Boa Cerveja-Feira #274… Happy’n Peace

By | 31 de maio de 2019

Esta semana vamos conhecer mais uma cerveja campeã, literalmente, a campeã do concurso de cervejeiros caseiros da Eisenbahn, a Happy’n Peace.

Como disse acima, a Happy’n Peace é produzida pela Eisenbahn e idealizada pela Sommerlier e Especialista em Harmonizações Anne Galdino. O concurso da Eisenbahn agora é apresentado na versão de reality show. Apesar das polemicas, é indiscutível que este formato traz muito mais visibilidade tanto ao concurso quanto aos mestres cervejeiros.

Temos mais artigos sobre as cervejas do concurso como a Altbier, Ventura e Frost Bison.

Eu conheci a Anne no curso de Especialização em Harmonização que fizemos no ICB e para escrever esta coluna perguntei para ela sobre como foi a construção desta receita, e nas palavras dela:

Bem, na receita eu quis fugir do óbvio, e optei por procurar lúpulos que dessem as características cítricas, cujo estilo pede. Então o azzaca e o sorachi ace entraram no perfil sensorial que eu queria para tornar uma Berliner indo para o limão e uva verde

Eu, pessoalmente, achei que o fato da Anne ter ganho o concurso do mestre cervejeiro da Eisenbahn foi um ponto muito importante do cenário cervejeiro nacional. Isso pontua claramente que as mulheres são presentes neste cenário e tão competentes quanto qualquer homem.

Happy’n Peace

Happy’n Peace.Dados Técnicos:

Cerveja: Happy’n Peace
Estilo: Berliner Weisse
Teor: 3,5%
País de origem: Brasil
Embalagem: 500 ml
Nota: 4,00

A Happy’n Peace apresenta um tom amarelo palhar brilhante e completamente cristalino. E espuma tem ótima formação com bolhas pequenas e uniforme e longa duração

O aroma é marcado por notas bastante delicadas que remetem a uvas verdes, limão rosa e maça verde. As notas acéticas são discretas e mescladas com uma percepção levemente adocicada. A percepção de acidez no aroma é muito mais vinculada às percepção de frutas ácidas.

Ao provarmos a Happy’n Peace vemos que é uma cerveja de corpo baixo e carbonatação média alta. Enquanto que o paladar traz como protagonista uma acidez discreta marcada por notas de frutas verdes como uva verde e limão, o malte acompanha com suaves notas de grãos e mosto em segundo plano.

O aftertaste apresenta um aumento na percepção de acidez, ainda marcada por uvas verdes e leve dulçor de malte, acompanhada por um final seco e com a percepção de uvas verdes e limão rosa bastante delicados.

A Happy’n Peace é uma cerveja que traz notas discretas e equilibradas, trazendo a lembrança frutada e ácida. Agregando algumas alterações ao conceito original mas sem perder o cerne do estilo, uma cerveja bastante elegante em sua proposta.

Para a harmonização eu poderia pensar em salientar as notas frutadas ou aproveitar o malte discreto, mas a Anne se formou em Harmonização de Cervejas na mesma turma que eu, então nada mais justo que usar a mesma harmonização que ela mesmo usou em um de seus eventos.

A sugestão da Anne Galdino é harmonizarmos com ceviche de salmão com lichia. Estamos salientando a acidez e usando a lichia para destacar ainda mais as notas frutadas da cerveja.

Prost!

Fabrizio Guzzon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*