Boa Cerveja-Feira…. com Barco Kings & Queens

By | 31 de outubro de 2014

Na linha do cast que eu participei com o pessoal do beercast, esta semana vou falar de uma cerveja nacional, com nome em inglês e com toques defumados adicionados ao estilo, a Barco Kings & Queens.

A cervejaria Barco  não é exatamente como uma cervejaria nos moldes que conhecemos, na verdade é uma reunião de cervejeiros com um propósito em comum que segundo o lema da cervejaria é valorizar a amizade a reunião entre amigos, e é neste sentimento de reunião entre amigos que a cervejas são pensadas, criadas, produzidas e bebidas, e para a produção o time da Barco usa duas cervejarias parceiras, a Saint Bier de Forquilinha-SC e a Rasen Bier de Gramado-RS.

Outro ponto interessante é que a Barco é uma reunião de sete cervejeiros, todos de Porto Alegre, que criam e produzem cervejas com o selo da Barco, cada um assinando sua própria criação, no caso da Kings & Queens, ela foi produzida pelo cervejeiro Santiago Sosa Gonzáles e produzida nas instalações da Saint Bier.

Barco Kings & Queens

Dados Técnicos:

Cerveja: Barco Kings & Queens
Estilo: Strong Pale Ale
Teor: 5,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml

Ao ser servida a cerveja apresenta um líquido âmbar e turvo, com espuma baixa, branca e cremosa.

No aroma temos presentes as notas de malte, caramelo e um leve defumado e em segundo plano surgem algumas notas frutadas que remetem a frutas amarelas como damasco.

Ao provarmos encontramos um líquido de corpo médio e carbonatação média baixa, enquanto que no paladar temos em primeiro plano as notas de malte que trazem um leve dulçor e as notas frutadas de damasco e abacaxi, em segundo plano temos novamente as notas defumadas criando um fundo para a cerveja.

No aftertaste temos as notas de malte ganhando força e trazendo um misto de notas de caramelo e defumado, com um final seco e com amargor baixo.

Temos neste rotulo uma cerveja complexa, com personalidade marcante e pautada pelas notas de malte, defumado e frutas amarelas. O defumado coexiste com as demais notas em uma tênue linha, que se fosse ultrapassada poderia comprometer o equilíbrio da cerveja.

Para harmonizar tanto as notas frutadas quanto as notas defumadas desta cerveja podemos usar a combinação de carne e molho, assim criamos a mesma combinação que a cerveja. Então para este caso, sugiro uma tira de panceta na brasa com molho quente de maracujá.

Desta forma potencializamos tanto o sabor da panceta com as notas defumadas da cerveja quanto o as notas de frutas amarelas com o molho de maracujá.

Prost!

Fabrizio Guzzon

8 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Barco Kings & Queens

  1. Daniel Córdova

    Fiquei bem curioso com os aromas de abacaxi, damasco e defumado na mesma cerveja.
    Deve ser uma explosão de sabores hehehe
    Certamente vou comprar quando puder.
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Daniel, é sim uma “explosão” de sabores, e eles conseguiram manter todos sem que eles brigassem.
      Mas é um trabalho complicado, se passar um pouco deve desiquilibrar completamente.
      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Anselmo Mendo

    A primeira cerveja da Barco que provei foi a Hot Lager, mas na época me pareceu desequilibrada. Era muita pimenta para o meu gosto. Mas o “plano de negócio” deles é bem bacana.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Anselmo, se a premissa da Barco é ter um diferencial nas cervejas eles sempre terão esse risco de passar do ponto de equilibrio…. mas como proposta é bem interessante, assim eles fojem do lugar comum e sempre buscam algo que inove no mercado.
      Abç
      Guzzon

      Reply
  3. Luquita da Cerveja

    Eu me interessei mais pela Barco depois de ouvir o programa dos Uzmenino, recomendo pra entender melhor a proposta deles.

    Não conheço essa breja ainda mas ta na lista.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Luquita, manda um resumo da proposta. As informações que encontrei foi no próprio site deles.
      E a breja é boa, diria que é uma cerveja que ficou no limite, se o defumado fosse um pouco mais forte é provável que ela perdesse a harmonia.
      Abç
      Guzzon

      Reply
      1. Luquita da Cerveja

        Eles reúnem cervejeiros caseiros em busca de uma cerveja de algum certo estilo ou livre e que tenha um diferencial. Ai se sua receita for aprovado eles a fazem e a pessoa recebe por aquilo a cada lote fabricado.

        Enfim eles tem como proposta lançar cervejas criado por outras pessoas e de uma forma bem legal.

        Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.