Boa Cerveja-Feira…. com 60 Minute

Vamos olhar no relógio e ver se o grande ponteiro deu uma volta completa para provarmos a 60 minute.

Esta cerveja é produzida pela Dogfish Head, uma cervejaria fundada em 1995 em Delaware como um brewpub. Durante os primeiros anos o brewpub sofreu uma série de reformas para aumentar seu tamanho e produção, até que em finalmente em 2002 toda a sua base principal de produção foi transferida para uma nova planta, apta inclusive para a produção de destilados como gim e rum.

A cervejaria foi fundada por Sam e Mariah Calagione. Sam é um cervejeiro extremamente ativo e inovador que sempre busca sair do meio comum e trazer algumas novidades para o meio cervejeiro.

Além de todo o trabalho no meio cervejeiro trazendo inovações e movimentando o mercado, a Dogfish Head possui uma vertente filantrópica chamada “Beer & Benevolence” (Cerveja e Benevolência), uma ação que visa suportar a comunidade do ponto de vista social, artístico e ambiental.

60 minute

Dados Técnicos:

Cerveja: 60 Minute
Estilo: IPA
Teor: 6,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 355 ml
Nota: 3,5

Quando servimos vemos que se trata de um líquido dourado, cristalino e brilhante com espuma branca e abundante.

No aroma o lúpulo cítrico surge marcante com notas de maracujá, lima e mamão maduro. O malte pode ser notado em segundo plano criando de forma discreta um pano de fundo para construção dos aromas cítricos e frutados.

Ao provarmos percebemos uma cerveja de corpo médio e carbonatação média alta, enquanto que no paladar as notas cítricas de maracujá e casca de laranja se mantém equilibradas com as notas do malte que remetem a caramelo. O amargor diferente do esperado não é tão marcante, ele surge no final do paladar equilibrado com o malte.

No aftertaste o amargor ganha um pouco mais de destaque, mas sem aumentar muito sua potência e é acompanhado pelas notas de caramelo e toffe do malte e uma suave adstringência cítrica.

A 60 minute é uma cerveja equilibrada com notas aromáticas de lúpulo e malte presente no paladar e com final bastante persistente.

Para a harmonização vamos manter o espírito informal da cervejaria e a proposta de toda cerveja de confraternizar.

Minha sugestão é uma harmonização com lingüiça curada na chapa em forma de petisco. Desta forma contrastamos as notas cítricas e o malte da cerveja com o toque salgado da lingüiça.

Prost!

Fabrizio Guzzon