Boa Cerveja-Feira #480… Caffeine Sunrise

Uma das aplicações de adjuntos que mais me surpreendeu quando vi pela primeira vez foi o uso de café em IPA, mantendo a mesma coloração e agregando somente no aroma e sabor. E novamente partimos para um rótulo que busca esse caminho que considero muito atraente, mantendo as notas cítricas e o amargor advindo do lúpulo e agregando as notas aromáticas do café e o sabor sem atropelar o amargor clássico da IPA.


Caffeine Sunrise

Caffeine SunriseDados Técnicos:

Cerveja: Caffeine Sunrise
Estilo: IPA
Teor: 6,0%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja dourada, brilhante e cristalina. A espuma apresenta uma bela formação, com bolhas uniformes e longa duração.

Aroma: Em primeiro momento temos as notas cítricas que remetem a grapefruit e maracujá, mas logo as notas de café coado surgem em equilíbrio. Em segundo plano notas de toffe e pão tostado.

Paladar: Corpo médio e carbonatação médio alta. Enquanto que no paladar temos as notas cítricas em primeiro plano, trazendo grapefruit, laranja e leve maracujá, acompanhados por um amargor herbal médio. Em segundo plano temos as notas de café em composição as notas de toffe.

Aftertaste: No aftertaste o protagonismo fica por conta das notas de café, que sem exagero trazer um residual de sabor que agrega uma leve acidez e adstringência limpa e persistente muito agradável.

Harmonização: Um dos clássicos da harmonização com IPA são os hamburgueres, mas para aproveitarmos o café minha sugestão é um hamburguer com queijo meia cura. Vamos deixar as notas de café acompanharem o sabor do queijo e da carne e salienta-los.

Prost!

Fabrizio Guzzon