Boa Cerveja-Feira…. com Brooklyn Chocolate Stout

By | 15 de agosto de 2014

Aproveitando a coluna do Lucas desta semana sobre a história do estilo Russian Imperial Stout, vou trazer mais um rótulo da Brooklyn, a Brooklyn Chocolate Stout.

Em dos primeiro artigos eu falei sobre a Brooklyn Wheat Beer, e como a cervejaria conseguiu produzir um estilo tipicamente alemão com um resultado surpreendente, desta vez vamos para um estilo inglês, mas com um resultado tão surpreendente quanto antes.

Brooklyn Chocolate Stout

Dados Técnicos:

2014.08.15 Brooklyn Chocolate StoutCerveja: Brooklyn Chocolate Stout
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 10,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

Assim que servimos a cerveja já notamos sua cor, um negro completamente opaco com uma espuma marrom clara com ótima formação e qualidade, e com uma duração invejável dado o teor alcoólico desta cerveja.

Quando vamos para o aroma temos um belíssimo conjunto de sensações, o malte torrado que remete ao café, o chocolate pronunciado, e em segundo plano temos notas amadeiradas e de frutas secas e vermelhas. O álcool também esta presente no aroma, porem de forma muito suave que remete a uma nota mais licorosa.

Provando a cerveja vemos um liquido de corpo médio alto e carbonatação mediana para baixa, e no sabor temos a presença do chocolate amargo em primeiro plano, literalmente preenchendo o paladar, para depois notarmos as notas de café, frutas secas e leve alcoólico, o lúpulo fica em segundo plano trazendo notas herbais, enquanto que o amargor surge muito mais pelas notas torradas do que pelo lúpulo.

No aftertaste o amargor ganha mais destaque, porem acompanhado por notas de chocolate, que trazem a sensação que você acabou de comer um tablete de chocolate amargo, e um leve aquecimento na garganta nos faz perceber que mesmo muito bem inserido no sabor, o álcool ainda é bem presente nesta cerveja.

Encontramos nesta cerveja é um belo exemplar da Russian Imperial Stout, com notas de chocolate, café e alcoólico e notas frutadas e amadeiradas em segundo plano, porem sem perder a harmonia, com um final amargo e aquecedor.

Uma das harmonizações clássicas com Stouts são as sobremesas de chocolate, porém esta opção é usada devido as notas de café que normalmente encontramos neste estilo, porem esta cerveja apresenta notas de chocolate amargo muito bem definidas e de ótima qualidade, então vamos optar por inverter o clássico, e vamos buscar um sobremesa de café.

Para e2014.08.15 Brooklyn Chocolate Stout Harmonizaçãosta harmonização eu vou indicar o tiramisu. Tendo o queijo mascarpone a mão é relativamente simples de preparar esta sobremesa até mesmo na sua casa.

As notas de café presentes nesta sobremesa serão complementadas pelas notas de chocolate amargo desta cerveja e o álcool irá limpar o paladar de qualquer resíduo de gordura deixado pelo queijo, fazendo assim um conjunto harmonioso entre a cerveja e a sobremesa.

 

Prost!

Fabrizio Guzzon

7 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Brooklyn Chocolate Stout

    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita!
      Se você já tem uma fonte para um bom tiramisu, já esta com meio caminho andando! Depois que fizer a harmonização conta para gente.
      Abç
      Guzzon

      Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Valeu Anselmo!
      A cerveja a russa, mas a harmonização é italiana! rsrrs
      Essa brincadeira entre o café e o chocolate nas cervejas é muito legal, ainda mais quando você consegue inverter as fontes dos sabores e trazer o café no doce e o chocolate na cerveja.
      Abç
      Guzzon

      Reply
  1. Daniel Córdova

    Excelente cerveja e assim que encontrar novamente numa loja vou comprar para comparar com as tuas impressões.
    Ela fez parte do meu “kit páscoa” deste ano junto com Young’s Double Chocolate Stout, North Coast Rasputin, Coopers Best Extra Stout e Fuller’s London Black Cab Stout.
    Sobre a harmonização, ontem mesmo estava tomando uma Coronel Córdova Foreign Extra Stout (o nome soa familiar? hehe) e tínhamos de sobremesa um bolinho de laranja com sorvete de creme e banana assada/frita com canela. Achei que ficou incrível, pois não foram repetidas as mesmas notas, mas todas “conversaram” bem.
    O que você acha dessa combinação?
    Ótima coluna, como sempre. Muito boa pra começar o fim de semana com estilo.
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Fala Daniel!
      Mas que belo kit pascoa essa! Melhor que chocolate… rsrss
      Sobre a harmonização, o bolinho de laranja com sorvete de creme já tras uma harmonização conhecida que é com sorvete, o citrico do bolo tbm vai combinar bem.
      A banana frita/assada com canela eu fiquei bem curioso, eu imagino que o frutado da banana entre contrastando com o amargos da cerveja e a canela tras uma nota de especiaria. Mas isso é a minha teoria… rrsrs, só provando mesmo para garantir que funciona… rsrs
      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.