IPA, o dossiê! – Parte 3

A história da IPA, de tão pesquisada e extensa, revela sempre uma nova surpresa para os amantes do estilo. Quando se acredita saber dos detalhes eis que novos aparecem e descobrimos que nem ao menos na Índia a história começou!Canguru Cervejeiro

No último post vimos que a primeira referência ao estilo India Pale Ale foi feito no jornal The Liverpool Mercuryna Grã Bretanha. Porém um outro artigo mais antigo encontrado na Austrália já fazia referência a IPA e mostrou que o estilo IPA havia atravessado fronteiras muito mais distantes.

Os fatos apresentados fazem parte da pesquisa de Martyn Cornell do site Zythophile, muitos deles são por conclusões do autor e todas as referências à IPA eram de autoria dos jornais/anúncios e não das cervejarias.

Primeira citação a IPA

Em torno de 6 anos antes do primeiro anúncio em terras Britânicas, o Sydney Gazette and New South Wales Advertiser publicou que a venda do “Mr Spark” possuía cervejas da Taylor Walker e East India Pale Ale. Não há certeza que a IPA vendida era também da Taylor, porém este já era conhecido por exportar outros estilos para as colônias inglesas na Austrália. Alguns meses após o primeiro anúncio, um outro da Colonial Times of Hobart in Tasmania Advertiser publicou a venda da “Taylor’s East India Pale Ale”, sendo assim atribuído a Taylor Walker o primeiro uso do termo IPA.

Anúncio de Taylor

 

Esse fato faz com que a Pale Ale de Hodgson perca ainda mais sua posição de pioneiro da IPA, pois além da Bow Brewery que era mais badalada a Taylor Walker acabou conquistando primeiro um mercado estrangeiro. Além disso outras East India Pale Ales eram anunciadas, sem nome, em diversos jornais da Austrália mas havia referências não só a Taylor Walker mas também a Barclay and Perkins como tendo sua IPA.

Anúncio da Barclay e Perkins

A cervejaria de Ind & Smith, que posteriormente se tornou a Ind Coope, também entrou no mercado das IPA na Austrália e foi uma das pioneiras com o estilo em Burton upon Trent. Provindo de Burton as grandes cervejarias Bass e Allsopp também iniciaram a exportação de IPA para a Austrália e provavelmente eram delas as cervejas anunciadas sem nome.

Ashby Export IPA

Ashby Inglesa

Provavelmente o fato do termo IPA ter aparecido primeiro na Austrália foi devido que o estilo já era produzido a muitos anos na Grã Bretanha com destino a Índia e por isso as exportações que iam para Austrália eram chamadas de Pale Ale da Índia ou Pale Ale destinadas para a Índia. O termo não era usado na Grã Bretanha antes porque o estilo não era popular no país e foi só após o advento das cervejarias de Burton que o termo se tornou conhecido provavelmente para diferenciar a cerveja daquela região das outras de Londres.

Há a possibilidade que o termo culminou na Austrália para diferenciar as cervejas de Hodgson e Charington das cervejas de Taylor, Barclay e Ind, pelo fato que haveria diferenças no amargor entre elas. Sendo que as duas primeiras teriam um amargor muito mais acentuado e as demais eram mais suaves, assim também nascendo o termo Bitter Ale para as mais fortes.

* Detalhe, esse rótulo da Ashby Staines não tem absolutamente nada a ver com a Cervejaria Ashby aqui no Brasil, já pesquisei e não encontrei nenhuma ligação.

Confira Parte 1 e Parte 2