Boa Cerveja-Feira #290… Bourbon Barrel Quad 2014

By | 20 de setembro de 2019

Se na semana passada estávamos em jejum para acompanhar a gestação da esposa, nesta semana vamos resgatar uma cerveja da adega para comemorar o nascimento da filha, com a Bourbon Barrel Quad 2014.

Esta cerveja é fabricada pela Boulevard Brewing, e faz parte da Smokestack Series. Esta é uma série de cervejas lançadas pela Boulevard Brewing com perfil mais complexo e rico e normalmente com um teor alcoólico mais elevado.

A Bourbon Barrel Quad 2014 tem como base a The Sixth Glass, uma quadrupel bastante encorpada. Esta base é colocada para envelhecer em barris que foram usadas para produção de Bourbon. Ao final do processo que pode demorar até três anos e ao final do processo foram inseridas cerejas.

Esta safra em especial é uma garrafa que arrematei no evento de aniversário do Bar do Celso, acompanhado pelo Anselmo Mendo. Mantive guardada desde então, portanto é uma garrafa da safra de 2014, com 5 anos de guarda, e veremos o impacto desta guarda nas notas da cerveja.

Bourbon Barrel Quad 2014

Bourbon Barrel Quad 2014Dados Técnicos:

Cerveja: Bourbon Barrel Quad 2014
Estilo: Quadrupel
Teor: 11,8%
País de origem: EUA
Embalagem: 750 ml
Nota: 4,75

Quando servida no copo temos a visão de uma cerveja castanha avermelhada, intensa em cor e opaca. A espuma surge em tom bronze, com boa formação, porém breve em duração

O aroma a percepção de álcool surge evidente, com notas de madeira e Bourbon bastante destacadas. Em segundo plano, após um pouco de aquecimento da cerveja encontramos notas de malte, frutas secas e cerejas.

Ao provarmos a Bourbon Barrel Quad 2014 podemos notas que se trata de uma cerveja de corpo alto e percepção aveludada, a carbonatação ainda se mantem média. Enquanto que no paladar encontramos uma cerveja extremamente complexa.  Encontramos notas de madeira e Bourbon logo no início, que são completadas por notas de malte, frutas secas e uma leve presença de baunilha e cereja.

O aftertaste traz novamente as notas predominantes no aroma, madeira e Bourbon. Mas agora em conjunto com aquecimento e um toque de tâmaras secas.

A Bourbon Barrel Quad 2014 apresenta um perfil muito rico, mas a guarda salientou em muito o envelhecimento em barris. A madeira surge como principal componente, seguido pelas próprias notas de Bourbon e pela presença de frutas secas e cerejas.

Para a harmonização, várias opções passaram pela minha cabeça, uma cerveja intensa como esta gera vários cenários.

Mas optei por propor a harmonização com costela no bafo. Usamos a carne pelo seu sabor forte e quantidade gordura, que será devidamente contrastada pelo álcool da Bourbon Barrel Quad 2014 deixando os sabores defumados da carne serem completados pelas notas de madeira e Bourbon, gerando assim uma experiência completamente nova.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.