Boa Cerveja-Feira #288… Dragon Flies High Pastry

By | 6 de setembro de 2019

Mesmo que involuntariamente estamos fazendo uma pequena série de cervejas da Dádiva, esta em especial encontrei em um bar perto do trabalho e aproveitei a oportunidade de conhecer a Dragon Flies High Pastry.

Nem preciso dizer que estamos falando novamente da cervejaria Dádiva. E vamos para um estilo que esta na moda atualmente, uma Pastry Stout.

Mas não achem que qualquer Dragon Flies High se trata de uma Pastry Stout. Na verdade esta é uma série de Russian Imperial Stouts produzidas pela Dádiva, envelhecidas em barris de carvalho por 6 meses e usadas como base para 3 variações.

Hoje vamos falar da variação Pastry que leva Lactose, baunilha, cacau e morango. Mas ainda temos as variações Breakfast com Café Reserva da Fazenda Ambiental Fortaleza e xarope de maple e a Mexican Café, canela, baunilha, cacau e pimentas dedo de moça e malagueta.

Dragon Flies High Pastry

Dragon Flies High PastryDados Técnicos:

Cerveja: Dragon Flies High Pastry
Estilo: Pastry Stout
Teor: 10,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,00

Cerveja completamente negra e brilhante. A espuma marrom bastante persistente, com bolhas pequenas e boa formação.

Já no aroma encontramos notas licorosas que remetem a Baileys, mas ainda temos notas de cardamomo, café, baunilha e leve lactose. Em segundo plano esta percepção licorosa e adocicada trás uma percepção de geleia de morango maduro.

Ao provarmos a Dragon Flies High Pastry temos uma cerveja de corpo alto e carbonatação média baixa. Enquanto que no paladar temos uma cerveja com notas adocicadas de cacau, caramelo queimado, morango maduro, madeira e baunilha.

Já o aftertaste nos apresenta notas de calda de caramelo, cacau e madeira, trazendo ainda uma percepção suave de tosta, chocolate amargo e morango.

A Dragon Flies High Pastry é uma cerveja muito densa, o peso no palato é notável. Aveludada e com notas de madeira, tosta e morangos. Minha experiência ao provar a cerveja é que se trata de uma variação feita para ser tomada devagar e com calma.

A harmonização por si já bem complicada, afinal a Dragon Flies High Pastry por si só já é praticamente uma sobremesa. Então irei partir para outra abordagem e usar a cerveja na própria construção do prato.

Minha sugestão é harmonizarmos com um bolo inglês, que é mais neutro e irá salientar as notas de malte. Mas vamos preparar uma calda de Dragon Flies High Pastry reduzida para aplicar sobre a fatia de bolo inglês.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*