Boa Cerveja-Feira #239…. Sumô

By | 28 de setembro de 2018

Esta vamos descobrir quanto a ascendência pode influenciar no processo criativo de se produzir uma cerveja com a Sumô.

Esta cerveja é produzida pela Cervejaria Artesanal Japas, das sócias Maira Kimura, Fernanda Ueno e Yumi Shimada. Por sinal, a um mês atrás no Beercast #275 o pessoal entrevistou estas cervejeiras incríveis responsáveis pela Japas. E a quatro anos e um mês atrás no Beercast #68 aconteceu a entrevista com a Fernanda Ueno, ainda mestra cervejeira da Colorado na época.

A cervejaria Japas já lançou uma APA com adição de Wassabi e uma Bohemia Pilsener com adição de jasmim. Consequentemente era de se esperar que para esta Imperial IPA elas também trouxessem um detalhe do oriente para pautar a criação, no caso o yuzu, Este fruto se assemelha a uma pequena laranja com sabor intenso e próximo a tangerina e aroma perfumado.

Sumô

sumô cervejaria japasDados Técnicos:

Cerveja: Sumô
Estilo: Imperial IPA
Teor: 8,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 4,00

Quando servimos a Sumô vemos uma cerveja dourada, cristalina e brilhante. A espuma se forma densa e cremosa, bastante persistente. O visual desta cerveja já um ótimo cartão de visitas.

O aroma é carregado pelas notas cítricas, com toques de limão, tangerina e grapefruit. Mas ainda é perceptível também um toque herbal e de frutas amarelas em segundo plano, aliados a uma suave presença de malte e mosto.

No palato a cerveja apresenta corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar o amargor cítrico é o carro chefe, bastante presente e intenso, com notas que remetem a casca de laranja terra – aquela usada em para fazer doce de laranja – e grapefruit. O malte se apresenta somente em segundo plano e de maneira discreta, acompanhado por um discreto herbal.

O aftertaste mantem o amargor como protagonista, com notas cítricas e leve herbal. Mas ao final encontramos uma leve refrescância que trás um misto de cítrico de casca de laranja e o frescor de hortelã.

A Sumô é uma Imperial IPA que trás o amargor como protagonista no paladar, mas com aroma cítrico e perfumado que se apresenta de forma delicada e equilibrada.

O uso do yuzu agrega notas cítricas à cerveja, ainda assim o amargor é o principal atributo desta cerveja.

Pensando nisto, minha harmonização é com frango empanado com molho teriyaki. As notas cítricas e herbais da cerveja irão destacar o sabor do frango, enquanto que o suave dulçor do molho irá contrastar com o amargor pungente da cerveja.

sumô cervejaria japas frango teriaki

Iscas de Frango empanado com molho Teriyaki

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*