tras-da-cerveja-hantu-da-dogma-beercast-403/feed/ 0 Recebemos a presença de Sulamita, Sara e João para contar a história por trás da cerveja Hantu, que está sendo lançada pela Dogma. Recebemos a presença de Sulamita, Sara e João para contar a história por trás da cerveja Hantu, que está sendo lançada pela Dogma. Beercast Brasil 1:10:38 19974
Boa Cerveja-Feira #362… Demonho Onde Esta o Gole https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-362-demonho-onde-esta-o-gole/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-362-demonho-onde-esta-o-gole/#respond Fri, 05 Feb 2021 03:45:12 +0000 http://beercast.com.br/?p=19962 O equilíbrio entre todos os aromas e sabores é marcante, não existe conflito entre o maracujá, café e a baunilha. Todas as notas se mesclam e se completam sem sobrepor uma a outra, e mesmo que muito discreto o cardamomo cria uma tela para todos os outros sabores serem apresentados. Em um mercado com um...

O post Boa Cerveja-Feira #362… Demonho Onde Esta o Gole apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
O equilíbrio entre todos os aromas e sabores é marcante, não existe conflito entre o maracujá, café e a baunilha. Todas as notas se mesclam e se completam sem sobrepor uma a outra, e mesmo que muito discreto o cardamomo cria uma tela para todos os outros sabores serem apresentados. Em um mercado com um sem número de sour sendo lançadas diariamente, ter uma opção produzida com tanto esmero é algo que deve ser exaltado.


Demonho Onde Esta o Gole

Dados Técnicos:

Cerveja: Demonho Onde Esta o Gole
Estilo: American Sour Ale
Teor: 7,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,75

 


Aparência: Tom dourado intenso, brilhante e cristalina. A espuma se branca tem boa formação, porém muito breve.

Aroma: A mescla de notas de café verde, maracujá e baunilha se mesclam lindamente, os aroma surgem e se completam sem atropelos, um equilíbrio notável.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Já o paladar mantém o mesmo equilíbrio do aroma, mas começando com uma acidez frutada alta que remete a maracujá, notas de café e baunilha completam a percepção. Em segundo plano temos um toque de especiarias que remete a cardamomo, bastante discreto, mas que funciona como base para o paladar.

Aftertaste: As notas frutadas e a acidez ganham ainda mais espaço no início do aftertaste, mas as notas são bastante breves deixando somente uma percepção suave de café persistindo.

Harmonização: Como a cerveja marca pelo seu equilíbrio, vamos usar uma sobremesa que traga o mesmo equilíbrio. Minha sugestão é harmonizarmos com mousse de café com calda de maracujá, onde iremos contrastar a acidez com o dulçor de deixar os sabores da cerveja se destacarem ainda mais.

Prost!

Fabrizio Guzzon

 

O post Boa Cerveja-Feira #362… Demonho Onde Esta o Gole apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-362-demonho-onde-esta-o-gole/feed/ 0 19962
Ciência na Mesa do Bar #04 – Cerveja Faz Bem – Beercast #402 https://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-04-cerveja-faz-bem-beercast-402/ https://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-04-cerveja-faz-bem-beercast-402/#respond Wed, 03 Feb 2021 03:00:08 +0000 http://beercast.com.br/?p=19959 A Cerveja faz bem para a saúde, e eu nunca duvidei! Trouxemos o biólogo Glauco Caon para nos ajudar nessa argumentação um tanto quanto controversa.

O post Ciência na Mesa do Bar #04 – Cerveja Faz Bem – Beercast #402 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

A Cerveja faz bem para a saúde, e eu nunca duvidei! Trouxemos o biólogo Glauco Caon para nos ajudar nessa argumentação um tanto quanto controversa.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast ecompanhe nossas mídias sociais:

O post Ciência na Mesa do Bar #04 – Cerveja Faz Bem – Beercast #402 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-04-cerveja-faz-bem-beercast-402/feed/ 0 A Cerveja faz bem para a saúde, e eu nunca duvidei! Trouxemos o biólogo Glauco Caon para nos ajudar nessa argumentação um tanto quanto controversa. A Cerveja faz bem para a saúde, e eu nunca duvidei! Trouxemos o biólogo Glauco Caon para nos ajudar nessa argumentação um tanto quanto controversa. Beercast Brasil 54:47 19959
Boa Cerveja-Feira #361… Lithos Sparkling Ale https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-361-lithos-sparkling-ale/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-361-lithos-sparkling-ale/#respond Fri, 29 Jan 2021 03:45:11 +0000 http://beercast.com.br/?p=19951 O debute da Lithos Brewpub na produção de suas cervejas é a Lithos Sparkling Ale. Buscando inspiração nas Sparkling Ales australianas, mas usando o lúpulo calypso para dar personalidade a cerveja, temos como resultado uma cerveja leve e muito refrescante. As notas cítricas e de frutas brancas são delicadas e equilibradas, enquanto que um frescor...

O post Boa Cerveja-Feira #361… Lithos Sparkling Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
O debute da Lithos Brewpub na produção de suas cervejas é a Lithos Sparkling Ale. Buscando inspiração nas Sparkling Ales australianas, mas usando o lúpulo calypso para dar personalidade a cerveja, temos como resultado uma cerveja leve e muito refrescante. As notas cítricas e de frutas brancas são delicadas e equilibradas, enquanto que um frescor extraordinário fecha a degustação.


Lithos Sparkling Ale

Lithos Sparkling Ale

Dados Técnicos:

Cerveja: Lithos Sparkling Ale
Estilo: American Sparkling Ale
Teor: 4,9%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 3,75

 


Aparência: Apresentação em tom dourado escuro e opaca. Espuma branca com bolhas pequenas, com boa formação e persistência.

Aroma: Encontramos notas delicadas cítricas e com leve presença de frutas brancas como maça e pera. Em segundo plano encontramos notas cítricas de grapefruit e limão.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas cítricas de grapefruit e limão e o frutado de maça ficam em segundo plano, acompanhando por um amargor leve e agradável com perfil cítrico.

Aftertaste: A presença cítrica da cerveja se mantem em destaque, extremamente fresca e agradável. O amargor surge ao final, discreto e acompanhamento o perfil cítrico e se mantem limpo e persistente.

Harmonização: Vamos nos aproveitar do cardápio da Lithos, o Brewpub que produz esta cerveja para indicar a harmonizar. Minha sugestão é harmonizarmos com a bruschetta de parma, brie e mel servida no local.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #361… Lithos Sparkling Ale apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-361-lithos-sparkling-ale/feed/ 0 19951
Cerveja for Dummies com Felipe Zambon e Flavio Yokooji – Fermentação Parte 1 – Beercast #401 https://beercast.com.br/programas/cerveja-for-dummies-com-felipe-zambon-e-flavio-yokooji-fermentacao-parte-1-beercast-401/ https://beercast.com.br/programas/cerveja-for-dummies-com-felipe-zambon-e-flavio-yokooji-fermentacao-parte-1-beercast-401/#respond Wed, 27 Jan 2021 03:00:28 +0000 http://beercast.com.br/?p=19947 Mais um episódio com dicas valiosas para quem está produzindo as primeiras cervejas! Felipe Zambon e Flavio Yokooji nos contam os segredos sobre fermentação. Como ainda temos bastante assunto para conversar, teremos a segunda parte, não perca.

