Boa Cerveja-Feira…. com Saison à Trois

By | 12 de setembro de 2014

Esta semana iremos falar de uma edição especial e colaborativa entre duas cervejarias brasileiras, a Saison à Trois.

Feita pela carioca 2Cabeças, uma cervejaria relativamente nova mas que tem 2014.09.12 Saison à Trois 2cabeçasapostado em um modelo de cervejaria cigana, sem ter um local físico de produção e usando outras cervejarias para produzir sua cerveja, este modelo alternativo chegou a ser citado pelo Valor Econômico e dá ao cervejeiros (Bernardo Couto e Salo Maldonado) uma maior liberdade na criação dos rótulos, mas também gerou períodos no qual a cervejaria deixou de produzir por não ter parceiros que tivessem espaço em suas linhas de produção para alocar suas cervejas.

2014.09.12 Saison à Trois InvictaMas em 2013 a 2Cabeças começou a ter estabilidade na sua produção e passou a ter a cervejaria Invicta como parceira para produzir suas cervejas, o que nos leva a segunda cervejaria envolvida na criação da cerveja, a própria Invicta, natural de Ribeirão Preto esta cervejaria já se iniciou com um mestre cervejeiro com boa experiência e com cervejas ganhadoras de prêmios.

 

Um ponto de convergência entre as duas cervejarias é pensar em surpreender seus clientes com cervejas que tragam uma nova experiência, e nesta linha que a Saison à Trois foi criada, pensando em uma experiência nova para os cervejeiros.2014.09.12 Saison à Trois Literario

Um fato muito interessante é que no lançamento desta cerveja o site Eu Bebo Sim convidou três escritores (Aleksandro Nunes da Costa, Adrienne Myrtes e Alessandra Safra) para escrever contos literários sobre um mesmo tema: Um Ménage à Trois em uma cervejaria.  Nada mais oportuno do que estes contos para se ler enquanto se bebe uma cerveja como esta.

Saison à Trois

2014.09.12 Saison à TroisDados Técnicos:

Cerveja: Saison à Trois
Estilo: Saison
Teor: 5,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml

Ao servir encontramos um liquido amarelo opaco, com boa formação e estabilidade de espuma.

No aroma encontramos um misto de notas cítricas e rústicas, trazendo a lembrança de lima, grappefruit e algumas notas frutadas que remete a pêra acompanhada de notas de especiarias, principalmente coentro.

Ao provar encontramos uma cerveja de corpo leve e bem carbonatada, e no sabor encontramos em primeiro plano as notas ácidas, típicas das cervejas do estilo saison, porem acompanhada das notas de especiarias e citricas. O amargor segue suave tanto sabor quanto no aftertaste onde as notas ácidas ganham ainda mais destaque fechando a cerveja com um final seco e refrescante.

Esta é uma cerveja leve e refrescante, porem com notas ácidas bem presentes e equilibradas com as notas cítricas e de especiarias, que tornam este conjunto equilibrado e com bom drinkability.

Para a harmonização vamos buscar uma carne que tenha um sabor mais suave, mas que de alguma forma traga meios de conversar com a acidez da cerveja.

Neste caso, vou sugerir uma harmonização com ceviche de salmão. A carne é suave e saborosa e seu sabor será ressaltado pelas notas de especiarias da cerveja, e usamos a acidez presentes tanto na cerveja quanto no prato para se completarem, enquanto o ceviche traz uma acidez cítrica e levemente apimentada, a Saison à Trois trás uma acidez seca e condimentada.

Prost!

Fabrizio Guzzon

7 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Saison à Trois

  1. Anselmo Mendo

    Adoro ceviche, especialmente os dos restaurantes peruanos, mas nunca provei de salmão. Será que os peruanos fazem com esse peixe? Você só coloca limão ou outros temperos também Guzzon?
    Os rótulos novos da 2 cabeças estão na minha lista da coluna de design. Muito bacanas.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Anselmo, quando faço ceviche uso limão e pimenta dedo de moça sem semente e fatiada bem fino. Quando faço de peixe, uso salmão e peixe branco.
      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Lucas Zurwellen

    Fala Guzzon,

    Legal a história envolvida com essa cerveja, não sabia dessa do lançamento.

    Curto mais as cervejas da Invicta do que as da 2Cabeças para ser sincero. Gostei dessa Saison mas é bem contida, não acho ela fenomenal.

    Abraços

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Lucas,
      Eu acho que a Maracujipa e a IPA Funk não deixam nada a desejar… para mim as cervejarias, ambas, tem ótimas cervejas.
      A Saison deles é de fato mais contida, uma aposta de baixo risco… mas atende bem a proposta deles, e esta dentro do estilo… acho que a refrescancia da Saison é o melhor atributo dela.
      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*