Boa Cerveja-Feira…. com Blue Dream

Esta semana vamos surfar nas ondas das tendências do mercado com a Blue Dream

Esta IPA é produzida pela Oskar Blues, uma cervejaria localizada nos EUA no estado do Colorado.

Esta cervejaria começou como brewpub e restaurante em 1997, e a produção de cerveja já era um foco desde o início da existência do local, um dos títulos que a Oskar Blues se apropria é de ser a primeira cervejaria artesanal a envasar seus produtos em lata.

Para ser mais exato, eles trabalham unicamente com o envase em latas de alumínio e é neste ponto que podemos ver que já em 2002 esta cervejaria conseguiu ver uma tendência que vemos de maneira muito mais forte hoje em dia, da produção de cervejas artesanais em lata.

E para não deixar dúvidas que a cervejaria soube focar em inovação e qualidade ela foi considerada uma das empresas de ascensão mais rápida no ano de 2010 e foi capa da revista “Market Watch” nos EUA.

Blue Dream

Dados Técnicos:

Cerveja: Blue Dream
Estilo: India Pale Ale
Teor: 6,4%
País de origem: EUA
Embalagem: 350 ml
Nota: 3,50

A Blue Dream é uma cerveja amarela intensa, translúcida e brilhante com espuma branca, duradoura e abundante.

No aroma encontramos malte, cítrico, notas de maracujá e lima da pérsia. Em segundo plano encontramos notas levemente resinosas e herbais.

Ao provarmos vemos que a Blue Dream apresenta tanto corpo quanto carbonatação médios, enquanto que no paladar encontramos notas equilibradas de malte e percepção cítrica de maracujá e herbal. Em segundo plano encontramos amargor mediano e percepção de lúpulo e suave resinoso.

No aftertaste temos notas herbais ganhando destaque juntamente com o amargor e a percepção resinosa, fechando seca e com amargor persistente.

A Blue Dream é uma cerveja com notas frescas de cítrico no inicio, mas com evolução para notas herbais e amargor muito persistente ao final. Acredito que boa parte destas notas frescas vem da opção de envase em lata, que mantêm a cerveja melhor acondicionada.

Para a harmonização vamos buscar algo que aproveite ao máximo as notas frescas e cítricas da cerveja.

Minha sugestão é harmonizar com medalhão de alcatra, enquanto as notas cítricas destacam o sabor do bacon que envolve o medalhão, as notas de malte e herbal salientam o sabor da carne.

Prost!

Fabrizio Guzzon