O post Cerveja for Dummies com Felipe Zambon e Flavio Yokooji – Fermentação Parte 1 – Beercast #401 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Mais um episódio com dicas valiosas para quem está produzindo as primeiras cervejas! Felipe Zambon e Flavio Yokooji nos contam os segredos sobre fermentação. Como ainda temos bastante assunto para conversar, teremos a segunda parte, não perca.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Cerveja for Dummies com Felipe Zambon e Flavio Yokooji – Fermentação Parte 1 – Beercast #401 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/cerveja-for-dummies-com-felipe-zambon-e-flavio-yokooji-fermentacao-parte-1-beercast-401/feed/ 0 Mais um episódio com dicas valiosas para quem está produzindo as primeiras cervejas! Felipe Zambon e Flavio Yokooji nos contam os segredos sobre fermentação. Como ainda temos bastante assunto para conversar, teremos a segunda parte, não perca. Mais um episódio com dicas valiosas para quem está produzindo as primeiras cervejas! Felipe Zambon e Flavio Yokooji nos contam os segredos sobre fermentação. Como ainda temos bastante assunto para conversar, teremos a segunda parte, não perca. Beercast Brasil 57:07 19947
Boa Cerveja-Feira #360… Yasmin não perdoa https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-360-yasmin-nao-perdoa/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-360-yasmin-nao-perdoa/#respond Fri, 22 Jan 2021 03:45:05 +0000 http://beercast.com.br/?p=19933 As notas frutadas no aroma de Yasmin não perdoa são intensas e trazem características tropicais, mas não ache que o paladar será somente isso, o amargor do lúpulo agrega notas herbais e um amargor equilibrado, fechando persistente e com um leve resinoso que compõe a cena do aftertaste. Yasmin não perdoa Dados Técnicos: Cerveja: Yasmin...

O post Boa Cerveja-Feira #360… Yasmin não perdoa apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
As notas frutadas no aroma de Yasmin não perdoa são intensas e trazem características tropicais, mas não ache que o paladar será somente isso, o amargor do lúpulo agrega notas herbais e um amargor equilibrado, fechando persistente e com um leve resinoso que compõe a cena do aftertaste.


Yasmin não perdoa

Yasmin não perdoaDados Técnicos:

Cerveja: Yasmin não perdoa
Estilo: New England IPA
Teor: 7,2%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Cerveja em tom amarelo palha e opaca. A espuma apresenta bolhas pequenas, ótima formação e persistência.

Aroma: Notas frutadas intensas, trazendo notas tropicais de manga, abacaxi e grapefruit. Em segundo plano encontramos notas levemente resinosas e leve presença de malte.

Paladar: Corpo e carbonatação médios. Enquanto que no paladar as notas frutadas continuam presentes, aliadas ao amargor mediano e leve percepção herbal. Em segundo um leve dulçor de malte surge.

Aftertaste: O aftertaste mantem o equilíbrio entre as notas frutadas e o amargor, este segundo se mantem persistente se tornando a presença final no paladar agregando uma leve presença herbal e resinosa.

Harmonização: A IPA é comumente harmonizada com hambúrguer, mas neste caso podemos criar uma segunda derivada e incluir um chutney de abacaxi, elevando a aproximação das notas frutadas.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #360… Yasmin não perdoa apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-360-yasmin-nao-perdoa/feed/ 0 19933
Dobramos a Meta! Chegamos aos 400 Episódios – Beercast #400 https://beercast.com.br/programas/dobramos-a-meta-chegamos-aos-400-episodios-beercast-400/ https://beercast.com.br/programas/dobramos-a-meta-chegamos-aos-400-episodios-beercast-400/#respond Wed, 20 Jan 2021 03:00:58 +0000 http://beercast.com.br/?p=19930 Chegamos aos 400 episódios do Beercast!!! Que tal relembrar um pouco do que aconteceu nesses últimos 100 episódios e compartilhar com vocês um pouco dos bastidores? Vamos celebrar e agradecer aos nossos queridos patronos!!!

O post Dobramos a Meta! Chegamos aos 400 Episódios – Beercast #400 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Chegamos aos 400 episódios do Beercast!!! Que tal relembrar um pouco do que aconteceu nesses últimos 100 episódios e compartilhar com vocês um pouco dos bastidores? Vamos celebrar e agradecer aos nossos queridos patronos!!!

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Dobramos a Meta! Chegamos aos 400 Episódios – Beercast #400 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/dobramos-a-meta-chegamos-aos-400-episodios-beercast-400/feed/ 0 Chegamos aos 400 episódios do Beercast!!! Que tal relembrar um pouco do que aconteceu nesses últimos 100 episódios e compartilhar com vocês um pouco dos bastidores? Vamos celebrar e agradecer aos nossos queridos patronos!!! Chegamos aos 400 episódios do Beercast!!! Que tal relembrar um pouco do que aconteceu nesses últimos 100 episódios e compartilhar com vocês um pouco dos bastidores? Vamos celebrar e agradecer aos nossos queridos patronos!!! Beercast Brasil 51:03 19930
Boa Cerveja-Feira #359… Say Cheese https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-359-say-cheese/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-359-say-cheese/#respond Fri, 15 Jan 2021 03:45:45 +0000 http://beercast.com.br/?p=19922 O aroma apresenta as notas de frutas vermelhas e láctico esperados, mas é no paladar que a Say Cheese traz toda sua complexidade, trazendo frutado, acidez e leve salgado ao mesmo tempo, nublando seus sentidos e fazendo destinar toda sua atenção para saborear cada detalhe que a cerveja lhe oferece. Say Cheese Dados Técnicos: Cerveja:...

O post Boa Cerveja-Feira #359… Say Cheese apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
O aroma apresenta as notas de frutas vermelhas e láctico esperados, mas é no paladar que a Say Cheese traz toda sua complexidade, trazendo frutado, acidez e leve salgado ao mesmo tempo, nublando seus sentidos e fazendo destinar toda sua atenção para saborear cada detalhe que a cerveja lhe oferece.


Say Cheese

Say CheeseDados Técnicos:

Cerveja: Say Cheese
Estilo: Gose
Teor: 9,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Vermelho intenso e brilhante, com baixa transparência. Espuma rosada, com bolhas pequenas e média duração

Aroma: Primeiro plano totalmente ocupado por frutas vermelhas, framboesas e amora. Em segundo plano encontramos uma leve presença de baunilha e uma percepção láctica.

