Desde o ano de 1762 no dia 17 de Março é comemorado, quase que mundialmente, o dia de St. Patrick ou como é popularmente conhecido o St. Patrick’s Day. O post de hoje, na coluna de nerdices cervejeiras, vai explorar este dia tão icônico, demonstrar o porquê de se comemora e qual é a relação da simbologia com os costumes festivos.
Amigos, como eu mencionei no post anterior, vou falar de forma atrasada esta semana sobre o dia de São Patrício da Irlanda. Infelizmente não peguei o timing perfeito para lançar os post na semana certa mas o que vale é abordar estes assunto e tentar explicar qual é a grande ligação com a nossa querida cerveja para que no próximo ano todos saibam melhor o que estão comemorando.
St. Patrick da Irlanda é um dos santos mais populares do cristianismo, ao lado de São Nicolau (relacionado ao Papai Noel) e São Valentim (Dia dos namorados internacional). A homenagem ao santo, comemorado no dia de sua morte, é mundialmente uma das mais populares e mal interpretadas festas religiosas, por não se destacar o real motivo da celebração.
A tradição diz que, no dia de St. Patrick, você deverá ter a cor verde em alguma peça de roupa, carregar um trevo de quatro folhas, ir a um pub irlandês e beber cerveja verde mas a ligação disto com um santo cristão e o fato de ser uma festa popular não fazem parte do conhecimento geral.
St. Patrick é um apóstolo irlandês que nasceu na Grã-Bretanha, durante o império Romano, e foi sequestrado por exploradores irlandeses para ser escravo e pastoreiro. A história de Patrick conta que ele teve 2 visões, na qual, em uma delas um anjo lhe dizia para voltar ao país de origem e na segunda foi lhe dito para voltar para Irlanda onde este deveria espalhar a palavra de Deus. Patrick estudou a fundo a doutrina católica e foi responsável por converter inúmeros clãs pagãos na Irlanda. Vários milagres foram lhe atribuídos como, por exemplo, expulsar todas as cobras da Irlanda, que nunca existiram.
Seu principal simbolo, o Shamrock, é um trevo comum (e não de 4 folhas) que St. Patrick usou para ilustrar a santíssima trindade cristã. A palavra Shamrock é uma derivação de um antigo dialeto irlandês que significa pequeno trevo, o mesmo se tornou um simbolo nacional.
A cor verde, outro marco irlandês, também provém da simbologia de Patrick pois esta derivou a partir da cor do Shamrock mas que também representa toda a paisagem natural do país. Tradicionalmente as vestimentas de St. Patrick eram descritas como sendo azuis porém com a popularização do verde o mesmo começou a ser representado com vestimentas nesta cor.
Os mais tradicionalistas, comemoram o St. Patrick’s Day tomando uísque, como sendo uma bebida mais tradicional da irlanda, porém a popularização da cerveja no país, e no mundo, fez com que esta se tornasse a principal bebida em homenagem ao santo.
Não há ligação direta de Patrick com qualquer bebida alcoólica pois trata-se apenas de um fator social e beber cerveja verde é apenas uma derivação de outra tradição, como visto anteriormente. O correto é beber uma Porter ou Stout, além do uísque, no St. Patrick’s Day pois estas bebidas possuem uma importância histórica maior na Irlanda, muito diferente da cerveja Lager com corante.
As homenagens e comemorações se iniciaram nos EUA em 1762 pelos imigrantes irlandeses que ali residiam em grande número. Os irlandeses queriam uma festa para lembrar-se do seu país de origem, com comidas e bebidas típicas, além de promoverem suas tradições para os americanos. Até hoje nos EUA, onde há mais irlandeses do que na Irlanda, acontece a maior festa e desfile em homenagem ao St. Patrick.
O Leprechaun “moderno” é uma mistura de duende/gnomo com a caricatura do homem irlandês, criado no século 18 pelos americanos, para representar uma figura grosseira e em farrapos que era o imigrante. Assim como a maioria dos símbolos, o Leprechaun também evolui na história e assumi o posto de pequeno duende, de roupa verde, com um Shamrock de 4 folhas, que traz sorte, protege o pote de ouro no final do arco-íris e é conhecido como sendo uma figura trabalhadora, um sapateiro. Nenhum destes símbolos e costumes possui uma ligação direta entre si mas a miscigenação da cultura fez nascer toda uma nova tradição.
No próximo ano iremos comemorar o dia da morte de um homem, convertido, não irlandês, que convertia pagãos em cristãos usando um trevo de 3 folhas como metáfora e que vestia azul. Também saberemos que a cor verde é devido ao Shamrock e a que a cerveja é um simples catalizador social ou elixir de algum druida para ver se você entende toda esta história.
Gártha!
Ignorância minha, é a primeira vez que leio sobre a relação trevo e a santíssima trindade.
Nós palmeirenses comemoramos o St Patrick Day todos os dias, porque carregamos o verde no coração, 😀 😀 😀
Vocês palmeirenses são que nem a maioria que comemora o St. Patricks Day… não sabem que estão fazendo mas estão seguindo a tradição rs
Grande Luquita!
Ótima coluna, as comemorações do St Patrick Day hoje em dia acabam por não fazer qualquer ligação direta com o santo de fato e sim com um monte de referências irlandesas.
E eu acho que o St Patrick Day clássico, comemorado nos EUA, é baseado em três pilares… cerveja, bebados e brigas de rua…. rsrsrs
Abç
Guzzon
Pois é, o texto é uma pequena crítica mas de fato muitas das festas não seguem o seu verdadeiro motivo e acabam por se tornar um motivador para bebedeira somente.
Vide as inúmeras romarias que acontecem no Brasil, que a galera só vai para beber.
O Patrick foi trollado gostoso. Na hora que ele desembarcou na Grã Bretanha, o anjo apareceu de novo e falou: “Caraca mano, fiz confusão, volta pra Irlanda”
Vini, para terminar imagine o anjo como o Fabio Porchat.
hahahahahaha
nem pode, senão o Patrick tinha é pulado no mar de desespero kkkk
Que nada era o Bob Esponja hahahaha