Imperial Russian Stout ou Russian Imperial Stout?

Conforme a maioria dos livros, o estilo Russian Imperial Stout tem este nome devido a fama da cerveja com os antigos Czar Russos e que a cerveja era produzida especialmente para a família Imperial. Porém será verdade o que os livros tem registrado ou, como já aprendemos, a história está sendo mal contada?RIS

Pessoal, hoje irei falar um pouco de outro estilo que tem uma história interessante e talvez um pouco controversa. Quem me deu a ideia e inspiração foi o amigo e leitor Daniel Córdova, a algumas semanas atrás. O título na verdade não designa uma diferença, é apenas a forma como a cerveja pode ser chamada mas deu a ideia de fazer referência ao estilo Imperial Stout ou aos Czar Russos, no caso Imperial Russian. Vou tentar dividir em duas partes para que não fique tão confuso quanto tudo que eu costumo escrever. Rs…

Russian Imperial StoutEm histórias contadas nos livros há mais de uma versão sobre quem teria descoberto a Stout e popularizada à na Russia. Obviamente que em ambas os Czares Russos são protagonistas, neste caso estamos falando de Catarina “a Grande e de Alexandre I, da família Imperial.

Inicialmente, como já vimos essa história antes, os ingleses faziam a sua cerveja para os países colonizado pelo Império Britânico ou em outras palavras, faziam para consumo próprio em outros países. A cerveja escura e altamente alcoólica ficou popular por oferecer um bom aquecimento ao beber-la, ajudando a enfrentar o frio e seu alto teor alcoólico, em parte proveniente da refermentação na garrafa, ajudava a conservar a cerveja nas longas viagens e a manteria protegida de outras leveduras selvagens.

Catarina a GrandeNão está muito claro se foi Catarina ou seu sucessor Alexander o responsável pela popularização da cerveja pois podemos achar histórias aonde se cita Catarina indo a Inglaterra e também Alexandre indo ao mesmo país e retornando com a cerveja ao molde de uma Russian Imperial Stout. Há também a vertente da histórias que conta a chegada inicialmente da cerveja escura e forte na Russia para depois se torna popular entre a família Imperial, lembrando que a Porter já era conhecida nas colônias britânicas.

da família ImperialDiferente do uso do termo “Imperial” atualmente, que faz referência a cervejas com algo extremo ou sendo muito alcoólica, a RIS ganhou este título por causa de sua popularidade entre os Czares Russos, fazendo uma referência direta a eles.

A história conta também um fato aonde Catarina tivesse ordenado a todas cervejarias russas para que produzissem o estilo, o que teria ajudado a reforçar o títulos de Imperial.

Da família ImperialPor fim, na minha pesquisa ainda encontrei uma referência a Pedro I, o Grande (e não “Dom”), que também visitou a Inglaterra e se encantou com a cerveja escura tomada por lá. Assim como na história de Catarina, sua sucessora, a cerveja ao ser transportada na primeira viagem acabou estragando e uma cervejaria inglesa, neste caso a Barclay, se ofereceu para fazer uma versão mais lúpulada e alcoólica para que a cerveja sobrevivesse a viagem. Assim se tornando um estilo próprio e especial para a família Imperial, que por sua vez apreciou ainda mais está variação.

Essa de cerveja mais lúpulada e alcoólica para sobreviver a viagem conheço muito bem e já abordei sobre suas falhas históricas. Acaba por parecer até que em certos casos é apenas uma versão diferente da mesma história, só que recontada para ficar parecida de propósito como sendo algo criativo… ou por falta de criatividade / informação!

Russian Imperial

Fonte: Livros – Larousse da Cerveja, Guia Ilustrado Zahar de Cerveja, A mesa do Mestre-Cervejeiro e Vamos falar de Cerveja