Boa Cerveja-Feira…. com Hop Lover

Esta semana vamos destilar nosso amor ao lúpulo com a Hop Lover.

Esta Imperial India Pale Ale foi produzida pela cervejaria Dogma, uma das cervejaria ciganas paulistas com ótima presença nos bares e que já falamos um pouco sobre sua origem no post sobre a Sour Dogma.

A predileção da Dogma pela produção de IPA já é reconhecida, principalmente por conta dos ótimos lançamentos como a Rizoma e as sigle hops como a Equinox Lover, Citra Lover, Mosaic Lover e Azzaca Lover. A Hop Lover é mais um exemplo do uso correto, e até desmedido, de lúpulo. Em algumas receitas que procurei por ai surgem o uso de 10 até 60 gramas de lúpulo por litro em uma IPA, já no caso da Hop Lover a Dogma usou 145 gramas por litro para chegar neste resultado, chegando em 90 IBU muito bem administrados.

Hop Lover

Dados Técnicos:

Cerveja: Hop Lover
Estilo: Imperial India Pale Ale
Teor: 8,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml
Nota: 4,0

No copo a Hop Lover se apresenta amarela escura com nuances âmbar, opaca e com espuma branca e persistente, apesar da formação um pouco baixa.

Encontramos o aroma cítrico com notas de maracujá bastante destacada, casca de laranja, malte, notas de caramelo surgem de forma mais suave e em segundo plano ainda encontramos notas resinosas.

Ao provarmos vemos que a Hop Lover é uma cerveja de corpo alto e média carbonatação, enquanto que no paladar temos as notas de malte sendo logo seguida pelo amargor elevado com presença cítrica e herbal dos lúpulos usados. Em segundo plano temos ainda notas de caramelo e a percepção resinosa.

O aftertaste se mantém bastante amargo com notas cítricas e leve caramelo presente, ao final o sabor residual traz tanto o amargor quanto as notas resinosas.

A Hop Lover é uma cerveja encorpada com notas muito claras de lúpulo cítrico e herbal, com amargor marcante e final amargo, persistente e resinoso.

Para a harmonização vamos buscar algo que faça jus a potência desta cerveja.

Minhas sugestão é realizar a harmonização com cupim na brasa, desta forma equilibramos a força da cerveja com uma carne de sabor marcante e garantimos que a untuosidade da carne seja limpa pela potência alcoólica da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon