Boa Cerveja-Feira #441… Complot

Trouxe está cerveja da espanhola Damm, pois podemos buscar nesta iniciativa um paralelo com outras iniciativas semelhantes no Brasil. Em 2014 foi feita uma parceria com a Cooperativa e com o Conselho Municipal de Prates para desenvolver um lúpulo mediterrâneo na cidade. Os primeiros frutos, ou melhor, flores desta iniciativa vieram em 2017 com a primeira colheita de lúpulo, e a Damm produziu a Complot com a versão do lúpulo Nugget cultivada em Prates, adicionalmente a mais sete lúpulos para comemorar a iniciativa.


Complot

ComplotDados Técnicos:

Cerveja: Complot
Estilo: IPA
Teor: 6,6%
País de origem: Espanha
Embalagem: 335 ml
Nota: 3,50

 


Aparência: Cerveja dourada e cristalina, apresentando uma boa formação de espuma, com bolhas uniformes e boa duração.

Aroma: No aroma encontramos notas claras do uso dos lúpulos, percepção cítrica e tropical trazendo notas de maracujá, grapefruit, lichia e um toque de frutas amarelas. Em segundo plano encontramos suave perfil terroso e leve percepção de biscoitos.

Paladar: Média carbonatação e corpo médio alto. Enquanto que no paladar as notas de frutas amarelas como pêssego ganham mais destaque, logo seguida pelas notas cítricas e um amargor limpo e agradável que remete a frutas cítricas.

Aftertaste: No aftertaste o amargor encontra a suave percepção de malte como contraponto, deixando um residual de amargor cítrico discreto e persistente.

Harmonização: Para a harmonização podemos buscar manter a temática regional, portanto minha sugestão é harmonizarmos com tapas de jamon serrano com queijo mato, ou cottage na ausência deste. Esta harmonização segue o mesmo conceito do clássico hambúrguer com IPA, mas vamos usar as notas cítricas da cerveja para destacar as notas curadas do presunto.

Prost!

Fabrizio Guzzon