Paladar: Corpo alto e carbonatação mediana. Enquanto que o paladar traz as notas de frutas vermelhas, amoras e framboesas com leve dulçor e notas de acidez láctica que intensificam aliadas a percepção aveludada da cerveja. Um leve toque salgado ocupa o segundo plano.

Aftertaste: As notas frutadas saem dos holofotes e a acidez ganha espaço, mas sem persistência. Uma leve nota salgada ocupa o final da degustação em contraponto ao dulçor inicial.

Harmonização: Temos frutas vermelhas e acidez marcantes, minha sugestão é usarmos a inspiração da cervejaria e harmonizar com um cheesecake de amoras.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #359… Say Cheese apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-359-say-cheese/feed/ 0 19922
Bate Papo Cervejeiro com Sady Homrich – Beercast #399 https://beercast.com.br/programas/bate-papo-cervejeiro-com-sady-homrich-beercast-399/ https://beercast.com.br/programas/bate-papo-cervejeiro-com-sady-homrich-beercast-399/#respond Wed, 13 Jan 2021 03:00:24 +0000 http://beercast.com.br/?p=19910 Nenhum de nós fez trocadilho durante a gravação... #brincs. Recebemos hoje o cervejeiro e baterista da banda Nenhum de Nós, Sady Homrich. Além dele a nossa querida patrona Ana Castilho compareceu também representando a ala do fã clube da banda.

O post Bate Papo Cervejeiro com Sady Homrich – Beercast #399 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Nenhum de nós fez trocadilho durante a gravação… #brincs. Recebemos hoje o cervejeiro e baterista da banda Nenhum de Nós, Sady Homrich. Além dele a nossa querida patrona Ana Castilho compareceu também representando a ala do fã clube da banda.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Bate Papo Cervejeiro com Sady Homrich – Beercast #399 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bate-papo-cervejeiro-com-sady-homrich-beercast-399/feed/ 0 Nenhum de nós fez trocadilho durante a gravação... #brincs. Recebemos hoje o cervejeiro e baterista da banda Nenhum de Nós, Sady Homrich. Além dele a nossa querida patrona Ana Castilho compareceu também representando a ala do fã clube da banda. Nenhum de nós fez trocadilho durante a gravação... #brincs. Recebemos hoje o cervejeiro e baterista da banda Nenhum de Nós, Sady Homrich. Além dele a nossa querida patrona Ana Castilho compareceu também representando a ala do fã clube da banda. Beercast Brasil 55:42 19910
Boa Cerveja-Feira #358… 3am Caramel https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-358-3am-caramel/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-358-3am-caramel/#respond Fri, 08 Jan 2021 03:55:33 +0000 http://beercast.com.br/?p=19902 3am Caramel é uma cerveja que apresenta notas espetaculares de caramelo no aroma, sabendo onde parar para não se tornar excessivo e contraponto este dulçor esperado no paladar com as notas de café e tosta que tornam a experiência equilibrada e memorável. 3am Caramel Dados Técnicos: Cerveja: 3am Caramel Estilo: Oatmeal Stout Teor: 5,5% País...

O post Boa Cerveja-Feira #358… 3am Caramel apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
3am Caramel é uma cerveja que apresenta notas espetaculares de caramelo no aroma, sabendo onde parar para não se tornar excessivo e contraponto este dulçor esperado no paladar com as notas de café e tosta que tornam a experiência equilibrada e memorável.


3am Caramel

3am Caramel

Dados Técnicos:

Cerveja: 3am Caramel
Estilo: Oatmeal Stout
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja negra com reflexos castanhos, opaca e fechada. Espuma bege clara, com bolhas pequenas e ótima formação

Aroma: Aroma inebriante de caramelo, evidente sem ser enjoativo, como se houvesse sido colocada uma colher fresca diretamente dentro da lata. Ainda encontramos notas de café, cacau e baunilha. A tosta do malte é praticamente imperceptível em segundo plano.

Paladar: Corpo e carbonatação medianos. Enquanto que o paladar traz a presença do caramelo muito bem equilibrada com as notas de tosta e café. Em segundo plano encontramos percepção de cacau, baunilha e um defumado bastante sutil.

Aftertaste: Encontramos aqui a elevação das notas de tosta e café, mas ainda pautadas por um suave dulçor de caramelo e açúcar queimado que persistem longamente.

Harmonização: Dado a presença marcante do caramelo e das notas de café e tosta, minha sugestão é harmonizarmos com um pudim de leite buscando salientar as notas de caramelo e mesclar a percepção láctea do pudim com as notas de café.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #358… 3am Caramel apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-358-3am-caramel/feed/ 0 19902
Bar Cervejeiro em Casa com Maurício Garcia – Beercast #398 https://beercast.com.br/programas/bar-cervejeiro-em-casa-com-mauricio-garcia-beercast-398/ https://beercast.com.br/programas/bar-cervejeiro-em-casa-com-mauricio-garcia-beercast-398/#respond Wed, 06 Jan 2021 03:00:21 +0000 http://beercast.com.br/?p=19899 Nosso querido patrono Maurício Garcia vai contar pra gente como é ter um bar pra chamar de seu. Além do próprio bar, ele tem algumas coleções e vai contar detalhes pra gente de como ele conseguiu se organizar pra guardar tudo isso.

O post Bar Cervejeiro em Casa com Maurício Garcia – Beercast #398 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Nosso querido patrono Maurício Garcia vai contar pra gente como é ter um bar pra chamar de seu. Além do próprio bar, ele tem algumas coleções e vai contar detalhes pra gente de como ele conseguiu se organizar pra guardar tudo isso.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast e acompanhe nossas mídias sociais:

O post Bar Cervejeiro em Casa com Maurício Garcia – Beercast #398 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/bar-cervejeiro-em-casa-com-mauricio-garcia-beercast-398/feed/ 0 Nosso querido patrono Maurício Garcia vai contar pra gente como é ter um bar pra chamar de seu. Além do próprio bar, ele tem algumas coleções e vai contar detalhes pra gente de como ele conseguiu se organizar pra guardar tudo isso. Nosso querido patrono Maurício Garcia vai contar pra gente como é ter um bar pra chamar de seu. Além do próprio bar, ele tem algumas coleções e vai contar detalhes pra gente de como ele conseguiu se organizar pra guardar tudo isso. Beercast Brasil 1:00:33 19899
Boa Cerveja-Feira #357… Amantik Passiflora https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-357-amantik-passiflora/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-357-amantik-passiflora/#respond Fri, 01 Jan 2021 03:45:43 +0000 http://beercast.com.br/?p=19886 Mais um ano se inicia e a coluna continua firme e evoluindo, além de se manter no site agora estamos regularmente nas redes sociais. Vamos comemorar mais um ano que se inicia com a Amantik Passiflora da Zalaz. A Amantik Passiflora é uma cerveja com notas destacadas de maracujá e cítrico, mas que deixa as...

