Boa Cerveja-Feira #219….Evita

Esta semana vamos misturar tudo com mais um pouco até achar algo que seja bom, e esquecer como fizemos logo depois, com a Evita.

Esta cerveja é produzida pela Wals em conjunto com o Centro Global de Tecnologia e Inovação (GlTeC) da Ambev e para chegar até esta formula foram realizadas combinações usando mais de 50 variedades de levedura e mais de 10 tipos de lúpulos, de acordo com a cervejaria.

Após realizarem todos estes testes eles chegaram ao resultado que agradou a todos. Porem os componentes exatos que geraram os aromas e sabores não foram mapeados, por isso a cerveja recebe a alcunha de Mystery Ale.

Enquanto que o nome da cerveja é uma homenagem a esposa do pesquisador que liderou o projeto.

Evita

Wals EvitaDados Técnicos:

Cerveja: Evita
Estilo: Biere Brut
Teor: 8,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 376 ml
Nota: 3,75

No copo a Evita se apresenta uma cerveja amarelo palha, opacidade discreta e com uma formação de espuma breve, porem que mantem uma fina e delicada camada de bolhas muito pequenas no copo.

O aroma traz notas frutadas suaves com percepção de lichia e uvas brancas, notas adocicadas que remetem a mel e caldo de cana. Enquanto que em segundo plano temos discretas notas condimentadas.

Quando provamos a Evita vemos que se trata de uma cerveja de corpo e carbonatação medianos. Enquanto que no paladar notamos um adocicado de mel e garapa com toque frutado de uvas e lichia. Em segundo plano percepção de vinho branco muito suave que traz um leve azedo em contraponto ao dulçor.

No aftertaste as notas de mel ganham um pouco mais de destaque no inicio e são complementadas pela percepção de vinho branco e um azedinho agradável.

A Evita se apresenta uma cerveja complexa, com notas de mel, lichia e uva. Apesar dos 8% de álcool, este passa desapercebido, demonstrando o esmero na produção desta cerveja.

Para a harmonização esta cerveja nos apresenta desde notas adocicadas e frutadas, até nuances condimentados e percepções azedas. Mas optei por destacar as notas que mais me agradaram.

Minha sugestão é harmonizar a Evita com Gelato de Uva Itália. O objetivo desta harmonização é destacarmos as notas frutadas de uva e contrapor o azedo com as notas de mel da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon