Boa Cerveja-Feira #568… Funk IPA

Às vezes, na busca por harmonizações marcantes, acreditamos que a complexidade é o único caminho. Mas a verdade é que as harmonizações clássicas e simples podem ser tão ou mais satisfatórias. Um exemplo perfeito é o hambúrguer, onde a beleza está na honestidade dos ingredientes e no equilíbrio dos sabores. Nem sempre é preciso buscar receitas complexas ou combinações sofisticadas para alcançar o melhor resultado. Às vezes, a escolha mais simples é também a mais deliciosa. O segredo está em valorizar o essencial.


Funk IPA

Dados Técnicos:

Funk IPACerveja: Funk IPA
Cervejaria: Zalaz
Estilo
: IPA Brett
Teor: 7,0 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 3,75

 


Aparência: Cerveja em tom dourado intenso, opaca e leve reflexo cobre. Espuma branca de boa formação, porem breve.

Aroma: No aroma encontramos notas cítricas que remetem a maracujá e casca de laranja e logo depois surgem as notas selvagens que agregam notas de couro e feno. O segundo plano tem leve presença de caramelo, bastante discreto.

Paladar: Cerveja de corpo alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar somos expostos a uma acidez inicial inesperada que reforça as notas cítricas de maracujá e laranja, sendo que logo após o primeiro impacto encontramos as notas de couro e selvagem. O amargor é muito discreto e pautado por percepções cítricas

Aftertaste: No aftertaste temos um cenário mais contido, apresentando as notas de maracujá em destaque e com as notas selvagens surgindo na persistência do paladar.

Harmonização: Algo que ao meu ver é sempre uma aposta certa e trazer o hamburguer para harmonizar com uma IPA. Mas desta vez trago o smash com cheddar e muçarela, trocamos suculência por crocância e usarmos as notas cítricas e selvagens para elevar os sabores a patamares mais altos.

Funk IPA

Prost!

Fabrizio Guzzon