Boa Cerveja-Feira #537… Jambe-de-Bois

A Brasserie de la Senna – nome em homenagem ao rio Senna – começou sua história no final de 2003, com sua primeira produção e ainda sob outro nome Sint-Pieter Brouwerij. A cervejaria atuou como cigana por anos, fosse alugando espaço em outras cervejarias ou usando o pequeno espaço que tinham, mas no final de 2010 os fundadores conseguiram se estabelecer por definitivo em Bruxelas, sua cidade natal. Além de em 2010 dividir o espaço com a Cantillon, até então a única cervejaria da Bruxelas, o objetivo da Brasserie de la Senna era trazer uma nova abordagem, com ênfase no amargor, aos estilos belgas. Esta paixão permitiu que a cervejaria se destacasse tanto pela sua abordagem quanto pela sua alma de micro cervejaria regional.


Jambe-de-Bois

Jambe-de-BoisDados Técnicos:

Cerveja: Jambe-de-Bois
Cervejaria: Brasserie de la Senne
Estilo
: Belgian Tripel
Teor: 8,0%
País de origem: Bélgica
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,00


Aparência: Cerveja em tom amarelo intenso, bastante opaca e com ótima formação de espuma, bolhas pequenas e uniformes, longa duração e bela renda na lateral do copo.

Aroma: No aroma temos frutas amarelas e brancas em destaque, trazendo notas de damasco, pera e banana. Em segundo plano encontramos notas de condimentos que remetem a pimenta branca e uma leve presença rústica.

Paladar: Corpo alto e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar nos deparamos com uma cerveja intensa que trás notas de frutas maduras como pêssego e damasco, leve presença condimentada e um amargor herbal crescente. Em segundo plano as notas rústicas surgem mescladas com o amargor.

Aftertaste: O aftertaste mantem a crescente de potência da cerveja, notas rústicas ainda mais presentes e um amargor herbal marcante e persistente. Neste ponto encontramos uma percepção clara da presença da Brettanomyces.

Harmonização: Para harmonização iremos buscar um prato que posso se equiparar a potência da cerveja, portanto minha opção neste caso foi um coglione recheado de gorgonzola e damasco. O damasco realçou ainda mais as notas frutadas da cerveja, trazendo inclusive o condimentado, enquanto o amargor foi suavizado.

Jambe-de-Bois harmonização

Prost!

Fabrizio Guzzon