Boa Cerveja-Feira #429… Sweet Symbiosis

Uma das características do mercado cervejeiro que vejo com bons olhos são as cervejas colaborativas, ou colabs. Duas ou mais cervejarias se reúnem para criar uma receita e um rótulo que é lançado uma única vez, na maioria dos casos. Isso permite que as cervejarias arrisquem mais, inovem mais e apresentem cervejas que surpreendem o público. Fugindo a regra do lançamento única, a @quatrograus e a @5elementoscervejaria lançam versões da Sweet Symbioses a anos e sempre demonstrando que uma receita bem estruturada sempre irá surpreender.


Sweet Symbiosis

Sweet SymbiosisDados Técnicos:

Cerveja: Sweet Symbiosis
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 13,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,50

 


Aparência: Cerveja completamente preta e fechada. A espuma se forma densa e cremosa, apresenta tonalidade marrom e uma longa persistência.

Aroma: Encontramos notas que remetem ao frutado e leve acidez do morango que são acompanhadas pela percepção de chocolate amargo, cacau e baunilha, em segundo plano as notas de tosta, caramelo e mel. O aroma é inebriante e complexo e por si só é uma experiência fantástica.

Paladar: Corpo alto e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma percepção lindamente aveludada, com notas de chocolate amargo, morangos maduros e leve presença láctea. Em segundo plano notas de café, tosta, mel e um suave amadeirado provavelmente oriundo da baunilha.

Aftertaste: O aftertaste é incrivelmente limpo para a potência da cerveja, as notas de morango, cacau e tosta são suaves, deixando um amargor residual de torrefação leve e persistente e uma leve percepção licorosa, até então oculta na cerveja.

Harmonização: Minha sugestão é harmonizarmos com Pavlova de morangos, o dulçor da sobremesa será contrastado pelas notas chocolate amargo e tosta e deixamos a percepção de morangos ganhar o protagonismo.

Prost!

Fabrizio Guzzon