Boa Cerveja-Feira #416… Fumeé Sauvage

8 anos, 52 semanas por ano, 416 colunas publicadas sob o selo Beercast. Neste tempo pude perceber algumas coisas. O mercado nacional de cervejas artesanais evoluiu indiscutivelmente, ainda tem e pode melhorar, mas é visível a evolução. Sempre haverá o hype, já foi a Imperial IPA, Pastry Stout, Sours, NEIPA, mas o hype é reflexo da própria dinâmica do mercado, então torça para o próximo hype ser seu estilo predileto. E por último, temos cada vez mais gente atuando na divulgação e aprimoramento da cultura cervejeira de forma profissional e responsável.


Fumeé Sauvage

Fumeé SauvageDados Técnicos:

Cerveja: Fumeé Sauvage
Estilo: Wild Ale
Teor: 10,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Líquido dourado intenso, com discreto reflexo acobreado, brilhante e límpido. Espuma branca de bolhas pequenas e boa formação, mas duração breve.

Aroma: Aroma intenso e complexo. Notas de madeira e defumado, notas selvagens que remetem a couro e estábulo, notas condimentadas de pimenta branca, anis e cardamomo. Em segundo plano uma presença cítrica muito discreta que se confunde com as notas animalescas.

Paladar: Corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos uma acidez mediana acompanhada por notas de madeira, defumado suave e notas selvagens e animalescas, cítrica muito leve. Notas de condimentos e de frutas maduras surgem em segundo plano.

Aftertaste: As notas animalescas continuam persistentes no paladar, menos intensas e dando espaço para percepções de frutas amarelas maduras e um cítrico muito discreto, temos ainda um leve aquecimento alcoólico.

Harmonização: A cerveja é intensa e bastante complexa e devemos buscar um prato potente. Minha sugestão é harmonizarmos com carne de javali, usaremos as notas defumadas da cerveja para agregar ao sabor da carne e o teor alcoólico para retirar a untuosidade.

Prost!

Fabrizio Guzzon