Boa Cerveja-Feira #375… Bigfoot

A paciência é uma virtude, pelo que diz o ditado popular. Mas ao vermos a construção da Bigfoot que repousa por um ano em barris de carvalho enquanto que parte do lote fica em câmaras frias para somente ao final serem “blendadas”, ou como dizemos no interior misturadas, temos a comprovação da sabedoria popular. As notas de madeira, baunilha e frutas adquiridas na maturação em barris dão uma personalidade única a cerveja.


Bigfoot

BigfootDados Técnicos:

Cerveja: Bigfoot
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 11,3%
País de origem: Brasil
Embalagem: 310 ml
Nota: 4,25

 


Aparência: Cerveja completamente negra e opaca. Espuma com boa formação em tom bege, com média duração.

Aroma: Notas de café, cacau e licoroso em primeiro plano. Em segundo plano podemos encontrar o resultado da maturação em barris com notas de baunilha, amadeirado e frutas vermelhas.

Paladar: Corpo médio e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar encontramos notas de chocolate amargo, café coado e madeira. Em segundo plano notas de frutas vermelhas, baunilha e torrefação acompanhado por um licoroso e leve picância.

Aftertaste: O mais notável são as notas de café e torrefação que se intensificam e seguem persistentes acompanhadas por um leve amargor de torra que surge somente no aftertaste.

Harmonização: Como as notas de café e torra são destacadas e intensas idealmente devemos buscar algo que tenha uma potência semelhante. Minha sugestão é harmonizar com torta de chocolate ao leite com calda de cereja, vamos contrastar a torra com o dulçor e salientar as notas de frutas vermelhas.

Prost!

Fabrizio Guzzon