O post Boa Cerveja-Feira #357… Amantik Passiflora apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Mais um ano se inicia e a coluna continua firme e evoluindo, além de se manter no site agora estamos regularmente nas redes sociais.

Vamos comemorar mais um ano que se inicia com a Amantik Passiflora da Zalaz.

A Amantik Passiflora é uma cerveja com notas destacadas de maracujá e cítrico, mas que deixa as notas selvagens presentes na construção dos aromas e sabores, enriquecendo a experiência. O uso da microflora da fazenda da ZalaZ na fermentação desta cerveja se mostrou uma decisão muito acertada tanto para a construção sensorial da cerveja quanto para sua construção enquanto experiência.


Amantik Passiflora

Amantik PassifloraDados Técnicos:

Cerveja: Amantik Passiflora
Estilo: Brasilian Wild Ale
Teor: 4,1%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Apresenta coloração dourada, cristalina e brilhante. A espuma tem boa formação, com bolhas pequenas e bastante persistente.

Aroma: Presença inicial de notas frutadas de maracujá e leve cítrico, mas em segundo plano percebemos as notas selvagens acompanhadas por um perfil láctico que remetem a couro e feno.

Paladar: Apresenta corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos as notas frutadas de maracujá e a acidez surgindo de forma pungente. Em segundo plano encontramos as notas selvagens de couro e animalesco.

Aftertaste: O sabor residual é pautado pela acidez e pelas notas selvagens que remetem a couro, feno e animalesco, as notas persistem, mas em baixa intensidade.

Harmonização: Apesar do mousse de maracujá ser uma boa opção, minha sugestão é harmonizarmos com lombo suíno com chutney de maracujá, buscando a semelhanças na presença do maracujá e buscando usar as notas selvagens para complementar a percepção da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #357… Amantik Passiflora apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-357-amantik-passiflora/feed/ 0 19886
Adeus 2020, Feliz 2021 – Beercast #397 https://beercast.com.br/programas/adeus-2020-feliz-2021-beercast-397/ https://beercast.com.br/programas/adeus-2020-feliz-2021-beercast-397/#respond Wed, 30 Dec 2020 03:00:57 +0000 http://beercast.com.br/?p=19894 Que ano foi esse? Mudanças no formato de produzir o podcast, possibilidades de criar conteúdos diferentes... vamos relembrar o que rolou nesse final de mais uma temporada do Beercast Brasil.

O post Adeus 2020, Feliz 2021 – Beercast #397 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Que ano foi esse? Mudanças no formato de produzir o podcast, possibilidades de criar conteúdos diferentes… vamos relembrar o que rolou nesse final de mais uma temporada do Beercast Brasil.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast ecompanhe nossas mídias sociais:

O post Adeus 2020, Feliz 2021 – Beercast #397 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/adeus-2020-feliz-2021-beercast-397/feed/ 0 Que ano foi esse? Mudanças no formato de produzir o podcast, possibilidades de criar conteúdos diferentes... vamos relembrar o que rolou nesse final de mais uma temporada do Beercast Brasil. Que ano foi esse? Mudanças no formato de produzir o podcast, possibilidades de criar conteúdos diferentes... vamos relembrar o que rolou nesse final de mais uma temporada do Beercast Brasil. Beercast Brasil 52:19 19894
Boa Cerveja-Feira #356… Se eu fosse como tu https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-356-se-eu-fosse-como-tu/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-356-se-eu-fosse-como-tu/#respond Fri, 25 Dec 2020 03:45:44 +0000 http://beercast.com.br/?p=19878 Esta semana vamos navegar pagar uma promessa feita a alguns anos e avaliar o efeito da guarda na Se eu fosse como tu. Esta cerveja é uma parceria entre a Urbana e o Laboratório Yeast Facts. Falamos pela primeira vez desta cerveja em 2017 na edição 199 desta coluna. Inicialmente eu havia falado que iria...

O post Boa Cerveja-Feira #356… Se eu fosse como tu apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta semana vamos navegar pagar uma promessa feita a alguns anos e avaliar o efeito da guarda na Se eu fosse como tu.

Esta cerveja é uma parceria entre a Urbana e o Laboratório Yeast Facts. Falamos pela primeira vez desta cerveja em 2017 na edição 199 desta coluna.

Inicialmente eu havia falado que iria provar depois de seis meses de guarda, mas optei por ser mais paciente e acabou que se passaram três anos e acho que agora é um bom momento para provar esta cerveja.

Se naquele tempo começamos a falar sobre a importância da levedura, hoje temos o tema com a devida importância no mercado, o Beercast tem lançado uma série de programas com a Carola sobre o tema, e o podcast Surra de Lúpulo também tratou este tema no programa 33.


Se eu fosse como tu

Se eu fosse como tuDados Técnicos:

Cerveja: Se eu fosse como tu
Estilo: American Wild Ale
Teor: 6,7%
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 4,25

 


A Se eu fosse como tu apresenta um tom âmbar com nuances acobreados e uma espuma bastante breve. A cor se apresenta bem mais clara que a primeira vez.

No aroma vemos que a guarda deixou as Brettanomyces ganharem muita presença, temos notas selvagens e animalescas bastante evidentes, notas de couro e celeiro. Em segundo plano encontramos uma leve presença de malte, mas o frutado e o frescor que havia na primeira vez não estão presentes.

A Se eu fosse como tu apresenta corpo baixo e alta carbonatação, mesmo após tanto tempo de guarda. Enquanto que no paladar temos notas acéticas evidentes, um azedo intenso, percepção animalesca e leve caprílico e couro acompanhado por uma leve picância. Em segundo plano encontramos uma leve presença frutada que remete a morangos maduros, que cresce conforme a cerveja ganha temperatura e leve presença de malte.

O aftertaste mantem as notas acéticas e azedas intensas, uma leve presença frutada e um toque condimentado persistente, muito provavelmente oriundo da carbonatação.

Vemos que estes três anos de guarda alteraram todos os atributos da Se eu fosse como tu, apresentando uma cerveja que deixa de ter as notas frescas e frutadas como sua principal característica e passando a apresentar a evolução das Brettanomyces e trazendo notas selvagens evidentes.


Para a harmonização, poderíamos pensar em trazer várias opções, mas como estamos realizando uma análise comparativa tive uma outra ideia.

Minha sugestão é mantermos a mesma harmonização que realizamos a três atrás. Vamos harmonizar com cesto de compota de frutas vermelhas com creme de queijo de cabra, vamos usar o queijo para destacar as notas caprílicas da cerveja e as frutas vermelhas destacar as notas frutadas da cerveja.

Creme de queijo de cabra com compota de frutas vermelhas, no cesto de massa de biscoito (PS: Foto antiga – Cateto Mooca Dez/2017)

 

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #356… Se eu fosse como tu apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-356-se-eu-fosse-como-tu/feed/ 0 19878
Episódio Natalino de 2020 – Beercast #396 https://beercast.com.br/programas/episodio-natalino-de-2020-beercast-396/ https://beercast.com.br/programas/episodio-natalino-de-2020-beercast-396/#respond Wed, 23 Dec 2020 03:00:16 +0000 http://beercast.com.br/?p=19875 Ho! ho! ho! Chegou o episódio de Natal do Beercast, e dessa vez a gente resolveu comemorar bebendo uma Weizenbock. Tem ideia de qual foi a nossa escolha?

