Boa Cerveja-Feira #338… Chicago Blues Carvalho Americano

Esta semana vamos mergulhar na nostalgia e relembrar do primeiro programa que gravei com o pessoal do Beercast com a Chicago Blues Carvalho Americano.

Esta cerveja é produzida pela Gaudenbier de  Curitiba. E esta é uma releitura da Chigaco Blues original que levei para a gravação do Beercast 76, praticamente 6 anos atrás. E mesmo fazendo tempo o programa envelheceu muito bem e pode ser ouvido ainda hoje.

Continuando nosso mês de passatempos com a temática do Magic The Gathering, vou deixar mais uma dica a respeito de jogo de cartas colecionáveis.

Você pode imaginar que é complicado de jogar, ou até de entender todas as regras. Mesmo com o aplicativo do jogo que pode ajudar, ainda tem uma outra opção para ver e entender partidas.

Indico o canal UMOTIVO no youtube. O apresentador fala sobre o jogo, cartas e principalmente, ele joga. Acompanhando alguns vídeos você é apresentado para diversas estratégias de jogo, baralhos diversos e comentários a respeito do jogo, regras e dicas.


Chicago Blues Carvalho Americano

Chicago Blues Carvalho AmericanoDados Técnicos:

Cerveja: Chicago Blues Carvalho Americano
Estilo: Porter
Teor: 6,3 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 4,25


Ao servirmos vemos que a Chicago Blues Carvalho Americano é negra com reflexos castanhos escuros e opaca. A espuma marrom clara tem boa formação e persistência mediana.

No aroma encontramos notas de chocolate e cacau, tosta e leve amadeirado. Em segundo plano encontramos notas complementares que merecem atenção, pois mesmos sendo discretas são importantes para a construção aroma desta cerveja. Temos notas de coco caramelizado, toffe, castanhas e um suave defumado.

A Chicago Blues Carvalho Americano apresenta corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos as notas de chocolate amargo, coco queimado e café em primeiro plano. Já em segundo plano temos novamente notas discretas que criam a identidade da cerveja, madeira, castanhas e uma suave percepção de baunilha.

O aftertaste é marcado pelas notas de café expresso, amargor de tosta e chocolate amargo, leve toque de madeira e castanhas. Estas notas são persistentes e se mantem intensas por um bom tempo, até restar somente a percepção equilibrada de madeira, tosta e chocolate.

A Chicago Blues Carvalho Americano é uma versão da Chicago Blues original que somente agrega para o rótulo. Não faz sentido buscar comparações de melhor ou pior neste caso, pois são propostas distintas e, portanto, com atributos comparáveis em intensidade ou diversidade, mas não como uma disputa.


Para a harmonização acabo sendo levado pela nostalgia de quando provei a Chicago Blues original e havia um defumado muito mais presente, e este atributo pode ser trabalhado neste rótulo também.

Minha sugestão é harmonizarmos com um mousse de chocolate amargo com crisps de bacon caramelizado no açúcar mascavo. As notas de chocolate entram por semelhança, mas o truque está em ressaltar as notas de toffe e o defumado usando o crisp de bacon.

Prost!

Fabrizio Guzzon