Boa Cerveja-Feira…. com Bodebrown Rye Pale Ale

By | 19 de dezembro de 2014

Esta semana vamos repetir a dose curitibana nesta coluna, trazendo novamente a Bodebrown com a Rye Pale Ale.

Saindo do senso comum a Bodebrown usou malte de centeio nesta cerveja, um produto pouco usando ainda no Brasil e isso trouxe algumas características bem peculiares a esta cerveja, diferenciando ela das demais Pale Ales que temos no mercado.

Mas só inserir o centeio ainda não é o suficiente para essa cervejaria, então também foram usados os lúpulos Nelson Sauvin, Galaxy e Centennial que vão trazer mais notas aromáticas para esta cerveja.

Para finalizar ainda temos que levar em conta que esta cerveja continuou sua fermentação na garrafa por conta do uso do primming.

Todos estes detalhes fazem a Rye Pale Ale da Bodebrown uma releitura das English Pale Ale que traz várias alterações que a tornam única, mas sem perder a essência do estilo.

Bodebrown Rye Pale Ale

2014.12.19 Rye Pale AleDados Técnicos:

Cerveja: Bodebrown Rye Pale Ale
Estilo: Rye Ale
Teor: 5,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 300 ml

Ao servir temos um líquido dourado, brilhante e com espuma branca, densa e duradoura.

Ao sentirmos o aroma notamos a presença no malte em primeira plano e logo percebemos as notas mais condimentadas surgindo, acompanhadas pelas notas cítricas vindas do lúpulo.

Quando provamos encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e boa carbonatação e no paladar temos as notas de malte novamente presentes, acompanhando a estrutura do aroma, em seguida começamos a notar as notas de condimento que trazem uma leve picância ao paladar e a presença do lúpulo, que traz notas tanto cítricas quanto herbais acompanhadas de um amargor mediano e bem pontuado.

No aftertaste a Bodebrown Rye Pale Ale surpreende, o amargor começa a se destacar e ganhar mais presença e é acompanhado pelas notas herbais e condimentadas desta cerveja.

Esta cerveja se apresenta de forma consistente, com notas picantes, herbais e cítricas e ainda assim refrescante e com amargor agradável.

Para harmonizar vou buscar destacar as notas condimentadas e picantes que foram trazidas pelo uso do malte de centeio nesta cerveja.

Neste caso vou sugerir lascas de parmesão (parmeggiano), este queijo irá trazer notas levemente adocicadas e picantes, que serão destacas pelas notas cítricas, condimentadas e picantes da cerveja. Assim como a cerveja da semana anterior, a Bodebrown Rye Pale Ale é uma ótima opção para um bate papo descontraído acompanhado de uma bela porção de lascas de parmesão.

Prost!

Fabrizio Guzzon

8 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Bodebrown Rye Pale Ale

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita, o negócio é deixar uma porçãozinha a mão quando for ler… rsrsrs

      abç
      Guzzon

      Reply
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Ficou show o destaque da harmonização! A coluna tá cada semana melhor.
    Boa cerveja também. Vou ver se uso centeio em alguma cerveja futura minha.
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel!
      Como disse para o Anselmo, o uso do centeio me surpreendeu… os toques mais condimentados que o centeio trazem são diferentes do que estamos acostumados a encontrar em algumas cervejas de estilo belga, tem uma pegada diferente. Se usar em alguma das suas brejas, depois nos conte como ficou!
      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Anselmo Mendo

    Bela cerveja Guzzon! E agora sim, além de uma harmonização de dar água na boca, o destaque na diagramação do texto só aumentou ainda mais a qualidade na coluna!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo!
      Valeu, essa cerveja me surpreendeu, o uso do centeio dá um toque que eu não esperava, e valeu pela dica na diagramação, é com estes toques que a gente vai evoluindo a coluna!
      Abç
      Guzzon

      Reply
        1. Fabrizio Guzzon Post author

          Isso esta nos planos Anselmo… ´
          Vamos ver se consigo fazer o primeiro teste nos eventos de natal e ano novo

          Abç
          Guzzon

          Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.