Boa Cerveja-Feira #398… 1000 IBU Jacu

A 1000 IBA clássica já era um exemplar que você indicar de olhos fechados, e esta versão com inclusão de café e carvalho traz nuances que não apagam as características originais e sim agregam uma gama de novas percepções. Na minha opinião, se for para fazer novas versões esta é o caminho mais acertado, manter a identidade e agregar novas percepções.


1000 IBU Jacu

1000 IBU JacuDados Técnicos:

Cerveja: 1000 IBU Jacu
Estilo: Imperial IPA
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja em dourada intensa puxando para o âmbar, cristalina. Espuma de bolhas pequenas, ótima formação e longa duração.

Aroma: No primeiro plano temos as notas cítricas que remetem a grapefruit e maracujá, mas logo temos a inserção da percepção de café verde compondo o primeiro plano. Em segundo plano temos uma composição das notas de toffe, malte, tosta muito suave e madeira.

Paladar: Corpo médio e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar o amargor com notas cítricas e herbais é o cartão de visitas, seguido pela percepção de toffe, tosta e café verde. A percepção de madeira é muito discreta e quase se mescla com as notas de tosta e café.

Aftertaste: No aftertaste temos a persistência do amargor e sua intensificação, acompanhado pelas notas e café, cítrica, suave resinoso e uma leve adstringência. Um final seco inesperado finaliza a experiência.

Harmonização: Para uma IPA clássica como esta, minha sugestão será harmonizar com um hambúrguer, mas com a carne feita na grelha e com uso de chips de madeira para trazer notas de madeira que irão destacar ainda mais a percepção de madeira da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon