Cerveja Caseira for Dummies: Receitas de Cerveja – Beercast #258

By | 2 de Maio de 2018
Cerveja Caseira for Dummies: Receitas de Cerveja – Beercast #258

Cerveja Caseira for Dummies: Receitas de Cerveja – Beercast #258

Para o episódio de hoje, Márcia Neri volta a mesa do Beercast para falar de receitas de produção de cerveja.

Confira como foi esse bate-papo.

Comentados durante o episódio:

BeerGifts

Trilha Sonora

  • Blues Pills – High Class Woman
  • Blues Pills – Ain’t No Change
  • Blues Pills – Jupiter
  • Blues Pills – Black Smoke
  • Blues Pills – River
  • Blues Pills – No Hope Left For Me
  • Blues Pills – Devil Man
  • Blues Pills – Astralplane
  • Blues Pills – Gypsy
  • Blues Pills – Little Sun
  • Blues Pills – Bliss

Acompanhe e entre em contato com o Beercast:

Clique no play no inicio da página e escute nosso episódio. (41:53 de duração)

13 thoughts on “Cerveja Caseira for Dummies: Receitas de Cerveja – Beercast #258

  1. Rodrigo Reis

    Olá Pessoal, gosto muito da série For Dummies, sempre incentivo as pessoas a desenvolver sua própria receita, sempre digo para procurar receitas do estilo que ele gosta e vai estudando a mesma, para tentar entender cada material usado, porque de cada malte, e etc…

    Mas não acho os kits um problema, não porque trabalho num brewshop, mas porque os kits geralmente são receitas testadas e aprovadas por varias pessoas. Lembrando que kits de receitas são os mesmos insumos que você compra a granel na loja, aqui no Brasil, kits de extrato como o da Coopers são muito caros.

    E como gosto de falar, é bom para se basear em uma receita que você já testou. o Cerveja facil tem uns kits legais no site dele

    Reply
  2. André F

    Fala pessoal,

    Sim, estou atrasado mas como essa série dá vontade de comentar e de iniciar. E sempre ótimos programas, por isso me tornei um patrono. (Só continuo achando que programas de 1h20 seriam melhores editor mão de vaca).

    Ouvir a Márcia falando da facilidade e da possibilidade de fazer cerveja, ainda mais com a sua cara, é inspirador.

    Só esperando meus meninos crescerem um pouco, pois ferver 10 – 20 litros com um bebê no colo não deve dar muito certo, e se conseguir o de 3 vai querer maturar com ‘capitões” (como os heróis do vingadores são chamados aqui em casa) ou hotwheels…

    Abs

    Reply
  3. Mariana

    Fiz o curso com a Márcia via skype e só tenho a agradecer! O curso foi esclarecedor, foi construtivo, foi TUDO DE BOM. A Maestra passa o conteúdo de maneira clara, sem mistificações. O curso é para o cervejeiro iniciante parar de ter medo mesmo! Amei amei amei o programa e ficou na mesma linha: jeito Márcia (coruja) de ser! Meu muito obrigada e muito sucesso!!!
    Sou obrigada a dizer uma coisa: minha distância pra fazer SKYPE não foi nem no mesmo país! Moro na Argentina e meu curso foi pra eu aprender a fazer cerveja e receitas cervejeiras daqui, vejam só! Márcia, você é genial! Todo sucesso do mundo e meu muito obrigada!

    Reply
  4. Leandro Pinto

    Fiz o curso da Márcia via Skype. Na época fiquei meio receoso, um curso de receitas a distância, sei lá…
    Hj confesso que foi um dos melhores investimentos. A Márcia tem um domínio monstro de cada ingrediente e cada etapa do processo, e nos passa isso de uma forma muito clara e objetiva.
    Imperdível para quem quer dar um up em suas cervejas!!!

    Reply
  5. Kalinka

    Escutei o programa o e a Marcinha (carinhosamente chamada por mim) deu um show, aliás em tudo que ela faz, ela é uma grande incentivadora dos iniciantes, contribui com a experiência para os que dominam e tem um carisma único, levou o assunto de forma descontraida porém com todo conhecimento que possui, só tenho a agradecer a essa pessoa que me fez acreditar que é possível sim fazer uma “P” cerveja com uma panela e um balde fermentador. Super recomendo o curso de receitas dela, sou aluna com orgulho da Coruja! Minha admiração por ela é absurda! Ah! também não podia deixar de completar aqui meus agradecimentos ao mestre Jaime citado no Podcast, ele me ensinou e ensina MUITO sobre processo de produção, gente sou fã desse cara de verdade! Não percam as almôndegas do Capitão tive a oportunidade de experimentar!
    Abraços a todos!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon

      Por sinal Kalinka… quando terei mais uma cerveja para experimentar?? Quem sabe uma segunda versão da Belgian IPA que você me mostrou….

      Abç
      Guzzon

      Reply
      1. Kalinka

        Grande Fabriziooo legal te encontrar aqui, estou na produção de uma American Wheat assim que tiver pronta maior prazer te levar.
        Claro terá sim uma segunda versão da Belgian IPA

        Grande abraço Guzzon

        Reply
  6. Daniel Córdova

    Fala pessoal!

    Concordo completamente com a Márcia. Não deixem de fazer cerveja porque “é complicado demais”. Na verdade é simples, mas quanto mais pra dentro do buraco do coelho você for mais sofisticado o processo fica. No fim é tudo a mesma coisa.

    Uma panela, um voil, hidratar a levedura (ou usar o dobro e jogar direto) e um controle simples de temperatura de fermentação (pode ser até com garrafa PET congelada) e já dá pra fazer coisa muito boa. Dependendo do estilo nem controle de temperatura precisa (saison p.ex.).

    Ótimo programa, adoro a série for dummies.

    Abraço!

    Reply
  7. Alexandre Seret

    Parabéns pelo programa, estava muito divertido! Sou aluno da Márcia Neri e do Mestre Jaime. Elaborar a minha própria receita e depois fazer a cerveja, com o resultado ficando muito melhor do que imagine, é muito gratificantei! E ainda com o mínimo de equipamentos no processo de fabricação! Para os iniciantes, não deixem de fazer estes cursos, a Márcia e o Jaime dominam o que ensinam.
    Grande abraço!

    Reply
  8. Flávio Yokooji

    Muito legal o episódio! Fiz o curso de elaboração de receitas com a Márcia Néri por um sorteio do próprio Beercast para os patronos. Muito bom ! Apesar de já fazer as minhas há um bom tempo e até mesmo seguir muitos dos passos apresentados, o curso me ajudou e deu ferramentas (não estou falando da planilha) para estruturar melhor a elaboração das minhas receitas. Para quem nunca fez, foi uma aula de “desmistificação”.
    F ato engraçado: Levei uma IPA Single Hop Amarillo no dia do curso e já sabendo que o Jaime iria pegar no pé da garrafa pet, coloquei em cima da hora em uma garrafa com tampa flip flop na correria. Bom… no processo acabou descarbonatando um pouco e não enchi totalmente a garrafa. Ou seja, o Jaime pegou no pé mesmo assim! kkk

    Reply
    1. Marcia Neri de Paiva

      Flavio que bacana, obrigada pelo depoimento, apareça no Pier quando puder. Abs

      Reply
  9. Fabrizio Guzzon

    Salve galera!

    Mais um programa da série que fez ter vontade de comprar o equipamento e fazer cerveja…
    Mas teve uma coisa que me atiçou mais que qualquer outro programa desta série…. saber que tem uma planilha em excel para eu usar!!! Agora vocês estão me convencendo!!

    Abç
    Guzzon

    Reply
    1. Marcia Neri de Paiva

      Opa Fabrizio que notícia boa, é um caminho sem volta costumo dizer, fascina fazer sua própria cerveja, conte comigo precisando de algo. Abs

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*