Boa Cerveja-Feira #393… Pétala com Balsamo

O conceito da session é suavizar o estilo, por vezes reduzem o teor alcoólico e em outras o amargor. No caso da Pétala com Balsamo a cerveja como um todo busca representar o conceito, notas delicadas sem abrir mão de ser complexa completada por um frescor final que lhe traz leveza. E o uso de adjuntos cria um pano de fundo para a cerveja, sem tentar ser o protagonista.


Pétala com Balsamo

Pétala de BálsamoDados Técnicos:

Cerveja: Pétala com Balsamo
Estilo: Session IPA
Teor: 4,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 600 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja dourada intensa, levemente opaca e com espuma branca com ótima duração.

Aroma: Aroma delicado trazendo notas cítricas que remetem a limão, presença de malte discreta e leves notas herbais e de madeira verde.

Paladar: Corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas cítricas de frutadas equilibradas, notas herbais suaves. Em segundo plano encontramos notas de malte e um toque madeira verde, o amargor surge baixo ao final.

Aftertaste: No aftertaste o frescor da cerveja ganha destaque com notas cítricas frescas, o amargor ganha mais espaço e traz junto a percepção de madeira verde, bastante leve criando somente um cenário para as notas cítricas e frescas.

Harmonização: Apesar de ter vários nuances sensoriais a cerveja não é intensa e devemos levar em conta na harmonização. Minha sugestão é harmonizarmos com costelas de tambaqui grelhadas, onde usaremos as notas cítricas e frescas da cerveja para destacar o sabor do peixe.

Prost!

Fabrizio Guzzon