Esta semana vamos criar um pleonasmo cervejeiro, provando uma Russian Imperial Stout Russa conhecida como Baltika Brew Collection RIS, ou como eles chama por lá Коллекция Пивовара Русский Имперский Стаут .
Este rótulo foi produzida pela cervejaria Russa Baltika. Por sinal, tenho encontrado a série Baltika desta cervejaria com certa facilidade e com um preço bastante competitivo. Mas a cervejaria é um conglomerado que detém diversas outras marcas, entre elas a Carlsberg, já conhecida por praticamente todos.
A série Brew Collection foi desenvolvida pelos mestres cervejeiros Yuri Katunin e Dmitry Afonin olhando o mercado ocidental, especificamente das Américas. Ao notar que o mercado das Américas crescia cerca de 12% ao ano a cervejaria apostou em uma série de cervejas destinadas a exportação e a atender ao nosso paladar.
Com isso eles criaram dois rótulos, até agora, na série Brew Collection. O primeiro é a RIS que iremos falar, que se aproveitou das receitas antigas da cervejaria e criaram uma versão mais potente e com um toque adicional de lúpulo. O segundo rótulo é uma Russian Honey Brown Ale que, segundo os criadores, trará notas de mel e dos campos russos….. Não sei o significado de “campos russos”, mas imagino que tenha a ver com ursos…
Brew Collection RIS
Dados Técnicos:
Cerveja: Brew Collection RIS
Estilo: Russian Imperial Stout
Teor: 10,0%
País de origem: Rússia
Embalagem: 450 ml
Nota: 3,75
A Brew Collection RIS se apresenta completamente negra e opaca. A espuma com ótima formação, cremosa e bastante persistente.
O aroma traz notas levemente licorosas, com nuances de malte torrado, café e chocolate. Em segundo plano encontramos a percepção de madeira, uma suave presença de baunilha e cacau.
Quanto provamos a Brew Collection RIS temos uma cerveja de corpo alto e aveludado e baixa carbonatação. Enquanto que o paladar encontra a percepção de café, chocolate ao leite e suave amadeirado. A primeira percepção chega a remeter ao licor Baileys com um pouco de café.
Em segundo plano notas de torra e um amargor que mescla a presença da torra e um toque herbal. Fato que se destaca ainda mais no aftertaste, fazendo as notas de torra, herbal e o amargor ganharem mais destaque.
A Brew Collection RIS é uma cerveja densa com uma textura aveludada que se faz presente principalmente quando a cerveja está mais gelada. As notas herbais surgem ao final complementando a percepção licorosa de café e madeira.
Para a harmonização optei por pesquisar ao invés de usar algum prato da minha memória, e fui em busca de pratos tipicamente russos.
Minha sugestão é a harmonização com Solyanka, uma sopa a base de carne com textura cremosa e com temperos picantes. E é justamente a textura e a picância do prato que serão usados como chave da harmonização.
Usaremos as notas de tosta da cerveja para contrastar com a picância da cerveja e assim mudarmos o foco para o sabor da carne que será destacado pelas notas amadeiradas e pelo herbal.
Prost!
Fabrizio Guzzon
“… pleonasmo cervejeiro, provando uma Russian Imperial Stout Russa”, huahuahuahua…!
Finalmente está chegando a estação das Russians, Guzzon, Viva o frio!
Grande Anselmo,
Estamos caminhando para o frio… mas ainda estou achando o clima bem quente… não abandonei a bermuda no dia a dia.
Vamos ver se mais um mês vamos conseguir mudar os trajes.
Abç
Guzzon