Boa Cerveja-Feira…. com Midas Touch

By | 2 de dezembro de 2016

Esta semana vamos ver que Midas ainda não perdeu seu toque, mas que alem de trazer o dourado ainda inebria os sentidos, com a Midas Touch.

A Midas Touch é produzida pela Dogfish Head a cervejaria que falamos a algumas semanas atrás quando trouxe tanto a 60 minute quanto a 90 minute para a coluna.

E podemos voltar ao assunto que levantei na coluna da 90 minute para lembrar do espírito inovador da cervejaria e a Midas Touch é um exemplo disto. A cerveja foi produzida com a ajuda do arqueologista biomolecular Dr. Patrick McGovern que ajudou a Dogfish Head trazer não somente esta, mas algumas outras cervejas históricas de volta a vida.

E para esclarecer, o nome vem justamente do fato da cerveja ser feita com base em transcritos e tipos de materiais encontrados na tumba do Rei Midas.

Midas Touch

Dados Técnicos:

Cerveja: Midas Touch
Estilo: Spiced / Herb Beer
Teor: 9,0%
País de origem: EUA
Embalagem: 335 ml
Nota: 4,25

A Midas Touch se apresenta uma cerveja de um dourado intenso, levemente opaca e com espuma branca e bastante persistente, apesar de baixa.

No aroma notamos malte, frutas brancas como melão e um toque perceptível de uva alem de notas de mel bastante destacadas. O equilíbrio entre as notas de uva e mel remetem ao aroma de vinho e uvas moscatel.

Ao provarmos vemos que se trata de uma cerveja de corpo alto e média carbonatação, enquanto que no paladar encontramos notas marcantes de uva, vinho branco e mel em favo, e em segundo plano temos notas de malte e um leve condimentado e um amargor quase imperceptível.

No aftertaste as notas de mel ganham um pouco mais de destaque deixando a percepção de uvas para segundo plano, e é acompanhado por um aquecimento indicando o álcool muito bem inserido, o final se apresenta aveludado e com notas de mel.

A Midas Touch é uma cerveja com características marcantes, notas de mel, uva e um toque discreto de condimentos com final aquecidos e aveludado.

Para a harmonização vamos buscar algo que possa trazer destaque para estas notas tão marcantes e únicas desta cerveja.

Minha proposta é harmonizar com frango marinado no mel e condimentos, como a cerveja e o prato bem mel em sua base isso nos trará uma harmonização por semelhança, destacando o mel de ambos e ainda deixando as notas levemente condimentadas da cerveja serem destacadas pelas demais notas condimentadas do prato.

Frango marinado com mel e especiarias acompanhado de arroz com champignon

Prost!

Fabrizio Guzzon

5 thoughts on “Boa Cerveja-Feira…. com Midas Touch

  1. LUCAS F ZURWELLEN

    Grande Guzzon,

    Essa é uma das cervejas que realmente dispertam curiosidade para beber e pelo visto faz jus a espectativa.

    Abraços.

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Luquita!
      Vou dizer, não sabia oque esperar da cerveja e me agradou bastante.
      Estas é uma daquelas cervejas que acabam perdendo qualquer comparativo com as outras do estilo, por ser muito autoral e única. Mas é uma experiência muito boa de se ter.

      Abç
      Guzzon

      Reply
  2. Daniel Córdova

    Fala Guzzon!
    De novo detonando com uma cerveja difícil de achar e um prato que dá fome só de ver. Hoje deixei pra vir aqui de tarde e a tática deu certo. O sofrimento foi menor hahaha
    Eu vi no programa ele produzindo essa Midas Touch, foi bem interessante.
    Abraço!

    Reply
    1. Fabrizio Guzzon Post author

      Grande Daniel.

      Essa é mais uma da leva que eu trouxe da viagem, e não perdeu nada com a viagem, continua muito boa.

      Ela me lembrou a Dua da Dádiva que usa levedura de vinhos, vale a pena conhecer.

      Abç
      Guzzon

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*