Boa Cerveja-Feira…. com The Fearless

Esta semana vamos trazer uma cerveja que não tem medo de arriscar, a The Fearless.

Produzida pela canadense Dead Frog Brewing  a The Fearless não se contenta em usar os produtos regionais e busca opções de outros lugares para trazer identidade para o líquido. São usados maltes norte americanos e belgas e lúpulos norte americanos e australianos, esta opção de mesclar as origens das matérias primas trás uma variedade inesperada de aromas a esta IPA.

A The Fearless foi o primeiro trabalho colaborativo entre os cervejeiros da Dead Frog, Tony Dewald que já era veterano na empresa e o recém chegado Tim Brown, e eles comentam que foi somente após muita discussão que eles conseguiram chegar a este blend de lúpulos de forma a intensificar a presença das notas aromáticas.

The Fearless

2015.07.17 Fearless IPADados Técnicos:

Cerveja: The Fearless
Estilo: India Pale Ale
Teor: 6,5%
País de origem: Canadá
Embalagem: 341 ml

Encontramos na The Fearless um líquido dourado escuro, turvo e com uma espuma de formação invejável, bolhas pequenas e persistentes se assemelhando a um creme.

No aroma o cítrico e frutado surgem de forma pungente, trazendo notas de maracujá, casca de laranja e pêssego, seguido por notas herbais e de malte em segundo plano.

Quando provamos a The Fearless temos um liquido de corpo médio baixo e carbonatação média, enquanto que no sabor as notas cítricas e frutadas continuam porem menos intensas do que no aroma, trazendo casca de laranja e pêssego a memória acompanhada por suaves notas de malte. O amargor é intenso desde o inicio pautado pelas notas cítricas do lúpulo e um suave resinoso.

No aftertaste o amargor ganha ainda mais força ocupando todo o paladar com notas de casca de laranja e maracujá.

The Fearless é uma cerveja amarga do inicio ao fim da degustação, mas ainda assim se mantêm refrescante graças aos blend de lúpulos usados que mesclam as notas cítricas e frutadas.

Para a harmonização vamos buscar destacar ainda mais as principais qualidades desta cerveja, seu amargor e suas notas cítricas.

Para isso proponho usando um talharim ao molho pesto. Enquanto deixamos as notas cítricas completarem o toque herbal dado pelo manjericão e pelas nozes, deixamos o amargor completar o toque salgado do parmesão. Mesmo sendo um molho carregado de azeite, o teor alcoólico de 6,5% da The Fearless já nos ajuda a limpar o paladar e estarmos prontos para um próximo gole.

Prost!

Fabrizio Guzzon