Boa Cerveja-Feira #328… Little Valley 2020

Esta semana iremos colocar a TV para passar cenas de praia, abrir a janela e estender nossa esteira no chão da sala para provar a Little Valley 2020.

A Little Valley 2020 é produzida pela cervejaria Mafiosa de Valinhos que entrou no mercado em 2015, e com rótulos tematizados por serem aficionados pelos filmes de máfia.

Iremos dar mais uma indicação de série esta semana, e se na semana passada a origem da série eram jogos de videogame esta semana serão quadrinhos.

A série “The Boys” da Amazon Prime é baseada nos quadrinhos de Garth Ennis. Já adianto que se trata de uma série para adultos. Apesar de escrever a bastante tempo sobre heróis, Garth Ennis é claramente um autor que não gosta do conceito de heróis benevolentes e caridosos, ele deixa claro em suas obras que heróis são falhos.

Fica o aviso que a série pode causar gatilhos. Nesta série vemos um grupo, The Boys, que são heróis contratados por uma empresa que prestam serviços a estados e cidades, além de realizarem ações publicitárias e filmes. Mas no fundo, são todos grandes escrotos. E por mais que a série os demonstre assim, ainda é um pouco mais leve que o quadrinho.


Little Valley 2020

Little Valley 2020Dados Técnicos:

Cerveja: Little Valley 2020
Estilo: Sour
Teor: 4,5 %
País de origem: Brasil
Embalagem: 473 ml
Nota: 3,75


Após o serviço podemos ver uma cerveja em tom palha levemente rosado e levemente opaca. A espuma branca apresenta uma boa formação e estabilidade.

O aroma tem notas bastante delicadas, trazendo um suave acético, notas frutadas de pitaya e figo e um final leve presença de malte.

A Little Valley 2020 apresenta corpo baixo e alta carbonatação. Enquanto que no paladar a delicadeza se esvai dando espaço para uma acidez marcante e pautada por notas frutadas. O figo é o ator principalmente no paladar trazendo notas destacas e acompanhado pela acidez acética que remete a vinho verde.

O aftertaste se mantem azedo, mas agora encontramos as notas de pitaya criando um pano de fundo com suave dulçor em contraponto e trazendo uma drinkability alta para a cerveja, o final seco e frutado é uma porta aberta ao próximo gole.

O aroma delicado me enganou em um primeiro momento, me fazendo acreditar que a Little Valley 2020 se tratava de uma cerveja pouco marcante, mas logo o sabor me provou o contrário. E é justamente no paladar que o uso do figo e da pitaya se fazem presentes e em momentos distintos permitindo que ambos atuem sem se sobrepor.


Quando penso em como harmonizar esta cerveja e com o uso tão bem empregado do figo, seria um desperdício não o usar como protagonista.

Minha sugestão é harmonizarmos com uma salada mediterrânea. Usando ingredientes simples como folhas verdes, figo, ricota e hortelã temos uma salada refrescante e suave, assim como a cerveja. E o destaque ficará por conta do figo e da hortelã que irão destacar ainda mais as notas de frutadas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon