Boa Cerveja-Feira…. com Luxuria

Esta semana vamos colocar todo o pudor, moral e bons costumes de lado e sensualizar com Luxuria.

Esta cerveja foi desenvolvida pela mente libidinosa do mestre cervejeiro Rodrigo Louro da cervejaria Mea Culpa localizada em Cotia, próxima a São Paulo. A cervejaria é muito jovem, fundada em 2015, mas já apresentou ao público cervejeiro uma variedade de cervejas com qualidade e inovação. Podemos dizer que é um pecado não conhecer a linha da Mea Culpa.

E falando em pecado, toda a linha leva o nome de pecados capitais, como Ira, Preguiça, Avareza, Gula dentre outras. Hoje vamos falar da Luxuria, que é uma sacanagem ser tratada como pecado, ou é um pecado por ser sacanagem.

Luxuria

Dados Técnicos:

Cerveja: Luxuria
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 10,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 355 ml
Nota: 4,5

Ao servirmos a Luxuria vemos que se trata de uma cerveja completamente negra, opaca e com espuma bege, persistente e com bolhas pequenas.

No aroma encontramos notas de café expresso, chocolate amargo, cacau e com uma presença de um suave toque licoroso e de torrefação.

Ao provarmos a Luxuria vemos que se trata de uma cerveja de corpo alto e com carbonatação média baixa, já no paladar a cerveja se apresenta com notas limpas de café, cacau e chocolate amargo enquanto que em segundo plano surge a percepção levemente licorosa e com torra de malte.

No aftertaste as notas de café expresso e cacau são intensificadas e o amargor de grão de café torrado ganham destaque com percepção final de pó de café.

A Luxuria é uma cerveja densa, com notas de café, cacau e suave licoroso com final limpo, amargo e com persistência na medida certa.

Como estamos tratando de uma cerveja com notas marcantes, equilibradas e limpas. Mas hoje além disto, iremos levar em conta o conceito fogoso desta cerveja.

Minha sugestão é harmonizar com fondue de frutas vermelhas ao chocolate, assim contrastamos o alcoólico e o amargor da cerveja com o dulçor do chocolate e a acidez das frutas complementam o conjunto do paladar, e não podemos esquecer que um fondue deste ao som de Barry White em frente a uma lareira é tudo que se precisa para provar tudo que a Luxuria pode lhe oferecer.

Prost!

Fabrizio Guzzon