O post Episódio Natalino de 2020 – Beercast #396 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Ho! ho! ho! Chegou o episódio de Natal do Beercast, e dessa vez a gente resolveu comemorar bebendo uma Weizenbock. Tem ideia de qual foi a nossa escolha?

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast ecompanhe nossas mídias sociais:

O post Episódio Natalino de 2020 – Beercast #396 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/episodio-natalino-de-2020-beercast-396/feed/ 0 Ho! ho! ho! Chegou o episódio de Natal do Beercast, e dessa vez a gente resolveu comemorar bebendo uma Weizenbock. Tem ideia de qual foi a nossa escolha? Ho! ho! ho! Chegou o episódio de Natal do Beercast, e dessa vez a gente resolveu comemorar bebendo uma Weizenbock. Tem ideia de qual foi a nossa escolha? Beercast Brasil 40:19 19875
Boa Cerveja-Feira #355… Corsário https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-355-corsario/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-355-corsario/#respond Fri, 18 Dec 2020 03:45:53 +0000 http://beercast.com.br/?p=19867 Esta semana vamos navegar pelos mares do tempo e conhecer uma cerveja mineira com a Corsário. Esta cerveja é produzida pela Cervejaria Bones de Poços de Caldas em Minas Gerais, fundada em 2018 mas planejada deste 2015. Apesar de ser uma English IPA, a cervejaria optou por realizar o dry hop na receita, para destacar...

O post Boa Cerveja-Feira #355… Corsário apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta semana vamos navegar pelos mares do tempo e conhecer uma cerveja mineira com a Corsário.

Esta cerveja é produzida pela Cervejaria Bones de Poços de Caldas em Minas Gerais, fundada em 2018 mas planejada deste 2015. Apesar de ser uma English IPA, a cervejaria optou por realizar o dry hop na receita, para destacar os aromas.

Uma curiosidade é que esta cerveja foi inspirada na primeira lei dos Piratas onde em 1722, o pirata escocês Bartholomew “Black Bart” Roberts, determinou que todo homem “deve ter um direito igual à comida fresca e álcool a qualquer momento

No momento túnel do tempo desta semana, irei trazer a coluna do meu primeiro ano como colunista do Beercast, seis anos atrás eu escrevi sobre a Bodebrown Rye Pale Ale. Ver esta coluna e comparando com as colunas atuais é possível notar que certas coisas evoluem, e que certos padrões são mantidos.

Isso me fez refletir, ainda mais neste 2020, o quanto é importante pensar em quais hábitos, opiniões, certezas e manias devem ser mantidos e quais podem ser deixados de lado ou pelo menos alterados para uma versão melhor.


Corsário

CorsárioDados Técnicos:

Cerveja: Corsário
Estilo: English IPA
Teor: 5,3 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,25

 


A Corsário apresenta tom acobreado e levemente opaca. A espuma se forma em leve tom bege, com boa formação e longa duração.

No aroma as notas herbais e resinosas são bastante evidentes, chegando a lembra pinho. Em segundo plano notas suaves de malte e caramelo.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos notas herbais destacadas e acompanhadas por um amargor alto e persistente. Em segundo plano notas resinosas e uma leve presença de caramelo e malte.

O aftertaste mantem a presença marcante do amargor herbal de forma persistente, acompanhando por uma leve adstringência.

A Corsário não apresenta as notas de lúpulo terroso esperado para uma English IPA, porem se afasta dos lúpulos cítricos característicos da escola americana e isso conta ao seu favor. O amargor é bastante presente tanto no paladar quanto no aftertaste de forma limpa e bastante agradável, apesar de intenso.


Para a harmonização vou trazer um pouco da culinária mineira para prestigiar a terra natal da Bones.

Minha sugestão é harmonizarmos com frango com quiabo. A nossa intensão é trazer as notas herbais da cerveja para destacar ainda mais o sabor do quiabo.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #355… Corsário apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-355-corsario/feed/ 0 19867
Ciência na Mesa do Bar #03 – Leveduras Estressadas – Beercast #395 https://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-03-leveduras-estressadas-beercast-395/ https://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-03-leveduras-estressadas-beercast-395/#respond Wed, 16 Dec 2020 03:00:32 +0000 http://beercast.com.br/?p=19864 Recebemos Bruno Labate para falar sobre o estresse das leveduras na produção da nossa amada cerveja. Esse é mais um episódio da série Ciência na Mesa do Bar, com participação especial de Carola Carvalho, Anselmo Mendo e Carlos Bronson.

O post Ciência na Mesa do Bar #03 – Leveduras Estressadas – Beercast #395 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Recebemos no episódio de hoje Bruno Labate, vamos falar um pouco sobre o estresse das leveduras na produção da nossa amada cerveja. Esse é mais um episódio da série Ciência na Mesa do Bar, com participação especial de Carola Carvalho, Anselmo Mendo e Carlos Bronson.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast ecompanhe nossas mídias sociais:

O post Ciência na Mesa do Bar #03 – Leveduras Estressadas – Beercast #395 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/ciencia-na-mesa-do-bar-03-leveduras-estressadas-beercast-395/feed/ 0 Recebemos Bruno Labate para falar sobre o estresse das leveduras na produção da nossa amada cerveja. Esse é mais um episódio da série Ciência na Mesa do Bar, com participação especial de Carola Carvalho, Anselmo Mendo e Carlos Bronson. Recebemos Bruno Labate para falar sobre o estresse das leveduras na produção da nossa amada cerveja. Esse é mais um episódio da série Ciência na Mesa do Bar, com participação especial de Carola Carvalho, Anselmo Mendo e Carlos Bronson. Beercast Brasil 51:54 19864
Boa Cerveja-Feira #354… Eleanor https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-354-eleanor/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-354-eleanor/#respond Fri, 11 Dec 2020 03:45:32 +0000 http://beercast.com.br/?p=19846 Esta semana vamos nos rebelar e vamos jogar para fora de nosso convés tudo que nos desagrada acompanhados pela Eleanor. Esta cerveja é produzida pela Seelaender. Já falamos anteriormente desta cervejaria na coluna que falamos da Christina’O. Esta cerveja é batizada com o nome do navio envolvido na ‘Boston Tea Party’. Assim como na semana...

O post Boa Cerveja-Feira #354… Eleanor apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta semana vamos nos rebelar e vamos jogar para fora de nosso convés tudo que nos desagrada acompanhados pela Eleanor.

Esta cerveja é produzida pela Seelaender. Já falamos anteriormente desta cervejaria na coluna que falamos da Christina’O. Esta cerveja é batizada com o nome do navio envolvido na ‘Boston Tea Party’.

