Boa Cerveja-Feira #444… Rapadubbel

Sabemos que os produtores, não somente de cerveja, visam na continuidade de suas empresas e, portanto, no lucro, mas existe um efeito interessante nos mercados de nicho, e aqui sim falamos das cervejarias especiais. Quando identificam um estilo em alta é lançado em maremoto de rótulos, vide a presença acachapante de NEIPA / Hazy IPA presentes no mercado hoje. E isso cria um segundo movimento que é a supervalorização do produto, tornando uma lata de cerveja um item aspiracional, porém sem lastro para tal. Agora temos um movimento muito mais arriscado, transbordar esta supervalorização para estilos com uma base de insumos muito mais simples, como Pilsner. Alguns arriscam com isso atrair mais rejeição do que hype. Hoje por outro lado, provamos um estilo clássico por um preço justo.


Rapadubbel

RapadubbelDados Técnicos:

Cerveja: Rapadubbel
Estilo: Dubbel
Teor: 7,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,25

 


Aparência: Cerveja em tom cobre intenso, opaca e com espuma densa, com ótima formação e persistência.

Aroma: Notas de caramelo, suave percepção de mel e açúcar queimado. Em segundo plano leves notas de toffe.

Paladar: Corpo médio e carbonatação baixa. Enquanto que no paladar notas de tosta suaves, caramelo, mel e leve floral. Em segundo plano percepção de toffe, notas amendoadas e leve herbal.

Aftertaste: O aftertaste traz notas de açúcar queimado, mel e floral, mas todas bastante discretas e breves que são acompanhadas por um aquecimento alcoólico ao final.

Harmonização: Apesar de normalmente uma Dubbel trazer mais potência, está cerveja se apresenta mais contida. Minha sugestão é harmonizarmos com Carbonade Flamande, um ensopado de carne tipicamente belga, buscaremos incrementar o sabor do ensopado com as notas de mel, amêndoas e floral da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon