Boa Cerveja-Feira…. com Hop Lover

By | 13 de janeiro de 2017

Esta semana vamos destilar nosso amor ao lúpulo com a Hop Lover.

Esta Imperial India Pale Ale foi produzida pela cervejaria Dogma, uma das cervejaria ciganas paulistas com ótima presença nos bares e que já falamos um pouco sobre sua origem no post sobre a Sour Dogma.

A predileção da Dogma pela produção de IPA já é reconhecida, principalmente por conta dos ótimos lançamentos como a Rizoma e as sigle hops como a Equinox Lover, Citra Lover, Mosaic Lover e Azzaca Lover. A Hop Lover é mais um exemplo do uso correto, e até desmedido, de lúpulo. Em algumas receitas que procurei por ai surgem o uso de 10 até 60 gramas de lúpulo por litro em uma IPA, já no caso da Hop Lover a Dogma usou 145 gramas por litro para chegar neste resultado, chegando em 90 IBU muito bem administrados.

Hop Lover

Dados Técnicos:

Cerveja: Hop Lover
Estilo: Imperial India Pale Ale
Teor: 8,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml
Nota: 4,0

No copo a Hop Lover se apresenta amarela escura com nuances âmbar, opaca e com espuma branca e persistente, apesar da formação um pouco baixa.

Encontramos o aroma cítrico com notas de maracujá bastante destacada, casca de laranja, malte, notas de caramelo surgem de forma mais suave e em segundo plano ainda encontramos notas resinosas.

Ao provarmos vemos que a Hop Lover é uma cerveja de corpo alto e média carbonatação, enquanto que no paladar temos as notas de malte sendo logo seguida pelo amargor elevado com presença cítrica e herbal dos lúpulos usados. Em segundo plano temos ainda notas de caramelo e a percepção resinosa.

O aftertaste se mantém bastante amargo com notas cítricas e leve caramelo presente, ao final o sabor residual traz tanto o amargor quanto as notas resinosas.

A Hop Lover é uma cerveja encorpada com notas muito claras de lúpulo cítrico e herbal, com amargor marcante e final amargo, persistente e resinoso.

Para a harmonização vamos buscar algo que faça jus a potência desta cerveja.

Minhas sugestão é realizar a harmonização com cupim na brasa, desta forma equilibramos a força da cerveja com uma carne de sabor marcante e garantimos que a untuosidade da carne seja limpa pela potência alcoólica da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

5 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Hop Lover

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita,

      Essa breja é muito boa, posso até dizer que esta entre as top 3 DIPA nacionais.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    Cara, a Hop Lover é demais! Tinha tomado já quando ela era da Serra de Três Pontas e semana passada tomei novamente a versão Dogma. Ambas sensacionais.

    Onde vc conseguiu essa informação de 145 g/l de lúpulo? É coisa pra caramba! Já tive dificuldade em usar 20 g/l na minha NEIPA, não faço ideia de como usar esse valor astronômico hehe

    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel,

      Eu vi esta informação no site deles, mas pelo que dei uma olhada para entender o volume usado de lupulo, estas 145 gramas é considerando todo o lupulo, inclusive o dry hopping.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*