Assim como na semana passada, vamos usar as dicas para trazer outra coluna do nosso histórico e como podemos contemporizar o tema.

Esta semana vou trazer a coluna 146 de 2016, do tempo em que as colunas nem número tinham, onde eu falava da Burton Baton da Dogfish Head Brewing.

Revendo este artigo notei como os estilos se reconstroem durante o tempo, pensando nas IPA que tínhamos no mercado em 2016 e nas IPA que vemos hoje em dia, temos uma migração das IPA e Imperial IPA, para a NEIPA, West Coast IPA, Juicy IPA e diversas outras variações. Talvez hoje em dia estas IPA mais puristas sejam justamente o nicho de mercado.


Eleanor

EleanorDados Técnicos:

Cerveja: Eleanor
Estilo: Amber Ale
Teor: 5,3 %
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 4,00

 


A Eleanor se apresenta em tom castanho e com líquido opaco. Espuma pendendo para o bege e com boa duração

No aroma encontramos notas de tosta predominante e o herbal agradável. Em segundo plano encontramos a presença do malte sendo traduzido por notas de pão australiano e biscoitos.

Ao provarmos a Eleanor encontramos uma cerveja de corpo e carbonatação médios. Enquanto que no paladar temos um amargor de média intensidade com notas herbais e um leve terroso, acompanhado pelas notas de pão preto e malte tostato. Em segundo plano uma leve presença de biscoitos e casca de pão.

O aftertaste é marcado pelas notas herbais de forma bastante persistente, enquanto que o amargor é uma presença tênue e trazendo principalmente a percepção de tosta.

A Eleaner é uma Amber Ale que se apega as raízes do estilo deixando qualquer expectativa de dulçor excessivo para trás e trazendo uma cerveja que se pauta pelas notas de tosta, panificação e um agradável herbal. E sempre agradável encontrarmos uma cervejaria que apresenta um rótulo que foge do hype e busca resgatar um pouco das raízes dos estilos.


Para a harmonização a Eleanor nos dá um conceito sólido em suas notas de tosta e herbal para seguirmos, e vamos aproveitar um dos passatempos mais usuais entre os patronos.

Minha sugestão é harmonizarmos com pão de ervas, temos as notas herbais e pão preto na cerveja que seriam salientadas pelo pão.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #354… Eleanor apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-354-eleanor/feed/ 0 19846
Cerveja e Café com Marcelo Franck da Franck’s Ultra Coffee – Beercast #394 https://beercast.com.br/programas/cerveja-e-cafe-com-marcelo-franck-da-francks-ultra-coffee-beercast-394/ https://beercast.com.br/programas/cerveja-e-cafe-com-marcelo-franck-da-francks-ultra-coffee-beercast-394/#respond Wed, 09 Dec 2020 03:00:47 +0000 http://beercast.com.br/?p=19854 A relação entre café e cerveja é de longa data e muitas cervejas já utilizaram o café em seu processo produtivo. Hoje vamos receber e conversar com o Marcelo, da Franck's Ultra Coffee para entender como é esse processo e entender com ele o que é essa loucura de cafés envelhecidos em barril de Bourbon e até Cachaça.

O post Cerveja e Café com Marcelo Franck da Franck’s Ultra Coffee – Beercast #394 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

A relação entre café e cerveja é de longa data e muitas cervejas já utilizaram o café em seu processo produtivo. Hoje vamos receber e conversar com o Marcelo, da Franck’s Ultra Coffee para entender como é esse processo e entender com ele o que é essa loucura de cafés envelhecidos em barril de Bourbon e até Cachaça.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast ecompanhe nossas mídias sociais:

O post Cerveja e Café com Marcelo Franck da Franck’s Ultra Coffee – Beercast #394 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/cerveja-e-cafe-com-marcelo-franck-da-francks-ultra-coffee-beercast-394/feed/ 0 A relação entre café e cerveja é de longa data e muitas cervejas já utilizaram o café em seu processo produtivo. Hoje vamos receber e conversar com o Marcelo, da Franck's Ultra Coffee para entender como é esse processo e entender com ele o que é essa l... A relação entre café e cerveja é de longa data e muitas cervejas já utilizaram o café em seu processo produtivo. Hoje vamos receber e conversar com o Marcelo, da Franck's Ultra Coffee para entender como é esse processo e entender com ele o que é essa loucura de cafés envelhecidos em barril de Bourbon e até Cachaça. Beercast Brasil 1:01:14 19854
Boa Cerveja-Feira #353… Sensasour https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-353-sensasour/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-353-sensasour/#respond Fri, 04 Dec 2020 03:45:49 +0000 http://beercast.com.br/?p=19839 Esta semana iremos provar uma sour que tinha tudo para ser doce, mas que surpreende pelo equilíbrio e clareza de sabores, com a Sensasour. Esta cerveja é produzida pela Ignorus, do Paraná. Apesar de eles se proclamarem fás de IPA, estamos resenhando uma das sours produzidas por eles. Para o mês de Dezembro não darei...

O post Boa Cerveja-Feira #353… Sensasour apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta semana iremos provar uma sour que tinha tudo para ser doce, mas que surpreende pelo equilíbrio e clareza de sabores, com a Sensasour.

Esta cerveja é produzida pela Ignorus, do Paraná. Apesar de eles se proclamarem fás de IPA, estamos resenhando uma das sours produzidas por eles.

Para o mês de Dezembro não darei dicas, vou aproveitar o clima de final de ano e vamos fazer algumas rememorações. Dois anos atrás falamos da Little Capivara da Cervejaria Blumenau, e eu estava terminando a Especialização em Harmonização pelo ICB.

E deixo a dica para quem tem interesse em aprender mais sobre cerveja, procurar os cursos do ICB. Mesmo em um momento de pandemia eles se movimentaram para criar cursos online de uma série de temas e manter cursos presenciais seguindo todas as normais de segurança.


Sensasour

SensasourDados Técnicos:

Cerveja: Sensasour
Estilo: Berliner Weisse
Teor: 3,5  %
País de origem: Brasil
Embalagem: On tap
Nota: 3,75

 


A cerveja se apresenta em tom acobreado, cristalina e brilhante. Espuma branca e persistente

O aroma traz leve acético, mas logo somos apresentados a notas de cacau, chocolate ao leite e morangos maduros, em segundo plano uma discreta presença de notas de fermento. Apesar da simplicidade é aroma é envolvente e resumo o conceito da cerveja

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos acidez mediana e novamente as notas de cacau, chocolate ao leite e morangos, em segundo plano uma leve presença acética.

O aftertaste salienta as notas frutadas de morango, porem de forma breve, restando a acidez que persiste por mais tempo.

A Sensasour tem uma proposta e realiza sua execução com cuidado e foco, em um caso onde o menos é mais. Se mantendo dentro da proposta e sem buscar uma complexidade exagerada, esta cerveja trás uma experiência muito agradável e clareza dos adjuntos em todas as etapas da degustação.


