Boa Cerveja-Feira…. com Shipyard Brown Ale

Algumas semanas atrás falamos das cervejas Broken Dial e The Ridge feitas no Reino Unido e que buscavam inspiração nos estilos Americanos, esta semana vamos falar de uma cerveja feita nos Estados Unidos, mas que busca inspiração no estilos Inglês, a Shipyard Brown Ale.

A Shipyard é uma cervejaria com cerca de 20 anos, mas que mantem uma proposta muito alinhada com a crescente cultura de cervejarias artesanais nos EUA, trazer cervejas inovadoras com qualidade e preocupação com os consumidores, e além disso a cervejaria se preocupa em formar mestres cervejeiros com essa mesma paixão.

Outro ponto curioso é que a Shipyard é uma empresa familiar, e talvez por isso mesmo sempre se referencia aos funcionários como a família da cervejaria.

A Shipyard Brown Ale começou a ser produzida em 2010 como cerveja sazonal, e como foi dito anteriormente apesar de ser um estilo tipicamente inglês, a Shipyard usou 5 maltes e 3 lúpulos para produzir a sua Brown Ale, colocando um pouco da personalidade da cervejaria na cerveja.

Shipyard Brown Ale

Dados Técnicos:

2015.04.03 Shipyard Brown AleCerveja: Shipyard Brown Ale
Estilo: Brown Ale
Teor: 5,4 %
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml

Quando servimos encontramos uma cerveja em tom castanho com nuances rubi, uma espuma bege com boa formação e estabilidade.

No quesito aroma a cerveja destaca as notas de malte, caramelo e toffe enquanto que em segundo plano temos notas suaves de chocolate.

Quando provamos encontramos um líquido de corpo médio e boa carbonatação, enquanto que no paladar encontramos notas de malte levemente torrado, toffe e caramelo em primeiro plano e de forma mais sutil as notas de chocolate. O amargor se mantêm presente durante toda a degustação, porem sempre baixo e servindo muito como pano de fundo, sendo pautado pelas notas de torra do malte.

Já no amargor a presença do amargor é mais destacada, trazendo a percepção de chocolate meio amargo e toffe acompanhado de um leve frisante.

A Shipyard Brown Ale é uma cerveja de corpo médio e notas de malte, toffe e chocolate com um amargor pautado pela torrefação, porem com uma boa carbonatação que ajuda na suavização da percepção deste amargor.

Para a harmonização vamos buscar salientar as notas de malte e torra, então sugiro um filé de alcatra grelhado com cebolas caramelizadas no azeite.

Vamos buscar uma harmonização por semelhança neste caso, o filé grelhado irá acompanhar e destacar as notas de malte e torra, enquanto que a cebola caramelizada no azeite irá destacar as notas de toffe, e aproveitamos que a cerveja apresenta uma boa carbonatação para que ela limpe o paladar ao final do gole.

Prost!

Fabrizio Guzzon