Boa Cerveja-Feira… com Brooklyn Wheat Beer

No ultimo artigo apesar das informações da cerveja, faltou um pequeno detalhe, eu me apresentar, fato que não passou desapercebido pelos mais atentos.

Meu nome é Fabrizio Reis Guzzon, tenho formação em estatística e trabalho na indústria cervejeira nacional, sou formado no curso de Sommelier de Cervejas pela ABS / Instituto da Cerveja e espero poder contribuir com informações e percepções sobre cervejas.

Agora que devidamente apresentado, vamos a uma fuga da regra. Um estilo clássico alemão feito por uma cervejaria clássica dos EUA, estou falando da Brooklyn Wheat Beer.

 

Brooklyn Wheat Beer

Dados Técnicos:

Cerveja: Brooklyn Wheat Beer
Estilo: Weizenbier
Teor: 5,1%
País de origem: EUA
Embalagem: 335 ml vidro

Assim que servimos encontramos um liquido dourado intenso com uma turbidez uniforme após o serviço do final da garrafa e a mistura do fermento na cerveja, a espuma é branca, densa e persistente, um creme que coroa muito bem o líquido.

No aroma já vemos que a Brooklyn levou a sério o trabalho de fazer uma cerveja de trigo e encontramos notas de malte, banana e cravo como era esperado, mas também de mel e melaço de cana de açúcar – mesmo eu imaginando que eles não tenham idéia do que seja melaço de cana de açúcar.

No sabor o dulçor do malte se faz presente juntamente com notas de mel muito bem inseridas junto aos sabores já esperados de banana – mais suave – e cravo.

A cerveja tem um corpo entre médio e alto, praticamente sem amargor devido à presença marcante do malte e a boa carbonatação traz um aftertaste adocicado e refrescante.

Temos na Brooklyn Wheat Beer um clássico alemão com um toque diferente, com uma complexidade um pouco maior de aromas, mas sem perder as notas e a refrescância que são a marca registrada deste estilo.

Vendo essa cerveja não deixo de pensar na combinação mais clássica que se pode fazer: weizenbier, weisswurst e mostarda doce. A weisswurst é a salsicha branca a base de vitela, toucinho e condimentos e antes que se pense que isto é um prato típico de almoço ou jantar, este é um ótimo café da manhã – conhecido como café da manhã bávaro.

Prost!

Fabrizio Guzzon