Para propor uma harmonização para uma cerveja como a Sensasour, usar suas principais características é algo que joga ao nosso favor.

Minha sugestão é harmonizarmos com founde de morangos com chocolate. Iremos buscar a semelhança em todos os sentidos, salientando os sabores tanto da cerveja quanto do prato.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #353… Sensasour apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-353-sensasour/feed/ 0 19839
Podcast Cervejeiro – Surra de Lúpulo com Ludmyla e Leandro – Beercast #393 https://beercast.com.br/programas/podcast-cervejeiro-surra-de-lupulo-com-ludmyla-e-leandro-beercast-393/ https://beercast.com.br/programas/podcast-cervejeiro-surra-de-lupulo-com-ludmyla-e-leandro-beercast-393/#respond Wed, 02 Dec 2020 03:00:28 +0000 http://beercast.com.br/?p=19837 Hoje teremos crossover de Podcasts Cervejeiros! Recebemos os simpáticos Ludmyla Almeida e Leandro Bulkool, do podcast Surra de Lúpulo, para falar um pouco sobre esse nicho (de podcast) dentro de outro nicho (cervejas). Não deixe de escutar e acompanhar o trabalho deles, claro!

O post Podcast Cervejeiro – Surra de Lúpulo com Ludmyla e Leandro – Beercast #393 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Hoje teremos crossover de Podcasts Cervejeiros! Recebemos os simpáticos Ludmyla Almeida e Leandro Bulkool, do podcast Surra de Lúpulo, para falar um pouco sobre esse nicho (de podcast) dentro de outro nicho (cervejas). Não deixe de escutar e acompanhar o trabalho deles, claro!

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast ecompanhe nossas mídias sociais:

O post Podcast Cervejeiro – Surra de Lúpulo com Ludmyla e Leandro – Beercast #393 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/podcast-cervejeiro-surra-de-lupulo-com-ludmyla-e-leandro-beercast-393/feed/ 0 Hoje teremos crossover de Podcasts Cervejeiros! Recebemos os simpáticos Ludmyla Almeida e Leandro Bulkool, do podcast Surra de Lúpulo, para falar um pouco sobre esse nicho (de podcast) dentro de outro nicho (cervejas). Hoje teremos crossover de Podcasts Cervejeiros! Recebemos os simpáticos Ludmyla Almeida e Leandro Bulkool, do podcast Surra de Lúpulo, para falar um pouco sobre esse nicho (de podcast) dentro de outro nicho (cervejas). Não deixe de escutar e acompanhar o trabalho deles, claro! Beercast Brasil 1:03:47 19837
Boa Cerveja-Feira #352… Sour Ginjo https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-352-sour-ginjo/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-352-sour-ginjo/#respond Fri, 27 Nov 2020 03:45:41 +0000 http://beercast.com.br/?p=19823 Esta semana iremos buscar mais uma experiência criativa que busca mesclar culturas e trazer aspectos orientais ao conceito das Berliner Weisses com a Sour Ginjo. Esta cerveja é produzida pela cerveja cigana Prius Prime de São Paulo. Muito provavelmente a ancestralidade dos sócios Yuji e Kenji seja um dos motivos de termos rótulos muito apoiados...

O post Boa Cerveja-Feira #352… Sour Ginjo apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta semana iremos buscar mais uma experiência criativa que busca mesclar culturas e trazer aspectos orientais ao conceito das Berliner Weisses com a Sour Ginjo.

Esta cerveja é produzida pela cerveja cigana Prius Prime de São Paulo. Muito provavelmente a ancestralidade dos sócios Yuji e Kenji seja um dos motivos de termos rótulos muito apoiados na cultura japonesa.

Dado que estamos apresentando um produto com temática oriental, irei indicar o livro “O Tao do Jeet Kune Do”. Para quem cresceu na década de oitenta viu Bruce Lee como uma ascensão gigantesca na mídia devido o filme “Operação Dragão” e pela sua morte.

Este livro foi publicado após a morte de Bruce Lee devido a um trabalho conjunto de sua viúva, Linda Lee, Dan Inosanto e outros alunos que eram próximos a família. O livro traz todo o conceito no qual a criação do Jeet Kune Do foi criado, e para quem já treinou qualquer tipo de arte marcial é um livro sensacional para ver como a mente de um artista marcial muito acima da média funciona.

A maneira como Bruce Lee observa seu estilo de luta, o Wing Chun, e diversos outros estilos e entende que o artista marcial deve ser fluido e não se limitar aos movimentos ou paradigmas do estilo, quando contemporaneizamos, vemos o quão a frente de seu tempo ele estava.


Sour Ginjo

Sour GinjoDados Técnicos:

Cerveja: Sour Ginjo
Estilo: Berliner Weisse
Teor: 4,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,00

 


Cerveja amarelo palha, cristalina e brilhante. E espuma apresenta ótima formação, com bolhas pequenas e uniformes com média duração.

O aroma traz notas lácticas bastante evidentes, que chegam a encobrir todas as demais notas inicialmente. Somente em segundo plano que conseguimos notar a presença de um perfil cítrico de limão, leve floral e leve aroma de pão seco. Temos uma leve presença de butírico, mas pode ser a minha lata.

Ao provarmos a Sour Ginjo encontramos uma cerveja de corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos notas ácidas equilibradas, que são acompanhadas por uma suave percepção floral e em segundo plano notas de pão e malte.

O aftertaste se inicia bastante refrescante, com percepção de limão e uma acidez um pouco mais evidente do que o paladar, mas ao final a percepção láctica presente no aroma retorna brevemente quebrando a refrescancia cítrica que o aftertaste havia apresentado.

A Sour Ginjo é uma cerveja com um aroma láctico destacado, mas que apresenta em seu paladar um equilíbrio entre a acidez bastante presente e as notas cítricas de limão e um agradável floral. Creio que o uso de levedura de saquê traga parte da complexidade aromática e a pujança da presença láctica.


Para a harmonização busquei opção da culinária japonesa, mas fugindo um pouco da abrasileiração dos pratos e pensando no dia a dia e a na simplicidade dos pratos comuns de lá

Minha sugestão é harmonizarmos com rámen, que apesar de ter origem chinesa é um dos pratos mais comuns do dia a dia no Japão. Por ser um coringa podemos personalizar de forma a atender nossa necessidade.

Sugiro usarmos carne de porco no preparo, para que as notas de limão e a acidez da cerveja salientem seu sabor.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #352… Sour Ginjo apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-352-sour-ginjo/feed/ 0 19823
Cerveja e Churrasco com Daniel Magri – Beercast #392 https://beercast.com.br/programas/cerveja-e-churrasco-com-daniel-magri-beercast-392/ https://beercast.com.br/programas/cerveja-e-churrasco-com-daniel-magri-beercast-392/#comments Wed, 25 Nov 2020 03:00:52 +0000 http://beercast.com.br/?p=19816 Recebemos hoje a presença do chef de cozinha Daniel Magri! Vamos falar sobre churrasco, cerveja, pão e afins... ele vai contar pra gente as dicas secretas para um bom churrasco e também sobre como harmonizar um bom churrasco com uma boa gelada.

