Boa Cerveja-Feira #508… Eu meço, tu medes, Arquimedes

Apesar deste rótulo trazer um estilo relativamente novo ele traz algo que é historicamente marcante na história das cervejas artesanais, o trocadalho. Esta técnica de criação de nomes de rótulos é praticamente uma técnica tombada como patrimônio histórico cultural, que em sua maioria envolve o uso de um ditado popular ou termo de duplo sentido misturado com o estilo da cerveja, via de regra uma IPA. Os melhores criadores de rótulos ainda contam com a contratação de um tiozão do pavê como consultor externo para validar a qualidade da criação.


Eu meço, tu medes, Arquimedes

Dados Técnicos:

Cerveja: Eu meço, tu medes, Arquimedes
Cervejaria: Tesla
Estilo
: NEIPA
Teor: 6,8%
País de origem: Brasil
Embalagem: on tap
Nota: 4,00

 


Aparência: Cerveja amarela completamente opaca, espuma branca com boa formação e persistência.

Aroma: No aroma as notas de frutas amarelas de caroço surgem de forma marcante trazendo notas de nectarina, ameixa amarela e leve presença de pêssego. Em segundo plano notas cítricas que remetem a grapefruit.

Paladar: Corpo médio alto com sensação aveludada e média carbonatação. Enquanto que no paladar temos um frutado marcante com frutas amarelas como manga, nectarina, jambo e em segundo plano as notas cítricas de grapefruit e maracujá com finalização seca.

Aftertaste: O aftertaste mantem frutado e cítrico ambos marcantes, trazendo grapefruit principalmente. Final seco e limpo

Harmonização: Para a harmonização vamos nos aproveitar das notas frutadas principalmente. Minha sugestão é harmonizarmos com um lanche de ciabatta com lagarto fatiado ou pastrami e queijo meia cura, puxando para cima o sabor da carne com as notas cítricas.

Prost!

Fabrizio Guzzon