Boa Cerveja-Feira…. com Sessions: Sesson

Esta semana vamos mesclar palavras, sabores, aromas e uma época festiva com a Sessions: Sesson.

Produzida pela Dinamarquesa To Øl que já comentamos anteriormente em outras resenhas como a Sur Citra e WBeer Witbier.

A To Øl lançou a algum tempo a Sessions, uma série sazonal de cervejas que deveriam ser agradáveis e com alto drinkability, pois segundo a própria cervejaria “são cervejas para se tomar no escritório sem ficar chapado”. Esta série trouxe três cervejas: Sofa King Pale, Hop Love Pils e Cloud 9 Wit, e somente depois eles lançaram a quarta cerveja, que é justamente a que iremos falar hoje a Sesson.

A cerveja tem em seu uma mescla dos termos “Session” e “Saison”, uma cerveja Saison Sazonal. E como todas as anteriores ela não dispensa a presença de lúpulo e um rótulo simples e limpo, e todo o seu conceito de sazonalidade, leveza e personalidade combina muito bem com esta época de Natal.

Sessions: Sesson

Dados Técnicos:

2015.12.25 SessonCerveja: Sessions: Sesson
Estilo: Saison
Teor: 4,6%
País de origem: Dinamarca
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,25

 

Quando servimos encontramos uma cerveja amarela pálida, brilhante e transparente com uma espuma branca, uniforme e abundante.

O aroma cítrico surge destacado, trazendo notas de laranja, tangerina e pêssego, enquanto que em segundo plano encontramos suaves notas de malte complementando a percepção.

Ao provarmos nos deparamos com uma cerveja de corpo baixo e alta carbonatação. No paladar as notas cítricas de pêssego e casca de laranja surgem em primeiro plano, o amargor surge em segundo plano e tem uma presença crescente no paladar durante a degustação finalizando de forma seca levemente azeda como casca de laranja.

No aftertaste encontramos tanto o amargor mediano como o azedo que remete a casca de frutas amarelas presentes e equilibrados.

A Sessions: Sesson é uma cerveja com aroma marcante de frutas amarelas e cítrico, com um final levemente azedo e ainda assim frutado.

Para a harmonização vamos pegar carona no trenó desta data e usar a cerveja na ceia de natal, mas como ela é uma cerveja de leve não podemos colocá-la com nossos típicos pratos, então vamos usá-la na entrada.

Proponho uma harmonização com queijo brie aquecido com torradas. Mesmo sendo algo simples, as notas cítricas da cerveja irão alterar a percepção de sabor do queijo e ambos se assemelharão devido ao leve tom azedo que trazem.

Prost!

Fabrizio Guzzon