Boa Cerveja-Feira…. com Glutenberg Golden

Esta semana vamos provar que uma dieta restritiva ainda pode ter sabor com a Glutenberg Blonde.

Produzida pela cervejaria canadense Glutenberg que empresta o nome a cerveja, temos um exemplar do que um espírito empreendedor (e a vontade de beber cerveja) podem fazer.

A cervejaria foi fundada pelos amigos David Cayer e Julien Niquet, este segundo com intolerância a glúten. A ideia de criar uma cervejaria focada em cervejas livres de glúten começou em 2011 e com o apoio da família e amigos eles compraram os equipamentos e entraram em contato com o mestre cervejeiros Gabriel Charbonneau e após mais de uma dúzia de testes eles conseguiram produzir uma cerveja com 0% de glúten e com sabor e aroma de uma cerveja de qualidade, a Glutenberg Blonde.

Após esta cerveja eles não se conformaram com somente um rótulo, hoje eles tem mais 4 rótulos (APA, IPA, Red e White).

Apesar de produtos como este, ou da Side Lake (Beercast 112), não serem encontrados facilmente no mercado, existem empresas que trabalham para tornar a vida dos celíacos mais fácil e prazerosa. Esta cerveja eu recebi da Natue, uma empresa e-commerce de produtos naturais e bem estar que apresenta uma variedade muito grande de produtos, que vão desde esta cerveja, snacks, chocolates e outros itens livres de glutén até produtos de nutrição esportiva e cosméticos naturais.

Glutenberg Blonde

2016.02.26 Glutenberg BlondeDados Técnicos:

Cerveja: Glutenberg Blonde
Estilo: Gluten Free
Teor: 4,5%
País de origem: Canadá
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,5

Ao servirmos a Glutenberg vemos um líquido amarelo palha, cristalino e brilhante, com espuma baixa e de bolhas pequenas.

O aroma surge suave, com notas cítricas de limão, herbal e um fundo floral e delicado enquanto que as notas de frutas amarelas surgem em segundo plano de maneira discreta juntamente com uma leve percepção de pimenta branca.

Ao provarmos encontramos uma cerveja de corpo médio baixo e alta carbonatação enquanto que no paladar o toque cítrico com notas de limão surge em primeiro plano seguido pelas notas frutadas que remetem a ameixas e um suave herbal ao fim.

No aftertaste a cerveja segue mantendo sua suavidade com toque levemente cítrico e condimentado remetendo a pimenta branca e uma presença floral delicada e agradável.

A Glutenberg Blonde é uma cerveja leve, com notas cítricas e florais delicadas e que surpreende justamente por apresentam um conjunto que trás várias notas aromáticas combinadas sem perder esta suavidade e delicadeza.

Para a harmonização vamos manter o contexto e buscar uma dica para os celíacos, e realizar um preparo com ausência de glúten.

Eu proponho macarrão de abobrinha com molho de ricota e alho acompanhado de frango grelhado acebolado. Vamos usar as notas herbais da cerveja para realçar o sabor da abobrinha e da ricota enquanto deixamos as notas cítricas acompanharem o frango.

E é importante lembrar que por ser uma cerveja leve e delicada optamos por um prato com sabores mais leves também.

2016.02.26 Glutenberg Blonde Harmoniza

Macarrão de abobrinha com molho de ricota com alho e frango acebolado

Prost!

Fabrizio Guzzon