Boa Cerveja-Feira #217….Sournilla Laranja

By | 27 de abril de 2018

Esta semana vamos contrastar um pouco cervejas e quitutes com a Sournilla Laranja.

Esta sour é produzida pela cervejaria 3 Cariocas, fundada em 2014 pelos 3 amigos Eduardo Diehl, João Gabriel Reis e João Filipe Rocha, e logo no seu ano de fundação já foi premiada no Mondial de lá bière pela sua Session IPA, a IPA Nema que ganhou a medalha de platina no estilo e o selo Gustavo Passi pela trocadilho.

A linha Sournilla que optamos por beber hoje é uma linha de sour ale que alem da Sournilla Laranja ainda apresentam as versões com Maracujá e Morango, todas elas com adição de baunilha. E para complementar esta linha de cervejas a 3 cabeças ainda lançou a versão Mix com um blend de cada uma destas três versões.

Sournilla Laranja

Sournilla LaranjaDados Técnicos:

Cerveja: Sournilla Laranja
Estilo: Sour Ale
Teor: 5,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

Quando servimos a Sournilla Laranja, vemos que a cerveja se apresenta em tom amarelo com reflexos alaranjados, completamente opaca e com espuma de bolhas pequenas e baixa persistência.

O aroma trás um inicio levemente acético, seguido por uma percepção cítrica de laranja. Em segundo plano encontramos um suave toque adocicado que remete a baunilha.

Ao provarmos a cerveja percebemos um corpo baixo e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos a percepção cítrica de laranja em primeiro plano, azedo mediano e persistente. Já em segundo plano podemos notar a presença de baunilha e malte que ajudam a equilibrar as notas azedas da cerveja.

O aftertaste nos trás a percepção cítrica, laranja lima e com final azedo, seco e muito refrescante.

A Sournilla é uma cerveja leve e refrescante, com percepção cítrica de laranja, frisante, suave toque de baunilha e um final seco.

Para a harmonização desta cerveja vamos usar, além das obvias notas azedas, o uso da laranja e baunilha.

Minha harmonização foi feita com muffin de laranja recheado com chocolate amargo. Desta forma contrastamos o dulçor do muffin e o azedo da cerveja e deixamos as notas de baunilha realçar a percepção do chocolate.

Muffin de Laranja com chocolate amargo

Prost!

Fabrizio Guzzon

2 thoughts on “Boa Cerveja-Feira #217….Sournilla Laranja

  1. Anselmo Mendo

    Ah, taí! Desculpe Guzzon. Não consegui ler seu post semana passada e perdi a foto do seu belo muffin de laranja recheado com chocolate amargo! Parabéns, ficou lindão e parece uma ótima harmonização.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Anselmo,

      Essa foi uma das receitas de doce mais fáceis que já fiz… a massa é bem rápida de preparar e usando formas de silicone fiz umas 4 fornadas sem muita dor de cabeça.
      E agora com essa leva de cervejas ácidas, os doces estão ganhando bastante espaço na mesa para harmonizações.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*