Boa Cerveja-Feira #319… Framboise Lambic

Esta semana vamos manter nosso isolamento social, lavar as mãos e cuidar da saúde com a Framboise Lambic.

Esta lambic nacional é produzida pela Cervejaria Imigração, e busca trazer uma versão do estilo belga de lambics para a produção nacional, e para isso inclui-se na produção o envelhecimento em barris, uso de leveduras selvagens e adição de frutas, no caso framboesa.

A indicação desta semana ainda ocupava a classificação de jogos, e iria falar de um sistema de RPG. Mas dada a importância do isolamento social, vamos adaptar o tema.

Como todos deveriam saber, RPG é um jogo de interpretação onde temos um narrador e um grupo de jogadores que reage a história contada, quase como um teatro de improvisação com regras.

Neste período, diversas empresas têm disponibilizado material de forma gratuita para incentivar as pessoas a ficaram em casa e se divertirem e deixaria aqui para vocês algumas destas opções:

A Swordfish Islands, uma empresa estadunidense disponibilizou um pacote de material incluindo aventuras prontas, cenários e mapas, neste link

A Editora nacional New Order disponibilizou o sistema Numenera para download de forma gratuita, neste link, e este eu indico com leitura até para quem não joga RPG.

E ainda temos um pacote de gratuito do RPG Deadlands que se desenvolve em um cenário de velho oeste fantástico, neste link.

E se a intenção é ouvir jogos, na coluna 307 eu falei do podcast RPGNext, e aqui darei a dica do RPGuaxa onde cada publicação contem uma aventura com começo, meio e fim, uma ótima opção para quem quer conhecer um pouco mais sobre este hobby.


Framboise Lambic

Framboise LambicDados Técnicos:

Cerveja: Framboise Lambic
Estilo: Lambic
Teor: 6,7 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 375 ml
Nota: 3,25


Apresentação um tom âmbar, brilhante e cristalina. A espuma é praticamente inexistente, possui uma formação no momento do serviço próxima as laterais do copo, mas logo se dissipa.

O aroma cria um cenário complexo que merece ser explorado sem pressa. As notas balsâmicas, acéticas e de madeira preenchem o primeiro plano, com notas mais selvagens discretas e bem inseridas. Em segundo plano encontramos um suave frutado de frutas vermelhas maduras, couro e terra molhada.

Ao provarmos vemos que a Framboise Lambic tem corpo médio baixo e baixa carbonatação. Enquanto que no paladar temos uma acidez alta e pungente nos recepcionando e surpreendendo pela sua força. Após o primeiro impacto das notas acéticas encontramos notas suaves de madeira, um frutado muito discreto e uma percepção de vinho branco.

Já no aftertaste temos as notas acéticas ainda dominando nosso paladar, e somente após elas perderem sua potência que encontramos uma percepção de madeira e leve vinificado remanescentes.

A Framboise Lambic surpreende pela potência acética no paladar, ao ponto que ofusca as demais características que esperamos desta receita. Com um pouco menos de pungência na acidez e mais presença do uso de framboesas seria bem-vindo neste rótulo.


Quando comecei a pensar em como harmonizar esta cerveja, dado seu nível de acidez, me restaram poucas opções com tamanha potência.

Minha sugestão é harmonizarmos com brigadeiro branco. Esta opção vem do fato que o brigadeiro branco é bastante doce graças ao leite condensado e chocolate branco e é este dulçor que iremos precisar para contrastar com tamanha acidez, deixando então as notas de frutas vermelhas e madeira virem à tona e criarem uma nova perspectiva para o sabor do doce.

Prost!

Fabrizio Guzzon