Boa Cerveja-Feira…. com Mooi & Meedogenloos

Por | 12 de fevereiro de 2016

Esta semana temos uma dobradinha de cervejaria, afinal eu “De Molei” para falar dela, então vamos reforçar com a Mooi & Meedogenloos

Na semana anterior já falamos da cervejaria holandesa De Molen com a Hop & Liefde, e hoje vamos falar um pouco mais sobre um ponto que chama a atenção nas cervejas produzidas por eles, e não vamos falar de liquido e sim de visual.

2016.02.12 Mooi-Meedogenloos rotulo

Rotulo da Mooi & Meedogenloos

A De Molen tem uma identidade visual em seus rótulos que é marcante, todos são basicamente texto em fundo branco e suas cervejas em sua maioria apresentam nomes duplos, como a Mooi & Meedorgenloos desta semana ou a Hop & Liefde da semana anterior, além de outros rótulos como Bommen & Granaten, Heksen & Trollen etc. E mesmo que para nós estes nomes sejam muitas vezes impronunciáveis em sua língua natal eles trazem uma mensagem muito clara

Por exemplo, o Bommen & Granaten quer dizer “bombas & granadas” e a Heksen & Trollen quer dizer “Bruxas e Trolls”.

A Mooi & Meedorgenloos significa Bela & Cruel, e esta cerveja é uma mescla de uma quadrupel belga e uma imperial stout.

Mooi & Meedogenloos

2016.02.12 Mooi & MeedogenloosDados Técnicos:

Cerveja: Mooi & Meedogenloos
Estilo: Imperial Stout
Teor: 10,2%
País de origem: Holanda
Embalagem: 330 ml
Nota: 4,5

Ao servimos a Mooi & Meedogenloos encontramos um liquido negro, completamente opaco com uma espuma bege densa que reduz rapidamente, muito provavelmente por conta do teor alcoólico da cerveja.

No aroma encontramos notas de café, chocolate amargo, baunilha, leve licoroso e um toque herbal, em segundo plano as notas de malte tostado criam um pano de fundo durante toda a percepção.

Ao provarmos vemos que se trata de uma cerveja de corpo médio alto e carbonatação mediana, enquanto que no sabor temos a torrefação surgindo de maneira suave enquanto que as notas de malte, chocolate, café com leite e baunilha são mais persistentes. De maneira muito suave em segundo plano temos a percepção de herbal e azeitona por conta do lúpulo e do malte torrado.

No aftertaste temos a persistência das notas de café, chocolate amargo, malte torrado e lúpulo herbal, que trazem um amargor bem pontuado de torrefação com notas herbais.

A Mooi & Meedogenloos é uma cerveja com personalidade que traz notas de café, chocolate e herbal e consegue colocar os mais de 10% de álcool de maneira imperceptível.

Para a harmonização não temos como deixar de lado toda esta carga de notas de torrefação, baunilha e chocolate que a cerveja nos apresenta.

Eu proponho uma harmonização com mousse de chocolate com café. Desta forma iremos realçar todas as notas de café e chocolate da cerveja e ainda contrastar o dulçor da sobremesa com o amargor muito bem inserido da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

6 comentários para “Boa Cerveja-Feira…. com Mooi & Meedogenloos

    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Luquita
      Estas da De Molei não tem erro, até agora todas valeram a pena.
      Tem uma que provei e não escrevi, vou comprar uma garrafa para fazer um artigo, achei muito boa….uma stout defumada, fantástica.

      Abç
      Guzzon

      Responder
  1. Anselmo Mendo

    “De Molei”, hahaha, isso tá no nível “trocadilhos Beercast”!
    Eu gostei muito da Mooi e sua descrição ficou excelente, Guzzon. Tenho tentado harmonizar cervejas com notas de chocolate com coisas que levam frutas vermelhas, de preferência com algum toque azedo. Acho uma boa combinação.
    Estou aqui com a Hop & Liefde e mais algumas deles pra provar em breve.
    Abraços!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Anselmo,

      Mantenho os textos adequados ao padrão do podcast… rsrsrsrs

      Estas cervejas com notas de chocolate ficam muito boas com sobremesas com frutas vermelhas, com essa azedo evidente melhor ainda!
      Depois me fale oque achou da Hop & Liefde

      Abç
      Guzzon

      Responder
  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!

    Hoje no início do texto escutei uma virada de bateria daquelas bem pastelão hahaha

    Vontade de dedicar um bom tempo pra tomar só De Molen. Essa cerveja tem cara de ser sensacional, fiquei com muita vontade de prová-la.

    Ainda mais com essa harmonização, deve ficar muito boa de sobremesa depois daquele jantar especial.

    Abraço!

    Responder
    1. Fabrizio Guzzon Autor

      Grande Daniel,

      Piadinha infame para começar o texto…. rsrsrs

      Eu gostei muito das De Molen que provei, não tem oq reclamar delas.

      Se vc for provar algumas da De Molen eu aconselho levar em consideração provar a Rook & Vuur, uma stout defumada que me deixou alucinado… achei fantástica.

      Abç
      Guzzon

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*