Quem lembra da Primus, aquela lager que a Schincariol lançou em 2002 e que utilizava o lúpulo Hallertau?
O ilustrador incumbido de dar nova vida ao brasão da cerveja conseguiu realizar um trabalho impecável. Estou falando de ninguém menos que Angelo Shuman, um dos mais respeitados profissionais do mercado. Com certeza você já viu o trabalho dele em algum produto por aí. Angelo já produziu ilustrações para os mais diversos fins, inclusive para a famosíssima embalagem dos palitos Gina (que por sinal, tem tudo a ver com cerveja, boteco e comida), onde substituiu a antiga foto por uma ilustração feita com aerógrafo.
Trabalho com criação, ilustração e design para agências, editoras e clientes faz um bom tempo. Este ‘causo’ já tem alguns anos. Recebi um e-mail do Departamento de Marketing do Grupo Schincariol com um pedido para fazer um brasão de cerveja em relevo, a partir de uma arte que já existia em vetor, para ser usado em testeira de gôndola nos supermercados..
O produto Primus é uma cerveja com sabor especial, elaborada com o famoso Lúpulo de Hallertau. O trabalho era dar forma, volume e ‘vida’ aos rótulos de cerveja e chopp; transformar os traços chapados da arte em vetor em algo atraente, que lembrasse um emblema gelado, no ponto de vendas.
O problema é que o cliente já tinha uma arte referência, feita anteriormente para outra linha do produto, que era muito boa. Seria um desafio superar aquela peça em qualidade.
Fui até o Departamento de Marketing (na época era na fábrica, em Itu – SP) e depois de uma reunião onde foram expostas as etapas do projeto, saí de lá com o briefing completo. Gosto de ilustrar e de cerveja. O trabalho prometia ser gratificante.
A gente frequenta bares, vê muitas peças publicitárias de qualidade do mercado cervejeiro. Como desenvolver algo que marque presença?
Fiz uma primeira pesquisa procurando imagens de tudo que lembrasse cerveja e chopp, como emblemas, barril, tampinha, garrafas, latas, etc.
Como o brasão devia ter relevo, a imagem que me pareceu melhor como referência foi a parte de cima da lata; saída do freezer, com raspas de gelo, gotas escorrendo pela textura metálica, com aquele suorzinho característico da temperatura ‘trincando’ de gelada.
Mão na massa, comecei transpor os elementos visuais que me foram fornecidos em vetor para softwares 3D. Letras e desenhos passaram a ter volume, com luz e sombra. Foram enviados os primeiros esboços, já em cores, e houve boa interação com o pessoal de marketing e design da empresa.
Ajusta daqui, acrescenta (ou tira), gotas e brilhos ali, e a imagem foi ‘surgindo’ aos poucos, até ter a aprovação de todos. O que deu um toque especial foram as gotinhas de suor, colocadas na pós produção da imagem.
A utilização do material foi ampliada. O que originalmente era para ser uma simples testeira, no final foi feita uma arte em tamanho maior e usada em várias peças e adesivos. O resultado final ficou realmente bom e ter realizado esse job foi muito gratificante.
Indo na contramão da tendencia do flat design.
Isso mesmo Ragio, hoje o design 3D está em baixa no mercado da cerveja. Mas esse rótulo do Angelo é antigo. Ele alinhou bem a ideia com o que se via em pontos de venda na época.
Cara será que eu estou confundindo a Primus, pq qd tomei foi uma das piores que já experimentei rs.
Mas o rótulo sem dúvida é bem melhor!
A Primus deve ser essa mesma que você lembra Luquita. Mas é de uma época que sua cerveja favorita era a Bohemia, não é? Eu achava que a Primus era muito diferente das outras, mas não exatamente “ruim”. Queria provar de novo pra ver se dá pra perceber mesmo o Hallertau.
De fato eu ñ tinha muito conhecimento mas tomei ela numa época que eu experimentava tudo que fosse diferente.
Salve galera,
Infelizmente a Primus não esta mais em linha… mas era uma cerveja fantástica.
E o processo de criação do material foi muito interessante, usar o conceito da lata gelada foi uma tremenda sacada! E as gotas de suor discretas foram uma ótima jogada.
Abç
Guzzon
Guzzon, faz ideia de qual o motivo de terem descontinuado?
Anselmo,
Isso aconteceu logo que eu entrei aqui… mas basicamente foi pq lançaram a marca mas sem suportar com midia… então não havia conhecimento da marca e acabou ficando restrita a somente algumas regiões.
Eu não me importaria em ve-la voltar…
Abç
Guzzon