O post Cerveja e Churrasco com Daniel Magri – Beercast #392 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Recebemos hoje a presença do chef de cozinha Daniel Magri! Vamos falar sobre churrasco, cerveja, pão e afins… ele vai contar pra gente as dicas secretas para um bom churrasco e também sobre como harmonizar um bom churrasco com uma boa gelada.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast ecompanhe nossas mídias sociais:

O post Cerveja e Churrasco com Daniel Magri – Beercast #392 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/cerveja-e-churrasco-com-daniel-magri-beercast-392/feed/ 1 Recebemos hoje a presença do chef de cozinha Daniel Magri! Vamos falar sobre churrasco, cerveja, pão e afins... ele vai contar pra gente as dicas secretas para um bom churrasco e também sobre como harmonizar um bom churrasco com uma boa gelada. Recebemos hoje a presença do chef de cozinha Daniel Magri! Vamos falar sobre churrasco, cerveja, pão e afins... ele vai contar pra gente as dicas secretas para um bom churrasco e também sobre como harmonizar um bom churrasco com uma boa gelada. Beercast Brasil 59:29 19816
Boa Cerveja-Feira #351… Mad Honey https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-351-mad-honey/ https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-351-mad-honey/#respond Fri, 20 Nov 2020 03:45:41 +0000 http://beercast.com.br/?p=19810 Esta semana iremos invadir a colmeia mágica da Hocus Pocus e buscar uma doppelbock inventiva com a Mad Honey. Como dito acima, esta doppelbock é produzida pela Hocus Pocus. O conceito do uso do mel de flores de laranjeira é uma opção muito interessante, dado que o estilo naturalmente traz notas de tosta e leve...

O post Boa Cerveja-Feira #351… Mad Honey apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
Esta semana iremos invadir a colmeia mágica da Hocus Pocus e buscar uma doppelbock inventiva com a Mad Honey.

Como dito acima, esta doppelbock é produzida pela Hocus Pocus. O conceito do uso do mel de flores de laranjeira é uma opção muito interessante, dado que o estilo naturalmente traz notas de tosta e leve amargor o dulçor do mel deve agregar um dulçor e notas agradáveis ao estilo.

Já falamos anteriormente da Hocus Pocus com a Moonrock, Bad Trip dentre outras.

A dica desta semana foge dos quadrinhos, mas se mantem no âmbito literário, indicarei o livro 1808 de Laurentino Gomes. O livro trata do período imperial do Brasil, chegada da família real e todo o contexto histórico, econômico e político, tanto do Brasil quando de outros países que se relacionavam com o Brasil.

Vale muito a pena a leitura para entendermos como muito do que vivemos hoje é uma herança direta de decisões políticas tomadas séculos atrás.


Mad Honey

Mad HoneyDados Técnicos:

Cerveja: Mad Honey
Estilo: Doppelbock
Teor: 9,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,5

 


A Mad Honey se apresenta em tom castanho com reflexos rubros, cristalina e brilhante. A espuma tem boa formação, com duração baixa, deixando uma fina camada sobre a cerveja após alguns minutos.

No aroma encontramos notas de caramelo, leve frutado, notas condimentadas e uma percepção floral silvestre. Em segundo plano encontramos notas de biscoito integral, tosta muito suave, toffe e leve percepção licorosa.

A Mad Honey apresenta corpo médio e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar temos notas de caramelo, malte, pão tostado e uma percepção frutada silvestre bastante fresca. Já em segundo plano temos o complemento com notas de mel, especiarias e toffe.

O aftertaste realça ainda mais a percepção de mel e uma leve nota condimentada mais evidente, terminando seca e com um agradável aquecimento na garganta.

A Mad Honey é uma weizenbock que opta por um caminho inusitado, mesmo com seus 9% de álcool ela se mantem com uma boa drinkability e sensação de refrescancia, as notas de mel compõe a cerveja sem aproxima-la de uma Honey Beer e sim como uma adjunto que agrega no estilo.


Para a harmonização podemos imaginar que realçar ainda mais a presença do mel é uma opção interessante, dado que a cerveja equilibra muito bem o seu uso.

Minha sugestão é baseada em um restaurante que eu gosto muito, o Kawai Chef, e eles tem um brie folhado com mel trufado que pode ser perfeito para esta harmonização. A presença do mel irá destacar ainda mais o mel da cerveja, enquanto que o teor alcoólico garante que a untuosidade do brie não mascare as demais notas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

O post Boa Cerveja-Feira #351… Mad Honey apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/leia-o-rotulo/colunistas/fabrizio-guzzon/boa-cerveja-feira-351-mad-honey/feed/ 0 19810
Pão Caseiro e Cerveja Caseira – Beercast #391 https://beercast.com.br/programas/pao-caseiro-e-cerveja-caseira-beercast-391/ https://beercast.com.br/programas/pao-caseiro-e-cerveja-caseira-beercast-391/#respond Wed, 18 Nov 2020 03:00:02 +0000 http://beercast.com.br/?p=19805 Cerveja é o Pão Líquido, e como nós já falamos muitas vezes sobre produzir cerveja, vamos falar um pouco sobre produção de pães! Trouxemos dois patronos especialistas no assunto para ajudar nas dicas: Flávio Yokooji e Guilherme Abreu.

O post Pão Caseiro e Cerveja Caseira – Beercast #391 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>

Cerveja é o Pão Líquido, e como nós já falamos muitas vezes sobre produzir cerveja, vamos falar um pouco sobre produção de pães! Trouxemos dois patronos especialistas no assunto para ajudar nas dicas: Flávio Yokooji e Guilherme Abreu.

Não deixe de procurar o Beercast no Youtube, Spotify e afins.

Entre em contato com o Beercast ecompanhe nossas mídias sociais:

O post Pão Caseiro e Cerveja Caseira – Beercast #391 apareceu primeiro em Beercast Brasil.

]]>
https://beercast.com.br/programas/pao-caseiro-e-cerveja-caseira-beercast-391/feed/ 0 Cerveja é o Pão Líquido, e como nós já falamos muitas vezes sobre produzir cerveja, vamos falar um pouco sobre produção de pães! Trouxemos dois patronos especialistas no assunto para ajudar nas dicas: Flávio Yokooji e Guilherme Abreu. Cerveja é o Pão Líquido, e como nós já falamos muitas vezes sobre produzir cerveja, vamos falar um pouco sobre produção de pães! Trouxemos dois patronos especialistas no assunto para ajudar nas dicas: Flávio Yokooji e Guilherme Abreu. Beercast Brasil 59:00 19805