Boa Cerveja-Feira #330… Cross Roads

Esta semana iremos cruzar os caminhos das eras e idades e relembrar de nossa tenra juventude com a Cross Roads.

A Cross Roads é produzida pela cervejaria Croma da capital de São Paulo, que além de produzir conta com um brewpub para atender seus clientes, pelo menos voltará a contar com isso ao final do isolamento.

Como indicação desta semana fica a série “Brinquedos da Nossa Infância”, disponível na Netflix

Para aqueles que estavam em sua infância na década de 80 devem se lembrar de brinquedos como Comandos em Ação, Thundercats, He-Man, Lego dentre outros.

Porém, mais do que simplesmente mostrar os brinquedos a série vai a fundo e explora toda a história da criação da linha, a situação do mercado, os concorrentes e as estratégias usadas. E faz isso trazendo as pessoas diretamente envolvidas na elaboração dos brinquedos, seja na produção, marketing ou distribuição.


Cross Roads

Cross RoadsDados Técnicos:

Cerveja: Cross Roads
Estilo: New England IPA
Teor: 7,2 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


A Cross Roads se apresenta em um tom amarelo claro, completamente opaca e uniforme. A espuma branca apresenta ótima formação e persistência.

No aroma as notas frutadas e tropicais são evidentes, trazendo notas de manga, nectarina, casca de laranja e maracujá. Em segundo plano ainda encontramos notas de malte discretas e um suave resinoso.

Ao provarmos a Cross Roads encontramos uma cerveja com corpo médio alto e média carbonatação. Enquanto que no paladar somos apresentados a um amargor médio alto pautado por notas frutadas de casca de laranja e manga. Em segundo plano encontramos uma presença resinosa que persiste por bastante tempo e uma leve nota herbal.

O aftertaste se inicia com o frutado de manga e a suave presença resinosa, mas estas notas começam a perder força e somos apresentados ao amargor cítrico de casca de laranja que surge com notas frescas e muito duradouras.

A Cross Roads apresenta uma rampa sensorial agradável com aromas frescos e evidentes, um paladar complexo e rico e um aftertaste inesperado. Uma New England IPA que conquista pela qualidade e frescor de suas notas.


Para a harmonização temos notas frutadas destacadas e frescas, tanto no paladar quanto no aftertaste, que podem ser usadas.

Minha sugestão é harmonizarmos com paillard de filé mignon com chutney de manga. Usamos um corte que apresenta um sabor com mais personalidade, mas o protagonista é o chutney que irá destacar ainda mais as notas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon