Boa Cerveja-Feira #481… Marzen Rauchbier

O primeiro estilo que me chamou a atenção pela sua excentricidade foi a rauchbier, o primeiro programa que gravei junto ao time do Beercast foi com uma versão de rauchbier que usava a porter como estilo base. Até hoje quando encontro uma rauchbier me sinto quase que na obrigação de levar o exemplar para casa e prova-lo, infelizmente não é um estilo tão comum e tenho que aceitar que também não é um estilo fácil de apresentar para quem não está inserido neste universo de cervejas artesanais, talvez tanto quanto ou mais que as sours.


Marzen Rauchbier

Marzen RauchbierDados Técnicos:

Cerveja: Marzen Rauchbier
Estilo: Marzen
Teor: 4,6%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja em tom castanho, levemente opaca e com espuma cremosa em tom bege, com boa formação e duração.

Aroma: Como esperado temos as notas de malte como protagonistas, o defumado equilibrado e sem exagero acompanhado por notas de caramelo e tosta. Em segundo plano uma presença discreta de notas florais.

Paladar: Corpo médio e alta carbonatação. Enquanto que no paladar temos um perfil bastante delicado para uma rauchbier, as notas de defumado são bastante equilibradas e permitem que a percepção de pão preto, caramelo e tosta. Em segundo plano uma presença discreta de notas florais e biscoitos.

Aftertaste: No aftertaste voltamos a defumação ganha protagonismo e se torna a percepção dominante, dividindo espaço com uma percepção discreta de dulçor de malte e grãos.

Harmonização: Neste rótulo temos uma Marzen Rauch muito bem elaborada e equilibrada e podemos usar este conjunto como fonte de sabores. Minhas sugestão é harmonizarmos com polenta ao sugo e deixar a cerveja agregar todas as notas e sabores defumados e caramelos ao prato, agregado uma nova base sensorial ao prato.

Prost!

Fabrizio Guzzon